Questões de Concurso Comentadas sobre patologia clínica em medicina

Foram encontradas 423 questões

Q3169357 Medicina
        Um paciente do sexo masculino, 65 anos de idade, brasiliense, compareceu ao atendimento médico com queixa principal de que estava “fazendo muito xixi”.

        História da doença atual: Paciente relata que nos últimos meses tem apresentado poliúria, noctúria e uma perda de acuidade visual, que atribui ao fato de estar ficando velho.

        Antecedentes pessoais: hipertenso, ateromatose carotídea e coronariana e dislipidemia, ex-fumante, que fumou por 15 anos cerca de 1 maço/dia.

        Medicações: valsartana + hidrocloratiazida e rosuvastatina.

        Ao exame: bom estado geral, acianótico, anictérico, hidratado, orientado em tempo e espaço. IMC 28 kg/m2 .

• ACV: RCR 2T BNF, sem sopro. FC 100 bpm, PA 142/87 mmHg.

• AR: sons respiratórios presentes bilaterais, sem RA. FR 19 ipm, SpO2 94% a.a.

• Abdome: em avental, ausculta e percussão sem alterações, flácido e indolor à palpação, descompressão brusca negativa. Circunferência abdominal 115 cm.

• Extremidades: sem edema, panturrilhas livres, TEC < 3 s.

        Exame laboratorial: Hb 14 g/dL, leucócitos 8000/mm3 ,
plaquetas 292000/mm3 , creatinina 1,20 mg/dL, ureia 54 mg/dL.
        HGT realizado na consulta: 213 mg/dL.
        A1C – hemoglobina glicada.

Com base no caso clínico apresentado, julgue o item a seguir.


O diagnóstico de diabetes ainda não pode ser fechado, sendo necessário solicitar uma hemoglobina glicada ou uma glicemia de jejum; caso os valores sejam respectivamente > 6,5% ou > 126 mg/dL, o diagnóstico poderá ser confirmado.

Alternativas
Q3134438 Medicina
 O conhecimento atualizado do Calendário Nacional de Vacinação é fundamental para orientar práticas de imunização e assegurar a cobertura vacinal adequada. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3134437 Medicina
A infecção da esquistossomose mansônica ocorre principalmente em áreas onde o saneamento básico é precário, facilitando o contato com águas contaminadas, onde o ciclo do parasita se completa. Sobre essa patologia, analise os itens a seguir.

I.A fase aguda pode ser assintomática ou apresentar-se como dermatite cercariana, caracterizada por micropápulas eritematosas e pruriginosas, até cinco dias após a infecção.
II.Com cerca de 3 a 7 semanas após a exposição, pode ocorrer a febre de Katayama, caracterizada por linfadenopatia, febre, anorexia, dor abdominal e cefaleia.
III.O tratamento de primeira escolha é o antiparasitário albendazol.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3134424 Medicina
A composição dos cálculos é um fator essencial para o tratamento e a prevenção de recorrências, uma vez que diferentes tipos de cálculos exigem abordagens terapêuticas e dietéticas específicas. É a composição mais comum dos cálculos renais: 
Alternativas
Q3134423 Medicina
O conhecimento dos sinais, das formas de transmissão, dos métodos de diagnóstico e das estratégias de tratamento é essencial para o controle e a erradicação da hanseníase. Analise os itens a seguir.

I.A hanseníase apresenta baixa letalidade e baixa mortalidade, podendo ocorrer em qualquer idade, raça ou gênero.
II.O bacilo da hanseníase tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), no entanto poucos adoecem (baixa patogenicidade).
III.A baciloscopia positiva classifica o caso como paucibacilar, independentemente do número de lesões.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q3131995 Medicina
As pneumonias adquiridas na comunidade (PAC) podem ser causadas por uma variedade de agentes etiológicos, incluindo os denominados "atípicos". Qual das alternativas abaixo descreve corretamente um aspecto importante sobre as pneumonias adquiridas na comunidade (PAC) causadas por agentes etiológicos atípicos?
Alternativas
Q3131984 Medicina
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis , que afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos do corpo. Com relação aos métodos de diagnóstico bacteriológico da tuberculose, qual das alternativas a seguir está correta? 
Alternativas
Q3131982 Medicina
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o agente causador da AIDS, uma síndrome caracterizada pelo enfraquecimento progressivo do sistema imunológico. O HIV pode se manifestar de diferentes formas e passar despercebido nas primeiras fases da infecção. Com relação à progressão do HIV e seu tratamento, qual das seguintes alternativas está correta? 
Alternativas
Q3130406 Medicina
Alteração do hemograma característica da anemia perniciosa:
Alternativas
Q3130395 Medicina
Os distúrbios hidroeletrolíticos frequentemente apresentam manifestações clínicas características, sendo essenciais na avaliação diagnóstica. Preencha corretamente as lacunas com os nomes dos distúrbios associados às descrições:

______ 1: Este distúrbio pode causar fraqueza muscular progressiva, arritmias cardíacas como bloqueios atrioventriculares, alargamento do complexo QRS e ondas T apiculadas no eletrocardiograma, além de risco de parada cardíaca.

______ 2: Este distúrbio frequentemente se manifesta com confusão mental, letargia, náuseas, cefaleia e, em casos graves, convulsões. Quando prolongado, pode levar a edema cerebral e herniação em situações severas.


As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por:
Alternativas
Q3130394 Medicina
Os distúrbios acidobásicos são identificados pela análise de parâmetros gasométricos no sangue arterial. Preencha corretamente as lacunas com os nomes dos distúrbios associados às descrições:

______ 1: Este distúrbio é caracterizado por uma diminuição do pH arterial e do bicarbonato (HCO₃⁻), acompanhado de uma redução compensatória no dióxido de carbono (PaCO₂). É frequentemente observado em cetoacidose diabética.

______ 2: Este distúrbio apresenta aumento do pH arterial e do bicarbonato (HCO₃⁻), com aumento compensatório da PaCO₂, sendo comumente associado ao uso prolongado de diuréticos.

As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por:
Alternativas
Q3094669 Medicina
Caso clínico: Um homem de 55 anos chega ao pronto-socorro com queixa de dor abdominal intensa, febre e confusão mental. Ele tem histórico de diabetes mellitus e hipertensão. No exame físico, ele se apresenta agitado, com pele fria e úmida. Seus sinais vitais são: pressão arterial 90/50 mmHg, frequência cardíaca 130 bpm, frequência respiratória 28 irpm, temperatura 38,8 °C e saturação de oxigênio 95% em ar ambiente. Os exames laboratoriais revelam:

• Hemoglobina: 10 g/dL
• Leucócitos: 18.000/mm³
• Lactato: 6 mmol/L
• Proteína C reativa: 200 mg/L
• Creatinina: 1,8 mg/dL (valor de base: 1,2 mg/dL)
A gasometria arterial mostra:
• pH: 7,30
• PaCO2: 30 mmHg
• HCO3-: 15 mmol/L
• PaO2: 80 mmHg
• SaO2: 94%

Considerando os conceitos de delivery of oxygen (DO2) e oxygen consumption (VO2), qual é a definição mais apropriada de choque circulatório nesse paciente?
Alternativas
Q3089023 Medicina
Mário, 16 anos, procura a unidade de pronto atendimento com queixa de “dor de cabeça e febre”. Há 6 dias iniciou quadro de febre alta, mialgia e cefaleia intensa. Há 24 horas houve desaparecimento da febre e surgiu exantema máculopapular eritematoso em tronco e membros. Ao exame físico: lúcido, hipohidratado, taquicárdico, apresentando taquipneia leve, pulsos amplos e simétricos. Cabeça e pescoço normais, aparelho cardiovascular ritmo regular em dois tempos, bulhas normofonéticas, sem sopros. Ausculta Pulmona: murmúrio vesicular presente, reduzido em base do hemitórax esquerdo, sem ruídos adventícios. Abdome flácido, doloroso à palpação do hipocôndrio direito, sem visceromegalias.
Indique o provável diagnóstico e exames complementares que devem ser realizados. 
Alternativas
Q3083367 Medicina
Paciente apresenta a seguinte sorologia: HBsAg negativo, anti-HBs positivo, anti-HBc negativo, HbeAg negativo e Anti-HBe negativo. Indique a opção compatível com este padrão sorológico. 
Alternativas
Q3080310 Medicina
Paciente apresenta a seguinte sorologia: HBsAg negativo, anti-HBs positivo, anti-HBc negativo, HbeAg negativo e Anti-HBe negativo. Indique a opção compatível com esse padrão sorológico.
Alternativas
Q3074090 Medicina
Indique qual dos seguintes métodos diagnósticos é utilizado para confirmar a presença de Histoplasma capsulatum em pacientes com histoplasmose.
Alternativas
Q3071759 Medicina
Uma paciente de 50 anos, sem histórico familiar de câncer de mama, apresenta um nódulo mamário palpável. A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) revela agrupamentos celulares tridimensionais, células epiteliais com pleomorfismo nuclear moderado e células com vacúolos intracitoplasmáticos, sem evidência significativa de necrose ou atipia celular grave. Considerando estes achados citopatológicos, qual é o diagnóstico mais provável e a abordagem terapêutica apropriada?
Alternativas
Q3071756 Medicina
Relacione as técnicas de coloração com as suas respectivas aplicações ou características.

1. Coloração de Papanicolaou.
2. Coloração de Giemsa.
3. Coloração de Ziehl-Neelsen.
4. Coloração Tricrômica de Masson.
( ) Utilizada para destacar microrganismos ácido-álcool resistentes, como o Mycobacterium tuberculosis.
( ) Empregada para identificar e diferenciar fibras musculares, colágenas e citoplasma em tecidos.
( ) Usada em esfregaços de Papanicolaou para a detecção de células anormais, incluindo células pré-cancerosas e cancerosas.
( ) Eficiente na identificação de parasitas e diferenciação de células sanguíneas.

A sequência correta é:
Alternativas
Q3071754 Medicina
Uma mulher de 52 anos, na pós-menopausa, apresenta sangramento uterino anormal. Uma biópsia endometrial é realizada, e a análise citológica mostra células glandulares agrupadas com aumento do índice núcleo-citoplasmático, pleomorfismo nuclear e atividade mitótica aumentada. Além disso, observam-se áreas de necrose e hemorragia. Com base nestes achados, qual é o diagnóstico citopatológico mais provável?
Alternativas
Q3071753 Medicina
Analise as seguintes afirmativas relacionadas à citopatologia vulvar e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Lesões vulvares associadas ao HPV frequentemente exibem koilocitose, caracterizada por células com núcleos hipercromáticos e halo perinuclear claro.
( ) A presença de células com atipia significativa na citologia vulvar sempre indica uma lesão neoplásica maligna.
( ) A citopatologia vulvar é uma ferramenta eficaz na diferenciação entre líquen escleroso e líquen plano.
( ) Alterações citopatológicas na vulva podem ser causadas por condições inflamatórias, neoplásicas e infecciosas.

A sequência correta é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: B
5: A
6: D
7: B
8: A
9: C
10: C
11: E
12: B
13: C
14: D
15: B
16: C
17: A
18: A
19: C
20: D