Questões de Concurso Comentadas sobre política nacional de atenção básica em medicina

Foram encontradas 193 questões

Q3064318 Medicina
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é reconhecida como uma ferramenta central para a reorganização da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Sua abordagem territorializada e integral visa transformar o modelo assistencial, promovendo a ampliação do acesso aos serviços e a continuidade do cuidado. Dentro desse contexto, a ESF estabelece princípios e diretrizes que orientam suas ações, assegurando a proximidade com a população adscrita.

Considerando as diretrizes da ESF, qual das alternativas abaixo melhor reflete um princípio estruturante dessa estratégia?  
Alternativas
Q3064314 Medicina
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), aprovada pela Portaria nº 2.488/2011, tem como objetivo fortalecer e reorganizar os serviços de Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o acesso universal e igualitário às ações de saúde que priorizem a prevenção de doenças e a promoção da saúde. A PNAB estabelece diretrizes claras para a Estratégia Saúde da Família (ESF), que é considerada a principal forma de reorientar o modelo assistencial da Atenção Básica no Brasil. 
A partir desta informação, qual das alternativas abaixo NÃO está diretamente relacionada aos objetivos dessa política?
Alternativas
Q2544991 Medicina
A Atenção Básica tem como fundamentos e diretrizes:


I. Ter território adstrito sobre o mesmo, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais com impacto na situação, nos condicionantes e determinantes da saúde das coletividades que constituem aquele território sempre em consonância com o princípio da equidade;


II. Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde; o estabelecimento de mecanismos que assegurem acessibilidade e acolhimento pressupõe uma lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde, que parte do princípio de que a unidade de saúde deva receber e ouvir todas as pessoas que procuram os seus serviços, de modo universal e sem diferenciações excludentes.


III. Adscrever os usuários e desenvolver relações de vínculo e responsabilização entre as equipes e a população adscrita garantindo a continuidade das ações de saúde e a longitudinalidade do cuidado


IV. Coordenar a integralidade em seus vários aspectos, a saber: integração de ações programáticas e demanda espontânea; articulação das ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação e manejo das diversas tecnologias de cuidado e de gestão necessárias a estes fins e à ampliação da autonomia dos usuários e coletividades; trabalhando de forma multiprofissional, interdisciplinar e em equipe; realizando a gestão do cuidado integral do usuário e coordenando-o no conjunto da rede de atenção.


V. Estimular a participação dos usuários como forma de ampliar sua autonomia e capacidade na construção do cuidado à sua saúde e das pessoas e coletividades do território, no enfrentamento dos determinantes e condicionantes de saúde, na organização e orientação dos serviços de saúde a partir de lógicas mais centradas no usuário e no exercício do controle social.


Estão CORRETAS: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2024 - UFRR - Médico |
Q2538755 Medicina
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora observará os seguintes princípios e diretrizes, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFRR Órgão: UFRR Prova: UFRR - 2024 - UFRR - Médico |
Q2538754 Medicina
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um objetivo da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, segundo a Portaria n° 1.823/2012:
Alternativas
Q2527374 Medicina
A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) foi inicialmente formulada em 2006 pelo Ministério da Saúde, com a prioridade de: 
Alternativas
Q2527369 Medicina
Entre os princípios e as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, está
Alternativas
Q2527367 Medicina
As evidências de que a Atenção Primária à Saúde (APS) é o melhor modelo de organização dos sistemas e serviços de Saúde são inúmeras e inequívocas. Da mesma forma, não há dúvidas sobre a complexidade do trabalho nas Unidades de Atenção Básica que exigem
Alternativas
Q2499803 Medicina
“São arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado." Portaria de Consolidação nº 03, de 28 de setembro de 2017. São sistematizadas para responder a condições específicas de saúde, por meio de um ciclo completo de atendimentos (PORTER e TEISBERG, 2007), que implica a continuidade e a integralidade da atenção à saúde nos diferentes níveis Atenção Primária, Secundária e Terciária”. Esse conceito se refere à qual sistema? Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2496562 Medicina
Em uma comunidade isolada, um novo médico do Programa Saúde da Família identifica uma prevalência alta de diabetes tipo 2. Ele decide integrar serviços de nutrição, educação física e monitoramento regular de glicemia. O próximo passo para maximizar o impacto desta intervenção que o médico deve tomar é
Alternativas
Q2475932 Medicina
Um dos princípios da atenção básica, especificado na política nacional de atenção básica, descrito como o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada, que auxiliem as pessoas a desenvolverem os conhecimentos, as aptidões, as competências e a confiança necessária para gerir e tomar decisões embasadas sobre sua própria saúde e seu cuidado de saúde, de forma mais efetiva, é o:
Alternativas
Q2464630 Medicina
Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (Equipe de Saúde da Família – ESF) composta por, no mínimo:

I - Somente especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade.
II - Somente enfermeiro especialista em Saúde da Família.
III - Auxiliar ou técnico de enfermagem.
IV - Agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgiãodentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

Analise os itens e assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q2460115 Medicina
De acordo com a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro 2017, a organização na RAS é uma estratégia para um cuidado integral e direcionado às necessidades de saúde da população. Espera-se que ocorra uma ampliação do cuidado clínico e da resolutividade na Atenção Básica, evitando a exposição das pessoas a consultas e / ou procedimentos desnecessários. Além disso, com a organização do acesso, induz-se ao uso racional dos recursos em saúde, impede-se os deslocamentos desnecessários e há maior eficiência e equidade à gestão das listas de espera.

A esse respeito, analise as responsabilidades a seguir.

I. Ordenar o fluxo das pessoas nos demais pontos de atenção da RAS.
II. Gerir a referência e contrarreferência em outros pontos de atenção.
III. Estabelecer relação com os especialistas que cuidam das pessoas do território.

A gestão municipal deve articular e criar condições para que os serviços especializados ambulatoriais sejam realizados preferencialmente pela Atenção Básica, sendo de sua responsabilidade:
Alternativas
Q2460114 Medicina
“Equipes que realizam atenção à saúde, tratando-se de metodologia de trabalho que complementa os mecanismos de referência e contrarreferência, os protocolos e as centrais de regulação. [...] Propõe-se a ofertar, além de retaguarda assistencial, suporte técnico pedagógico às equipes de Saúde”.

Assinale a definição a que corresponde o texto anterior.
Alternativas
Q2460107 Medicina
De acordo com a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, analise as condições crônicas a seguir.

I. Anemia falciforme
II. Diabetes Mellitus tipo 2
III. Hipertensão arterial sistêmica


São condições crônicas estatisticamente mais prevalentes na população negra:
Alternativas
Q2452045 Medicina

Leia o caso a seguir.


Um médico recém-formado foi aprovado em concurso público e iniciou seu trabalho em uma unidade básica de saúde compondo uma equipe do PSF (Programa Saúde da Família). Foi convidado pela Secretaria de Saúde, na sua primeira semana de trabalho, a fazer uma palestra para a comunidade sobre o PSF.


Nessa palestra, o colega médico compartilhou algumas informações: 

Alternativas
Q2436897 Medicina

O acordo de colaboração entre os entes federativos para a organização da rede interfederativa de atenção à saúde deve ser firmado por meio de Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde.


Esse contrato visa a garantir, aos usuários, a

Alternativas
Q2436890 Medicina

De acordo com as diretrizes de organização e funcionamento das Equipes de Consultório na Rua, importante iniciativa para o atendimento da população em situação de rua, é correto afirmar que

Alternativas
Q2427765 Medicina

De acordo com o Ministério da Saúde, as Redes de Atenção à Saúde caracterizam-se como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde de diferentes densidades tecnológicas que buscam garantir a integralidade do cuidado. São consideradas Redes Temáticas de Atenção à Saúde, exceto:

Alternativas
Q2424910 Medicina

Assinale a alternativa correta sobre a clínica ampliada.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: E
4: B
5: A
6: C
7: B
8: A
9: D
10: A
11: A
12: C
13: D
14: B
15: A
16: A
17: E
18: C
19: E
20: C