De acordo com o Ministério da Saúde, as Redes de Atenção à S...
De acordo com o Ministério da Saúde, as Redes de Atenção à Saúde caracterizam-se como arranjos organizativos de ações e serviços de saúde de diferentes densidades tecnológicas que buscam garantir a integralidade do cuidado. São consideradas Redes Temáticas de Atenção à Saúde, exceto:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos entender melhor a questão e a resposta correta.
A alternativa correta é a E - Rede de Cuidados à Pessoa com Doenças Agudas.
Por que a alternativa E é a correta?
De acordo com o Ministério da Saúde, as Redes de Atenção à Saúde (RAS) são arranjos organizativos de ações e serviços de saúde de diferentes densidades tecnológicas que visam garantir a integralidade do cuidado. As redes temáticas específicas mencionadas são parte dessas RAS. Entretanto, a Rede de Cuidados à Pessoa com Doenças Agudas não é reconhecida como uma rede temática oficial.
Agora, vejamos as outras alternativas e por que estão incorretas:
A - Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil - Rede Cegonha
A Rede Cegonha é uma das redes temáticas de atenção à saúde, focada na garantia de atenção humanizada às mulheres e crianças. Portanto, está correta e não é a exceção.
B - Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE)
A RUE é uma rede temática importante que visa estruturar e garantir o atendimento adequado em situações de urgência e emergência. Logo, não se trata de uma exceção.
C - Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas
Essa rede tem como objetivo oferecer suporte contínuo e adequado às pessoas com doenças crônicas, sendo assim, também é uma rede temática oficial.
D - Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência
Também é uma rede temática que garante o cuidado integral às pessoas com deficiência. Portanto, não é a exceção.
Para concluir, a única alternativa que não se encaixa como uma Rede Temática de Atenção à Saúde é a alternativa E, pois a Rede de Cuidados à Pessoa com Doenças Agudas não é reconhecida oficialmente como tal.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA E
"São Redes Temáticas de Atenção à Saúde:
- Rede de Atenção à Saúde Materna e Infantil - Rede Cegonha: Rede Materno-Infantil Visa garantir o fluxo adequado para o atendimento ao planejamento sexual e reprodutivo, pré-natal, parto e nascimento, puerpério e primeira infância com o objetivo de qualificar a assistência e enfrentar a mortalidade materna, infantil e fetal. Está vinculada ao programa federal denominado Rede Cegonha, ao programa estadual Primeira Infância Melhor (PIM) e a outros financiamentos estaduais como: Ambulatório de Gestante de Alto Risco (AGAR), Ambulatório de Egressos de UTI neonatal, incentivo estadual para atendimento de alto risco e casa da gestante, entre outros.
- Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE): Tem a finalidade de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência de forma ágil e oportuna. A Rede está organizada em dois componentes: o pré hospitalar (móvel e fixo) e o hospitalar. As diretrizes da RUE estão definidas na Portaria GM/MS no 1.600/2011.
- Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas: Rede de Atenção às Pessoas com Condições Crônicas vem sendo pensada a partir de diferentes tecnologias, estruturadas em serviços territorializados, construídos da seguinte forma: Serviços Assistenciais em Oncologia, Linha de Cuidado de Sobrepeso e Obesidade.
- Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência: A Saúde da Pessoa com Deficiência (SPD) no SUS busca proporcionar atenção integral à saúde dessa população, desde a APS até a reabilitação, incluindo o fornecimento de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, quando necessário. O objetivo é proteger a saúde e reabilitar as pessoas com deficiência em relação a suas capacidades funcionais (física, auditiva, intelectual e visual). A criação da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência (Portaria MS/SAS no 1.060/2002) oportunizou a implantação das Redes Estaduais de Assistência à Pessoa com Deficiência, em especial às ações de reabilitação, através de legislações específicas para habilitação de Serviços de Modalidade Única, ou seja, habilitados para atender apenas uma área de deficiência: auditiva, física, intelectual ou visual."
Das alternativas, a única que não está inclusa é a letra E) Rede de Cuidados à Pessoa com Doenças Agudas.
Fonte: https://www.gov.br/pt-br/servicos-estaduais/as-redes-de-atencao-a-saude-1
“Dai-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar e graça abundante para falar.”
-São Tomás de Aquino
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo