Questões de Concurso Sobre medicina
Foram encontradas 115.711 questões
(1) Síndrome de Turner. (2) Síndrome de XYY. (3) Síndrome de Tourette. (4) Síndrome de Apert.
( ) Sua ocorrência se dá em homens, que apresentam um crescimento ligeiramente acelerado na infância e uma estatura muito elevada, além de, geralmente, serem distraídos e possuírem um comportamento associado à hiperatividade.
( ) Alteração nos cromossomos sexuais em mulheres, que quando crianças apresentam baixa estatura e quando atingem a puberdade acabam por não desenvolver as características sexuais.
( ) É caracterizada por uma má-formação na face, crânio, mãos e pés, que causam, entre outras consequências, deficiência mental.
( ) É um problema neurológico que provoca a realização de movimentos involuntários, frequentes e repetidos, que podem dificultar a realização de atividades diárias.
( ) Acomete exclusivamente a mucosa do cólon.
( ) As alterações são tipicamente transmurais e com potencial formação de fístulas.
( ) A maioria dos pacientes apresenta acometimento perianal e invasão da serosa por tecido adiposo.
( ) Geralmente cursa com sintomas gerais como febre, anorexia e perda de peso, além de diarreia crônica invasiva e dor abdominal.
( ) A etiologia mais comum de pancreatite aguda em crianças é a obstrução biliar.
( ) Pacientes com pancreatite crônica frequentemente desenvolvem insuficiência pancreática exócrina.
( ) O manejo inicial da pancreatite aguda foca principalmente no suporte nutricional enteral precoce.
( ) A ressonância magnética é ineficaz no diagnóstico de pancreatite crônica.
I. O evento parada cardiorrespiratória (PCR) na criança ocorre mais frequentemente com o ritmo de assistolia (55 a 70%), depois como atividade elétrica sem pulso (10 a 25%), e depois como fibrilação ventricular (FV) ou taquicardia ventricular sem pulso (até 20%). Nos dois primeiros ritmos, após identificação, está indicada a administração de lidocaína.
II. Mais do que assegurar uma via aérea com entubação traqueal, uma prioridade na ressuscitação de crianças é a ventilação adequada (por meio de tubo traqueal, máscara laríngea ou máscara facial apropriada, bem posicionada e com boa vedação), uma vez que as causas respiratórias de PCR são as mais frequentes nesse grupo etário.
III. Cânulas/tubos para entubação traqueal de crianças menores de oito anos devem ser desprovidas(os) de balonete (cuff), EXCETO para situações nas quais se deseje evitar qualquer escape de ar.
IV. A PCR na criança menor de oito anos, em quase 90% dos eventos, é caracterizada ou por um evento respiratório, com hipoxemia e hipercarbia, ou por um evento circulatório, com má perfusão e má oxigenação de órgãos e sistemas vitais.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) A Medicina é um exercício mercantilista.
( ) É permitida a inclusão de nomes de profissionais que não participaram do ato médico para efeito de cobrança de honorários.
( ) Ajustar previamente com o paciente o custo estimado dos procedimentos.
I. A trombose venosa profunda (TVP) é uma complicação frequente em fraturas de membros inferiores e sua profilaxia deve ser considerada em pacientes de alto risco.
II. A necrose avascular é mais comum em fraturas diafisárias do fêmur do que em fraturas do colo do fêmur.
III. O retardo de consolidação é uma condição irreversível que sempre necessita de tratamento cirúrgico.
IV. A síndrome compartimental ocorre principalmente em fraturas da pelve e não representa risco para perda funcional do membro.
Está CORRETO o que se afirma:
I. A biópsia hepática é condição sine qua non para o diagnóstico, sendo procedimento obrigatório em todos os casos suspeitos.
II. A flebotomia terapêutica é o principal tratamento; tratamento este que é simples, de baixo custo e seguro.
III. Ocorre comprometimento exclusivamente das seguintes estruturas: fígado, articulações, pele e sistema endócrino.
Está CORRETO o que se afirma:
( ) Acomete exclusivamente a mucosa do cólon.
( ) As alterações são tipicamente transmurais e com potencial formação de fístulas.
( ) A maioria dos pacientes apresenta acometimento perianal e invasão da serosa por tecido adiposo.
( ) Geralmente cursa com sintomas gerais como febre, anorexia e perda de peso, além de diarreia crônica invasiva e dor abdominal.
O útero ________ é o resultado da fusão lateral incompleta dos ductos müllerianos.