Questões de Concurso
Sobre saúde da mulher na atenção básica em medicina
Foram encontradas 183 questões
Paula, uma jovem de 26 anos, chega ao pronto-socorro com visível desconforto. Há dez dias, ela vem percebendo um corrimento vaginal de odor desagradável e, nos últimos sete dias, o quadro piorou com o surgimento de uma dor persistente no baixo ventre. Ela informa que utiliza um dispositivo intrauterino (DIU) de cobre há cerca de um ano. Embora negue febre, vômitos ou diarreia, o corrimento e a dor estão afetando significativamente a sua qualidade de vida e rotina. Durante o exame físico, o médico detecta um corrimento vaginal esverdeado e fétido. Paula apresenta dor à palpação abdominal no baixo ventre e dor significativa à mobilização do colo uterino, além de sensibilidade à palpação dos anexos uterinos.
Com base nesse cenário clínico, qual a abordagem terapêutica mais adequada para garantir o tratamento eficaz e seguro para Paula?
Diante desse quadro, qual seria a conduta mais adequada para Ana?
Sobre o caso, considere as seguintes afirmativas:
I- A paciente apresenta manifestações clínicas que indicam o efeito direto dos androgênios sobre os folículos pilosos e sebáceos, levando aos sinais e sintomas clínicos de hiperandrogenismo.
II- O diagnóstico de hirsutismo pode ser feito pelo índice de Ferriman-Galleway.
III- A presença de ao menos dois dos três critérios diagnósticos (oligoamenorreia, hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial e morfologia ultrassonográfica de policistose ovariana) determina o diagnóstico, desde que sejam excluídas outras doenças que também cursam com hiperandrogenismo.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
O agente etiológico envolvido é:
O resultado da mamografia indica que a paciente:
I. Não deve culpabilizar e não acelerar ou influenciar nas suas decisões, mantendo atitude isenta de julgamentos, atentando para os aspectos socioculturais, históricos e econômicos, e respeitando suas crenças e sistemas de valores morais.
II. Deve garantir uma possibilidade de escuta, acolhimento e atendimento que poderá potencializar o enfrentamento da situação de violência vivenciada, prevenindo outros danos e agravos.
III. Deve se limitar a tratar as lesões físicas das mulheres vítimas de violência doméstica, sem se envolver em questões psicológicas ou sociais.
Qual a conduta a ser tomada?