Questões de Concurso Sobre saúde da mulher na atenção básica em medicina

Foram encontradas 190 questões

Q3281249 Medicina
O SUS disponibiliza diversos métodos contraceptivos. Entre eles, o diafragma (que é um dispositivo colocado internamente na vagina, que cobre o colo do útero e bloqueia a passagem do espermatozoide) e os preservativos, feminino e masculino, (proteções físicas que envolvem os órgãos genitais, impedindo que o espermatozoide entre em contato com o útero). Há também o chamado DIU de cobre, dispositivo intrauterino em forma de T, colocado dentro do útero, que libera uma pequena quantidade de cobre para impedir que os espermatozoides fertilizem os óvulos. O DIU é considerado um contraceptivo de longa duração, podendo permanecer por até _______ no útero.

Complete a frase acima com a sentença correta:
Alternativas
Q3279500 Medicina
Ana Cláudia, 28 anos, hígida, comparece para consulta de pré-natal. Primigesta, 12 semanas de gestação pela DUM, sem queixa, veio apresentar os resultados dos exames solicitados. Exame físico sem alterações com PA 110/66 mmHg. Resultados dos exames complementares: Hemoglobina 11,8mg/dL; tipo sanguíneo O negativo; glicemia de jejum de 88 mg/dL; urina rotina sem alterações; VDRL não reagente; anti-HIV não reagente; HbsAg não reagente; toxoplasmose IgM negativo e IgG positivo. Com base nos resultados apresentados, é CORRETO afirmar que a paciente:
Alternativas
Q3279499 Medicina
Rita de Cássia tem 48 anos e comparece à Unidade Básica de Saúde com queixa de perda involuntária e recorrente de pequenas quantidades de urina ao tossir e rir, nos últimos seis meses. Segundo ela, a situação compromete seu convívio social e relacionamento com o parceiro, pois se sente muito incomodada e constrangida. Nega dor ou ardência ao urinar. Refere dois partos normais, sem complicações obstétricas, e ciclos menstruais regulares. Nega comorbidades e uso crônico de medicações. Ao exame físico, observa-se um índice de massa corporal (IMC) de 32 kg/m², sem outras alterações significativas, e o exame ginecológico encontra-se normal. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que representa uma abordagem inicial adequada pelo médico de família e comunidade para a incontinência urinária desta paciente.
Alternativas
Q3252796 Medicina

A violência sexual é entendida como uma questão de saúde pública, segurança e acesso à justiça, que exige do Estado políticas e ações integradas para responder a esse problema. Pode acontecer em espaços públicos e privados, causar traumas e ferimentos visíveis e invisíveis, e, em algumas situações, levar à morte.


A droga de escolha para profilaxia de infecção por clamídia para vítimas de violência sexual é

Alternativas
Q3244792 Medicina
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


Ângela, 53 anos, é tabagista com carga tabágica de 30 maços/ano. Após uma internação hospitalar por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ela comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) pedindo apoio para cessar o tabagismo. Apesar de expressar desejo em parar de fumar, relata dificuldade em lidar com a ideia de abandonar o cigarro, sentindo irritabilidade, insônia e ansiedade só de pensar na cessação. Ela acredita que, se começar a praticar atividade física enquanto continua fumando, já estará cuidando bem de sua saúde.


Autoria própria
Com base no caso clínico de Ângela, quais fatores de risco cardiovasculares estão presentes e devem ser considerados no manejo de sua saúde? 
Alternativas
Q3212267 Medicina
Uma UBS de uma região de uma grande cidade começa a ser procurada por várias mulheres de uma grande rede comercial. Elas se queixam de exigências do trabalho que apontam como causas de alteração do sono e ansiedade. Dizem que a empresa estipula metas de vendas que não conseguem atingir, que elas têm restrições para ir ao banheiro e que não podem se sentar, mesmo quando não há clientes. Assinale a alternativa que contém um encaminhamento correto diante da situação apresentada.
Alternativas
Q3176178 Medicina
Uma mulher de 55 anos, com histórico de hipertensão controlada, diabetes tipo 2 e histórico de menopausa há 7 anos, procura a unidade de saúde para uma consulta de rotina. Ela se queixa de secura vaginal e redução da libido. Durante a consulta, a paciente relata dificuldade para realizar atividades físicas devido ao peso excessivo e ao controle da diabetes. Com base nas orientações da Cartilha de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, qual das seguintes abordagens é mais adequada para essa paciente?
Alternativas
Q3176167 Medicina
Uma mulher de 52 anos comparece à unidade básica de saúde para uma consulta de rotina. Ela tem hipertensão controlada, Índice de Massa Corporal (IMC) de 28 kg/m² e história familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau. Ela nunca realizou uma colonoscopia e faz uso de anticoncepcionais orais há 20 anos. Durante a consulta, ela solicita orientações sobre exames preventivos e estratégias de promoção à saúde. Qual das condutas abaixo está de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para esse perfil?
Alternativas
Q3249798 Medicina
De acordo com a Atenção à Saúde da Mulher no Brasil e à detecção precoce do câncer de mama, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3232355 Medicina
D. S. M., 35 anos, hipertensa e fumante, comparece à Unidade Básica de Saúde para consulta para aconselhamento sobre os métodos contraceptivos disponíveis e recebe a recomendação de fazer uso de anticoncepcionais de progestágeno, considerando os fatores de risco explicados pelo médico.
De acordo com os critérios de elegibilidade para o uso de contraceptivos preconizados pela OMS, o contraceptivo oral combinado é um método considerado categoria 4, isto é, é um método que não deve ser usado em alguns casos por apresentar risco inaceitável. Dentre as alternativas abaixo, é considerado de categoria 4 o uso de contraceptivo oral combinado por mulheres:
Alternativas
Q3225075 Medicina
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação verdadeira em relação à vaginose bacteriana (VB) durante a gravidez
Alternativas
Q3181912 Medicina
Em relação ao manejo da sífilis em paciente gestante no contexto da Atenção Primária à Saúde, o médico responsável deve levar em consideração que:
Alternativas
Q3141565 Medicina
Mulher, 22 anos de idade, é atendida na UBS com queixa de disúria, há 2 dias, associada a polaciúria. Refere que a urina está de coloração avermelhada. Nega dor lombar ou febre. Nega comorbidades e uso recente de antibióticos. Faz uso de anticoncepcional oral de forma regular. Ao exame físico, sinais vitais estáveis, afebril. Leve dor à palpação em região suprapúbica, sinal de Giordano negativo, sem outras alterações no exame segmentar. Indique a conduta mais adequada:
Alternativas
Q3141561 Medicina
Paciente do sexo feminino, solteira, de 28 anos de idade. Refere que após relação sexual desprotegida vem apresentando lesão em vulva, indolor, ulcerada e de bordas endurecidas. Apresenta, também, linfonodos inguinais aumentados. Qual o tratamento adequado para a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) acima:
Alternativas
Q3100810 Medicina
Ana, de 42 anos, chega à consulta com relato de tristeza profunda há dois meses, acompanhada de desânimo, choro fácil, perda de prazer em atividades antes prazerosas, falta de apetite e emagrecimento de 5 kg no período. Além disso, a paciente menciona grande dificuldade para sair da cama, faltas frequentes ao trabalho e isolamento social. Durante a consulta, Ana diz que se sente um "peso para a família" e revela uma falta de energia que a impede até de cuidar da própria higiene pessoal. Ela possui antecedentes de hipertensão arterial e dislipidemia. No exame físico, a sua pressão arterial está elevada (170x110 mmHg), mas o restante do exame é normal.
Diante desse quadro, qual seria a conduta mais adequada para Ana?
Alternativas
Q3077391 Medicina
Mulher de 26 anos, sem sinais de alarme, história pregressa, fatores de risco ou características clínicas de relevância para o caso, retorna com resultado de exame citopatológico mostrando células escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas (ASC-US). A amostra do exame foi adequada, a paciente está assintomática e, no contexto, não está disponível a testagem para HPV. A conduta adequada a ser adotada nesse caso é
Alternativas
Q3077384 Medicina
Em gestantes no primeiro trimestre de gestação (até 16 semanas), NÃO é indicada pelo médico a solicitação de rotina de
Alternativas
Q3077377 Medicina
Uma paciente de 45 anos comparece à consulta preocupada com uma lesão pigmentada em seu braço direito, que notou estar crescendo nos últimos meses. Ao realizar o exame físico, o médico observa uma lesão assimétrica, de bordas irregulares, com variação de cores entre marrom e preto, e com um diâmetro de aproximadamente 8 mm. A principal suspeita diagnóstica é de 
Alternativas
Q3077375 Medicina
Um médico de família e comunidade (MFC) atende uma mulher de 35 anos com depressão moderada. Na consulta, indaga sobre prática de exercícios físicos e atividades sociais que são aceitáveis a ela, analisa como a paciente se relaciona com sua comunidade, lembra a paciente de algumas opções disponíveis no território adscrito e questiona a paciente se as conhece e qual a sua opinião sobre elas. Considerando o Método Clínico Centrado na Pessoa, a principal dimensão explorada pelo MFC nesse caso foi:
Alternativas
Q3069195 Medicina
Paciente do sexo feminino, 17 anos de idade, procura atendimento médico na Estratégia de Saúde da Família com história de irregularidade menstrual, pele oleosa, queda de cabelo e acne. Refere períodos longos de amenorreia, chegando a quatro meses sem menstruar. Menciona presença de pelos em excesso pelo corpo, sobretudo, em lábio superior, mento, tórax, abdome, braços e pernas. A menarca ocorreu aos 12 anos de idade e a menstruação sempre foi irregular. Diante do quadro clínico, o médico solicita exames laboratoriais e ultrassonografia pélvica.
Sobre o caso, considere as seguintes afirmativas:

I- A paciente apresenta manifestações clínicas que indicam o efeito direto dos androgênios sobre os folículos pilosos e sebáceos, levando aos sinais e sintomas clínicos de hiperandrogenismo.
II- O diagnóstico de hirsutismo pode ser feito pelo índice de Ferriman-Galleway.
III- A presença de ao menos dois dos três critérios diagnósticos (oligoamenorreia, hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial e morfologia ultrassonográfica de policistose ovariana) determina o diagnóstico, desde que sejam excluídas outras doenças que também cursam com hiperandrogenismo.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: A
5: C
6: A
7: B
8: C
9: A
10: C
11: C
12: B
13: E
14: D
15: C
16: B
17: C
18: A
19: B
20: E