Questões de Concurso Sobre saúde da mulher na atenção básica em medicina

Foram encontradas 183 questões

Q3141565 Medicina
Mulher, 22 anos de idade, é atendida na UBS com queixa de disúria, há 2 dias, associada a polaciúria. Refere que a urina está de coloração avermelhada. Nega dor lombar ou febre. Nega comorbidades e uso recente de antibióticos. Faz uso de anticoncepcional oral de forma regular. Ao exame físico, sinais vitais estáveis, afebril. Leve dor à palpação em região suprapúbica, sinal de Giordano negativo, sem outras alterações no exame segmentar. Indique a conduta mais adequada:
Alternativas
Q3141561 Medicina
Paciente do sexo feminino, solteira, de 28 anos de idade. Refere que após relação sexual desprotegida vem apresentando lesão em vulva, indolor, ulcerada e de bordas endurecidas. Apresenta, também, linfonodos inguinais aumentados. Qual o tratamento adequado para a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) acima:
Alternativas
Q3101386 Medicina

Paula, uma jovem de 26 anos, chega ao pronto-socorro com visível desconforto. Há dez dias, ela vem percebendo um corrimento vaginal de odor desagradável e, nos últimos sete dias, o quadro piorou com o surgimento de uma dor persistente no baixo ventre. Ela informa que utiliza um dispositivo intrauterino (DIU) de cobre há cerca de um ano. Embora negue febre, vômitos ou diarreia, o corrimento e a dor estão afetando significativamente a sua qualidade de vida e rotina. Durante o exame físico, o médico detecta um corrimento vaginal esverdeado e fétido. Paula apresenta dor à palpação abdominal no baixo ventre e dor significativa à mobilização do colo uterino, além de sensibilidade à palpação dos anexos uterinos.

Com base nesse cenário clínico, qual a abordagem terapêutica mais adequada para garantir o tratamento eficaz e seguro para Paula? 

Alternativas
Q3100810 Medicina
Ana, de 42 anos, chega à consulta com relato de tristeza profunda há dois meses, acompanhada de desânimo, choro fácil, perda de prazer em atividades antes prazerosas, falta de apetite e emagrecimento de 5 kg no período. Além disso, a paciente menciona grande dificuldade para sair da cama, faltas frequentes ao trabalho e isolamento social. Durante a consulta, Ana diz que se sente um "peso para a família" e revela uma falta de energia que a impede até de cuidar da própria higiene pessoal. Ela possui antecedentes de hipertensão arterial e dislipidemia. No exame físico, a sua pressão arterial está elevada (170x110 mmHg), mas o restante do exame é normal.
Diante desse quadro, qual seria a conduta mais adequada para Ana?
Alternativas
Q3077391 Medicina
Mulher de 26 anos, sem sinais de alarme, história pregressa, fatores de risco ou características clínicas de relevância para o caso, retorna com resultado de exame citopatológico mostrando células escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas (ASC-US). A amostra do exame foi adequada, a paciente está assintomática e, no contexto, não está disponível a testagem para HPV. A conduta adequada a ser adotada nesse caso é
Alternativas
Q3077384 Medicina
Em gestantes no primeiro trimestre de gestação (até 16 semanas), NÃO é indicada pelo médico a solicitação de rotina de
Alternativas
Q3077377 Medicina
Uma paciente de 45 anos comparece à consulta preocupada com uma lesão pigmentada em seu braço direito, que notou estar crescendo nos últimos meses. Ao realizar o exame físico, o médico observa uma lesão assimétrica, de bordas irregulares, com variação de cores entre marrom e preto, e com um diâmetro de aproximadamente 8 mm. A principal suspeita diagnóstica é de 
Alternativas
Q3077375 Medicina
Um médico de família e comunidade (MFC) atende uma mulher de 35 anos com depressão moderada. Na consulta, indaga sobre prática de exercícios físicos e atividades sociais que são aceitáveis a ela, analisa como a paciente se relaciona com sua comunidade, lembra a paciente de algumas opções disponíveis no território adscrito e questiona a paciente se as conhece e qual a sua opinião sobre elas. Considerando o Método Clínico Centrado na Pessoa, a principal dimensão explorada pelo MFC nesse caso foi:
Alternativas
Q3069195 Medicina
Paciente do sexo feminino, 17 anos de idade, procura atendimento médico na Estratégia de Saúde da Família com história de irregularidade menstrual, pele oleosa, queda de cabelo e acne. Refere períodos longos de amenorreia, chegando a quatro meses sem menstruar. Menciona presença de pelos em excesso pelo corpo, sobretudo, em lábio superior, mento, tórax, abdome, braços e pernas. A menarca ocorreu aos 12 anos de idade e a menstruação sempre foi irregular. Diante do quadro clínico, o médico solicita exames laboratoriais e ultrassonografia pélvica.
Sobre o caso, considere as seguintes afirmativas:

I- A paciente apresenta manifestações clínicas que indicam o efeito direto dos androgênios sobre os folículos pilosos e sebáceos, levando aos sinais e sintomas clínicos de hiperandrogenismo.
II- O diagnóstico de hirsutismo pode ser feito pelo índice de Ferriman-Galleway.
III- A presença de ao menos dois dos três critérios diagnósticos (oligoamenorreia, hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial e morfologia ultrassonográfica de policistose ovariana) determina o diagnóstico, desde que sejam excluídas outras doenças que também cursam com hiperandrogenismo.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q3069185 Medicina
Paciente do sexo feminino, 29 anos de idade, procura atendimento médico na Estratégia de Saúde da Família com queixa de corrimento vaginal há alguns meses. Refere que o corrimento vaginal possui odor fétido, que é acentuado durante o coito e após as menstruações. Nega dor abdominal. É nulípara, tem fluxo menstrual regular, parceiro único assintomático e faz uso de contraceptivo hormonal combinado. Ao exame físico ginecológico, apresenta mucosa vaginal e colo uterino sem alterações. Não há sangramento, nem friabilidade cervical ou sinais de secreção mucopurulenta. A mobilização do colo uterino é indolor. A medida do PH vaginal mostrou ser igual a 5,5. O teste da amina KOH 10% ou Whiff test foi positivo.
O agente etiológico envolvido é: 
Alternativas
Q3069184 Medicina
Paciente do sexo feminino, 51 anos, assintomática, retorna à unidade de Estratégia de Saúde da Família para mostrar o resultado da mamografia de rastreio. Ao analisar o exame, o médico encontra o seguinte resultado: Categoria BI-RADS 0. Não apresenta história familiar de neoplasia na família.
O resultado da mamografia indica que a paciente:
Alternativas
Q3065949 Medicina
Maria, 35 anos, mãe solteira de dois filhos, trabalha como empregada doméstica em uma área urbana de uma grande cidade. Ela apresenta queixas frequentes de dor nas costas e fadiga intensa, que se agravam ao final do dia. Ao longo da consulta, Maria menciona que vive em uma habitação pequena, sem ventilação adequada, e que muitas vezes não consegue arcar com os custos de transporte para ir ao trabalho ou às consultas médicas. Além disso, ela relata dificuldades em acessar alimentos saudáveis devido ao alto custo e à falta de opções em sua vizinhança. Considerando os determinantes sociais da saúde que afetam a saúde de Maria, qual das alternativas abaixo é a mais correta?
Alternativas
Q3053038 Medicina
A situação de saúde envolve diversos aspectos da vida, como a relação com o meio ambiente, o lazer, a alimentação e as condições de trabalho, moradia e renda. No caso das mulheres, os problemas são agravados pela discriminação nas relações de trabalho e a sobrecarga com as responsabilidades com o trabalho doméstico. Outras variáveis como raça, etnia e situação de pobreza realçam ainda mais as desigualdades. Nesse sentido, a atuação da atenção primária à saúde no atendimento às mulheres em situação de violência doméstica:

I. Não deve culpabilizar e não acelerar ou influenciar nas suas decisões, mantendo atitude isenta de julgamentos, atentando para os aspectos socioculturais, históricos e econômicos, e respeitando suas crenças e sistemas de valores morais.
II. Deve garantir uma possibilidade de escuta, acolhimento e atendimento que poderá potencializar o enfrentamento da situação de violência vivenciada, prevenindo outros danos e agravos.
III. Deve se limitar a tratar as lesões físicas das mulheres vítimas de violência doméstica, sem se envolver em questões psicológicas ou sociais. 
Alternativas
Q3036484 Medicina
Quando um exame de colpocitologia oncótica apresenta células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US), qual deve ser a conduta médica recomendada segundo as diretrizes do SUS?
Alternativas
Q3036483 Medicina
A colpocitologia oncótica, também conhecida como exame de Papanicolau, é fundamental no rastreamento do câncer do colo do útero. Considerando as diretrizes atuais do Sistema Único de Saúde (SUS) para o rastreamento deste câncer, qual das alternativas a seguir está correta sobre a periodicidade recomendada para a realização do exame em mulheres que têm ou já tiveram atividade sexual? 
Alternativas
Q3036162 Medicina
Gestante de 32 anos, com gravidez de 12 semanas, comparece à consulta de pré-natal assintomática, sem alteração no exame físico, além daquelas compatíveis com a gestação e com os seguintes resultados de exames: teste rápido de sífilis positivo, anti -HIV negativo, anti-HCV negativo, HBsAg negativo e anti-HBs negativo.

Qual a conduta a ser tomada?
Alternativas
Q3034471 Medicina
Em relação ao câncer de mama, assinalar a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2602646 Medicina
O climatério deve ser encarado como um momento decisivo para se garantir um envelhecimento ativo e saudável. A respeito de medidas terapêuticas no climatério, deve-se
Alternativas
Q2545084 Medicina
Mulher, 21 anos, foi submetida ao exame de colpocitologia oncótica (CP), cujo resultado foi ASCUS. Qual é a próxima conduta a ser adotada?
Alternativas
Q2533325 Medicina
Uma mulher de 35 anos, sem comorbidades conhecidas, apresenta-se ao consultório com queixas de fadiga persistente, mialgia generalizada e febre baixa há mais de três meses. Durante a anamnese, ela relata ter viajado recentemente para o Pará para um retiro em um acampamento. Logo que voltou apresentou edema ocular palpebral e conjuntival com pouca secreção conjuntival, pouco doloroso. O exame físico revela linfadenopatia cervical e esplenomegalia discreta. Qual é o diagnóstico mais provável?
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: D
4: C
5: B
6: C
7: A
8: B
9: E
10: C
11: A
12: B
13: A
14: D
15: B
16: B
17: C
18: B
19: B
20: D