Questões de Veterinária - Aves para Concurso

Foram encontradas 23 questões

Q2586102 Veterinária

Assinale a alternativa que apresenta, dentre as espécies zootécnicas, aquelas que são, normalmente, mais precoces para o abate:

Alternativas
Q2525786 Veterinária
Assinale a alternativa que melhor representa o fluxograma de abate de aves: 
Alternativas
Q2440967 Veterinária
Durante as etapas do método industrial aplicado em aves para a obtenção de sua carne visando a comercialização e o consumo, a evisceração ocorre: 
Alternativas
Q2298085 Veterinária
Durante o abate de aves, é permitido a destinação industrial pela empresa, de aves apresentando:
Alternativas
Q2298077 Veterinária
No abate de aves, o método de pré-resfriamento mais comum no Brasil é o de imersão em água, realizado em resfriadores lineares contínuos, tipo rosca sem fim, denominados chillers. Ele é efetuado em dois estágios, sendo que, respectivamente, a temperatura da água residente medida nos pontos de entrada e saída das carcaças do sistema de pré-resfriamento por imersão, não deve ser superior a: 
Alternativas
Q2227934 Veterinária
O padrão microbiológico aceitável (M) de Aeróbios Mesófilos para miúdos resfriados de frangos é:
Alternativas
Q2168737 Veterinária
De acordo com o Art. 175. Decreto nº 9.069, de 2017, as carcaças de aves ou os órgãos que apresentem evidências de processo inflamatório ou lesões características de artrite, aerossaculite, coligranulomatose, dermatose, dermatite, celulite, pericardite, enterite, ooforite, hepatite, salpingite, síndrome ascítica, miopatias e discondroplasia tibial devem ser julgados de acordo com os seguintes critérios:
Alternativas
Q1886100 Veterinária
Os problemas locomotores (esqueléticos) em frangos de corte são resultado do crescimento rápido das aves associado ao elevado peso corporal em uma estrutura óssea ainda em formação. Sobre os principais problemas locomotores em frangos de corte, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1824265 Veterinária
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) norte-americano, carnes de aves consumidas cruas podem conter bactérias conhecidas por Campylobacter, além de Salmonella, Clostridium perfringens, entre outras. No caso da carne vermelha, a Salmonella, Escherichia coli e Yersinia também são bactérias que chamam atenção. Com isso, existem algumas medidas que podem ser tomadas no preparo desses alimentos. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Não lave a carne de frango ou a carne vermelha crua antes de cozinha-las. A lavagem pode espalhar a bactéria que pode estar presente na carne para outros alimentos, utensílios de cozinha ou superfícies, que pode contaminar durante o consumo. ( ) Não consuma esses alimentos de forma mal passada ou mal cozida. Use um termômetro de cozinha para checar a temperatura durante o preparo. ( ) Se sobrou a carne, guarde sempre na geladeira até duas horas depois do preparo. Se a carne estiver muito grande, corte-a em pedaços menores para que resfrie mais rapidamente e, assim, previna o crescimento bacteriano. 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CIESP Órgão: CIESP Prova: CIESP - 2021 - CIESP - Médico Veterinário |
Q1742423 Veterinária
Os detalhes para o cálculo de percentual de líquido perdido da ave congelada estão descritos no anexo VI (item 2. Durante os trabalhos de matança), da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998.
Com base nele, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1711277 Veterinária
A Carne Mecanicamente Separada (CMS) de aves teve sua origem nos Estados Unidos, no final da década de 50. O aparecimento ocorreu devido à predileção dos consumidores por cortes de frangos e filés ao contrário de frangos inteiros. A preferência por cortes de frangos instigou o compromisso de descobrir meios para a utilização de pescoços, dorsos e ossos provenientes da desossa. Esta carne corresponde a aproximadamente 15% a 25% do peso da carcaça. A CMS é empregada na elaboração de diversos produtos, como salsichas, salames, mortadelas e sopas em pó. No Brasil, a CMS de aves começou a ser produzida nos anos 70 e adquiriu grande importância a partir dos anos 90. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir:
I. Não é permitido o uso de cabeça, pés e patas. II. A CMS propicia o uso de matérias-primas consideradas pouco nobres ou mesmo sem valor comercial. III. Pescoços, dorsos e ossos provenientes da desossa são utilizados para a elaboração da CMS. IV. O percentual máximo de CMS permitido na composição da salsicha é maior do que o permitido na linguiça.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1224283 Veterinária
No que se refere às medidas utilizadas para minimizar as perdas com estresse calórico em frangos de corte, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta. 
I – Deve-se usar ventiladores e nebulizadores. II – Deve-se utilizar rações sem óleo. III – Deve-se utilizar água gelada.
Alternativas
Q1216641 Veterinária
Considerando o que dispõe o novo RIISPOA (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal), as aves podem ser depenadas:
I. A seco.
II. Após escaldagem em água previamente resfriada e com renovação contínua.
III. Por qualquer processo autorizado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q858752 Veterinária
Na seção II, Art. 61 da Instrução Normativa nº 20, de 21 de outubro de 2016 (especificamente no capítulo III – Dos controles de Salmonella spp. nos estabelecimentos de abate de aves registrados no SIF), quando um estabelecimento for notificado pelo SIF, durante a execução do ciclo oficial, devido à identificação dos sorovares Salmonella Typhimurium ou Salmonella Enteritidis, ele deve:
Alternativas
Q858750 Veterinária
Segundo o Art. 2º, da Instrução Normativa no 20, de 21 de outubro de 2016, o Capítulo I trata das disposições gerais, descrevendo que “O controle e monitoramento de Salmonella spp. na cadeia de produção de frangos e perus incluirá as seguintes ações”. Com base nesse artigo, assinale a opção correta.
Alternativas
Q858745 Veterinária
Considerando o item 6, da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998, que descreve os procedimentos para as instalações frigoríficas, assinale a opção correta.
Alternativas
Q858738 Veterinária
Os detalhes para o cálculo de percentual de líquido perdido da ave congelada está descrito no anexo VI (item 2. Durante os trabalhos de matança), da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998. Com base nele, assinale a opção correta.
Alternativas
Q858734 Veterinária
O item 1 da Portaria nº 210 de 10 de novembro de 1998 descreve a definição de aves domésticas de criação de acordo com o seu gênero ou espécie, assim, assinale a opção correta abaixo.
Alternativas
Q843423 Veterinária
Na década de 90, quase todos os frangos à venda em varejos nos EUA estavam contaminados com cepas de Campylobacter jejuni resistentes a um antimicrobiano. Tal fato levou à proibição do uso deste antimicrobiano como promotor de crescimento para aves. Assinale, entre as opções abaixo, a que corresponde à classe do antimicrobiano utilizado para este fim.
Alternativas
Q843410 Veterinária

De acordo com a Portaria MAPA nº 210/98, configura-se uma evisceração retardada o caso em que o animal não é eviscerado em até 30 minutos após a sangria.


Assim, assinale a opção correta quanto aos procedimentos e critérios de julgamento descritos no anexo IX da Portaria MAPA nº 210/98, para aves com evisceração retardada com período de atraso na evisceração entre 30 e 45 minutos.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: B
5: C
6: B
7: D
8: D
9: B
10: D
11: E
12: E
13: D
14: A
15: C
16: D
17: D
18: B
19: A
20: B