Questões de Concurso Sobre avicultura em veterinária

Foram encontradas 352 questões

Q3156038 Veterinária
Sobre a avaliação de bem-estar em animais de produção, analise a seguinte situação e escolha a alternativa correta:

Situação-problema:

"Uma granja avícola apresenta densidade populacional elevada, com 12 aves por metro quadrado. A mortalidade das aves aumentou significativamente, e os exames indicaram infecções respiratórias associadas à alta concentração de amônia no ar. O proprietário busca orientações para melhorar o bem-estar do lote sem comprometer a produtividade."
Alternativas
Q3070553 Veterinária
A Influenza Aviária é uma doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos incluindo o homem. No ano de 2023 ela foi detectada pela primeira vez em território nacional, e desde então tem sido uma grande preocupação das autoridades sanitárias.
Sobre o agente etiológico da Influenza Aviária, é correto afirmar que
Alternativas
Q3042437 Veterinária
Os sistemas produtivos de avicultura de corte, suinocultura e bovinocultura de corte devem ser monitorados, devido a sua importância social e econômica, a seu nível de consumo pela população, à associação com doenças transmitidas por alimentos e ao uso de antimicrobianos. Dois microrganismos continuam sendo avaliados para o monitoramento da resistência aos antimicrobianos, devido a sua importância como bactérias de origem alimentar, sendo eles:
Alternativas
Q3034543 Veterinária
Na criação de aves poedeiras comerciais a debicagem tem como função principal:
Alternativas
Q3028742 Veterinária
O Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica trata, no capítulo 12, da utilização de aves domésticas de interesse comercial usadas em ensino e pesquisa. Analise as seguintes afirmativas:

( ) Deve haver cortinas nas laterais do aviário, pelo lado de dentro, que poderão ser de plástico especial trançado, lona ou PVC, fixadas na metade da mureta e que ultrapassem o bandô (em aproximadamente 30cm).
( ) A vacinação contra a doença de Marek deve ser feita na chegada das aves no galpão.
( ) Para a manutenção ou experimentação com aves localmente adaptadas ou não, a CEUA deve analisar os níveis nutricionais ofertados pela ração, observando a compatibilidade com as exigências de manutenção das aves e assegurando o bem estar.
( ) O manuseio das aves é feito pelos pés e só é permitido carregar duas aves por vez. Para essa “captura”, usam-se as duas mãos para prender as asas e evitar suas fraturas.
( ) Toda a criação deve estar submetida ao controle sanitário para a doença de Newcastle, Influenza aviária, salmoneloses e micoplasmoses. ( ) Por ser uma prática rotineira, a debicagem e muda induzida (ou “forçada”), não é necessária aprovação da CEUA para essas práticas. 

Identificando com “V” as afirmativas verdadeiras e com “F” as falsas, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo: 
Alternativas
Q3006150 Veterinária
Qual é o agente causador da coccidiose, uma doença com potencial impacto econômico que afeta várias espécies, sendo notável sua ocorrência em aves?
Alternativas
Q2946153 Veterinária

Anemia Infecciosa Eqüina e Salmonelose Aviária caracterizam-se por

Alternativas
Ano: 2009 Banca: COSEAC Órgão: MDA Prova: COSEAC - 2009 - MDA - Médico veterinário |
Q2926817 Veterinária
A aspergilose é considerada a principal enfermidade micótica das aves, podendo advir pela inalação dos esporos liberados pelos fungos ou pela contaminação dos ovos durante a incubação. Em caso de suspeita da doença, considera-se como ação correta:
Alternativas
Ano: 2009 Banca: COSEAC Órgão: MDA Prova: COSEAC - 2009 - MDA - Médico veterinário |
Q2926814 Veterinária
Moradores de uma comunidade rural, tendo como principais atividades a suinocultura e a avicultura, apresentaram sintomas de toxoplasmose. Durante visita às propriedades locais, o Médico Veterinário deve estar atento para as condições de instalação e manejo, além dos hábitos da população envolvida, visando à adoção de medidas profiláticas.Aalternativa queNÃOfaz parte desta avaliação é:
Alternativas
Q2923942 Veterinária

A fase pré-inicial para pintos de corte é um período importante, pois após a eclosão, o desenvolvimento inicial do pintinho é fundamental para melhor desempenho do frango de corte até o final do ciclo de produção (Junqueira et al., 2001). A manutenção da temperatura ambiental deve ser realizada com cuidado observando sempre o comportamento dos pintos. Nessa fase, necessitam de temperatura elevada porque ainda não têm seu sistema termorregulador formado.

Observe pintinhos alojados em um circulo de proteção aquecidos com campanula elétrica nas

Figuras a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Com base no comportamento dos pintos ilustrados nas Figuras 1, 2 e 3, é correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2009 Banca: FUNCAB Órgão: IDARON Prova: FUNCAB - 2009 - IDARON - Médico veterinário |
Q2881286 Veterinária

A Doença de Newcastle e a Influenza Aviária são enfermidades que causam alta mortalidade no plantel avícola e grandes prejuízos aos avicultores. A Influenza Aviária é exótica no Brasil e por isso trabalha-se com medidas de vigilância com o objetivo de evitar a entrada da doença no País. Sobre esta enfermidade e seu controle, é correto afirmar que:

Alternativas
Ano: 2018 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2018 - IF-RS - Zootecnia |
Q2853680 Veterinária

Para iniciarmos um projeto de produção de aves de corte, atendendo as premissas do bem-estar animal, criando aves no sistema colonial ou semi-intensivo, precisamos saber o tamanho do galpão, do piquete e a quantidade de ração a ser comprada para um lote de 5.000 aves. Considerando que o galpão deve ser projetado para alojar sete aves por metro quadrado, que o piquete deve conter cinco metros quadrados para cada ave alojada, que a conversão alimentar dessas aves é de 1,7 e o peso a ser atingido será de 2,5 Kg. Se desconsiderarmos a mortalidade e o descarte, pergunta-se: qual deve ser a área do galpão, do piquete e quanto de ração deve ser comprada para esse lote, respectivamente?

Alternativas
Q2791289 Veterinária

O médico veterinário foi chamado para atender em uma granja de aves. Durante o atendimento ele observou que as galinhas apresentavam conjuntivite, corrimento nasal, diarreia e sinais nervosos centrais (incoordenação motora, opistótono e torcicolo). A Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013 lista as doenças de animais de notificação obrigatória imediata de qualquer caso suspeito. Marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-CE Órgão: IF-CE Prova: IF-CE - 2016 - IF-CE - Médico Veterinário |
Q2765112 Veterinária

Na avicultura industrial, o manejo de poedeiras exige o descarte de aves improdutivas para economia de ração e para impedimento de doenças por aves debilitadas. Anatomicamente, existem características que diferenciam aves produtivas das improdutivas. É, anatomicamente, uma característica apresentada por uma ave improdutiva:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-CE Órgão: IF-CE Prova: IF-CE - 2016 - IF-CE - Médico Veterinário |
Q2765092 Veterinária

A doença é considerada uma zoonose, sendo de notificação obrigatória e acarreta grandes perdas econômicas. É causada pelo vírus da família Orthomyxoviridae e, como sinais clínicos, as aves apresentam depressão severa; edema facial, com crista e barbela inchada e de coloração arroxeada; dificuldade respiratória com descarga nasal; queda na postura; diminuição do consumo de água e ração; morte súbita que pode chegar a 100% do plantel, em até 48 horas. A referida doença é denominada

Alternativas
Ano: 2018 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2018 - UTFPR - Médico Veterinário |
Q2752455 Veterinária

O Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Brasil, em suas normas técnicas para “controle e certificação de núcleos e estabelecimentos avícolas como livres de Salmonella Gallinarum e de Salmonella Pullorum e livres e ou controlados para Salmonella Enteritidis e para Salmonella Typhimurium”, determina que, obrigatoriamente, os núcleos de estabelecimentos avícolas de linhagens puras, bisavoseiros, e avoseiros deverão:

Alternativas
Q2718770 Veterinária

Algumas bactérias do gênero Salmonella causam doenças em aves domésticas e também nos homens. Lotes de aves infectados por essas bactérias estão entre os mais importantes reservatórios, que podem ser transmitidas ao homem pela cadeia alimentar. Os produtores de carne de aves e ovos estão encarando pressão dos órgãos regulatórios de saúde pública a fim de evitar que seus produtos causem doença aos seres humanos. Sobre a salmonelose em aves, é correto afirmar que

Alternativas
Q2710064 Veterinária

A defesa sanitária animal federal, prevê procedimentos para, registro, fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais. Marque a alternativa incorreta, para sanidade avícola:

Alternativas
Q2700140 Veterinária

Micoplasmose é a denominação que se dá à infecção causada por bactérias do gênero Mycoplasma. Quatro espécies, M. gallisepticum, M. synoviae, M. meleagridis e M. iowae, causam doenças que tem significado para a indústria avícola. Devido à importância econômica desta doença nos planteis de aves comerciais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) instituiu no Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), normas técnicas para controle e certificação de estabelecimentos avícolas para a Micoplasmose Aviária.


Sobre a Micoplasmose Aviária, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q2690395 Veterinária

Sobre as principais zoonoses bacterianas de aves, é correto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: B
5: A
6: D
7: E
8: D
9: E
10: B
11: E
12: E
13: E
14: E
15: E
16: A
17: C
18: D
19: A
20: A