Questões de Concurso
Comentadas sobre biossegurança em veterinária em veterinária
Foram encontradas 140 questões
I. Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte.
II. Os animais que tenham vindo a óbito por causa natural e/ou desconhecida, antes da utilização em experimentação, devem ser submetidos à necropsia e, posteriormente, incinerados.
III. Resíduos provenientes de atividade de vacinação, como vacinas de microrganismos vivos, atenuados ou inativados, são classificados no grupo A.
IV. O acondicionamento deve ser feito em sacos plásticos brancos, identificados com a simbologia de substância infectante, até o limite máximo de 2/3 de sua capacidade.
V. Carcaças de animais suspeitos de contaminação, devem ser acondicionadas em saco branco leitoso com o símbolo de infectante e a inscrição: "Peças Anatômicas”.
Assinale a alternativa CORRETA:
Muitas drogas são classificadas como anti-sépticos e desinfetantes, possuindo cada uma delas vantagens e desvantagens características. As características de um anti-séptico ideal incluem as listadas nas alternativas a seguir, EXCETO:
Com relação aos procedimentos de acesso e de higiene de pessoas às áreas de criação animal, as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são práticas preventivas aplicadas à industrialização/ manipulação de alimentos, necessárias para garantir a segurança destes. São elementos das BPF, exceto
São ações importantes para se evitar Resíduos nos Alimentos:
I. Comprar somente produtos registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.
II. Adequado controle zootécnico/anotações dos animais tratados.
III. De acordo com a categoria do produto, efetuar a compra com a indicação ou recomendação do veterinário.
IV. Comprar animais com registro do que foi aplicado nos mesmos na fazenda de origem.
A quantidade de itens corretos é:
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas, máscara, jaleco, óculos de proteção, gorro e sapato fechado são utilizados, respectivamente, com as seguintes finalidades:
HACCP (Hazard Analyzis and Critical Control Points) ou APPCC é a sigla Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, um sistema baseado numa forma sistemática de identificar e analisar os perigos associados com a produção de alimentos e definir maneiras para controlá-los. De acordo com o texto e os princípios do APPCC, é correto afirmar, que:
Sobre a Biossegurança, no processo de armazenagem, é correto afirmar, EXCETO:
Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Sobre o armazenamento, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
A respeito das medidas de biossegurança que devem ser seguidas ao se manusear agulhas e demais materiais perfuro-cortantes, assinale a alternativa correta:
As barreiras sanitárias das instalações para animais impedem que agentes indesejáveis tenham acesso ao ambiente de criação. Relacionado às barreiras sanitárias, é correto afirmar que:
Dados atuais revelam que a prática da biossegurança na produção animal resulta em melhoria da saúde animal e subsequente melhoria no desempenho técnico. Nesse sentido, os programas incluem as medidas de biossegurança externa e interna. A biossegurança externa refere-se às medidas para prevenir a introdução e a propagação de agentes infecciosos nas propriedades. Diante disso, qual dessas frentes se enquadra em biossegurança externa?
A manipulação e o descarte de resíduos biológicos contaminados não apresentam implicações de biossegurança, pois as reocupações ambientais sobre a contaminação do solo e da água e os riscos de exposição ocupacional a patógenos são foco da saúde pública.
Os principais desafios na implementação de protocolos de biossegurança em ambientes de produção de alimentos incluem a diversidade de agentes patogênicos envolvidos, a complexidade das cadeias de suprimento alimentar, a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de treinamento contínuo de pessoal.
No setor de saúde humana, a biossegurança está focada na prevenção da transmissão de doenças infecciosas entre pacientes, enquanto no setor de saúde animal, o foco está na prevenção da disseminação de doenças entre animais e na proteção da saúde humana.
Quando falamos em práticas de biossegurança na produção animal, vários fatores são levados em consideração para a manutenção de um bom trabalho prático. Porém, nem tudo pode ser controlado por essas práticas, como é o caso da resistência microbiana.