Questões de Concurso
Sobre bovinocultura em veterinária
Foram encontradas 389 questões
I. Lacrimejamento.
II. Neutropenia.
Sobre o diagnóstico indireto da tuberculose em bovinos, é correto afirmar que
A terapia da vaca seca é um dos pontos mais importantes dos programas de controle de mastite. Consiste no tratamento de todos os quartos mamários com antibiótico após a última ordenha, no final da lactação e início do período seco. Qual a forma CORRETA de proceder à terapia da vaca seca?
Com o maior rebanho comercial do mundo, o Brasil se destaca com a criação de bovinos de corte preponderantemente de pasto, sendo a maioria da raça Nelore. Porém, para um melhor acabamento de carcaça, preconiza-se que os animais sejam “terminados” em confinamento e, consequentemente, recebam uma melhor remuneração por parte dos frigoríficos. O rendimento de carcaça é a relação entre o peso vivo e o peso do animal abatido, desprovido de couro, cabeça, cauda, patas, glândula mamária ou testículos e vísceras, utilizada também como uma modalidade de compra de gado pelos frigoríficos. O rendimento de carcaça de um bovino dependendo de raça, idade, sexo e estado corporal, o qual varia entre 48 a 62% do peso vivo do animal. Um bovino foi enviado ao frigorífico e, após abatido, teve um peso de carcaça de 10@ (arrobas), com um rendimento médio de 50% de carcaça. Marque abaixo a que alternativa representa o peso corporal deste animal vivo.
“As fêmeas com sinais de parto recente somente poderão ser ____________ após, no mínimo, dez dias, contados da data do ____________, desde que não sejam portadoras de ____________. Ainda, as carcaças de animais que tenham morte acidental nas dependências do estabelecimento de abate, desde que imediatamente ____________, podem ser destinadas ao aproveitamento ____________, após exame post mortem.”
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
( ) O desenvolvimento da forma adulta do parasito ocorre no tubo digestivo dos moluscos do gênero Lymnaea. ( ) A liberação dos ovos da F. hepatica pelas fezes dos moluscos é um importante fator a ser considerado na epidemiologia da fasciolose. ( ) A infecção dos bovinos e ovinos ocorre pela ingestão dos moluscos parasitados pela F. hepatica. ( ) O miracídio, forma imatura do parasito, invade ativamente os moluscos do gênero Lymnaea.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Espessamento da mucosa e lâmina própria do íleo, ceco e cólon espessada e rugosa, e ulcerações. Edema, hiperemia e hemorragia na mucosa igualmente puderam ser vistas naqueles segmentos, além de linfonodos regionais aumentados de volume. À microscopia ótica, foram encontrados: intensa infiltração inflamatória mononuclear (macrófagos, células epitelioides ou gigantes, linfócitos, plasmócitos) e, mais raramente, alguns granulócitos, neutrófilos e eosinófilos. Organismos álcool-ácido resistentes foram encontrados no interior dos macrófagos.
O diagnóstico é enterite granulomatosa, relacionada à:
À necropsia de um bovino, observou-se: icterícia, esplenomegalia, fígado aumentado de volume, vesícula biliar distendida e bile espessa, rins aumentados de volume (túrgidos). Exame do encéfalo revelou marcante congestão na substância cinzenta em comparação à substância branca. O exame histológico revelou: degeneração dos hepatócitos, hemossiderose, necrose de hepatócitos periacinares, colestase, cilindros hialinos e nefrose.
As lesões são compatíveis com o diagnóstico de: