Questões de Concurso Sobre bovinocultura em veterinária

Foram encontradas 389 questões

Q3112078 Veterinária
Deficiências minerais em bovinos são descritas em quase todas as regiões do mundo. Nesse sentido, assinale a alternativa que se refere aos minerais cuja sua carência implica nos sintomas descritos abaixo:

I. Lacrimejamento.
II. Neutropenia.
Alternativas
Q3077650 Veterinária
Sabe-se da importância de se criar um ambiente confortável para o animal e ter um cuidado com as condições mentais do rebanho. Segundo a Embrapa Gado de Leite, estresse térmico afeta a produtividade das vacas em 30%, e é preciso se atentar à um manejo responsável dos animais, promovendo condições de vida adequadas, manuseio e transporte atenciosos, prevenção de doenças e, por fim, abates com menos sofrimento. Como consequência o estresse térmico e um manejo inadequado podem:  
Alternativas
Q3074869 Veterinária
A coleta de urina em bovinos pode ser realizada por diferentes métodos, cada um com suas vantagens e desvantagens. Considerando a coleta de urina para cultura e antibiograma em bovinos, qual dos seguintes métodos é o mais indicado para evitar a contaminação da amostra?
Alternativas
Q3070567 Veterinária
Considerando a musculatura intrínseca dos membros torácicos de bovinos, assinale a opção que apresenta um músculo cuja principal função seja realizar a extensão do ombro. 
Alternativas
Q3070552 Veterinária
Sobre a doença conhecida como “febre o leite”, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3070541 Veterinária
Para o diagnóstico indireto da tuberculose em bovinos, utilizam-se testes alérgicos de tuberculinização intradérmica, de acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).
Sobre o diagnóstico indireto da tuberculose em bovinos, é correto afirmar que
Alternativas
Q3064789 Veterinária
Assinale a alternativa que indica corretamente um micronutriente reconhecido como um elemento tóxico, mas potencialmente utilizado na dieta de bovinos.
Alternativas
Q3044060 Veterinária
Cisticercose é uma importante doença parasitária de caráter zoonótico, com elevada ocorrência em algumas regiões do Brasil e representa um grave problema socioeconômico e de saúde pública. O bovino é o hospedeiro intermediário e o homem o hospedeiro definitivo. Nesse ciclo, os humanos contaminam-se ingerindo carne bovina crua ou que não atingiu 
Alternativas
Q3044056 Veterinária
A fasciolose hepática é uma zoonose causada pela Fasciola hepatica, verme achatado e de corpo foliáceo, que tem ampla distribuição geográfica. Está INCORRETA a afirmação da opção 
Alternativas
Q3041603 Veterinária

A terapia da vaca seca é um dos pontos mais importantes dos programas de controle de mastite. Consiste no tratamento de todos os quartos mamários com antibiótico após a última ordenha, no final da lactação e início do período seco. Qual a forma CORRETA de proceder à terapia da vaca seca?

Alternativas
Q3041599 Veterinária

Com o maior rebanho comercial do mundo, o Brasil se destaca com a criação de bovinos de corte preponderantemente de pasto, sendo a maioria da raça Nelore. Porém, para um melhor acabamento de carcaça, preconiza-se que os animais sejam “terminados” em confinamento e, consequentemente, recebam uma melhor remuneração por parte dos frigoríficos. O rendimento de carcaça é a relação entre o peso vivo e o peso do animal abatido, desprovido de couro, cabeça, cauda, patas, glândula mamária ou testículos e vísceras, utilizada também como uma modalidade de compra de gado pelos frigoríficos. O rendimento de carcaça de um bovino dependendo de raça, idade, sexo e estado corporal, o qual varia entre 48 a 62% do peso vivo do animal. Um bovino foi enviado ao frigorífico e, após abatido, teve um peso de carcaça de 10@ (arrobas), com um rendimento médio de 50% de carcaça. Marque abaixo a que alternativa representa o peso corporal deste animal vivo.

Alternativas
Q3036055 Veterinária
Na inspeção post mortem de bovídeos para verificar a infecção por Cysticercus bovis (cisticercose bovina), devem ser examinados os seguintes locais de eleição na linha de inspeção, EXCETO o (a)
Alternativas
Q3036054 Veterinária
Preencha corretamente as lacunas do texto a seguir em relação à inspeção sanitária do processo de abate de bovídeos.

“As fêmeas com sinais de parto recente somente poderão ser ____________ após, no mínimo, dez dias, contados da data do ____________, desde que não sejam portadoras de ____________. Ainda, as carcaças de animais que tenham morte acidental nas dependências do estabelecimento de abate, desde que imediatamente ____________, podem ser destinadas ao aproveitamento ____________, após exame post mortem.”

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
Alternativas
Q3035550 Veterinária
Sobre Dictiocaulose e Metastrongilose, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3033564 Veterinária
Um médico-veterinário foi chamado para elucidar a morte de cinco bovinos, entre 12 e 24 meses de idade, causada por uma doença aguda. Os bovinos estavam em um campo nativo com boa oferta de gramíneas e vinham sendo suplementados com grande quantidade de resíduos de tangerina há algum tempo. Na última carga desse subproduto remetida para a propriedade, havia um grande número de limões sicilianos inteiros, acidentalmente misturados ao resíduo. Esses cinco animais apresentaram apatia, anorexia, mucosas cianóticas, sialorreia, acentuado aumento de volume do flanco esquerdo, dispneia e taquicardia. Na necropsia, foi observada a presença de limões inteiros no interior do rúmen e no esôfago. Os achados epidemiológicos, clínicos e necroscópicos permitiram que o profissional concluísse que a causa da morte dos animais foi em consequência de:
Alternativas
Q3033563 Veterinária
Um dos helmintos parasitos de animais domésticos e silvestres é o Fasciola hepatica, causador da doença conhecida como fasciolose. Sua importância, em áreas de criação de bovinos e ovinos, está associada às perdas econômicas decorrentes das condenações de fígados, mortalidade, redução na produção de carne, leite e lã, às infecções bacterianas secundárias, à interferência na fertilidade dos animais e aos custos dos tratamentos anti-helmínticos. Considerando a doença, o agente e seu ciclo biológico, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O desenvolvimento da forma adulta do parasito ocorre no tubo digestivo dos moluscos do gênero Lymnaea. ( ) A liberação dos ovos da F. hepatica pelas fezes dos moluscos é um importante fator a ser considerado na epidemiologia da fasciolose. ( ) A infecção dos bovinos e ovinos ocorre pela ingestão dos moluscos parasitados pela F. hepatica. ( ) O miracídio, forma imatura do parasito, invade ativamente os moluscos do gênero Lymnaea.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3029061 Veterinária
Considere a descrição da mucosa intestinal de um bovino, adulto.

Espessamento da mucosa e lâmina própria do íleo, ceco e cólon espessada e rugosa, e ulcerações. Edema, hiperemia e hemorragia na mucosa igualmente puderam ser vistas naqueles segmentos, além de linfonodos regionais aumentados de volume. À microscopia ótica, foram encontrados: intensa infiltração inflamatória mononuclear (macrófagos, células epitelioides ou gigantes, linfócitos, plasmócitos) e, mais raramente, alguns granulócitos, neutrófilos e eosinófilos. Organismos álcool-ácido resistentes foram encontrados no interior dos macrófagos.

O diagnóstico é enterite granulomatosa, relacionada à:
Alternativas
Q3029060 Veterinária
Analise os achados a seguir descritos.

À necropsia de um bovino, observou-se: icterícia, esplenomegalia, fígado aumentado de volume, vesícula biliar distendida e bile espessa, rins aumentados de volume (túrgidos). Exame do encéfalo revelou marcante congestão na substância cinzenta em comparação à substância branca. O exame histológico revelou: degeneração dos hepatócitos, hemossiderose, necrose de hepatócitos periacinares, colestase, cilindros hialinos e nefrose.

As lesões são compatíveis com o diagnóstico de: 
Alternativas
Q3029055 Veterinária
Em relação à infecção por Brucella sp em equinos, os achados mais usuais são:
Alternativas
Q3029053 Veterinária
A infecção por Moraxella bovis é associada a:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: C
4: E
5: D
6: B
7: E
8: B
9: B
10: D
11: B
12: D
13: A
14: C
15: C
16: D
17: A
18: D
19: D
20: D