Questões de Concurso Comentadas sobre bovinos e pequenos ruminantes em veterinária

Foram encontradas 651 questões

Q3172942 Veterinária
A história natural das doenças é um conceito fundamental na Medicina Veterinária, utilizado para entender a progressão das enfermidades em indivíduos e populações. Esse conhecimento é essencial para estabelecer os níveis de prevenção, que incluem medidas primárias, secundárias e terciárias. Considerando esses níveis, qual das ações abaixo está corretamente associada à prevenção primária? 
Alternativas
Q3163366 Veterinária
No que diz respeito à saúde de rebanhos bovinos e ovinos em relação à brucelose, é correto afirmar: 
Alternativas
Q3161549 Veterinária
Os microrganismos patogênicos podem causar doenças severas em animais. Qual microrganismo é frequentemente associado à mastite em vacas leiteiras?
Alternativas
Q3161544 Veterinária
A imunologia é a base para a prevenção de doenças infecciosas em animais. Qual é a função principal da imunidade passiva nos animais jovens? 
Alternativas
Q3156048 Veterinária
Sobre o manejo de partos distócicos em pequenos ruminantes, analise a seguinte situação clínica:

Situação-problema:
"Uma ovelha em trabalho de parto apresenta distocia com posição anormal do cordeiro (apresentação posterior). Após tentativa de manipulação externa, não foi possível reposicionar o feto." 
Alternativas
Q3156028 Veterinária
Sobre procedimentos cirúrgicos em pequenos e grandes animais, analise a situação-problema e assinale a alternativa correta com base em técnicas cirúrgicas atualizadas:

Situação-problema:
"Um equino de 500 kg é admitido com diagnóstico de cólica por deslocamento do cólon maior. Após exame clínico detalhado, decidiu-se pela realização de laparotomia exploratória. Durante o procedimento, foi necessário realizar enterotomia para descompressão do cólon. Após a sutura intestinal, recomenda-se um protocolo de cuidados pós-operatórios."
Alternativas
Q3169183 Veterinária
A reprodução animal em bovinos é diretamente influenciada por fatores nutricionais, sanitários e ambientais. O  sucesso reprodutivo está associado a um manejo eficiente e estratégias que minimizem as perdas durante o ciclo  produtivo. Uma propriedade rural detectou que 30% de suas vacas não retornam ao cio após 90 dias do parto. O  veterinário responsável sugeriu investigar possíveis deficiências nutricionais, além de implementar um protocolo  hormonal para sincronização do ciclo estral. Qual é o principal objetivo da sincronização do ciclo estral em  rebanhos bovinos?
Alternativas
Q3144342 Veterinária
Um cão de 12 anos de idade, apresentando tosse há 60 dias, é atendido. Tem menor disposição para passeios e brincadeiras, cansando facilmente. Há uma semana, teve um episódio de síncope após passeio. No exame físico, as mucosas estavam cianóticas, e o animal apresentava dispneia. A ausculta evidenciou sopro sistólico, os batimentos cardíacos estavam irregulares, com variação de intervalo entre os batimentos, sendo percebido crepitação pulmonar, e a frequência cardíaca aferida foi de 120 batimentos por minuto. O exame radiográfico revelou aumento da silhueta cardíaca e imagem compatível com edema pulmonar. O ecocardiograma revelou espessamento de valva mitral, dilatação de câmara atrial e ventricular esquerdas, refluxo sanguíneo para átrio esquerdo, diminuição da fração de encurtamento e diminuição de fração de ejeção. Com base nesses dados, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3129755 Veterinária
Leia o caso a seguir.

Em um confinamento de engorda de bovinos, foi identificado um animal com histórico de apatia e anorexia. No exame físico foram observados desidratação leve, mucosas hiperêmicas, taquicardia, taquipneia, aumento de intensidade dos sons respiratórios à auscultação, hipomotilidade ruminal e febre. O animal também apresentava tosse e secreção nasal mucopurulenta. Baseado no histórico e exame físico, chegou-se ao diagnóstico de pneumonia e, para o tratamento, será utilizado antimicrobiano e anti-inflamatório não esteroidal.

Um dos antimicrobianos indicados no tratamento de casos de pneumonia como o descrito acima é
Alternativas
Q3129751 Veterinária
Um grupo de bovinos jovens da raça Nelore, criados extensivamente em sistema de recria, apresentou dermatopatia caracterizada por áreas extensas de formação de crostas e tufos de pelos unidos pela base, com aspecto de pincel, e que eram facilmente arrancados, revelando uma superfície úmida. As lesões ocorreram predominantemente no dorso e pescoço dos animais e foram observadas após período de intensas chuvas. A descrição do caso indica tratar-se de
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114558 Veterinária
A cisticercose é uma zoonose de grande impacto na produção animal, comprometendo a qualidade da carne e resultando em perdas econômicas durante o abate dos animais. Em humanos, pode causar neurocisticercose, uma doença grave que afeta o sistema nervoso central.

Sobre o complexo teníase-cisticercose, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A teníase é causada pela ingestão de carne bovina ou suína mal cozida ou crua contendo cisticercos, que são formas larvais da Taenia saginata ou Taenia solium.
( ) A cisticercose humana ocorre quando a pessoa ingere carne contaminada com cisticercos, resutltando em infecção do cérebro, músculos ou outros órgãos.
( ) Os cisticercos são formas larvais da Taenia que podem se alojar em diversos órgãos dos bovinos ou suínos, como músculos mastigatórios (masseter), coração, esôfago e diafragma.

A sequência correta é
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114555 Veterinária
Embora diversas riquetsioses, viroses e parasitoses sejam transmitidas por carrapatos, tanto para o homem quanto para os animais domésticos, pode-se considerar que a Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é a doença transmitida por carrapatos com maior impacto econômico para a pecuária. Sobre a TPB, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114550 Veterinária
O carbúnculo sintomático é uma enfermidade causada por um bacilo Gram positivo, anaeróbio que esporula e pode manter-se no meio ambiente por períodos prolongados. A doença ocorre em todos os estados do Brasil, é frequente no Rio Grande do Sul e está entre as cinco doenças infecciosas mais diagnosticadas em bovinos nessa região.

Sobre essa doença, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A doença é causada pela bactéria Bacilo anthracis, que pode estar em estado latente no organismo sem causar lesões. Quando se multiplica nos músculos, produz toxinas que causam miosite hemorágica grave.
( ) O carbúnculo sintomático ocorre geralmente em bovinos de 6 meses a 2 anos. É uma doença aguda que causa morte em 12 a 36 horas, motivo pelo qual, em muitas ocasiões, encontram-se animais já mortos.
( ) Os sinais clínicos caracterizam-se por depressão, anorexia, hipertermia e, na maioria das vezes, severa claudicação. Os músculos dos membros e de outras regiões anatômicas podem estar aumentados de volume e apresentar crepitação em consequência da produção de gás. 

A sequência correta é
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114547 Veterinária
A cetose caracteriza-se pela elevação anormal na concentração de corpos cetônicos ácido acetoacético (AcAc), acetona (Ac) e ácido Beta-hidroxibutírico (BHB) nos tecidos e fluidos corporais. Na maioria dos casos, essa alteração está associada ao pós-parto de vacas leiteiras de alta produção, estando relacionada ao balanço energético negativo (BEN).

Sobre esse distúrbio metabólico, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) Vacas lactantes utilizam grande quantidade de proprionato e de lactato para produção de leite, levando à redução da reserva de oxaloacetato e provocando o acúmulo de Acetil CoA, o qual é desviado para produção de corpos cetônicos.
( ) A cetose subclínica se manifesta frequentemente com perda gradual de apetite e diminuição na produção de leite durante vários dias.
( ) Os glicocorticóides são utilizados para o tratamento dessa condição por levar à diminuição da absorção tecidual de glicose e reduzir a produção de leite.

A sequência correta é
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114542 Veterinária
Os nematódeos gastrintestinais em bovinos e ovinos causam uma série de prejuízos à saúde dos animais, influenciados por diversos fatores. Com base nos dados apresentados sobre a etiologia e patogenia desses parasitas, analise a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114541 Veterinária
As acidoses ruminais são enfermidades metabólicas que ocorrem em surtos superagudos, agudos ou de forma crônica em bovinos que ingerem grande quantidade de carboidratos solúveis. Tal situação leva à queda do pH ruminal ou por acúmulo de ácidos graxos de cadeia curta ou pela ação desses ácidos mais o ácido lático.

Sobre esse distúrbio, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) A acidose lática ruminal é provocada inicialmente por grande produção de ácidos graxos de cadeia curta e pequena de ácido lático, por ação do Streptococcus bovis. A partir do pH 6,3, o crescimento de Lactobacillus spp. gera grande produção de ácido lático.
( ) Devido ao grande aumento da osmolaridade ruminal, que se torna muito superior à do sangue, fluidos migrarão para o rúmen, dando origem à desidratação no animal.
( ) Como forma de prevenção desse distúrbio, podem ser utilizados aditivos alimentares ionóforos, antibióticos ou óleos essenciais, a fim de controlar a população de bactérias gram-negativas ou estimular bactérias lactilíticas.

A sequência correta é
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114539 Veterinária
As deficiências minerais ocorrem em diversas propriedades de criação de animais pecuários que consomem dietas que não correspondem às suas necessidades. Em bovinos, essa deficiência pode ser prejudicial à saúde e à performance produtiva e reprodutiva do animal.

Sobre esse tema, considere as afirmativas a seguir.

I  →  A deficiência clínica de magnésio pode levar os bovinos a um tipo especial de alotriofagia, no qual os animais lambem e comem o solo a ponto de fazerem grandes buracos.
II  →  Na deficiência clínica de cobalto, o quadro clínico pode demorar longos períodos para se iniciar, sendo os sinais mais importantes e característicos a diminuição progressiva do apetite, o emagrecimento leve e progressivo, a letargia e a alotriofagia.
III  →  A acromotriquia pode ser vista especialmente ao redor dos olhos dos bovinos, sob a forma de um halo, em animais com deficiência de sódio.
IV  →  A distrofia muscular nutricional ou miopatia nutricional é a principal manifestação clínica da deficiência de selênio.

Estão corretas 
Alternativas
Q3053965 Veterinária
Uma fêmea bovina, com idade de 36 meses, vacinada contra brucelose com a vacina amostra B19 aos 7 meses de idade, se submetida ao diagnóstico indireto de brucelose, o resultado será considerado inconclusivo quando: 
Alternativas
Q3029060 Veterinária
Analise os achados a seguir descritos.

À necropsia de um bovino, observou-se: icterícia, esplenomegalia, fígado aumentado de volume, vesícula biliar distendida e bile espessa, rins aumentados de volume (túrgidos). Exame do encéfalo revelou marcante congestão na substância cinzenta em comparação à substância branca. O exame histológico revelou: degeneração dos hepatócitos, hemossiderose, necrose de hepatócitos periacinares, colestase, cilindros hialinos e nefrose.

As lesões são compatíveis com o diagnóstico de: 
Alternativas
Q3029050 Veterinária
Analise a descrição microscópica a seguir.

Ao exame microscópico de fragmento de pele de bovino mestiço, veem-se ilhas e grupos de células epiteliais escamosas, com várias pérolas de ceratina, grande número de figuras, pleomorfismo nuclear, hipercromasia, com inflamação e necrose, podendo ser observada, ainda, fibrose.

O diagnósico é: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: A
5: C
6: C
7: A
8: B
9: B
10: B
11: B
12: B
13: C
14: C
15: B
16: E
17: D
18: B
19: D
20: D