Questões de Veterinária - Bovinos e Pequenos Ruminantes para Concurso
Foram encontradas 589 questões
( ) O exame clínico deve ser iniciado pela anamnese, que envolve a obtenção de informações a respeito do animal, a razão pela qual este está sendo examinado e os dados relacionados ao rebanho.
( ) Através deste exame podem ser detectadas alterações do desenvolvimento do sistema genital, alterações regressivas, progressivas e inflamatórias nos diversos órgãos, bem como distúrbios na libido e na habilidade de cópula.
( ) As informações do período precedente ao exame são importantes, pois, a produção espermática é um processo contínuo e abrange cerca de 5 dias desde o início da espermatogênese até a ejaculação.
( ) No exame clínico geral, o animal deverá ser avaliado quanto à normalidade dos diversos sistemas (respiratório, circulatório, nervoso, digestivo e locomotor).
( ) O sistema locomotor merece atenção especial, devido sua importância tanto para caminhar em busca de alimento e para procurar por fêmeas em estro, como para efetuar a cópula.
A sequência CORRETA é:
Analise a afirmativa sobre o processo de pasteurização.
“Segundo o Art. 510 do RIISPOA, entende-se por leite UAT ou UHT (ultra-alta temperatura) o leite homogeneizado submetido, durante __________, a uma temperatura entre __________, mediante processo térmico de fluxo continuo, imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a ________ e envasado sob condições assépticas em embalagens estéreis e hermeticamente fechadas.”
Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.
A Campilobacteriose Genital Bovina (CBG) é uma doença infecciosa caracterizada por infertilidade temporária associada à morte embrionária precoce, com retorno ao estro em períodos irregulares e, ocasionalmente, por abortos esporádicos. A transmissão da doença ocorre durante o coito com touros que se apresentam com:
Assinale a alternativa correta sobre a Oesofagostomose em bovinos:
Bovinos são hospedeiros naturais da bactéria Mycobacterium bovis, agente etiológico da tuberculose bovina e um dos responsáveis pela tuberculose humana. Em relação ao controle deste agente nos animais é CORRETO afirmar que:
Na bovinocultura de leite, uma das enfermidades que acomete os animais e que tem grande impacto na produção é a mastite.
Assinale a alternativa correta sobre a enfermidade.
Da inspeção industrial e sanitária de leite e derivados, analise as preposições a seguir:
(__) É proibido o desnate parcial ou total do leite nas propriedades rurais;
(__)Todo leite destinado ao processamento industrial deve ser submetido à filtração após todas as operações de pré-beneficiamento;
(__) O leite termizado deve ser refrigerado imediatamente após o aquecimento e deve manter o perfil enzimático do leite cru;
(__) A pasteurização lenta consiste no aquecimento indireto do leite entre 63º C (sessenta e três graus Celsius) e 65º C (sessenta e cinco graus Celsius) pelo período de vinte minutos.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso a sequência CORRETA das proposições acima é, respectivamente:
Sobre a inspeção de carnes e derivados, analise as afirmativas a seguir:
I- O abate de diferentes espécies em um mesmo estabelecimento pode ser realizado em instalações e equipamentos específicos para a correspondente finalidade;
II- As fêmeas com sinais de parto recente ou aborto somente poderão ser abatidas após no mínimo dez dias, contados da data do parto, desde que não sejam portadoras de doença infectocontagiosa;
III- É permitido o chamuscamento de suídeos sem escaldagem e depilação prévias;
IV- É proibida a insuflação dos pulmões em quaisquer circunstâncias.
Dos itens acima:
Leia o trecho abaixo:
“_________________________ refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte.”.
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna.
Bactérias do gênero Streptococcus, são cocos gram positivos que estão altamente relacionados à mastite bovina. As espécies mais envolvidas nessa doença são:
No gado leiteiro a mastite bovina provavelmente é a doença mais prevalente nas propriedades rurais. A doença é multifatorial, porém os agentes biológicos são os mais frequentes causadores dessa infecção intramamária. Um método de detecção da mastite bovina realizado “ao pé da vaca” nas salas de ordenha é o California Mastitis Test (CMT) que é um método indireto de diagnóstico para avaliar a quantidade de células somáticas do leite. Em relação ao CMT, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A leitura e julgamento do teste evidencia a reação do leite de cada teto mamário do úbere da vaca com um detergente aniônico que rompe o citoplasma e o núcleo das células, liberando o material genético das células.
( ) Após o contato do leite com o reagente CMT, a mistura pode manter-se líquida ou apresentar variados graus de viscosidade.
( ) O grau de viscosidade, quando presente, varia segundo a quantidade de células somáticas, sendo uma relação direta ente grau de viscosidade e quantidade de células somáticas.
( ) O CMT é considerado um método de triagem barato, de fácil execução e interpretação, capaz de detectar a mastite subclínica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: