Questões de Concurso Sobre equinocultura em veterinária

Foram encontradas 114 questões

Q3293713 Veterinária
Um equino de prova apresentou claudicação do membro anterior esquerdo, e o veterinário suspeita de lesão na articulação metacarpofalângica. Durante o exame anatômico, é fundamental reconhecer as estruturas envolvidas para um diagnóstico preciso. Assinale o foco principal ao investigar sinais inflamatórios nessa região. 
Alternativas
Q3215294 Veterinária
Dentre as técnicas de contenção física de equinos, pode-se citar o uso do cachimbo ou pito, e mão ou pé de amigo. Com relação a essas técnicas, é correto afirmar:
Alternativas
Q3183232 Veterinária
É uma doença que acomete os equinos e que possui quatro tipos de quadros clínicos. Na sua forma nasal, tem início com febre alta, perda de apetite e dificuldade respiratória com broncopneumonia e tosse; presença de descarga nasal mucopurulenta, amarelo-esverdeada, viscosa e altamente infecciosa, com formação de crostas ao redor das narinas; descarga ocular purulenta. Pode levar a septicemia e morte. As lesões encontradas são: nódulos na mucosa nasal, podendo evoluir para úlceras, observadas também nas vias respiratórias superiores (traqueia, faringe e laringe); possível perfuração do septo nasal e cicatrizes em formato de estrela; linfonodos cervicais aumentados e endurecidos, podendo supurar e romper, com aderências em tecidos profundos. A doença em questão é o(a): 
Alternativas
Q3156045 Veterinária
Com relação à transferência de embriões em equinos, analise o seguinte cenário:

Situação-problema:
"Uma égua doadora de alta performance, submetida a protocolo de superovulação, teve cinco embriões coletados. O proprietário deseja transferi-los para receptoras com o objetivo de maximizar os índices de concepção." 
Alternativas
Q3192186 Veterinária
A Doença de Aujeszky é de notificação imediata ao serviço veterinário oficial de qualquer caso suspeito. É uma doença causada por um vírus da família Herpesviridae, e pode acometer os suínos domésticos, silvestres e asselvajados, além de uma grande variedade de mamíferos. Seu período de incubação é de: 
Alternativas
Q3192185 Veterinária
Somente será permitido o trânsito interestadual de equídeos quando acompanhados de documento oficial de trânsito e do resultado negativo no exame laboratorial para diagnóstico: 
Alternativas
Q3112079 Veterinária
O Tétano é uma doença infecciosa extremamente letal, que acomete todos os animais de sangue quente, inclusive o homem. São particularmente susceptíveis os equinos, mais sensíveis até que o homem, de menor sensibilidade os bovinos. O tratamento específico é feito com antitoxina ou soro antitetânico de alto título, e o auxiliar com injeções de: 
Alternativas
Q3082996 Veterinária
O posicionamento do paciente sob anestesia geral influencia diretamente na capacidade residual funcional dos pulmões (CRF). Dos animais que possuem a CRF mais reduzida quando posicionados em decúbito lateral destaca-se
Alternativas
Q3082984 Veterinária
Os equinócitos e esferoquinócitos se apresentam com várias espículas finas na membrana das hemácias e podem aparecer dentro de 24 a 48 horas após
Alternativas
Q3082972 Veterinária
A exploração abdominal sistemática é uma etapa fundamental para a localização de alterações no trato gastrointestinal de equinos submetidos a celiotomia exploratória. Durante esse procedimento, qual estrutura anatômica é utilizada como ponto de referência para o início da exploração do intestino delgado?
Alternativas
Q3074868 Veterinária
Durante a coleta de sangue em equinos, é fundamental seguir um protocolo que assegure a segurança do animal e a qualidade da amostra. Considerando as técnicas de coleta de sangue em equinos, qual das seguintes veias é a mais indicada para a coleta de grandes volumes de sangue?
Alternativas
Q3070560 Veterinária
A síndrome metabólica equina é um conjunto de anormalidades clínicas identificadas em um equino.
Essas anormalidades tipicamente envolvem
Alternativas
Q3041598 Veterinária

Durante as Olimpíadas de Paris 2024, a equipe do Brasil de saltos do hipismo foi desclassificada depois que um dos cavalos apresentou sangramento durante uma prova das eliminatórias. Imagens mostraram que o atleta passa a mão na barriga do animal após terminar a prova. Na sequência, a inspeção veterinária apontou um sangramento, resultando na desclassificação. O regulamento das Olimpíadas diz que o sangramento pode até acontecer. Às vezes uma pata bate na outra, uma ferradura bate na outra e é considerado um acidente. O problema está nas embocaduras, nas esporas e no chicote.

Conforme a resolução nº 1236, de 26 de outubro de 2018 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, consideram-se maus tratos:


I- Agredir fisicamente ou agir para causar dor, sofrimento ou dano ao animal.


II- Inibir a adoção de medidas atenuantes a animais que estão em situação de clausura junto com outros da mesma espécie, ou de espécies diferentes, que o aterrorizem ou o agridam fisicamente.


III- Manter animal em local desprovido das condições mínimas de higiene e asseio.


IV- Submeter animal, observada espécie, a trabalho ou a esforço físico por mais de oito horas ininterruptas sem que lhe sejam oferecidos água, alimento e descanso.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas
Q3036051 Veterinária
Em relação às normas para diagnóstico, controle e erradicação do mormo, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) O mormo é uma doença bacteriana que acomete equídeos na qual os animais são infectados pela Burkholderia mallei, sendo que, para efeito de diagnóstico sorológico do mormo, será utilizada a prova de fixação de complemento que deverá ser realizada em laboratório veterinário credenciado. ( ) A vacinação contra o mormo é obrigatória em todo território brasileiro e é a forma mais eficiente de prevenção contra essa doença. ( ) A participação de equídeos em eventos hípicos realizados em unidades da federação onde tenham sido confirmados casos de mormo fica restrita a animais que apresentem comprovante de exame negativo de mormo, dentro do prazo de validade e ausência de sinais clínicos da doença.  ( ) A propriedade que apresenta um ou mais animais com diagnóstico de mormo positivo conclusivo será considerada foco da doença e imediatamente interditada e submetida a Regime de Saneamento. ( ) Qualquer equídeo positivo para mormo será sacrificado imediatamente, não cabendo indenização aos proprietários. Após a eutanásia, deve-se proceder à incineração ou enterro dos cadáveres no próprio local e desinfecção das instalações e fômites, sob supervisão do serviço veterinário oficial.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é: 
Alternativas
Q3029049 Veterinária
Analise a descrição a seguir.

Lesão exuberante no membro de equino adulto. Macroscopicamente se vê área de alopecia limitada, de aspecto fibroso esbranquiçado e brilhante. Está parcialmente recoberto por tecido necrótico. À microscopia, corte corado pela HE revela processo inflamatório com infiltrado eosinofílico, intercalado a focos necróticos. Limitando externamente, há proliferação de tecido de granulação com numerosos eosinófilos, menor número de macrófagos e neutrófilos. Nas áreas necróticas, encontram-se estruturas filiformes ramificadas em imagens negativas.

A descrição corresponde ao diagnóstico de: 
Alternativas
Q2623286 Veterinária
O mormo é uma zoonose que acomete os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais, como também ao ser humano. Em relação ao mormo, e conforme determina a Portaria nº 593, de 30 de junho de 2023, do Ministério da Agricultura e Pecuária, analise as assertivas a seguir:


I- O mormo é uma enfermidade infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia cepacia.

II- Os testes para fins de investigação epidemiológica serão realizados em laboratórios oficiais.

III- Em um caso confirmado de mormo, os animais deverão ser isolados dos demais e imediatamente tratados.

IV- Todo equídeo diagnosticado positivo para mormo deverá ser obrigatoriamente eliminado.

V- O médico veterinário oficial deverá acompanhar a eliminação do caso confirmado, através da eutanásia.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2609711 Veterinária

Local para punção sanguínea em equinos:

Alternativas
Q2588809 Veterinária

Nas broncopneumonias, os agentes causadores chegam ao pulmão por via aerógena ou broncogênica. Há várias etiologias infecciosas frequentes de broncopneumonia nas espécies domésticas, sendo que os equinos são vítimas do(a):

Alternativas
Q2586513 Veterinária

Durante uma palestra sobre reprodução animal para criadores de bovinos e equinos, o médico veterinário comentou sobre a duração média do tempo de gestação das fêmeas dessas espécies. Em relação a esse tema, assinale a alternativa na qual estão corretamente citados, em número de dias, os tempos médios de duração da gestação de uma vaca e de uma égua, respectivamente.

Alternativas
Q2586511 Veterinária

A ingestão prolongada da samambaia-do-campo por um bovino pode ser a causa de hematúria enzoótica, neoplasias e/ou papilomas que podem evoluir para carcinomas de células escamosas (CCEs), muitos localizados no trato alimentar superior. Nos equinos, a intoxicação se manifesta como anorexia, andar cambaleante e, com o agravamento da doença, o animal não consegue manter-se em pé e a morte ocorre em consequência de emagrecimento. Essa samambaia (Pteridium aquilinum) é causadora de:

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: C
6: D
7: C
8: B
9: C
10: D
11: B
12: A
13: A
14: B
15: B
16: C
17: B
18: B
19: A
20: B