Durante as Olimpíadas de Paris 2024, a equipe do Brasil de s...
Durante as Olimpíadas de Paris 2024, a equipe do Brasil de saltos do hipismo foi desclassificada depois que um dos cavalos apresentou sangramento durante uma prova das eliminatórias. Imagens mostraram que o atleta passa a mão na barriga do animal após terminar a prova. Na sequência, a inspeção veterinária apontou um sangramento, resultando na desclassificação. O regulamento das Olimpíadas diz que o sangramento pode até acontecer. Às vezes uma pata bate na outra, uma ferradura bate na outra e é considerado um acidente. O problema está nas embocaduras, nas esporas e no chicote.
Conforme a resolução nº 1236, de 26 de outubro de 2018 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, consideram-se maus tratos:
I- Agredir fisicamente ou agir para causar dor, sofrimento ou dano ao animal.
II- Inibir a adoção de medidas atenuantes a animais que estão em situação de clausura junto com outros da mesma espécie, ou de espécies diferentes, que o aterrorizem ou o agridam fisicamente.
III- Manter animal em local desprovido das condições mínimas de higiene e asseio.
IV- Submeter animal, observada espécie, a trabalho ou a esforço físico por mais de oito horas ininterruptas sem que lhe sejam oferecidos água, alimento e descanso.
É CORRETO o que se afirma apenas em: