Questões de Veterinária - Equinos para Concurso

Foram encontradas 369 questões

Q3053964 Veterinária
Um equino está apresentando bronquite. Para o tratamento desta afecção, é um dos medicamentos indicados:
Alternativas
Q3029056 Veterinária
A Síndrome de Cornagem ou Ronqueira em equinos se relaciona a:
Alternativas
Q3029037 Veterinária
Em relação à infecção por raiva em equídeos e bovinos, analise as afirmativas a seguir.

1) Em casos de raiva em equídeos, a colheita de amostras do sistema nervoso não assegura a possibilidade de diagnóstico.
2) Nos equídeos, a ênfase da amostra, sobretudo de medula, assegura maior êxito de diagnóstico de raiva pela imunofluorescência.
3) Em bovinos, as amostras de cerebelo garantem maior possibilidade de diagnóstico de raiva por imunofluorescência.
4) Independentemente da espécie animal, para o diagnóstico de raiva por imunofluorescência, as amostras devem ser fixadas em formol a 10%.

Estão corretas, apenas: 
Alternativas
Q3022835 Veterinária
Em relação a urolitíase, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Ano: 2010 Banca: FADESP Órgão: PM-PA Prova: FADESP - 2010 - PM-PA - Médico veterinário |
Q2775758 Veterinária

A compactação cecal é descrita como a mais freqüente etiologia da obstrução cecal. Cavalos com compactações cecais primárias frequentemente apresentam

Alternativas
Ano: 2010 Banca: FADESP Órgão: PM-PA Prova: FADESP - 2010 - PM-PA - Médico veterinário |
Q2775736 Veterinária

As encefalites equinas compartilham algumas características epidemiológicas. O período de pico dessas doenças coincide com a época de número máximo de vetores, em geral,

Alternativas
Q2718780 Veterinária

A doença gastrointestinal, que produz sinais de dor abdominal em equinos é referida como cólica. Sua principal característica é a dor, que dependendo da intensidade pode provocar mudanças no comportamento do animal. Cólicas leves causam depressão leve ou moderada, mas podem ocorrer quadros com dor acentuada e ansiedade, nos quais o animal pode até mesmo rolar-se e debater-se. A etiologia e patogênese das cólicas em equinos são variadas. Assinale a alternativa que não apresenta uma causa da ocorrência de cólicas nestes animais.

Alternativas
Q2703542 Veterinária

A_________________, conhecida, mundialmente, como febre-do pântano é considerada uma das principais doenças que acometem equídeos. O agente etiológico é um vírus retroviridae de alto peso molecular que causa anemia hemolítica do tipo imune. Os susceptíveis são equinos, mulas e asnos de qualquer raça, idade e sexo. Três são as formas de apresentação da doença: agudo, subagudo e crônica. A transmissão pode ser vertical (intrauterina) ou horizontal, por meio de utensílios contaminados (agulhas, freios, esporas e outros), leite materno, sêmen ou insetos hematófagos. Entretanto a transmissão do vírus é, geralmente, relacionada com a transferência de sangue de um cavalo infectado a um receptor sadio.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Q2609711 Veterinária

Local para punção sanguínea em equinos:

Alternativas
Q2530830 Veterinária
A doença conhecida como piroplasmose equina, febre biliar ou nutaliose é uma enfermidade parasitária e gera diversos prejuízos e grandes perdas econômicas na equideocultura, além de ser um empecilho para o trânsito internacional de equinos. Essa doença parasitária, de notificação obrigatória para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/OIE), pode ser causada por:
Alternativas
Q2528602 Veterinária
Com base no código de ética do profissional da medicina veterinária, é vedado ao médico veterinário, exceto:
Alternativas
Q2528596 Veterinária
Assinale corretamente o principal órgão responsável pela digestão e absorção de nutrientes nos animais.
Alternativas
Q2528595 Veterinária
Assinale corretamente a assertiva que se remete a um ectoparasita.
Alternativas
Q2528594 Veterinária
Assinale corretamente a principal função do sistema imunológico em animais.
Alternativas
Q2513367 Veterinária
Anemia Infecciosa Equina (AIE): doença infecciosa causada por um lentivírus da família Retroviridae, de genoma RNA. Essa doença pode apresentar-se clinicamente sob as seguintes formas: aguda, crônica e inaparente. Do exame laboratorial para o diagnóstico da AIE, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q2498645 Veterinária
A cólica em equinos se apresenta como uma potencial emergência. Por meio da combinação do histórico, exame clínico e procedimentos diagnósticos, o veterinário deve determinar e comunicar ao proprietário a correta estratégia de tratamento, prognóstico e custos. Com relação ao tratamento cirúrgico para compactação do cólon maior, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2477067 Veterinária
O trato digestório de equinos possui algumas particularidades anatômicas, como:
Alternativas
Q2464987 Veterinária
Conforme a legislação brasileira, leia os enunciados abaixo:

I - O leite pasteurizado, de acordo com o conteúdo da matéria gorda, é classificado e denominado como leite pasteurizado integral; leite pasteurizado semidesnatado; leite pasteurizado desnatado e leite UHT. 
II - O leite pasteurizado deve atender as características sensoriais de ser líquido branco opalescente heterogêneo; e odor característico.
III - O leite pasteurizado deve atender aos parâmetros físico-químicos de teor de gordura mínimo de 6,0g/100g (seis gramas/cem gramas) para o integral; 0,8 a 3,9g/100g (zero vírgula oito a três vírgula nove gramas por cem gramas) para o semidesnatado; e máximo de 2,5g/100g (dois vírgula cinco gramas por cem gramas) para o desnatado.
IV - Na conservação do leite pasteurizado devem ser atendidos os limites máximos de temperatura sendo refrigeração após a pasteurização 14,0° C (catorze graus Celsius); estocagem em câmara frigorífica e expedição 14,0° C (catorze graus Celsius); e entrega ao consumo 17,0° C (dezessete graus Celsius).
Estão corretas:
Alternativas
Q2464986 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Qual é o tipo de placenta predominante encontrado nas gatas? 
Alternativas
Q2464985 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Qual é a técnica cirúrgica recomendável na obstrução uretral em cães machos, considerando-se a eficácia a longo prazo, possíveis complicações e a recorrência do problema? 
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: D
5: B
6: A
7: D
8: C
9: B
10: B
11: D
12: A
13: C
14: C
15: A
16: A
17: C
18: E
19: B
20: C