Questões de Concurso Sobre intoxicações, pesticidas e envenenamento em veterinária

Foram encontradas 114 questões

Q3178018 Veterinária
As micotoxinas podem causar intoxicação alimentar, chamadas de micotoxicoses, a partir da ingestão de alimentos contaminados com micotoxinas. Uma das micotoxinas apresenta efeitos estrogênicos, por estímulo aos receptores citoplasmáticos, incrementando a síntese proteica no aparelho reprodutor. Animais que ingerem essa micotoxina podem apresentar quadros caracterizados por vulvovaginite, leitões fracos e natimortos e, muitas vezes, a um quadro de splayleg (pernas extremamente abertas). O trecho refere-se à micotoxina:
Alternativas
Q3156034 Veterinária
Sobre o manejo de intoxicações em cães, analise a seguinte questão técnica:

Situação-problema:
"Um cão de 15 kg foi atendido com sinais de ataxia, vômitos, sialorreia e tremores musculares. O tutor relatou que o animal teve acesso a veneno para roedores à base de bromadiolona. Qual seria a conduta terapêutica mais indicada?" 
Alternativas
Q3156033 Veterinária
Sobre o diagnóstico de doenças através da necropsia e métodos histopatológicos, analise a seguinte situação:

Situação-problema:
"Durante a necropsia de um bovino que morreu subitamente, foram observadas hemorragias subepicárdicas em formato de 'manchas de morango', hepatoesplenomegalia e líquido serossanguinolento em cavidades. O proprietário relatou episódios recentes de ingestão de silagem contaminada." 
Alternativas
Q3146885 Veterinária
Em casos de emergência veterinária, a rápida identificação e intervenção são essenciais para salvar a vida do animal. Um cão foi trazido à clínica após ter ingerido acidentalmente um produto tóxico contendo organofosforado, e apresentava sintomas de intoxicação como salivação excessiva, vômitos e tremores musculares. Qual é o procedimento emergencial mais adequado para tratar o cão?
Alternativas
Q3129837 Veterinária
Em casos de envenenamento por serpentes do gênero Bothrops, que tratamento inicial deve ser feito em cães?
Alternativas
Q3129835 Veterinária
A intoxicação por sapo ocorre pela liberação de substância tóxica por meio de glândulas. Nesse caso, o nome da toxina e da glândula são, respectivamente,
Alternativas
Q3129832 Veterinária
Em casos de intoxicação por ingestão de metilxantinas (teobromina e cafeína) em cães, qual o tipo da intoxicação e a medida terapêutica inicial indicada, respectivamente, considerando que a ingestão ocorreu há menos de duas horas e o animal está clinicamente estável?
Alternativas
Q3129824 Veterinária
Animais afetados por intoxicação espontânea por nitratos e nitritos, no Brasil,
Alternativas
Q3129820 Veterinária
Dos agentes mencionados a seguir, qual deles pertence à classe dos pesticidas carbamatos? 
Alternativas
Q3129819 Veterinária
Entre os raticidas utilizados no Brasil, destaca-se a alfanaftil-tioureia. Qual é o seu mecanismo de ação?
Alternativas
Q3129789 Veterinária
A intoxicação por sal ocorre em várias espécies, incluindo aves e bovinos, sendo os suínos os mais acometidos. A manifestação dessa enfermidade é basicamente ligada à restrição ou não da disponibilidade de água, podendo ocorrer também a ingestão excessiva de sal associada à restrição de água. As alterações são confinadas ao sistema nervoso central. Nesses casos, que tipo de infiltrado inflamatório tipicamente se estabelece?
Alternativas
Q3082988 Veterinária
A intoxicação por Pteridium spp. é uma importante causa de mortalidade de bovinos em diferentes regiões do Brasil. Com relação ao princípio ativo e toxidez dessa planta nos bovinos,
Alternativas
Q3082979 Veterinária
O edema decorre do desequilíbrio na distribuição de fluido entre o interstício, as células e o espaço intravascular, resultando no acúmulo de fluido mediado por diferentes mecanismos patológicos. Na hipersensibilidade tipo I a vacinas, venenos e outros alérgenos, qual o mecanismo patológico que desencadeia o edema? 
Alternativas
Q3070367 Veterinária
As gramíneas são amplamente utilizadas pelo homem como fontes de alimentos, seja na produção de cereais (trigo, milho, sorgo, arroz, cevada, centeio, aveia, etc.), seja como forrageiras empregadas na alimentação de animais (alfafa, azevém festuca, brachiaria, colonião, elefante, etc.). Em gramíneas, as folhas localizadas na base da planta são as mais velhas e já se encontram em decomposição pela ação de diversos fungos saprófitas. Entre os fungos que participam do processo de reciclagem dessa matéria orgânica vegetal, destaca-se o Pithomyces chartarum, que é fungo produtor de esporidesmina, uma micotoxina que é um dos causadores da fotossensibilização micotóxica em animais. A ação tóxica dessa micotoxina é observada em qual órgão ou tecido do animal?
Alternativas
Q3033564 Veterinária
Um médico-veterinário foi chamado para elucidar a morte de cinco bovinos, entre 12 e 24 meses de idade, causada por uma doença aguda. Os bovinos estavam em um campo nativo com boa oferta de gramíneas e vinham sendo suplementados com grande quantidade de resíduos de tangerina há algum tempo. Na última carga desse subproduto remetida para a propriedade, havia um grande número de limões sicilianos inteiros, acidentalmente misturados ao resíduo. Esses cinco animais apresentaram apatia, anorexia, mucosas cianóticas, sialorreia, acentuado aumento de volume do flanco esquerdo, dispneia e taquicardia. Na necropsia, foi observada a presença de limões inteiros no interior do rúmen e no esôfago. Os achados epidemiológicos, clínicos e necroscópicos permitiram que o profissional concluísse que a causa da morte dos animais foi em consequência de:
Alternativas
Q3029057 Veterinária
Caprinos adultos com os seguintes sinais clínicos: desvio da cabeça, torcicolo, nistagmo, andar desequilibrado e quedas que acabavam em decúbito; morte no intervalo de 07 a 15 dias, após o aparecimento dos sinais. Exame microscópico revelou: manguitos perivasculares de células mononucleares (linfócitos, plasmócitos, macrófagos ativados) e mais raramente neutrófilos e perda do parênquima. Microabscessos no bulbo, ponte e mesencéfalo, e infiltrado neutrofílico e linfocítico multifocal, nos fascículos do nervo trigêmeo, próximo ao gânglio de Gasser, e nas leptomeninges do cerebelo.
A descrição corresponde a:
Alternativas
Q3029038 Veterinária
Considere a seguinte descrição:

À necropsia, podem ser encontradas hemorragias subepicárdicas e nas serosas e músculos. Na bexiga, em particular, pode ocorrer hiperplasia no epitélio de transição. Dessas áreas, podem complicar com metaplasia do tipo mucinoso ou pavimentoso estratificado, formando um carcinoma ou adenocarcinoma.

A descrição se refere à:
Alternativas
Q3029033 Veterinária
Considere a seguinte descrição da lesão vista à necropsia de um ovino, de 6 meses de idade:

Edema submandibular e na face ventral do pescoço e do esterno; hidropericárdio, atrofia gelatinosa das gorduras subepicárdicas; inúmeros pontos avermelhados no abomaso, com nematoides fixados ou livres, conteúdo castanhoavermelhado, mucosa pálida e edematosa.

O diagnóstico correto é:
Alternativas
Q3029026 Veterinária
Em relação aos achados anátomo-patológicos, no nível microscópico da intoxicação por Combretum glaucocarpum (Thiloa glaucocarpa), são observados:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: A
5: B
6: D
7: B
8: D
9: D
10: D
11: C
12: A
13: B
14: C
15: A
16: C
17: B
18: A
19: D
20: A