Questões de Veterinária - Intoxicações, Pesticidas e Envenenamento para Concurso
Foram encontradas 98 questões
A descrição corresponde a:
À necropsia, podem ser encontradas hemorragias subepicárdicas e nas serosas e músculos. Na bexiga, em particular, pode ocorrer hiperplasia no epitélio de transição. Dessas áreas, podem complicar com metaplasia do tipo mucinoso ou pavimentoso estratificado, formando um carcinoma ou adenocarcinoma.
A descrição se refere à:
Edema submandibular e na face ventral do pescoço e do esterno; hidropericárdio, atrofia gelatinosa das gorduras subepicárdicas; inúmeros pontos avermelhados no abomaso, com nematoides fixados ou livres, conteúdo castanhoavermelhado, mucosa pálida e edematosa.
O diagnóstico correto é:
Sobre os quadros de hematopoiéticos e hemolíticos da intoxicação por samambaia (Pteridium sp.) em ruminantes, considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre as intoxicações por samambaia (Pteridium sp.), considere as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Para a realização de exames toxicológicos, as amostras de interesse devem ser coletadas levando-se em consideração o material disponível. Sendo assim, correlacione os tipos de materiais usualmente coletados, apresentados a seguir, com os agentes tóxicos possivelmente identificáveis no material correspondente:
I. Sangue/Soro
II. Urina
III. Fezes
IV. Pelos
V. Tecido adiposo
( ) maioria dos metais, medida da atividade da colinesterase, praguicidas, drogas ilícitas, medicamentos e etilenoglicol.
( ) alcaloides, metais, eletrólitos, medicamentos e drogas ilícitas.
( ) drogas ilícitas e substâncias tóxicas excretadas principalmente pela bile.
( ) praguicidas e metais (exposição crônica ao selênio e ao arsênio).
( ) organoclorados e dioxinas.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
Para auxiliar na solicitação de exames toxicológicos, em função da existência de diversas espécies animais, da natureza química das diferentes substâncias, dos métodos analíticos e de suas limitações, é sempre necessário realizar a seleção adequada de matrizes biológicas, a coleta, o armazenamento e o transporte corretos, bem como correlacionar os achados anatomopatológicos e os vestígios observados durante a necropsia.
Sendo assim, tendo como base os achados de necropsia indicativos de intoxicação e que auxiliam no encaminhamento de vestígios para a análise toxicológica, correlacione os itens a seguir, considerando o vestígio observado e a possível suspeita de agente intoxicante:
I. Material granular azulado, enegrecido
ou prateado no trato gastrointestinal.
II. Material colorido (azul, verde, rosa)
em conteúdo gástrico ou fecal.
III. Odor de alho.
IV. Odor adocicado.
V. Odor frutado/aromático.
( ) praguicidas anticolinesterásicos.
( ) dicumarínicos.
( ) compostos organofosforados, à base de fósforo; arsênio.
( ) clorofórmio; hidrocarbonetos halogenados.
( ) solventes; etanol.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
Com relação ao quadro clínico-patológico das intoxicações por Lantana camara, analise as afirmativas a seguir e considere V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.
( ) O princípio tóxico são ácidos triterpênicos.
( ) Os animais afetados naturalmente são ruminantes, principalmente bovinos, bubalinos e ovinos.
( ) Os princípios tóxicos não são metabolizados pelas enzimas do sistema microssomal hepático, causando quadro de hepatite tóxica.
( ) Os metabólitos ativos dos princípios tóxicos da planta provocam lesão nos canalículos biliares, causando colestase intra-hepática, inibindo o transporte da bile pelos hepatócitos, tendo como principais consequências a fotossensibilização, icterícia e estase ruminal.
( ) O quadro de fotossensibilização ocorre em razão do impedimento da excreção biliar das fitoporfirinas (filoeritrinas).
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
Aranhas não agressivas, pequenas (3 a 4 cm de comprimento), de coloração tipicamente acastanhada, conhecidas pela sua picada necrosante e popularmente chamada de aranha-marrom. Essa espécie pertence ao seguinte gênero
Nos municípios de Santa Maria e São Gabriel, de um total de 180 bovinos de sobreano que tiveram acesso a bosques de eucaliptos, 19 adoeceram e 10 morreram. A evolução clínica foi de 8-15 dias, e os sinais clínicos incluíam depressão, perda de peso, desidratação, salivação excessiva, afrouxamento e perda dos pelos longos da cauda, alisamento da superfície dorsal da língua com ocasional ulceração, afrouxamento do estojo córneo dos chifres, fezes em forma de cíbalos e recobertas por película de muco e opacidade da córnea. A citação dos bosques de eucaliptos permite suspeitar de intoxicação causada pela ingestão de:
Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que as relacionam corretamente com as definições de Toxinfeção alimentar, Infecção alimentar e Intoxicação alimentar, RESPECTIVAMENTE.
I - O quadro clínico decorrente da ingestão de microrganismos patogênicos, que se multiplicam no trato gastrointestinal, produzindo toxinas ou agredindo o epitélio.
II - Ocorre pelo consumo de alimentos e/ou água contaminados com microrganismos patogênicos vivos passíveis de crescerem no trato gastrointestinal, irritarem a mucosa intestinal e invadir, por vezes, outros tecidos, causando problemas adicionais.
III - Ocorre pelo consumo de alimentos que contêm toxinas bacterianas (exotoxinas) produzidas durante o crescimento desses microrganismos nos alimentos.
Devido ao hábito do compartilhamento de certos tipos de alimento entre tutores e seus animais, a intoxicação alimentar tem se tornado comum na clínica de pequenos animais. Um alimento que apresenta alta palatabilidade formado por carboidratos, lipídeos, aminas biogênicas, neuropeptídios e metilxantinas (teobromina e cafeína). A teobromina uma vez absorvida e distribuída no organismo, no sistema nervoso central vai competir com a adenosina, que é um inibidor pré-sináptico neuromodulador, e causa a excitação. Os animais intoxicados podem apresentar vômito, diarreia, desidratação, poliúria, náuseas, hemorragias internas e arritmias cardíacas, que podem evoluir para coma e morte. O tratamento é o suporte clínico e eliminação de todas as toxinas absorvidas, e o diagnóstico é baseado no histórico de exposição e sintomatologia. Assinale o alimento causador de intoxicação alimentar em cães que apresenta as características apresentadas:
Na intoxicação encontrada em bovinos, o principal sinal é hematúria intermitente e presença de tumores na bexiga, podendo ser isolados ou múltiplos. Casos mais graves levam à anemia, emagrecimento progressivo e morte. Essa intoxicação afeta bovinos de ambos os sexos com idades superiores a dois anos. Quando realizado o exame histopatológico dos bovinos, as lesões observadas na bexiga podem ser de diversos tipos de processos neoplásicos de origem epitelial e mesenquimal e o mesmo animal pode apresentar diversos tipos de tumores. Podemos afirmar que se trata de intoxicação por:
Os acidentes causados pelas aranhas marrons (Loxosceles sp.) podem resultar em um quadro clínico grave, com insuficiência renal aguda, semelhante ao que ocorre em um acidente crotálico. Essas aranhas podem viver no interior de residências, atrás de móveis, em porões, sótãos e quartos de despejo. Sobre as aranhas marrons pode-se afirmar que
No Ceará, o período em que se registram mais acidentes com serpentes compreende os meses de junho e julho. Neste ano, 592 acidentes com cobras foram registrados logo no primeiro semestre. Assim, é importante que o profissional de saúde pública reconheça diferenças entre serpentes peçonhentas. Em relação às serpentes de importância médica no Ceará, é CORRETO afirmar que serpentes do gênero