Questões de Concurso
Sobre microbiologia em veterinária em veterinária
Foram encontradas 509 questões
A respeito da microbiota ruminal, que desempenha papel crucial na digestão de ruminantes e apresenta diversidade notável em número de espécies e capacidade metabólica, bem como da dinâmica e especialização dos microrganismos dessa microbiota, julgue o item subsequente.
A degradação de lipídeos no ambiente anaeróbio do rúmen é significativamente menor que em ambientes aeróbios, em decorrência do alto potencial de oxidação neste ambiente, causado pela baixa concentração de oxigênio.
Julgue o item a seguir, em relação à emissão de metano e à síntese microbiana ruminal.
Embora não interfiram na população de bactérias metanogênicas, os taninos diminuem a metanogênese ruminal, pois reduzem a degradação da fibra e a produção de H2 no rúmen.
Com referência às técnicas de diagnóstico de doenças infecciosas de peixes, julgue o item a seguir.
O ágar sangue é um dos meios de cultivo de eleição para a bactéria Flavobacterium columnare.
Julgue o próximo item, relativo a agentes causadores de patologias e parasitoses em peixes.
Francisella noatunensis é uma bactéria gram-positiva, classificada como intracelular facultativa.
( ) Doença de Gumboro, doença de Marek e doença de Newcastle são doenças causadas por vírus.
( ) Coccidiose é um exemplo de doença causada por partículas proteicas infecciosas conhecidas como príons.
( ) Coriza infecciosa, salmonelose e colibacilose são doenças bacterianas.
( ) Aspergilose e bronquite infecciosa das galinhas são exemplos de doenças fúngicas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Com relação à técnica do número mais provável (NMP), que permite determinar o número mais provável de microrganismos em amostras de alimentos, julgue o item seguinte.
A técnica do NMP é aplicada para a contagem de coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli em alimentos.
Os agentes sobre os quais atuam os antibióticos são as bactérias, as algas, os protozoários e os fungos. Sendo assim, os antibióticos podem ser classificados de acordo com a ação predominante sobre cada um destes grupos. De acordo com os agentes e os antibióticos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Micobactérias.
(2) Fungos.
(3) Riquétsias.
( ) Nistatina.
( ) Estreptomicina.
( ) Tetraciclina.
( ) Rifampicina.
I. Staphylococcus pseudointermedius está amplamente associado aos casos de piodermite em cães.
II. A epidermite exsudativa dos suínos é uma infecção causada pelo Staphylococcus hyicus.
III. Surtos de intoxicação alimentar são produzidos após a ingestão de enterotoxinas produzidas e liberadas pelo Staphylococcus aureus durante sua multiplicação no alimento.
IV. Staphylococcus são bactérias esféricas, Gram-positivas, catalase positivas, imóveis e não esporuladas.
Quais estão corretas?
Análises microbiológicas são essenciais para garantir a segurança e a qualidade dos produtos de origem animal e dos alimentos para animais. Essas análises ajudam a identificar a presença de microrganismos patogênicos e a avaliar a qualidade higiênica dos produtos. Com isso, um exemplo prático é a análise microbiológica do leite, que detecta a presença de bactérias como Salmonella e Listeria . Nesse contexto, analise as afirmativas relacionadas às análises microbiológicas em produtos de origem animal e de alimentos para animais apresentadas a seguir:
I. A presença de bactérias patogênicas é um indicador crítico de contaminação em produtos de origem animal.
II. Análises microbiológicas são realizadas apenas para detecção de bactérias, desconsiderando outros microrganismos.
III. Alimentos para animais devem ser submetidos a análises microbiológicas para garantir a segurança e a qualidade nutricional.
É correto o que se afirma em:
A Instrução Normativa n. 60, de 20 de dezembro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil, 2018) trata dos controles microbiológicos em carcaça de suínos e em carcaça e carne de bovinos em abatedouros frigoríficos registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA).
Sobre o controle microbiológico em carcaças de suínos, analise as afirmativas abaixo:
I. Amostras de autocontrole dizem respeito às análises efetuadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) com o objetivo de avaliar a efetividade do controle microbiológico realizado pelos abatedouros frigoríficos.
II. As amostras estabelecidas para coleta realizada pelo abatedouro frigorífico são esfregaduras da superfície de carcaças para pesquisa de Enterobacteriaceae e de Salmonella spp.
III. Para coleta, orienta-se que os quatro pontos da carcaça a serem amostrados sejam correspondentes a uma única meia carcaça, totalizando 400 cm2 (100 cm2 em cada ponto).
IV. As amostras coletadas devem ser enviadas ao laboratório na maior brevidade possível, respeitando as condições de conservação sob congelamento.
Está CORRETO o que se afirma em:
O exame laboratorial padrão ouro para detectar a presença do vírus em uma ave é: