Questões de Concurso Sobre microbiologia em veterinária em veterinária

Foram encontradas 509 questões

Q3319673 Veterinária

A respeito da microbiota ruminal, que desempenha papel crucial na digestão de ruminantes e apresenta diversidade notável em número de espécies e capacidade metabólica, bem como da dinâmica e especialização dos microrganismos dessa microbiota, julgue o item subsequente. 


A degradação de lipídeos no ambiente anaeróbio do rúmen é significativamente menor que em ambientes aeróbios, em decorrência do alto potencial de oxidação neste ambiente, causado pela baixa concentração de oxigênio. 

Alternativas
Q3319657 Veterinária

Julgue o item a seguir, em relação à emissão de metano e à síntese microbiana ruminal. 


Embora não interfiram na população de bactérias metanogênicas, os taninos diminuem a metanogênese ruminal, pois reduzem a degradação da fibra e a produção de H2 no rúmen. 

Alternativas
Q3319597 Veterinária

Com referência às técnicas de diagnóstico de doenças infecciosas de peixes, julgue o item a seguir. 


O ágar sangue é um dos meios de cultivo de eleição para a bactéria Flavobacterium columnare. 

Alternativas
Q3319596 Veterinária

Julgue o próximo item, relativo a agentes causadores de patologias e parasitoses em peixes. 


Francisella noatunensis é uma bactéria gram-positiva, classificada como intracelular facultativa. 

Alternativas
Q3300723 Veterinária
A criação de aves, industrial ou de subsistência, tradicionalmente envolve muitos animais em um espaço restrito, como um galpão industrial, quintal ou galinheiro. Isso significa que há grande possibilidade de transmissão de doenças entre os animais, em função da proximidade entre eles. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, e F, se falsas.

( ) Doença de Gumboro, doença de Marek e doença de Newcastle são doenças causadas por vírus.
( ) Coccidiose é um exemplo de doença causada por partículas proteicas infecciosas conhecidas como príons.
( ) Coriza infecciosa, salmonelose e colibacilose são doenças bacterianas.
( ) Aspergilose e bronquite infecciosa das galinhas são exemplos de doenças fúngicas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3300276 Veterinária

Com relação à técnica do número mais provável (NMP), que permite determinar o número mais provável de microrganismos em amostras de alimentos, julgue o item seguinte. 


A técnica do NMP é aplicada para a contagem de coliformes totais, coliformes termotolerantes e Escherichia coli em alimentos. 

Alternativas
Q3288519 Veterinária
A vacina, utilizada para o controle da brucelose bovina e bubalina é obtida a partir de culturas de referência certificadas de Brucella abortus B19, padronizada conforme normas estabelecidas pelo MAPA, comercializada na forma viva, liofilizada, acompanhada do respectivo diluente e de uso veterinário exclusivo. A vacina deve estar livre de contaminação e apresentar apenas o crescimento de Brucella abortus. A partida deve ser considerada satisfatória para pureza se, por observação macro e microscópica, não houver crescimento atípico. Sobre a avaliação da pureza da vacina, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3241849 Veterinária
O diencéfalo é visível apenas na face ventral do encéfalo, onde partes se pronunciam entre os pedúnculos cerebrais. O diencéfalo é dividido em 4 partes, sendo que uma delas é o:
Alternativas
Q3241848 Veterinária
O hormônio que, associado a um implante de progesterona, promove a atresia de todos os folículos de uma onda folicular é o:
Alternativas
Q3241844 Veterinária

Os agentes sobre os quais atuam os antibióticos são as bactérias, as algas, os protozoários e os fungos. Sendo assim, os antibióticos podem ser classificados de acordo com a ação predominante sobre cada um destes grupos. De acordo com os agentes e os antibióticos, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.



(1) Micobactérias.


(2) Fungos.


(3) Riquétsias.



( ) Nistatina.


( ) Estreptomicina.


( ) Tetraciclina.


( ) Rifampicina.

Alternativas
Q3241678 Veterinária
A família Pasteurellaceae contém espécies de importância médica, como patógenos oportunistas que geralmente causam septicemia e sequelas associadas. São gêneros de bactérias pertencentes a esta família:
Alternativas
Q3208337 Veterinária
Muitas espécies de bactérias do gênero Staphyloccocus apresentam uma variedade de fatores de virulência responsáveis por causar infecções e intoxicações alimentares. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Staphylococcus pseudointermedius está amplamente associado aos casos de piodermite em cães.

II. A epidermite exsudativa dos suínos é uma infecção causada pelo Staphylococcus hyicus

III. Surtos de intoxicação alimentar são produzidos após a ingestão de enterotoxinas produzidas e liberadas pelo Staphylococcus aureus durante sua multiplicação no alimento.
IV. Staphylococcus são bactérias esféricas, Gram-positivas, catalase positivas, imóveis e não esporuladas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3149995 Veterinária
A escolha de fármacos em medicina veterinária requer conhecimento sobre o espectro de ação, dosagem e possíveis efeitos adversos dos medicamentos para garantir a segurança e eficácia do tratamento. Um cão com infecção bacteriana de pele foi diagnosticado com piodermite. O veterinário decide iniciar o tratamento com um antibiótico adequado para infecções cutâneas em cães. Qual das alternativas a seguir representa um fármaco comumente indicado para o tratamento de piodermite canina?
Alternativas
Q3149985 Veterinária
A cinomose é uma doença infecciosa altamente contagiosa e de grande importância em medicina veterinária, afetando principalmente cães. Sabendo que essa enfermidade é causada por um vírus que pertence a uma família específica e pode causar sinais respiratórios, gastrointestinais e neurológicos, qual dos agentes infecciosos abaixo é o causador da cinomose?
Alternativas
Q3321594 Veterinária
Mollicutes é o termo correto para se referir, coletivamente, às bactérias dessa ordem. Uma doença causada por uma bactéria dessa ordem é a: 
Alternativas
Q3317686 Veterinária

Análises microbiológicas são essenciais para garantir a segurança e a qualidade dos produtos de origem animal e dos alimentos para animais. Essas análises ajudam a identificar a presença de microrganismos patogênicos e a avaliar a qualidade higiênica dos produtos. Com isso, um exemplo prático é a análise microbiológica do leite, que detecta a presença de bactérias como Salmonella e Listeria . Nesse contexto, analise as afirmativas relacionadas às análises microbiológicas em produtos de origem animal e de alimentos para animais apresentadas a seguir:


I. A presença de bactérias patogênicas é um indicador crítico de contaminação em produtos de origem animal.

II. Análises microbiológicas são realizadas apenas para detecção de bactérias, desconsiderando outros microrganismos.

III. Alimentos para animais devem ser submetidos a análises microbiológicas para garantir a segurança e a qualidade nutricional.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q3307823 Veterinária

A Instrução Normativa n. 60, de 20 de dezembro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil, 2018) trata dos controles microbiológicos em carcaça de suínos e em carcaça e carne de bovinos em abatedouros frigoríficos registrados no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA).


Sobre o controle microbiológico em carcaças de suínos, analise as afirmativas abaixo:


I. Amostras de autocontrole dizem respeito às análises efetuadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) com o objetivo de avaliar a efetividade do controle microbiológico realizado pelos abatedouros frigoríficos.

II. As amostras estabelecidas para coleta realizada pelo abatedouro frigorífico são esfregaduras da superfície de carcaças para pesquisa de Enterobacteriaceae e de Salmonella spp.

III. Para coleta, orienta-se que os quatro pontos da carcaça a serem amostrados sejam correspondentes a uma única meia carcaça, totalizando 400 cm2 (100 cm2 em cada ponto).

IV. As amostras coletadas devem ser enviadas ao laboratório na maior brevidade possível, respeitando as condições de conservação sob congelamento.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Q3191749 Veterinária
Os anaeróbicos gram-negativos que não formam esporos comumente são constatados em diversas amostras clínicas obtidas de animais. A maioria dessas bactérias é parte da flora normal das mucosas que revestem a boca, o intestino e os tratos respiratório superior, urinário e genital dos animais. São exemplos deste tipo de bactérias as seguintes bactérias: 
Alternativas
Q3149965 Veterinária
O diagnóstico do vírus da gripe em aves domésticas e silvestres envolve a observação clínica dos sinais e sintomas apresentados pelos animais, como alterações no comportamento, na postura e na mortalidade súbita. Em aves infectadas, podem ser observadas lesões no sistema respiratório e gastrointestinal, além de alterações no sistema nervoso central, dependendo da cepa do vírus. O diagnóstico também pode ser baseado na análise epidemiológica, levando em consideração a história do local, o contato com outras aves ou fontes de infecção, além de dados sobre surtos anteriores. O monitoramento constante e a vigilância de populações de aves, tanto em áreas comerciais quanto em ambientes silvestres, são cruciais para a identificação precoce e controle da disseminação do vírus. 

O exame laboratorial padrão ouro para detectar a presença do vírus em uma ave é:
Alternativas
Q3129813 Veterinária
Estafilococias e estreptococias são doenças frequentemente piogênicas, que apresentam múltiplas manifestações clínicas, causadas por diferentes espécies de Staphylococcus e Streptococcus. A investigação laboratorial é necessária para a identificação dos agentes etiológicos e para determinar a suscetibilidade antimicrobiana. Nesse contexto, entende-se que
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: C
5: B
6: C
7: A
8: A
9: C
10: B
11: A
12: E
13: C
14: A
15: E
16: C
17: B
18: B
19: D
20: C