Questões de Concurso Sobre nutrição em avicultura em veterinária

Foram encontradas 20 questões

Q2527036 Veterinária
A hipovitaminose A é uma importante afecção relacionada ao manejo nutricional inadequado de aves. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um sinal clínico desta doença:
Alternativas
Q2302447 Veterinária
A síndrome metrite, mastite e agalaxia (MMA) caracteriza-se por uma supressão total ou parcial da lactação e ocorre em 3 a 14% dos partos de uma granja. Sobre a MMA, como medidas profiláticas gerais, analisar os itens abaixo:

I. Redução do estresse antes e depois do parto.
II. Fornecimento de alimentos com baixo teor de fibras.
III. Melhoria nas condições de limpeza e desinfecção das celas parideiras.
IV. Lavagem rigorosa das porcas antes de entrarem na maternidade.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2162850 Veterinária

Julgue o item subsequente. 


Galinhas não precisam de proteína em sua dieta, pois elas podem obter todos os nutrientes necessários a partir de grãos e sementes. 

Alternativas
Q2162845 Veterinária

Julgue o item subsequente. 


As galinhas podem digerir e aproveitar completamente qualquer alimento que consumirem, incluindo alimentos processados e industrializados. 

Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Médico Veterinário |
Q1927684 Veterinária
Acúmulo e descarga de um conteúdo caseoso de coloração branca nos seios nasais, pústulas brancas e pequenas ou massas caseosas grandes na boca e no esôfago, papo ou vias nasais, ressecamento e espessamento de conjuntivas e córnea, obstrução traqueal, oclusão de uretra, hiperqueratose dos coxins e redução na produção de ovos. A causa mais provável para o aparecimento desses sinais em aves é: 
Alternativas
Q1257344 Veterinária
Um grupo de alimentos que pode diminuir a excreção de nitrogênio e os custos de produção avícola, em função da redução do nível de proteína bruta das dietas, que é a matéria-prima mais cara, é o grupo dos(as)
Alternativas
Q1107715 Veterinária
A nutrição do pinto de corte após a eclosão pode ser suprida até 72 horas com a utilização de nutrientes presentes no(s)
Alternativas
Q1107707 Veterinária

A produção de ovos no Brasil tem evoluído constantemente e se tornou um importante produto da cadeia avícola nacional, sendo que as fases de cria e recria das frangas são pouco estudadas.

Com relação aos manejos nutricionais de poedeiras na fase de cria e recria, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1086454 Veterinária
A seleção genética e, os cruzamentos controlados, originaram animais com adaptação relativa ao calor, ao frio e à umidade. As condições ambientais na criação têm um importante impacto sobre a eficiência de produção. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1007615 Veterinária

A classe das aves engloba centenas de espécies que apresentam hábitos alimentares extremamente distintos e inúmeras particularidades nutricionais. O profissional responsável pela nutrição de aves mantidas em cativeiro deve conhecer cada uma das particularidades, a fim de evitar o desenvolvimento de distúrbios metabólicos, doenças nutricionais ou perda de características fenotípicas da espécie. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:


1. Em vida livre, as aves de rapina consomem presas inteiras, porém, quando mantidas em cativeiro, se alimentadas com dietas à base de carne, camundongos ou pintainhos de 1 dia, podem apresentar deficiências nutricionais e doenças ósseas metabólicas decorrentes da relação Ca:P inadequada.

2. Tucanos são propensos ao desenvolvimento da doença do acúmulo de ferro. Considerada como uma doença de caráter nutricional, a melhor maneira de prevenir seu aparecimento é o fornecimento de dietas contendo níveis de ferro entre 40-80 ppm.

3. Alimentação à base de sementes em aves granívoras pode ocasionar deficiências nutricionais e/ou obesidade, uma vez que as sementes apresentam relação de Ca:P inadequadas, excesso de lipídios e deficiência de vitaminas e aminoácidos essenciais.

4. A maioria das espécies de pinguins mantidos em cativeiro podem ser alimentados por meio do fornecimento de pescados congelados sem necessidade de suplementação nutricional.

5. Na natureza, os flamingos alimentam-se de pequenos invertebrados, crustáceos, insetos, algas e pequenos peixes, perfazendo uma dieta rica em astaxantina. Em cativeiro, a manutenção da coloração das pernas e penas em flamingos é realizada pelo fornecimento de dietas ricas em pigmentos carotenoides.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2014 Banca: CONSULPLAN Órgão: MAPA Prova: CONSULPLAN - 2014 - MAPA - Zootecnista |
Q823137 Veterinária
Os minerais são elementos químicos inorgânicos, encontrados frequentemente na forma de sais associados com elementos inorgânicos ou orgânicos. São dezoito elementos minerais essenciais aos animais, divididos em dois grupos: macroelementos minerais e microelementos minerais. Assinale a alternativa que apresenta somente símbolos de minerais pertencentes ao grupo dos microelementos.
Alternativas
Q818904 Veterinária
São ações fundamentais para melhoria da qualidade das rações destinados aos animais, EXCETO:
Alternativas
Q738542 Veterinária
O principal aminoácido, considerado limitante para suínos, e o principal aminoácido, considerado como limitante para aves, são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2015 Banca: BIO-RIO Órgão: IF-RJ Prova: BIO-RIO - 2015 - IF-RJ - Zootecnista |
Q595926 Veterinária
Na avicultura de postura, o cálcio é essencial na formação e manutenção óssea, e, durante a postura, grande parte do cálcio da dieta é utilizada para formar a casca do ovo. A fonte de cálcio usualmente utilizada para essa atividade é:
Alternativas
Q533955 Veterinária
A debicagem é um processo cirúrgico que consiste no corte e cauterização do bico de galinhas poedeiras comerciais.


Um dos objetivos da debicagem é

Alternativas
Q533941 Veterinária
Na avicultura, os microminerais assumem grande importância no manejo das rações, interferindo, significativamente, no crescimento e desenvolvimento das aves. Relacione os microminerais com suas ações nas aves.

I - Ferro                           P - Integridade da matriz orgânica óssea

II - Iodo                           Q - Componente de vitaminas do complexo B e síntese de metionina

III - Cobalto                     R - Transporte de oxigênio e respiração celular

IV - Manganês               S - Ativador enzimático do sistema imunológico e reprodutivo

                                         T - Componente de hormônios tireoidianos

                                         U - Proteção dos tecidos contra danos oxidativos

Alternativas
Q533936 Veterinária
A conversão alimentar é um dos índices zootécnicos mais utilizados para avaliar resultados técnicos e econômicos da produção animal. Essa conversão representa a eficiência com que o animal transformou o alimento consumido em carne.


Nesse sentido, a conversão alimentar

Alternativas
Q75903 Veterinária
É um ingrediente utilizado na formulação de rações de aves de corte e postura com maior probabilidade de ser a fonte de introdução de salmonelas em uma granja avícola:
Alternativas
Q71297 Veterinária
O frango moderno é hiperfágico, ou seja, alimenta-se durante
todo o tempo e, em função do seu melhoramento genético, é
capaz de apresentar um incremento de conversão alimentar de
pelo menos dois centésimos de pontos, a cada ano. Em relação à
anatomia, fisiologia e patologia de frangos, julgue os itens a
seguir.
Os efeitos positivos da flora bacteriana nos frangos de corte têm relação com a síntese de vitaminas, com o metabolismo dos lipídios e minerais e com o metabolismo das proteínas, recuperando o nitrogênio endógeno.
Alternativas
Q37534 Veterinária
Quanto à produção de aves, julgue os itens que se seguem.
Na restrição alimentar quantitativa de frangos de corte, a ordem prioritária do processo de mobilização de energia corporal é glicólise, lipólise e proteólise.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: E
5: B
6: D
7: C
8: A
9: D
10: B
11: C
12: D
13: B
14: A
15: D
16: B
17: C
18: A
19: C
20: C