Questões de Concurso Sobre nutrição em veterinária

Foram encontradas 311 questões

Q3112088 Veterinária
A determinação do NDT (Nutrientes Digestíveis Totais) é utilizado para equilíbrio energético das dietas para animais ruminantes. Considere a legenda abaixo, e assinale alternativa que indica como o NDT é calculado:

• %PBD = porcentagem de proteína bruta digestível da amostra;
• %FBD = porcentagem de fibra bruta digestível da amostra;
• %ENND = porcentagem de extrativo não nitrogenado digestível da amostra;
• %EED = porcentagem de extrato etéreo digestível da amostra;
Alternativas
Q3070556 Veterinária
Os ruminantes possuem algumas modificações em seu sistema digestório, que surgiram principalmente devido ao tipo de dieta desses animais, baseada na ingestão de grandes quantidades de fibras.
Assinale a opção que indica uma modificação do trato gastrointestinal dos ruminantes.
Alternativas
Q3064789 Veterinária
Assinale a alternativa que indica corretamente um micronutriente reconhecido como um elemento tóxico, mas potencialmente utilizado na dieta de bovinos.
Alternativas
Q3053960 Veterinária
A nutrição animal é um tema muito importante para a criação de animais, independentemente do objetivo da criação. Todos os animais necessitam de alimentação adequada para um bom desenvolvimento. Considerando-se os muitos termos rotineiramente utilizados para tratar de alimentação e nutrição animal, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Carência nutricional: fornecimento ou ingestão insuficiente de um ou mais nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento do animal.
( ) Exigência nutricional: quadro sintomático apresentado em decorrência da eficiência nutricional prolongada. O animal pode, portanto, estar em eficiência nutricional sem ainda apresentar esse quadro. Isso pode ocorrer por deficiência nutricional por curto período ou por se tratar de uma deficiência apenas marginal.
Alternativas
Q3036537 Veterinária
A cetose em ruminantes, também conhecida como doença do corpo cetônico, é um distúrbio metabólico comum em vacas leiteiras no período pós-parto. Os sinais clínicos incluem fraqueza, inapetência e até mesmo coma.
Qual das seguintes condutas profiláticas é correta para prevenir a cetose em ruminantes, considerando a relação entre proteína e fibra na dieta, e qual é o processo nutricional-ruminal-metabólico envolvido na cetose?
Alternativas
Q3033568 Veterinária
As micotoxinas são metabólitos secundários produzidas por fungos que se desenvolvem em produtos alimentícios, sendo capazes de originar uma ampla variedade de efeitos tóxicos em animais vertebrados. Diversas micotoxinas, como aflatoxinas, fumonisinas e ocratoxinas, têm sido identificadas em alimentos destinados ao consumo animal. A ocratoxina A (OTA) é produzida por fungos dos gêneros Penicillium e Aspergillus, e é encontrada contaminando grãos como milho, trigo, cevada e centeio. Assinale a alternativa que apresenta o órgão alvo de ação quando um suíno ingere uma ração contendo níveis elevados de OTA. 
Alternativas
Q3029514 Veterinária
Na nutrição animal, os aminoácidos sintéticos são extremamente importantes, assim como a configuração molecular que eles apresentam para absorção animal. Entre os aminoácidos sintéticos mais utilizados citados a seguir, marque qual é o único aminoácido que apresenta a configuração molecular dextrogira e levógira (DL):
Alternativas
Q3029498 Veterinária
Na nutrição de animais de produção, são trabalhadas rações formuladas e balanceadas. Essas rações propõem a entrega de nutrientes para atender a suas exigências nutricionais. Para chegar nesse ponto, as rações são formuladas por métodos desenvolvidos ao longo da evolução da produção animal. Sendo assim, marque a ÚNICA opção que possui em sua composição somente métodos para formulação de rações:
Alternativas
Q3028736 Veterinária
 Define-se como planta tóxica de interesse pecuário aquela que, quando ingerida pelos animais de fazenda, em condições naturais, causa danos à saúde ou óbito. Na região amazônica, dentre as plantas tóxicas de importância na pecuária, destaca-se a Arrabidaea bilabiata, vulgarmente conhecida como "gibata", “chibata” ou "xibata". A planta é causa de grande mortalidade de animais nas margens do rio Amazonas e parte de seus afluentes, responsável pela doença chamada "borracheira". Sobre esse assunto, analise as seguintes afirmativas:

I. A planta é abundante em muitas áreas da bacia amazônica, mas ocorre somente nas partes baixas (várzeas), que são inundadas no período de cheia.
II. Os principais sinais clínicos observados em bovinos intoxicados são: anorexia, diarreia líquida, com muco e/ou fibrina, algumas vezes embebidos de sangue ou com estrias de sangue.
III. Os achados de necropsia mais importantes consistem, principalmente, em hiperemia da mucosa dos pré-estômagos e na presença da planta não digerida reconhecível no rúmen, misturada a grande quantidade de líquido.
IV. Em condições naturais, a intoxicação por A. bilabiata ocorre somente em bovinos e ovinos, uma vez que os búfalos são adaptados a essa planta.

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3022848 Veterinária
A Crotalaria retusa deve ser eliminada das áreas de pastejo dos animais, com o uso de herbicidas ou eliminação manual delas. Sobre essa planta, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3022841 Veterinária
O botulismo ocorre em diferentes regiões do País, sendo causado pela ingestão de toxinas pré-formadas existentes em carcaças de animais, alimentos ou água. Assinale a alternativa que mais se aplica a essa doença.
Alternativas
Q3022835 Veterinária
Em relação a urolitíase, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3022825 Veterinária
Em relação ao botulismo, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3016856 Veterinária
Com o aumento do foco na saúde e bem-estar dos animais de companhia, a indústria de alimentos para animais está passando por mudanças significativas. Qual das seguintes afirmações reflete uma tendência atual nesse setor?
Alternativas
Q3016854 Veterinária
Pesquisadores estão explorando a criação de novos aditivos para melhorar a qualidade nutricional dos alimentos para animais. Das seguintes opções, a que destaca uma vantagem significativa desses aditivos é: 
Alternativas
Q2955183 Veterinária

Estratégias nutricionais podem ser adotadas pelos produtores para aumentar o teor de gordura do leite, porém não existe uma fórmula milagrosa para aumentar a gordura do leite. Sua quantidade e composição são influenciadas por vários fatores. Nesse contexto, assinale a opção INCORRETA em relação a esses fatores.

Alternativas
Q2955181 Veterinária

Na bovinocultura leiteira, o principal objetivo em relação à nutrição é maximizar a produção de proteína microbiana. Dessa forma, é preciso disponibilizar substrato nitrogenado e energia fermentável para que ocorra uma melhor conversão da amônia em proteína bacteriana por parte dos microrganismos ruminais. Para alcançar esse objetivo, deve-se aumentar a energia fermentável na dieta das vacas leiteiras e a melhor estratégia nutricional. Portanto, é necessário

Alternativas
Q2923927 Veterinária

O farelo de soja é bastante utilizado nas rações animal. Entretanto, a soja crua possui um fator antinutricional conhecido como sojina que influencia a digestão e inibe a atividade das enzimas tripsina e quimiotripisina. Assim, a sojina presente no grão de soja cru interfere, principalmente, na digestão de

Alternativas
Q2823371 Veterinária

Imagem associada para resolução da questão

Com base nos conhecimentos sobre criação e manejo de bezerros, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2812826 Veterinária

Ionóforos são substâncias naturais produzidas por fermentação de microrganismos, utilizadas como aditivos na nutrição de bovinos de corte.


A respeito dos ionóforos, é correto afirmar:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: B
5: A
6: A
7: A
8: D
9: A
10: A
11: A
12: D
13: E
14: B
15: C
16: E
17: A
18: B
19: B
20: A