Questões de Concurso Sobre ovinocultura em veterinária

Foram encontradas 111 questões

Q3178027 Veterinária
O Footrot (FR) dos ovinos é uma doença crônica, necrosante, da epiderme interdigital e matriz do casco que, na sua forma virulenta, leva à manqueira, com consequente perda de peso, queda da produção de lã e dificuldades reprodutivas em carneiros. Sobre o tema, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3156041 Veterinária
Sobre a identificação e correção de deficiências nutricionais em pequenos ruminantes, analise a seguinte situação clínica:

Situação-problema:

"Um rebanho de ovinos apresenta baixa taxa de fertilidade, queda na produção de lã e fraqueza muscular progressiva em vários indivíduos. A avaliação nutricional revelou dieta baseada exclusivamente em pastagem de gramíneas com baixa disponibilidade de selênio e vitamina E."
Alternativas
Q3132041 Veterinária
O manejo adequado de caprinos e ovinos é fundamental para garantir a produtividade e a saúde do rebanho. Em uma propriedade de criação de ovinos, o produtor relatou que alguns animais apresentavam perda de peso, anemia e edema submandibular. Após avaliação, o veterinário diagnosticou que o rebanho estava sofrendo com verminose causada por Haemonchus contortus. Qual é a medida de controle mais adequada para reduzir a infestação por vermes gastrointestinais em ovinos?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114565 Veterinária
As deformidades flexurais dos membros, ou “tendões contraídos”, comumente são verificadas em potros e bezerros, e menos frequentemente em ovinos e caprinos.

Sobre essa alteração, considere as afirmativas a seguir.

I  →  As deformidades flexurais atingem principalmente o boleto ou o carpo, e raramente o tarso.
II  →  Pode-se associar contraturas flexurais à ruptura do tendão flexor digital superficial.
III  →  A administração de dose única de oxitetraciclina, três gramas diluídos em solução salina, pela via intravenosa, tem sido utilizada para o tratamento dessa alteração.
IV  →  Para o tratamento de deformidades flexurais leves, é sempre indicada a tenotomia do tendão flexor digital superficial e do tendão flexor digital profundo.

Estão corretas
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114562 Veterinária
O footrot dos ovinos é uma doença infecciosa que causa prejuízos econômicos devido à redução da produtividade e ao comprometimento da saúde dos animais.

Sobre essa doença, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

( ) O footrot é causado pela associação sinérgica de, pelo menos, duas bactérias, Dichelobacter nodosus e Fusobacterium necrophorum, que provocam inflamação da epiderme inderdigital e matriz do casco.
( ) O footrot é causado exclusivamente por bactérias Gram-positivas, como o Arcanobacterium (Actinomyces) Pyogenes, que provocam inflamação aguda da epiderme inderdigital e matriz do casco.
( ) O sinal clínico mais comum em casos de footrot é a claudicação dos animais afetados. Em casos graves, lesões nos cascos anteriores fazem com que os animais pastejem ajoelhados.

A sequência correta é
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114544 Veterinária
A resistência anti-helmíntica e o controle de verminoses em ovinos são questões cruciais para a saúde animal e a eficiência da produção. No contexto do manejo desses parasitas, analise a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: UFSM Órgão: UFSM Prova: UFSM - 2024 - UFSM - Médico Veterinário |
Q3114542 Veterinária
Os nematódeos gastrintestinais em bovinos e ovinos causam uma série de prejuízos à saúde dos animais, influenciados por diversos fatores. Com base nos dados apresentados sobre a etiologia e patogenia desses parasitas, analise a alternativa correta.
Alternativas
Q3112080 Veterinária
Para os caprinos e ovinos, a vacinação contra às Clostridioses, deve seguir a seguinte recomendação: 
Alternativas
Q3074871 Veterinária
A avaliação bioquímica sanguínea é uma ferramenta importante no diagnóstico e monitoramento de doenças em ovinos. Sobre a coleta adequada de amostras de sangue nessa espécie, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3070562 Veterinária
O ectima contagioso em ovinos e caprinos, também conhecido como “boqueira”, é uma doença conhecida por causar pápulas e pústulas na região oral e nasal.
Sobre essa doença, é correto afirmar que
Alternativas
Q3044056 Veterinária
A fasciolose hepática é uma zoonose causada pela Fasciola hepatica, verme achatado e de corpo foliáceo, que tem ampla distribuição geográfica. Está INCORRETA a afirmação da opção 
Alternativas
Q3034542 Veterinária
O sistema de criação ou sistema de produção de ovinos ou caprinos depende de quatro elementos essenciais: pessoas envolvidas, animais, recursos naturais disponíveis e recursos tecnológicos empregados, que devem funcionar em perfeito equilíbrio. Basicamente esses sistemas variam em três tipos. Aquele que demanda o uso de manejos específicos e acompanhamento dos animais em menor intervalo de tempo, que tem como objetivo a maior produtividade  por animal ou maior produção por área, por meio da melhor utilização de recursos tecnológicos, além de possuir todas as ações muito bem planejadas, visto que os custos de produção são superiores aos demais, tratase do:
Alternativas
Q3029052 Veterinária
Analise o relato da necropsia de um ovino.

A história clínica do animal constava de: alimentação com volumoso, suplementação mineral de bovinos, urina avermelhada, icterícia, diarreia com fezes escuras. A morte ocorreu com quatro dias de doença. A necropsia revelou: icterícia, ascite, fígado amarelado, rins enegrecidos e friáveis.

Com base nesses achados, o quadro é compatível com o de:
Alternativas
Q3029030 Veterinária
A Linfadenite Caseosa é uma doença que acomete comumente o rebanho ovino brasileiro. A lesão se caracteriza por:
Alternativas
Q3022858 Veterinária
Em decorrência do footrot em um ovino, decidiu-se pela amputação do membro pélvico. Com isso, deve-se optar pela secção
Alternativas
Q3022838 Veterinária
A pododermatite contagiosa ovina é uma enfermidade infecciosa que acomete o espaço interdigital e o tecido córneo cursando com severa claudicação. Em relação a essa enfermidade, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3022832 Veterinária
Um ovino jovem apresentou apatia, anemia, edema submandibular e má condição corporal. Os exames laboratoriais revelaram baixos valores de hematócrito, hipoproteinemia e hipoalbuminemia. O proprietário não observou diarreia e relata que há outros animais com a mesma sintomatologia no rebanho. Qual é a sua principal suspeita clínica?
Alternativas
Q2791283 Veterinária

O Nordeste concentra a maior parte do rebanho brasileiro de ovinos e caprinos. É CORRETO afirmar sobre as espécies:

I) As duas espécies (caprina e ovina) possuem raças com aptidão para produzir carne ou leite.

II) O tempo de gestação das duas espécies é de aproximadamente 150 dias

III) O intervalo entre partos é de aproximadamente de 10 meses.

IV) É extremamente raro gestações gemelares nas duas espécies.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2708678 Veterinária

Em relação à brucelose ovina, cujo agente etiológico é a Brucella ovis, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2688372 Veterinária

É importante que o produtor esteja familiarizado com o comportamento de caprinos e ovinos, para que possa reconhecer, imediatamente, qualquer alteração de saúde nos animais. Caprino e ovino saudáveis apresentam

I. vivacidade e altivez.

II. apetite normal (come, com prazer, alimentos de boa qualidade).

III. pelos lisos e brilhantes.

IV. tristeza e isolamento do rebanho.

V. ruminação presente.

VI. urina de coloração escura, vermelha e com cheiro “diferente”.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: B
5: A
6: C
7: B
8: D
9: D
10: A
11: B
12: D
13: E
14: B
15: C
16: D
17: C
18: A
19: A
20: E