Questões de Concurso Sobre ovinocultura em veterinária

Foram encontradas 103 questões

Q3074871 Veterinária
A avaliação bioquímica sanguínea é uma ferramenta importante no diagnóstico e monitoramento de doenças em ovinos. Sobre a coleta adequada de amostras de sangue nessa espécie, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3070562 Veterinária
O ectima contagioso em ovinos e caprinos, também conhecido como “boqueira”, é uma doença conhecida por causar pápulas e pústulas na região oral e nasal.
Sobre essa doença, é correto afirmar que
Alternativas
Q3044056 Veterinária
A fasciolose hepática é uma zoonose causada pela Fasciola hepatica, verme achatado e de corpo foliáceo, que tem ampla distribuição geográfica. Está INCORRETA a afirmação da opção 
Alternativas
Q3034542 Veterinária
O sistema de criação ou sistema de produção de ovinos ou caprinos depende de quatro elementos essenciais: pessoas envolvidas, animais, recursos naturais disponíveis e recursos tecnológicos empregados, que devem funcionar em perfeito equilíbrio. Basicamente esses sistemas variam em três tipos. Aquele que demanda o uso de manejos específicos e acompanhamento dos animais em menor intervalo de tempo, que tem como objetivo a maior produtividade  por animal ou maior produção por área, por meio da melhor utilização de recursos tecnológicos, além de possuir todas as ações muito bem planejadas, visto que os custos de produção são superiores aos demais, tratase do:
Alternativas
Q3029052 Veterinária
Analise o relato da necropsia de um ovino.

A história clínica do animal constava de: alimentação com volumoso, suplementação mineral de bovinos, urina avermelhada, icterícia, diarreia com fezes escuras. A morte ocorreu com quatro dias de doença. A necropsia revelou: icterícia, ascite, fígado amarelado, rins enegrecidos e friáveis.

Com base nesses achados, o quadro é compatível com o de:
Alternativas
Q3029030 Veterinária
A Linfadenite Caseosa é uma doença que acomete comumente o rebanho ovino brasileiro. A lesão se caracteriza por:
Alternativas
Q3022858 Veterinária
Em decorrência do footrot em um ovino, decidiu-se pela amputação do membro pélvico. Com isso, deve-se optar pela secção
Alternativas
Q3022838 Veterinária
A pododermatite contagiosa ovina é uma enfermidade infecciosa que acomete o espaço interdigital e o tecido córneo cursando com severa claudicação. Em relação a essa enfermidade, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3022832 Veterinária
Um ovino jovem apresentou apatia, anemia, edema submandibular e má condição corporal. Os exames laboratoriais revelaram baixos valores de hematócrito, hipoproteinemia e hipoalbuminemia. O proprietário não observou diarreia e relata que há outros animais com a mesma sintomatologia no rebanho. Qual é a sua principal suspeita clínica?
Alternativas
Q2791283 Veterinária

O Nordeste concentra a maior parte do rebanho brasileiro de ovinos e caprinos. É CORRETO afirmar sobre as espécies:

I) As duas espécies (caprina e ovina) possuem raças com aptidão para produzir carne ou leite.

II) O tempo de gestação das duas espécies é de aproximadamente 150 dias

III) O intervalo entre partos é de aproximadamente de 10 meses.

IV) É extremamente raro gestações gemelares nas duas espécies.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2708678 Veterinária

Em relação à brucelose ovina, cujo agente etiológico é a Brucella ovis, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2682324 Veterinária

É CORRETO afirmar que, para reconhecimento de um borrego ou borrega, a carcaça tem peso mínimo de:

Alternativas
Q2627706 Veterinária

Os ovinos e, em menor grau, os bovinos são as espécies mais suscetíveis à doença denominada coenurose, mas outros ruminantes, equinos e o homem também podem ser afetados. Essa é uma doença do sistema nervoso central causada por Coenurus cerebralis, que é a forma larval de um cestódeo cuja forma adulta parasita os cães e outros carnívoros. Coenurus cerebralis é a forma larval de qual parasito?

Alternativas
Q2588803 Veterinária

As Ovelhas são consideradas poliéstricas estacionais, pois ocorre concentração de cio numa determinada época do ano. Em relação aos dados reprodutivos, pode-se afirmar:

Alternativas
Q2586096 Veterinária

Assinale a alternativa que apresenta uma raça de ovino deslanado:

Alternativas
Q2583536 Veterinária

Independentemente do avanço na área da produção animal, a hemoncose ainda compreende uma das principais parasitoses nos ruminantes, incluindo ovinos, caprinos e bovinos. O exame necroscópico é definitivo ao seu diagnóstico naqueles animais que morrem em decorrência da doença, especialmente porque grande quantidade de parasitas será encontrada no

Alternativas
Q2582855 Veterinária
O manejo de reprodutores na ovino-caprinocultura possui alguns critérios bem definidos como a distância mínima das instalações que devem ter das fêmeas e a área mínima destinada para sua proteção. Com relação a tais critérios, a distância mínima em que devem ser mantidos longe das fêmeas e a área mínima destinada para cada reprodutor são, respectivamente:
Alternativas
Q2580263 Veterinária

Entre as características de principal impacto na ovinocultura e caprinocultura, tanto produtivo quanto econômico, destaca-se a sobrevivência das crias, do nascimento à desmama. A respeito das práticas de manejo com as crias,

Alternativas
Q2541403 Veterinária
Trata-se de uma doença contagiosa, crônica e debilitante de ovinos e caprinos causada por uma bactéria denominada Corynebacterium pseudotuberculosis. Essa bactéria tem a característica de formar abscessos nos linfonodos superficiais, internos e em órgãos. A forma disseminada visceral é uma das causas da síndrome da ovelha magra, levando a prejuízos pela intensa redução da produção e morte do animal.
A qual doença se refere essa descrição?
Alternativas
Q2536027 Veterinária

Julgue o item subsequente. 


Doenças como a verminose e a clostridiose são comuns na ovinocultura brasileira e podem causar sérios prejuízos econômicos aos criadores, se não forem adequadamente controladas por meio de práticas de manejo sanitário e uso de medicamentos veterinários. 

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: D
5: E
6: B
7: C
8: D
9: C
10: A
11: A
12: B
13: E
14: D
15: D
16: B
17: D
18: A
19: D
20: C