Sobre a identificação e correção de deficiências nutriciona...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3156041 Veterinária
Sobre a identificação e correção de deficiências nutricionais em pequenos ruminantes, analise a seguinte situação clínica:

Situação-problema:

"Um rebanho de ovinos apresenta baixa taxa de fertilidade, queda na produção de lã e fraqueza muscular progressiva em vários indivíduos. A avaliação nutricional revelou dieta baseada exclusivamente em pastagem de gramíneas com baixa disponibilidade de selênio e vitamina E."
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

Tema central da questão: A questão aborda a identificação e correção de deficiências nutricionais em pequenos ruminantes, especificamente a deficiência de selênio e vitamina E em ovinos, que resulta em problemas reprodutivos e de saúde.

Resumo teórico: O selênio e a vitamina E são nutrientes essenciais para a saúde dos ruminantes. O selênio desempenha um papel crucial na função imunológica e na proteção contra o estresse oxidativo, enquanto a vitamina E é um poderoso antioxidante. Sua deficiência pode levar a condições como a "doença do músculo branco", que afeta a musculatura e a fertilidade.

De acordo com o National Research Council (NRC), a suplementação adequada desses nutrientes é fundamental para manter a saúde e produtividade dos rebanhos.

Justificativa para a alternativa A: A suplementação oral de selênio e vitamina E, nas dosagens especificadas, é uma prática comum e eficaz para corrigir deficiências nutricionais em ovinos. Esses nutrientes, quando administrados corretamente, podem melhorar a fertilidade, a qualidade da lã e a saúde muscular, como sugerido no enunciado.

Análise das alternativas incorretas:

B: A injeção única de suplementos pode não ser suficiente para corrigir deficiências contínuas e não elimina a necessidade de avaliar e ajustar a dieta. A manutenção da saúde a longo prazo requer suplementação regular.

C: Introduzir leguminosas pode melhorar o teor nutricional da pastagem, mas não é uma solução imediata nem garantida para corrigir a deficiência de selênio, que depende das características do solo.

D: Embora cobre e zinco sejam importantes, a questão específica é sobre selênio e vitamina E, que são diretamente relacionados aos sintomas apresentados no rebanho.

E: Concentrados energéticos podem não fornecer quantidades adequadas de selênio e vitamina E, especialmente se o problema já é identificado como deficiência desses específicos nutrientes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"Um rebanho de ovinos apresenta baixa taxa de fertilidade, queda na produção de lã e fraqueza muscular progressiva em vários indivíduos. A avaliação nutricional revelou dieta baseada exclusivamente em pastagem de gramíneas com baixa disponibilidade de selênio e vitamina E."

A suplementação oral de selênio (0,1 mg/kg, por semana) e vitamina E (50 UI/kg, diariamente) é eficaz para corrigir as deficiências e restaurar os parâmetros reprodutivos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo