Questões de Concurso Comentadas sobre pastagem e plantas tóxicas em veterinária

Foram encontradas 69 questões

Q3027553 Veterinária
Palicourea marcgravii St. Hil. (Rubiaceae) é uma planta tóxica muito importante dentro do grupo das plantas que causam “morte súbita” para bovinos no Brasil, devido a sua extensa distribuição e alta toxidez (EMBRAPA, 2018).
Com relação ao quadro clínico-patológico das intoxicações por Palicourea marcgravii, analise as afirmativas a seguir e considere V para afirmativas verdadeiras e F para afirmativas falsas.

( ) O princípio tóxico é o monofluoroacetato de cálcio.
( ) Os animais afetados naturalmente são ruminantes, principalmente os bovinos e os ovinos, e, ocasionalmente, os bubalinos, sendo que os bubalinos são mais sensíveis aos casos de intoxicação por essa planta.

( ) Os principais sinais clínicos são: morte súbita, principalmente após esforço físico por falha cardíaca; ingurgitamento da jugular; tontura; tremores musculares e quedas.
( ) As principais lesões macroscópicas são: congestão de grandes vasos e palidez cardíaca moderada a acentuada.
( ) As principais lesões microscópicas são: coração - petéquias em endocárdio, miocárdio e músculos papilares (fase agônica), tumefação, vacuolização e necrose de cardiomiócitos; rins - alterações degenerativas e circulatórias.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo, de preenchimento dos parênteses:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CEFET-BA Órgão: UFRB Prova: CEFET-BA - 2013 - UFRB - Médico veterinário |
Q2923965 Veterinária

No Brasil, ocorrem, pelo menos, 35 espécies de plantas hepatotóxicas distribuídas em 16 gêneros e podem ser divididas em três grupos: as que causam necrose hepática aguda; as que causam fibrose hepática e as que causam fotossensibilização. Algumas delas têm princípio ativo conhecido, enquanto de outras não se conhecem as substâncias responsáveis pelo quadro clínico-patológico.


Com relação às plantas tóxicas, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.


( ) A ingestão de Brachiaria decumbens causa fotossensibilização hepatógena em ruminantes no Brasil, devido ao Pithomyces chartarum.

( ) A Lantana camara, também conhecida como cambará ou chumbinho, é hepatotóxica para os ovinos.

( ) O Cestrum parqui, que tem como o nome comum coerana, causa necrose hepática em bovinos.

( ) A Crotalaria retusa (Peroba d’água, canela-de-veado, pau-de-osso, queluz) também causa fotossensibilização hepatógena, principalmente nas aves.

( ) A falta de eliminação de filoeritrina pelo sangue portal em animais com insuficiência hepática tem especial significado, levando à fotossensibilização em áreas despigmentadas.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a


Alternativas
Q2688708 Veterinária
O grau de lignificação de plantas forrageiras contribui para redução da digestibilidade dos componentes da parede celular e do seu conteúdo, assim, pode-se dizer que
Alternativas
Q2628394 Veterinária

Caruru é o nome popular de diversas espécies do gênero Amaranthus spp. Casos de intoxicação causada pela ingestão do caruru têm sido relatados em bovinos, ovinos e suínos. A morbidade nos surtos pode variar de 5-40% e a letalidade é alta, podendo chegar a 100%. Embora não esteja perfeitamente esclarecido o princípio ativo da planta, sua toxicidade está associada à presença de cristais de oxalatos. Essa planta está envolvida nos casos de intoxicação por sua ação:

Alternativas
Q2477076 Veterinária
As micotoxinas são substâncias tóxicas resultantes do metabolismo secundário de fungos. Os fungos apresentam crescimento e grande proliferação em cereais, como milho, trigo, arroz e outros. Entre as micotoxinas de maior relevância para a produção animal, destaca-se a aflatoxina que é produzida por fungos do gênero:
Alternativas
Q2460094 Veterinária
Espirradeira é o nome popular de uma planta tóxica para bovinos, ovinos, caprinos e equinos. A intoxicação em humanos tem sido descrita em decorrência de ingestão acidental ou tentativa de suicídio. É cultivada como planta ornamental e todas as partes do vegetal contêm glicosídeos cardiotóxicos. Sinais clínicos são observados entre 1 e 24 horas após a ingestão e incluem arritmia, vômito, diarreia (às vezes sanguinolenta), ataxia, extremidades frias, dispneia, coma e morte. O nome científico da espirradeira é:
Alternativas
Q2438253 Veterinária
Planta tóxica de interesse pecuário é aquela que, quando ingerida pelos animais domésticos de uma fazenda, sob condições naturais, causa danos à sua saúde e até mesmo a morte. Em bovinos, há uma síndrome hemorrágica aguda, caracterizada por hipertermia acentuada e hemorragias na pele e nas mucosas visíveis, que acomete tanto bovinos jovens quanto bovinos adultos, que é causada por:
Alternativas
Q2432208 Veterinária

A intoxicação aguda por plantas, embora de incidência universal, tem distribuição e intensidade que assumem aspectos nitidamente regionais, não ocupando posição de destaque nos atendimentos às intoxicações. Ainda assim, como grande parte das plantas tóxicas é de uso ornamental, comuns em jardins, quintais, parques, vasos e praças, torna-se necessária sua identificação para saber como agir em casos de acidente.


HERNANDEZ, E. M. M. et al. Manual de toxicologia clínica: orientações para assistência e vigilância das intoxicações agudas. São Paulo: Secretaria Municipal da Saúde, 2017, 465 p.


Com relação a essa temática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2414557 Veterinária

Existem muitas espécies de plantas que podem ser utilizadas como pastagem. Estas espécies podem ser divididas de acordo com o período de desenvolvimento (inverno ou verão), quanto ao ciclo de vida (anual ou perene) e quanto à família botânica, sendo as mais utilizadas as gramíneas e as leguminosas.


Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

Alternativas
Q2414554 Veterinária

Um dos grandes problemas da bovinocultura extensiva é a possibilidade de ingestão de plantas tóxicas pelos animais.


Assinale a alternativa que corresponde corretamente a uma planta considerada tóxica para bovinos.

Alternativas
Q2408993 Veterinária

Micotoxinas são substâncias produzidas por fungos que podem causar doenças nos seres humanos e nos animais de produção. Sobre as micotoxinas, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2408698 Veterinária

Assinale a alternativa correta. Qual é o nome da planta tóxica existente em muitos municípios paranaenses, com efeito radiomimético em bovinos, originand o quadro clínico de anemia aplástica?

Alternativas
Q2373343 Veterinária
As técnicas de conservação de forragem têm como objetivo fundamental aproveitar os excessos do período chuvoso e armazenar para a época crítica, mantendo as suas qualidades nutritivas. O uso de técnicas de conservação de forragens, tais como a ensilagem e a fenação, torna possível manter a produção mais ou menos no mesmo nível durante as estações, permitindo aos produtores uma renda constante ao longo do ano. Nas técnicas de conservação de forragem, 
Alternativas
Q2373341 Veterinária
O consumo de plantas tóxicas por animais de produção causa enormes prejuízos à agropecuária, desde perdas indiretas, como gastos para manejo de pastagens, até perdas diretas, como morte dos animais intoxicados. A intoxicação por Ipomoea asarifolia, popularmente conhecida como salsa ou batatarana, afeta principalmente ruminantes. Com relação à intoxicação por Ipomoea asarifolia em ruminantes, 
Alternativas
Q2355650 Veterinária
Analise as afirmativas a seguir:
I. A Pecuária é uma das atividades menos importantes do Brasil, o qual não apresenta condições singulares no que diz respeito à produção animal, cuja alimentação do rebanho não é feita com base em pastagens.
II. Quando se compara os custos de produção da alimentação de rebanhos em pastagens, com sistemas que utilizam animais confinados e grãos na dieta, a pastagem aparece como a fonte mais econômica para alimentação de ruminantes.
III. A planta forrageira desempenha uma função de extrema importância, que reflete tanto no aspecto econômico, quanto na sustentabilidade do sistema.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2335609 Veterinária
O grande número de espécies forrageiras disponíveis aos pecuaristas realça a necessidade e os esforços dos pesquisadores no sentido de distinguir suas principais características. Com relação às características das plantas forrageiras, analise as afirmativas a seguir. I.   Uma característica das cactáceas é a ocorrência de frutos tipo legume, também chamado de vagem. II. Uma das características das gramíneas é a simbiose de suas raízes com as bactérias do gênero Rhizobium. III. Uma das características das leguminosas é a presença de raízes tipo pivotantes.
É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q2335603 Veterinária
A silagem é uma técnica de armazenamento de forragens para suplementar o rebanho bovino nos períodos de déficit de suprimento das pastagens. A conservação da silagem baseia-se na fermentação anaeróbica da forragem ensilada, em que a formação de álcool e de ácidos orgânicos impede o desenvolvimento de microrganismos indesejáveis. O ácido que promove o aumento na estabilidade aeróbia das silagens é o:
Alternativas
Q2320270 Veterinária
Plantas hepatotóxicas estão frequentemente envolvidas na epidemiologia das intoxicações em bovinos e afetam os animais, causando necrose ou fibrose hepática e/ou fotossensibilização hepatógena. Assinale a alternativa que apresenta o nome correto de uma planta causadora de fibrose hepática. 
Alternativas
Q2308180 Veterinária
No caso de intoxicação por plantas tóxicas, várias são as medidas que podem ser utilizadas. Como medida profilática, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2303655 Veterinária
A cisticercose comprovadamente é um problema de saúde animal, consequência das más condições higiênicosanitárias das criações de suínos. A cisticercose suína é um problema de grande importância em saúde pública, pois, além de provocar a teníase, pode conduzir, como consequência de maior repercussão, à cisticercose humana, cuja localização cerebral é sua manifestação mais grave. Considerando-se a etiologia da cisticercose em suínos, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

( ) A cisticercose suína é uma doença parasitária originada a partir da ingestão de ovos de Taenia saginata, cujas formas adultas têm o homem como hospedeiro final quando este ingere carne suína, crua ou parcialmente cozida, contendo cisticercos.
( ) Os suínos adquirem cisticercose quando ingerem ovos de Taenia saginata, presentes no ambiente contaminado por matéria fecal de seres humanos infectados.
( ) Em saúde pública, a cisticercose suína é um problema de máxima relevância, notadamente nas áreas onde há comercialização de carne de porco sem prévia aprovação pelos serviços públicos de inspeção sanitária.
( ) Os cistos da Taenia solium, os cisticercos, podem ser encontrados em diferentes tecidos, principalmente no celular subcutâneo, muscular, cardíaco, cerebral e no próprio globo ocular dos suínos.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: C
5: B
6: E
7: A
8: C
9: E
10: D
11: A
12: B
13: D
14: C
15: D
16: B
17: B
18: A
19: A
20: B