Questões de Concurso Sobre patologias em defesa sanitária em veterinária

Foram encontradas 430 questões

Q3094787 Veterinária

Analise o parágrafo a seguir retirado do “Manual técnico: Controle da Raiva dos Herbívoros”.


Do herbívoro suspeito de raiva, deverão ser coletadas amostras do Sistema Nervoso Central (SNC). No caso de ruminantes, _____________, de acordo com o Manual de Procedimentos para o Diagnóstico das Doenças do Sistema Nervoso Central de Bovinos. Já no caso dos equídeos, devem ser coletados ______________ e ____________. Deverão ser coletadas e enviadas ao laboratório, para diagnóstico, amostras de todos os animais mortos com sinais clínicos compatíveis com encefalites.


Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem corretamente as lacunas, na ordem do texto.

Alternativas
Q3045002 Veterinária
A brucelose é uma doença infecciosa crônica que causa grandes perdas econômicas para o setor de produção animal. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose Animal é baseado na adoção de procedimentos de defesa sanitária animal que visa baixar a prevalência e a incidência da brucelose.

Com relação às normas descritas nesse programa, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3027550 Veterinária
Em 17 de julho de 2024, foi confirmado um foco de Doença de Newcastle (DNC), em um estabelecimento de avicultura comercial de corte, no estado do Rio Grande do Sul. A Portaria MAPA n° 702, de 18 de julho de 2024, declarou o estado de emergência zoosanitária no estado do Rio Grande do Sul em função da detecção do vírus da doença de Newcastle em aves comerciais.
Com relação à Doença de Newcastle, analise as afirmativas a seguir:


I. A Doença de Newcastle é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). É uma doença viral contagiosa que afeta várias espécies de aves, assim como répteis e mamíferos, e, até mesmo, o homem.
II. Segundo o Código Sanitário para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a Doença de Newcastle trata-se de uma infecção em aves domésticas causada pelo vírus da DNC, que é um paramixovírus aviário do sorotipo 1 (APMV-1) que reúne determinados critérios de virulência de índice de patogenicidade intracerebral ou de presença de múltiplos aminoácidos básicos.
III. A Doença de Newcastle era considerada erradicada no Brasil desde 2006, última ocorrência registrada em aves domésticas de subsistência no estado do Mato Grosso.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3016847 Veterinária

Um tanque de leite cru apresenta as seguintes características:



• Temperatura de 30°C;


• Acidez titulavel de 22°Dornic;


• Presença de células somáticas em quantidade superior ao limite legal.



Considerando os critérios de inspeção de leite e derivados, a classificação sanitária mais adequada para este leite é:

Alternativas
Q3016844 Veterinária

Um lote de carne bovina foi inspecionado e apresentado com as seguintes características:



• Ausência de selo do SIF/SIE;


• Presença de linfonodos mesentéricos com coloração esverdeada e odor pútrido;


• Evidências de miíase em algumas carcaças.



Considerando os critérios de inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, é a classificação sanitária mais adequada para este lote de carne bovina:

Alternativas
Q3011488 Veterinária
É uma Zoonose viral que afeta principalmente animais, mas também tem a capacidade de infectar humanos. O vírus é transmitido por mosquitos e moscas que se alimentam de sangue. Em seres humanos, a doença se manifesta desde um quadro leve, semelhante à gripe, até febre hemorrágica grave, que pode ser letal.

A doença que o texto faz referência é:

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2812778 Veterinária

A raiva bovina é uma doença viral que não tem tratamento e não é transmitida diretamente de um bovino para outro. Em relação à doença citada, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O morcego hematófago Desmodus rotundus é o principal transmissor da raiva bovina.

( ) A doença é de notificação obrigatória pelo proprietário dos animais afetados ou com sinais de mordidas causadas pelos morcegos.

( ) O significativo crescimento dos rebanhos aumenta a oferta de alimento para os morcegos hematófagos.

( ) A vacinação dos cães da propriedade rural reduz significativamente a incidência da raiva entre os bovinos.

( ) A pasta vampiricida é aplicada no dorso do Desmodus rotundus capturado pelos profissionais do Serviço Veterinário Oficial.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-PA Órgão: IF-PA Prova: IF-PA - 2016 - IF-PA - Médico Veterinário |
Q2796071 Veterinária

De acordo com o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal – PNCEBT, julgue os itens a baixo.

I. O primeiro teste de diagnóstico para brucelose e tuberculose efetuado no estabelecimento de criação monitorado será realizado por amostragem, devendo ser testados 400 animais quando a propriedade tiver entre 1501 a 5000 animais, considerando somente as fêmeas acima de 24 meses de idade e os machos reprodutores existentes no estabelecimento.

II. Considera-se inconclusivo para tuberculose no teste cervical comparativo o animal que apresentar a diferença entre a tuberculina bovina e a tuberculina aviária de 2,0 a 3,9 mm, podendo ser realizado mais um teste com intervalo de 60 dias para confirmação do diagnóstico desses animais.

III. Após o primeiro teste por amostragem, o estabelecimento monitorado deverá realizar retestes de diagnósticos periódicos também por amostragem, com intervalo de 10 a 12 meses para brucelose e de 18 a 24 meses para tuberculose, até se obter dois resultados negativos consecutivos em todos os animais testados.

IV. Os Animais que devem ser testados no exame de brucelose são as fêmeas de idade igual ou superior a 24 meses, desde que vacinadas entre 3 a 8 meses, os machos e as fêmeas não vacinadas acima de 8 meses de idade incluindo os animais castrados.

V. As etapas de saneamento, para certificação de estabelecimentos de criação livres de brucelose e tuberculose, partindo de uma propriedade não infectada, são necessárias no mínimo a realização de 3 testes de rebanho negativo consecutivos com intervalos de 90 a 120 dias do primeiro ao segundo e de 180 a 240 dias do segundo ao terceiro.


Assinale a alternativa que apresenta todos os itens INCORRETOS.

Alternativas
Q2582522 Veterinária

A notificação obrigatória de doenças ao serviço veterinário, composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e os Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, é obrigatória para qualquer cidadão, bem como para todo profissional que atue na área de diagnóstico, ensino ou pesquisa em saúde animal, em casos da suspeita ou ocorrência de doenças listadas na instrução normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013. Dentre as doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso confirmado, o item que corresponde a doença específica da bovinocultura é:

Alternativas
Q2414556 Veterinária

Assinale a alternativa correta em relação à Febre Aftosa.

Alternativas
Q2414551 Veterinária

Assinale a alternativa que corresponde corretamente às doenças de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial.

Alternativas
Q2400758 Veterinária

O tétano é uma doença tóxica infecciosa que acomete os animais domésticos e o homem por ação da neurotoxina:

Alternativas
Q2400750 Veterinária

A história natural da doença é o curso da doença desde o início até sua resolução, na ausência de intervenção. Sobre o período pré-patogênico de acordo com níveis de prevenção propostos por Leavell & Clark, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2398950 Veterinária

Na vigilância ativa, as zoonoses são monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde com ações que caracterizam-se por serem executadas de forma permanente a fim de subsidiar os programas de controle existentes e para seu desenvolvimento e execução dessas ações de vigilância ativa, devem-se seguir as normas técnicas vigentes dos programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde (Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses: Normas Técnicas e Operacionais, 2016). Podemos dizer que fazem parte dessa vigilância ativa, ações como:

Alternativas
Q2398922 Veterinária

Nem todo o mundo sabe, mas 62% dos patógenos humanos conhecidos são transmitidos por animais, além disso, 75% das doenças emergentes tiveram origem na fauna silvestre (pág. 13, edição 84 da Revista CFMV). De acordo com a Lei nº 5517/1968, o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem, as zoonoses, é uma das funções do médico-veterinário, um profissional de saúde reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) desde 1998. Desde 2011, médicos-veterinários fazem parte das equipes do:

Alternativas
Q2398827 Veterinária

A vigilância sanitária federal está presente em pontos de entrada considerados estratégicos, levando-se em consideração, o fluxo de viajantes e de meios de transporte internacionais, seu posicionamento geográfico e a vulnerabilidade sanitária e epidemiológica e devido à grande circulação de pessoas, bens e serviços, os pontos de entrada são considerados como áreas críticas para a disseminação de doenças (Agência Nacional de Saúde - ANVISA). É correto afirmar que é considerado um potencial de risco na disseminação de doenças:

Alternativas
Q2380593 Veterinária

É um teste qualitativo para detectar a presença de hidroximetilfurfural (HMF).



Esta é a definição de:

Alternativas
Q2375232 Veterinária
Os produtos destinados ao aproveitamento condicional em decorrência do julgamento da inspeção ante mortem e post mortem, nos termos do disposto no RIISPOA e nas normas complementares, devem ser submetidos, a critério do SIF, ao seguinte tratamento dentre outros:  
Alternativas
Q2373342 Veterinária
A Instrução Normativa nº 48, de 14 de julho de 2020 aprova as diretrizes gerais para a vigilância da febre aftosa com vistas à execução do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa. A normativa define que, entre os animais susceptíveis à febre aftosa, na qual a infecção e a importância epidemiológica foram demonstradas cientificamente, estão, especialmente,
Alternativas
Q2373332 Veterinária
A Instrução Normativa nº 50, de 24 de setembro de 2013 torna pública a lista de doenças que são de notificação obrigatória ao Serviço Veterinário Oficial composto pelas unidades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, em atendimento ao art. 5º do Anexo do Decreto no 5.741, de 30 de março de 2006. De acordo com essa norma, a patologia que requer notificação imediata de caso suspeito ou diagnóstico laboratorial é a
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: D
5: C
6: B
7: A
8: B
9: A
10: B
11: A
12: A
13: C
14: B
15: A
16: A
17: C
18: A
19: B
20: D