Questões de Concurso
Sobre patologias em defesa sanitária em veterinária
Foram encontradas 443 questões
Julgue o item subsecutivo, relativo a clínica e terapêutica animal.
A subdosagem de antimicrobianos favorece o desenvolvimento da resistência antimicrobiana.
A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa, causada pelo Aphthovirus, que afeta bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Caracteriza-se por febre seguida de lesões vesiculares na boca, língua, úbere e cascos dos animais infectados. A transmissão ocorre pelo contato direto com animais doentes, secreções, aerossóis ou objetos contaminados. Devido ao impacto econômico significativo, é uma das doenças de notificação obrigatória, exigindo medidas rigorosas de controle sanitário. No Brasil, a erradicação da febre aftosa tem sido um objetivo estratégico para garantir a exportação de produtos pecuários e evitar surtos da doença. Complete as lacunas corretamente:
A febre aftosa é uma doença______de notificação obrigatória, causada por um vírus do gênero_____. A principal via de transmissão ocorre pelo contato com____contaminados, incluindo saliva, fezes e aerossóis. Os sinais clínicos incluem lesões_____que afetam a boca, língua, úbere e cascos dos animais.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
A tuberculose bovina é uma doença infecciosa causada por Mycobacterium bovis, com impacto na saúde animal e pública. Essa enfermidade pode comprometer a comercialização de produtos de origem animal e exige medidas de prevenção e controle rigorosas. A transmissão ocorre principalmente por contato direto entre os animais, ingestão de alimentos contaminados ou aerossóis. O diagnóstico envolve exames clínicos e laboratoriais, como o teste tuberculínico intradérmico. O controle depende de estratégias sanitárias, incluindo o descarte de animais positivos e programas de erradicação. Em uma propriedade leiteira, o médico veterinário fiscal detectou animais com sinais respiratórios crônicos. Após a aplicação do teste tuberculínico, alguns animais reagiram positivamente. A confirmação laboratorial revelou a presença de Mycobacterium bovis. O produtor foi orientado sobre o descarte dos animais infectados e medidas de biosseguridade para evitar a disseminação.
Sobre a tuberculose bovina, analise as afirmativas abaixo e marque V, para verdadeiro, e F, para falso:
(__)A tuberculose bovina é causada por um vírus da família Mycobacteriaceae e pode ser transmitida pelo contato com secreções contaminadas.
(__)O teste tuberculínico intradérmico é uma ferramenta amplamente utilizada no diagnóstico da tuberculose bovina.
(__)A tuberculose bovina pode ser transmitida para humanos pelo consumo de leite não pasteurizado contaminado com Mycobacterium bovis.
(__)O tratamento com antibióticos é a principal forma de controle da tuberculose bovina em rebanhos comerciais.
(__)A erradicação da tuberculose bovina exige medidas sanitárias como o abate de animais positivos e restrição da movimentação de animais infectados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Em relação a higiene e a segurança individual, coletiva e de instalações dos animais, julgue o item que se segue.
Todas as pessoas que forem entrar em uma granja de suínos devem, obrigatoriamente, tomar banho e trocar de roupa antes de acessarem a área limpa.
Em relação a higiene e a segurança individual, coletiva e de instalações dos animais, julgue o item que se segue.
É necessário limpar e desinfetar equipamentos que tiveram contato com animais doentes, e as pessoas que estiveram em contato com esses animais devem adotar medidas para evitar infecções decorrentes desse contato.
Em relação a higiene e a segurança individual, coletiva e de instalações dos animais, julgue o item que se segue.
Recomenda-se utilizar arame farpado nas cercas que delimitam o espaço, devido a seu baixo custo.
Julgue o item subsequente, em relação ao uso de antimicrobianos, antiparasitários e quimioterápicos em medicina veterinária.
O único profissional capacitado para orientar sobre o uso correto de antimicrobianos, antiparasitários e quimioterápicos nos animais é o médico veterinário.
• 25a 100 mg/kg IV a cada 8 h ou IM a cada 6 h
Com relação a essa doença e / ou ao seu contágio e à sua transmissão, assinale a alternativa correta.
Analise o parágrafo a seguir retirado do “Manual técnico: Controle da Raiva dos Herbívoros”.
Do herbívoro suspeito de raiva, deverão ser coletadas amostras do Sistema Nervoso Central (SNC). No caso de ruminantes, _____________, de acordo com o Manual de Procedimentos para o Diagnóstico das Doenças do Sistema Nervoso Central de Bovinos. Já no caso dos equídeos, devem ser coletados ______________ e ____________. Deverão ser coletadas e enviadas ao laboratório, para diagnóstico, amostras de todos os animais mortos com sinais clínicos compatíveis com encefalites.
Assinale a alternativa que apresenta os termos que preenchem corretamente as lacunas, na ordem do texto.
Com relação à Doença de Newcastle, analise as afirmativas a seguir:
I. A Doença de Newcastle é uma doença de notificação obrigatória à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). É uma doença viral contagiosa que afeta várias espécies de aves, assim como répteis e mamíferos, e, até mesmo, o homem.
II. Segundo o Código Sanitário para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), a Doença de Newcastle trata-se de uma infecção em aves domésticas causada pelo vírus da DNC, que é um paramixovírus aviário do sorotipo 1 (APMV-1) que reúne determinados critérios de virulência de índice de patogenicidade intracerebral ou de presença de múltiplos aminoácidos básicos.
III. A Doença de Newcastle era considerada erradicada no Brasil desde 2006, última ocorrência registrada em aves domésticas de subsistência no estado do Mato Grosso.
Está CORRETO o que se afirma em