Questões de Concurso Comentadas sobre meio ambiente na engenharia ambiental e sanitária em engenharia ambiental e sanitária

Foram encontradas 28 questões

Q3062546 Engenharia Ambiental e Sanitária

Limnologia é o estudo das águas continentais. Com relação a essa ciência, julgue o item a seguir.


A solubilidade do oxigênio na água depende de dois fatores principais: temperatura e pressão; com a elevação da temperatura e a diminuição da pressão, ocorre redução da solubilidade do oxigênio na água. 

Alternativas
Q2932420 Engenharia Ambiental e Sanitária

Analise os itens abaixo:


I. clima do planeta

II. doenças em seres humanos

III. extinção de seres vivos

IV. redução da camada de ozônio


Podem ser afetados pela poluição atmosférica:

Alternativas
Q2932401 Engenharia Ambiental e Sanitária

Substâncias poluentes envenenam os rios e impactam a comunidade biológica, causando, entre outros, o fenômeno denominado de eutrofização ou eutroficação. Assinale a alternativa que define corretamente este fenômeno:

Alternativas
Q2235003 Engenharia Ambiental e Sanitária
No que se refere a qualidade do solo e da água subterrânea, gerenciamento de resíduos sólidos, remediação de solos e de água subterrânea, julgue o item subsequente. 
Apesar de serem mais onerosas, as técnicas de remediação de solos contaminados in situ permitem uma eficiente e uniforme remediação de solos contaminados em tempo relativamente curto. 
Alternativas
Q1747704 Engenharia Ambiental e Sanitária
Uma das reações que ocorre em uma atmosfera poluída é a reação fotoquímica, pela qual
Alternativas
Q1747699 Engenharia Ambiental e Sanitária
A qualidade das águas de um rio ou reservatório está sob a constante ameaça da ação degradadora de certas substâncias poluentes. Estas podem originar-se de fontes
Alternativas
Q1747694 Engenharia Ambiental e Sanitária

O desenvolvimento do ecossistema envolve mudanças na repartição da energia, na estrutura das espécies e nos processos ecológicos.


Neste contexto, a sucessão alogênica refere-se

Alternativas
Q1747692 Engenharia Ambiental e Sanitária
Da reação dos ecossistemas aos distúrbios derivam-se conceitos, dentre os quais está a
Alternativas
Q1681748 Engenharia Ambiental e Sanitária
Considerando a importância internacional das convenções e dos protocolos que tratam da questão ambiental, julgue o item subsequente.

A promoção de políticas e medidas que limitem ou reduzam emissões de gases de efeito estufa não controlados pelo Protocolo de Montreal está contemplada no Protocolo de Quioto. 
Alternativas
Q1681739 Engenharia Ambiental e Sanitária
No que se refere à defesa civil, julgue o seguinte item.

Municípios atingidos por desastre que tiverem o estado de calamidade pública reconhecido pelo Poder Executivo federal podem abrir linha de crédito destinada a investimentos de pessoas jurídicas.
Alternativas
Q1681726 Engenharia Ambiental e Sanitária
Com base nas características dos biomas brasileiros, julgue o item a seguir.

A caatinga apresenta clima semiárido e chuvas imprevisíveis, de modo que a sua expressiva quantidade de árvores tortuosas com cascas grossas e o denso estrato de gramíneas baixas são características de adaptação das plantas desse bioma a tais condições.
Alternativas
Q1681721 Engenharia Ambiental e Sanitária
A respeito de sucessões ecológicas, julgue o item subsequente.

Espécies vegetais que apresentam crescimento lento, frutos e sementes grandes e maior longevidade são classificadas como r estrategistas e são típicas de ambientes clímax.
Alternativas
Q946009 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma indústria de laticínios se estabelecerá em determinado local com uma capacidade produtiva de 5000 L·dia-1 o que gerará 2 m3·dia-1 de efluente bruto. Esse efluente possui uma concentração de DBO5 (demanda bioquímica de oxigênio 5 dias a 20 °C) de 600 mg·L-1, que, após tratamento, passará a uma concentração de DBO5 de 200 mg·L-1 . Não há perdas de volume durante o tratamento.


A indústria deseja lançar esse efluente tratado em um rio que é enquadrado como classe 2, segundo Resolução n° 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), e que possui uma vazão de referência de 47000 L·dia-1 e DBO5 de 4 mg·L-1.


De acordo com as informações fornecidas, considere as afirmativas a seguir em relação ao parâmetro DBO5.


 Considerando apenas os requisitos da Resolução n° 357/2005 do CONAMA e da Resolução n° 430/ 2011 do CONAMA, a indústria poderia lançar o efluente tratado no rio.

II  A indústria não poderá lançar o efluente tratado no rio, pois não atende à Resolução n° 357/2005 do CONAMA, e a DBO5 na zona de mistura é de 16,25 mg·L-1.

III  A indústria não poderá lançar o efluente tratado no rio, pois atende apenas à Resolução n° 430/ 2011 do CONAMA.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Q906515 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Resolução CONAMA nº 237, de 1997, prevê a possibilidade de estabelecer procedimentos específicos para o licenciamento ambiental simplificado, observadas a natureza, as características e as peculiaridades da atividade.
Um licenciamento simplificado, com emissão de Licença Ambiental Única de Instalação e Operação (LIO) ou um ato administrativo equivalente, está previsto para
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: SABESP Prova: FCC - 2018 - SABESP - Engenheiro - Ambiental |
Q899074 Engenharia Ambiental e Sanitária
Os projetos de recuperação de áreas degradadas devem levar em conta o tipo de vegetação do local e também o estágio de regeneração da vegetação a ser recuperada. Espécies vegetais que têm como características serem umbrófilas iniciais, com grande número de espécies na comunidade e produção de frutos com pouco tempo de viabilidade são classificadas como
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: SABESP Prova: FCC - 2018 - SABESP - Engenheiro - Ambiental |
Q899063 Engenharia Ambiental e Sanitária
A Resolução CONAMA 420, de 28 de dezembro de 2009, reza que a área cujo órgão ambiental constatou a presença de substâncias químicas em fase livre ou for comprovada, após investigação detalhada e avaliação de risco, a existência de risco à saúde humana é declarada como
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: SABESP Prova: FCC - 2018 - SABESP - Engenheiro - Ambiental |
Q899062 Engenharia Ambiental e Sanitária
A legislação estadual de São Paulo estabelece valores orientadores para solos e água subterrânea. Nesse, sentido considere:
I. Valor de Referência de Qualidade (VRQ) é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea, que define um solo como limpo ou a qualidade natural da água subterrânea. II. Valor de Prevenção (VP) é a concentração de determinada substância, acima da qual podem ocorrer alterações prejudiciais à qualidade do solo e da água subterrânea. Este valor indica a qualidade de um solo capaz de sustentar as suas funções primárias, protegendo-se os receptores ecológicos e a qualidade das águas subterrâneas. III. Valor de Intervenção (VI) é a concentração de determinada substância no solo ou na água subterrânea, acima da qual devem cessar as atividades as quais deram origem às contaminações ambientais. IV. Valores Orientadores (VO) para solo e água subterrânea são concentrações de substâncias químicas derivadas por meio de critérios numéricos e dados existentes na literatura científica internacional, para subsidiar ações de prevenção e controle da poluição, visando à proteção da qualidade dos solos e das águas subterrâneas e o gerenciamento de áreas contaminadas. V. Valor de Risco Ambiental (VRA) são valores de contaminantes ambientais que colocam em risco a qualidade da água subterrânea, dos solos e da população humana que deles se utilizam.
Está correto o que se afirma APENAS em
Alternativas
Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: SABESP Prova: FCC - 2018 - SABESP - Engenheiro - Ambiental |
Q899052 Engenharia Ambiental e Sanitária
No que se refere às normas ambientais, a Auditoria de
Alternativas
Q848859 Engenharia Ambiental e Sanitária

Determinada sociedade empresária, devidamente licenciada para operar atividade potencialmente poluidora no território da Bahia, em razão de descuido de um funcionário, causou um acidente com derramamento de produto tóxico, causando dano ambiental pela contaminação hídrica e do solo.

De acordo com o Decreto n° 14.024/2012, que regulamenta a Lei Estadual n° 10.431/2006, a sociedade empresária deverá adotar todas as medidas necessárias para o controle da situação, com vistas a minimizar os danos à saúde pública e ao meio ambiente, incluindo:

Alternativas
Q848084 Engenharia Ambiental e Sanitária

Um dos grandes desafios para a sociedade moderna, em que o nível de consumo continua a crescer, é a destinação ambientalmente adequada dos resíduos provenientes das atividades humanas.


Nesse contexto, o Decreto Estadual n° 14.024/2012 , que regulamenta a Lei Estadual n° 10.431/ 2012 , estabelece alguns princípios específicos que orientam a gestão de resíduos sólidos, como o da:

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: E
4: E
5: B
6: D
7: C
8: A
9: C
10: E
11: E
12: E
13: C
14: A
15: A
16: A
17: B
18: A
19: C
20: E