Questões de Concurso
Comentadas sobre ecologia em meio ambiente
Foram encontradas 541 questões
Nos planos de manejo florestal sustentável, o ciclo de corte corresponde ao período de tempo para a exploração de uma unidade de produção anual.
Entre as dificuldades para se determinar com maior precisão a biodiversidade na Amazônia está o fato de que essa floresta não é uniforme e apresenta ecossistemas específicos.
A linha de véu é uma estratégia que possibilita a revelação de toda a biodiversidade brasileira.
A biodiversidade vertical (copa das árvores) evidencia uma fauna de insetos diferente daquela que habita o solo.
Em um espaço urbano, uma grande área foi degradada devido à atividade de mineração ilegal, que resultou na remoção da vegetação nativa e no assoreamento de um curso d'água. O projeto de recuperação da área degradada visa restaurar a biodiversidade local, estabilizar o solo e restabelecer a qualidade do recurso hídrico. Para isso, o projeto inclui o plantio de espécies nativas, a revegetação das margens do curso d'água e a instalação de barreiras naturais para evitar a erosão. Com base na situação hipotética descrita, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. “A recuperação de áreas degradadas é um processo complexo e exige o uso de espécies vegetais nativas que sejam adaptadas às condições locais, a fim de garantir o sucesso da restauração ecológica.”
PORQUE
II. “O uso de espécies exóticas pode ser eficiente na recuperação rápida da vegetação, mas comprometeria a biodiversidade local e a funcionalidade dos ecossistemas, tornando a área menos resiliente a distúrbios futuros.”
Assinale a alternativa correta.
A respeito de conceitos e procedimentos relativos ao projeto de recuperação de área degradada ou área alterada, julgue o item subsequente, de acordo com a legislação ambiental.
Classificam-se como cenário ambiental A as áreas com médio potencial de regeneração natural, onde há alguma presença de vegetação regenerante, próximas a áreas com vegetação nativa remanescente, com solos pouco compactados, possível presença de espécies invasoras, podendo demandar manejo por plantio de mudas, semeadura direta de espécies nativas, enriquecimento com espécies-alvo ou outras técnicas.
Sobre redes alimentares e ecossistemas, analise as afirmativas com base em uma perspectiva sistêmica e escolha a alternativa correta:
I. Cadeias alimentares representam uma simplificação das interações tróficas, sendo inadequadas para descrever a complexidade das relações ecológicas em ecossistemas diversos.
II. Redes alimentares refletem não apenas a interdependência entre espécies, mas também os impactos indiretos de alterações ambientais em múltiplos níveis tróficos.
III. A eficiência energética em redes alimentares é influenciada por variáveis como temperatura, disponibilidade de nutrientes e alterações na composição das comunidades biológicas.
I.Paralisação do funcionamento hidrológico.
II.Potencial produtivo do solo ao longo do tempo.
III.Biodiversidade.
Fonte: SANTOS, Devanir Garcia dos; ROMANO, Paulo Afonso. Conservação da água e do solo, e gestão integrada dos recursos hídricos. Revista de política agrícola, v. 14, n. 2, p. 51-64, 2005.
É CORRETO o que se afirma em:
Fonte: Ricklefs & Relyea, 2014 apud Conservação de Ecossistemas. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/biodiversidade-e-biomas/biomas-e-ecossistemas/conservacao-1/conservacao
Dentre as estratégias adotadas pelo país para a conservação ecossistêmica, identifique e marque a alternativa CORRETA.