Questões de Concurso Comentadas sobre georeferenciamento em meio ambiente

Foram encontradas 50 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Analista Ambiental |
Q3216356 Meio Ambiente
O mapeamento geoespacial e o geoprocessamento podem ser usados, por exemplo, na identificação de áreas de patrimônio cultural e na análise de impactos ambientais.

Relacione os conceitos a seguir listados às suas respectivas definições.

1. Sensores Remotos
2. Sistemas de Informações Geográficas
3. Fotointerpretação

( ) É um sistema de captação, armazenamento, processamento, análise e exibição de informações georreferenciadas.
( ) É definida como o ato de examinar imagens fotográficas com a finalidade de identificar objetos e deduzir seus significados.
( ) São equipamentos que captam e registram a energia refletida ou emitida pelos elementos da superfície terrestre.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: IPHAN Prova: FGV - 2025 - IPHAN - Analista Ambiental |
Q3216354 Meio Ambiente
O uso de imagens de sensoriamento remoto tem sido cada vez mais frequente nas atividades de avaliação e modelagem do meio ambiente, inclusive na avaliação de impactos ambientais. A qualidade das imagens utilizadas é muito importante, além das características de resolução.

Assinale a opção em que estão listados apenas os tipos de resolução de sensores remotos.
Alternativas
Q3261266 Meio Ambiente

No que diz respeito ao uso de energia e emissões de gases de efeito estufa (GEE), um conceito importante é o de Potencial de Aquecimento Global (Global Warming Potential - GWP). Esse dá uma medida da capacidade de um GEE de reter calor na atmosfera, sendo expresso em unidades de CO2 equivalente. Isto significa que o GWP compara a quantidade de aquecimento causado por um gás em relação à mesma quantidade de CO2, em um determinado horizonte de tempo (o GWP100 é para o período de 100 anos).


Assinale a opção que apresenta os GEE em ordem decrescente de GWP100.


Alternativas
Q3125789 Meio Ambiente
Um técnico ambiental está utilizando sensores hiperespectrais para o monitoramento de áreas de mineração. Qual das seguintes vantagens do sensoriamento hiperespectral é mais relevante para identificar a composição mineralógica das superfícies expostas?
Alternativas
Q3125788 Meio Ambiente
Na fotointerpretação, um técnico ambiental precisa identificar corpos d’água em uma imagem de satélite. Sabendo que corpos d'água possuem características específicas de reflexão, qual das seguintes combinações de elementos visuais é mais apropriada para essa identificação?
Alternativas
Q3125786 Meio Ambiente
Durante a interpretação de imagens de satélite para mapear a cobertura vegetal em uma área de cerrado, um técnico ambiental utiliza imagens multiespectrais. Qual faixa do espectro eletromagnético é mais adequada para diferenciar vegetação saudável de áreas desmatadas?
Alternativas
Q3125785 Meio Ambiente
No contexto do geoprocessamento aplicado à análise ambiental, é importante que os técnicos compreendam os princípios físicos e elementos de interpretação envolvidos na coleta e análise de dados espaciais. Abaixo, relacione as técnicas de sensoriamento remoto na Coluna A com suas principais características e aplicações na Coluna B, considerando o tipo de análise e o contexto ambiental onde cada técnica é mais adequada:

COLUNA A: TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO.

1. Radar de abertura sintética (SAR). 2. Sensoriamento hiperespectral. 3. Imagens multiespectrais. 4. LIDAR (Light Detection and Ranging).
COLUNA B: CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES.

( ) Técnica ideal para mapeamento de elevações e estruturas topográficas detalhadas, frequentemente usada em estudos de relevo e modelagem de terrenos.
( ) Captura uma ampla gama de bandas espectrais, permitindo a distinção de materiais pela resposta espectral em diferentes comprimentos de onda, utilizada em análise de vegetação e solos.
( ) Técnica que permite detecção de umidade no solo e estrutura das florestas, mesmo em condições de cobertura de nuvens, devido ao uso de micro-ondas.
( ) Fornece dados sobre a cobertura do solo com várias bandas, possibilitando a identificação de diferentes tipos de vegetação e uso do solo.

A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Q3108444 Meio Ambiente
De acordo com a classificação das cartas e mapas utilizados na cartografia, qual tipo de carta é destinada especificamente para as necessidades da navegação aérea?
Alternativas
Q3090628 Meio Ambiente
Sobre cartografia ambiental e o uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q3022793 Meio Ambiente
Na faixa do visível, o espalhamento causado principalmente por moléculas dos gases constituintes na atmosfera é o espalhamento tipo Rayleigh. Sobre o tipo Rayleigh de espalhamento, marque a resposta CORRETA.
Alternativas
Q3022792 Meio Ambiente
Em Sensoriamento Remoto, a radiância detectada pelo sensor sempre será diferente da radiância do alvo devido ao efeito do espalhamento da Radiação Eletromagnética (REM). Em relação a REM, é correto afirmar, EXCETO:
Alternativas
Q3018432 Meio Ambiente
No contexto do geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicados ao monitoramento de impactos ambientais em áreas urbanas, analise as afirmações a seguir:

I.Índices de vegetação baseados em bandas do vermelho e infravermelho próximo são eficazes para monitorar mudanças na cobertura vegetal em áreas urbanas e podem indicar processos de degradação ambiental. II.A classificação supervisionada de imagens de satélite é sempre mais precisa que a classificação não-supervisionada para identificar diferentes tipos de uso do solo em ambientes urbanos complexos. III.A automatização de processos de geoprocessamento através de linguagens de programação ou ferramentas de modelagem em SIG facilita o monitoramento contínuo de mudanças ambientais em grandes áreas urbanas. IV.A integração de dados de varredura a laser aerotransportada com imagens multiespectrais permite uma análise mais precisa da estrutura tridimensional da vegetação urbana, sendo útil para o monitoramento de áreas verdes e estimativa de parâmetros biofísicos. V.O uso de séries temporais de imagens de radar de abertura sintética (SAR) é mais eficaz que imagens ópticas para o monitoramento de inundações urbanas, devido à sua capacidade de penetrar nuvens e operar em condições noturnas.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2548512 Meio Ambiente
O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, possui os seguintes objetivos:
Alternativas
Q2243856 Meio Ambiente
Dadas as afirmativas, sobre noções de geologia,
I. Os aquíferos podem ser classificados, de acordo com a porosidade de suas rochas, em: poroso ou sedimentar, fraturado ou fissural, e cárstico.
II. Um poço é freático quando a linha piezométrica do lençol d’água estiver acima da superfície de saturação, isto é, sob pressão confinante.
III. Os aquíferos confinados ou artesianos são feitos de material permeável entre duas camadas impermeáveis ou semipermeáveis.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2208358 Meio Ambiente
A partir de uma imagem de sensoriamento remoto orbital, recortada para uma área de interesse rural com cerca de 5 ha, produziu-se digitalmente e, em sistema apropriado, um mapa contendo as três categorias de uso do solo ali presentes e que, juntas, ocupavam toda a área de estudo. Para se obter o mapa, utilizou-se uma imagem do satélite Landsat-7, com suas bandas da região do visível e infravermelho próximo, as quais suportaram uma análise de grupamentos de forma automatizada, com o analista definindo o limiar de classificação relacionado aos grupamentos. O método de classificação de imagem utilizado foi o
Alternativas
Q2208357 Meio Ambiente
Gráfico contendo as frequências de distribuição de intensidades de, no mínimo, duas bandas de uma imagem multiespectral e que contém a variação de valores de níveis de cinza de alvos de interesse, registrados na imagem, permitindo identificar os valores mínimos e máximos de nível de cinza desses alvos. Trata-se do
Alternativas
Q2208356 Meio Ambiente
No Sistema de Informação Geográfica (SIG) tem-se o plano de informação (PI) rede de drenagem de uma microbacia de segunda ordem. Sabe-se que esse PI foi extraído digitalmente de uma carta topográfica, também no formato digital. Ainda, como ele perdeu seu georreferenciado no momento da extração, é formado apenas por linhas com identificador 1, estando algumas deslocadas à esquerda em relação a sua posição real no campo, em cerca de 1,01 centímetros. Visando à localização correta, precisa e real da rede drenagem, é correto afirmar que
Alternativas
Q2208355 Meio Ambiente
O Sistema de Informação Geográfica comporta, dentre outros, arquivos no formato vetorial, sobre os quais se pode afirmar que sua estrutura topológica
Alternativas
Q2202778 Meio Ambiente
As escalas são utilizadas quando se necessita relacionar uma medida de um objeto ou local representado no papel e a sua medida real. Entretanto, muitas vezes, são necessárias as mudanças de escala, sendo preciso unir cartas ou mapas em diferentes escalas e compatibilizá-los em um único produto, sendo necessário reduzir ou ampliar diferentes objetos ou locais. Sendo assim, a seguir estão descritos alguns métodos para a realização de mudança de escala, julgue-os: 

I.Fotocartográfico.
II.Manualfitográfico.
III.Pantógrafo.
IV.Ovacionado.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2202768 Meio Ambiente
De acordo com os seus conhecimentos a respeito do Geoprocessamento, a seguir estão alguns datuns , sobre a característica de cada um deles no que se refere à sua origem ou o posicionamento do elipsoide em relação à Terra:
I.Córrego Alegre.
II.South Ammerican Datum 1969 (SAD-69).
III.Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS 2000).
IV.World Geodetic System, 1984 (WGS-84).

Faça a correta correlação:
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: A
6: B
7: D
8: D
9: B
10: C
11: D
12: D
13: A
14: D
15: A
16: D
17: B
18: C
19: E
20: D