Questões de Concurso Sobre gestão ambiental em meio ambiente

Foram encontradas 482 questões

Q3283721 Meio Ambiente
Julgue o item que se segue, relacionado às políticas de promoção das cadeias de sociobiodiversidade.

As políticas de promoção das cadeias de sociobiodiversidade visam ao comércio interno de produtos da biodiversidade, não contemplando, pois, incentivos para a exportação.
Alternativas
Q3283696 Meio Ambiente
No que se refere ao manejo do fogo em unidades de conservação do bioma Cerrado, bem como ao monitoramento ambiental e ao sensoriamento remoto, julgue o próximo item.

O mapeamento do uso e da cobertura do território é um dos instrumentos a ser adotado para identificação e impedimento do uso do fogo por comunidades tradicionais em seus sistemas produtivos, prática considerada ilegal e incompatível com a conservação da biodiversidade.
Alternativas
Q3283695 Meio Ambiente
No que se refere ao manejo do fogo em unidades de conservação do bioma Cerrado, bem como ao monitoramento ambiental e ao sensoriamento remoto, julgue o próximo item.

No Cerrado, o uso do fogo controlado para evitar o acúmulo excessivo de material combustível é medida de prevenção a incêndios de grandes proporções que possam atingir ecossistemas sensíveis ao fogo, especialmente nos períodos mais secos, quentes e com mais ventos.
Alternativas
Q3283694 Meio Ambiente
No que se refere ao manejo do fogo em unidades de conservação do bioma Cerrado, bem como ao monitoramento ambiental e ao sensoriamento remoto, julgue o próximo item.

O plano de manejo de unidades de conservação localizadas no Cerrado deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, bem como deve fundamentar-se nos objetivos gerais da respectiva unidade.
Alternativas
Q3283693 Meio Ambiente
No que se refere ao manejo do fogo em unidades de conservação do bioma Cerrado, bem como ao monitoramento ambiental e ao sensoriamento remoto, julgue o próximo item.

No sensoriamento remoto, o padrão de reflexão de radiação eletromagnética da vegetação pode ser utilizado para qualificar e quantificar espécies existentes nas unidades de conservação, auxiliando as análises de risco de incêndios. 
Alternativas
Q3283692 Meio Ambiente
Com base nas normas que regulam a proteção e o uso dos recursos florestais e das bacias hidrográficas, julgue o item subsequente.

Os recursos provenientes do pagamento por serviços ambientais que tenham sido prestados com o objetivo de conservação de vegetação nativa em unidades de conservação devem ser aplicados em atividades vinculadas à própria unidade.
Alternativas
Q3283691 Meio Ambiente
Com base nas normas que regulam a proteção e o uso dos recursos florestais e das bacias hidrográficas, julgue o item subsequente.

Aquele que, independentemente da existência de culpa, praticar ato lesivo ao meio ambiente ficará obrigado a reparar o dano causado em decorrência de sua atividade.
Alternativas
Q3283690 Meio Ambiente
Com base nas normas que regulam a proteção e o uso dos recursos florestais e das bacias hidrográficas, julgue o item subsequente.

Competem ao ICMBio a autorização e o licenciamento dos planos de manejo para exploração seletiva de madeira em unidades de conservação criadas pela União.
Alternativas
Q3274350 Meio Ambiente
A pesca artesanal é uma atividade de grande importância socioeconômica e cultural para diversas comunidades brasileiras. No entanto, para garantir a continuidade dessa prática e a preservação dos estoques pesqueiros, é necessário seguir regulamentações, como o respeito ao período de defeso, a observação do tamanho mínimo de captura e a destinação adequada da fauna acompanhante. Com base nesse contexto, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Os pescadores(as) artesanais possuem a autonomia e a liberdade que a atividade pode proporcionar, de forma que a organização da comunidade pesqueira em cooperativas, associações e sindicatos pode prejudicar a economia local e os lucros individuais dos pescadores(as).
( ) O defeso é a paralisação temporária da pesca para a preservação das espécies, tendo como motivação a reprodução e/ou recrutamento, bem como paralisações causadas por fenômenos naturais ou acidentes. Nesse período, é garantido por lei, ao pescador profissional artesanal, o pagamento de seguro-defeso, no valor de um salário mínimo mensal, que é o seguro-desemprego especial pago ao pescador.
( ) A fauna acompanhante são os animais que também são alvo da pescaria, mas que não têm valor comercial. São animais capturados pelos petrechos de pesca e que podem ser devolvidos à água pelos pescadores ou podem ser abatidos para fim de consumo próprio ou da comunidade local.
( ) O tamanho mínimo de captura dos peixes é medido da ponta do focinho até a extremidade da parte mais alongada da nadadeira caudal. Se o tamanho mínimo e o período de defeso não forem respeitados, as pescarias futuras podem ser comprometidas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3274348 Meio Ambiente
A Rede Nacional Colaborativa para a Gestão Sustentável dos Recursos Pesqueiros, de caráter consultivo e de assessoramento, tem como objetivo subsidiar a gestão para o uso sustentável dos recursos pesqueiros e foi instituída pelo Decreto nº 10.736/2021. É composta por representantes de órgãos e entidades da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal e da sociedade envolvida com a atividade pesqueira. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a denominação pela qual essa rede é conhecida.
Alternativas
Q3273558 Meio Ambiente
A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material da sociedade sem que para isso haja agressões e danos ao meio ambiente. Assim, deve-se utilizar os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
Fonte: Pará. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade Cartilha de boas práticas sustentáveis no ambiente de trabalho. Belém: SEMAS, 2023.

A fim de promover a sustentabilidade ambiental no ambiente de trabalho, algumas práticas favorecem os benefícios ao meio ambiente, conforme disposto abaixo, julgue-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
(__)Sempre que possível, privilegiar a iluminação natural.
(__)Destinar corretamente os materiais eletrônicos.
(__)Favorecer o desperdício de água.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo. 
Alternativas
Q3265990 Meio Ambiente
O Plano Diretor de Canaã dos Carajás (PA) define o Macroambiente Urbano (MAU) como “porções do território municipal destinadas a concentrar as funções urbanas, assim consideradas as ações próprias ou naturais da cidade, tais como habitar, trabalhar, circular e recrear”. O MAU é dividido em Ambientes Especiais como os descritos a seguir:

I. Área com inexistência de infraestrutura urbana, na qual se deve estimular as atividades residenciais e outros usos compatíveis com o uso residencial.
II. Área destinada a comércio atacadista de produtos químicos e serviços, restringindo-se ao médio grau de incomodidade e à não emissão de poluentes.

Os trechos I e II correspondem, respectivamente, a
Alternativas
Q3265987 Meio Ambiente
Para o alcance dos objetivos propostos em um Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Área Alterada (PRAD), a depender do caso, deve ser realizado com o(a)
Alternativas
Q3265982 Meio Ambiente
Um Sistema de Gestão Ambiental é um conjunto de procedimentos sistematizados que são desenvolvidos para que as questões ambientais sejam integradas à administração global de um empreendimento.

Assinale a opção em que estão listados apenas elementos de um Sistema de Gestão Ambiental.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2025 - UFSC - Assistente em Administração |
Q3264405 Meio Ambiente
A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Programa se destina às instituições públicas das três esferas (federal, estadual e municipal). Nesse contexto, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3262177 Meio Ambiente

Em um espaço urbano, uma grande área foi degradada devido à atividade de mineração ilegal, que resultou na remoção da vegetação nativa e no assoreamento de um curso d'água. O projeto de recuperação da área degradada visa restaurar a biodiversidade local, estabilizar o solo e restabelecer a qualidade do recurso hídrico. Para isso, o projeto inclui o plantio de espécies nativas, a revegetação das margens do curso d'água e a instalação de barreiras naturais para evitar a erosão. Com base na situação hipotética descrita, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.



I. “A recuperação de áreas degradadas é um processo complexo e exige o uso de espécies vegetais nativas que sejam adaptadas às condições locais, a fim de garantir o sucesso da restauração ecológica.”



PORQUE



II. “O uso de espécies exóticas pode ser eficiente na recuperação rápida da vegetação, mas comprometeria a biodiversidade local e a funcionalidade dos ecossistemas, tornando a área menos resiliente a distúrbios futuros.”



Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q3262175 Meio Ambiente

Considere que em uma cidade o governo local decidiu implementar um conjunto de ações visando ao desenvolvimento sustentável, com foco na redução dos impactos ambientais causados pelo crescimento urbano acelerado. Entre as medidas adotadas estão a promoção de práticas de gestão de resíduos, a preservação de áreas verdes, o incentivo ao uso de energias renováveis e a adoção de políticas públicas que busquem reduzir a emissão de poluentes no ar. Essas ações são parte de um esforço para alinhar o município à Agenda Ambiental, que busca implementar as diretrizes da sustentabilidade nos planos de desenvolvimento urbano e nas políticas públicas locais. Considerando esse contexto, assinale, a seguir, um dos principais objetivos da Agenda Ambiental no nível local.

Alternativas
Q3262173 Meio Ambiente

Determinada empresa que, recentemente, passou a operar em conformidade com as normas ambientais, decidiu adotar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com o objetivo de melhorar seus processos e minimizar impactos ambientais. O SGA foi implementado com base na norma ISO 14001, que estabelece diretrizes para a criação e a manutenção de sistemas eficientes e sustentáveis de gestão ambiental. Com isso, a empresa passou a adotar práticas de monitoramento ambiental, avaliar periodicamente seus processos e desenvolver ações corretivas sempre que necessário. Também começou a engajar seus funcionários e a comunidade no compromisso com a preservação ambiental. Com base na situação hipotética apresentada, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.



( ) O SGA da empresa deve ser baseado em uma abordagem preventiva, buscando identificar e corrigir problemas ambientais antes que se tornem mais graves.


( ) A ISO 14001 é uma norma que exige a certificação obrigatória das empresas para que possam operar legalmente, sem dar margem para opções alternativas de gestão.


( ) O monitoramento constante dos impactos ambientais é uma prática essencial dentro de um SGA, visando sempre a melhoria contínua dos processos.


( ) A implementação de um SGA não requer o envolvimento da comunidade ou dos funcionários da empresa, já que a responsabilidade pela gestão ambiental recai exclusivamente sobre gestores e diretores.



A sequência está correta em

Alternativas
Q3262172 Meio Ambiente

O Programa Esplanada Sustentável foi lançado com o objetivo de transformar a Esplanada dos Ministérios em um modelo de sustentabilidade, priorizando práticas que visem o uso eficiente dos recursos naturais, a gestão responsável dos resíduos e o incentivo à utilização de energias renováveis. O programa busca integrar práticas ambientais sustentáveis aos espaços públicos e aos serviços prestados à população, além de sensibilizar a sociedade para a importância da preservação ambiental em áreas urbanas. Uma das ações centrais do programa é a implementação de infraestrutura verde, como o aumento de áreas de vegetação nativa, o uso de tecnologias que diminuem o consumo de água e energia, e o incentivo à adoção de boas práticas ambientais tanto no setor público quanto no privado. Com base nesse contexto, assinale, a seguir, o principal objetivo do Programa Esplanada Sustentável.

Alternativas
Q3251569 Meio Ambiente
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.

Povos da floresta.

Além de acordos que priorizem a adoção de fontes de financiamento, o Instituto Socioambiental (ISA) também apresenta um posicionamento voltado ao fortalecimento da visão que povos indígenas, quilombolas e povos е comunidades tradicionais levam para a Conferência do Clima, como destaca o analista de políticas climáticas do ISA, Ciro Brito.

"Uma das principais mensagens é de que os povos da floresta são agentes fundamentais para o combate à crise climática, pelos seus modos de criar, fazer e viver, que apoiam a conservação e o manejo sustentável da floresta. Outra mensagem é que o foco das negociações deve ser buscar garantir a justiça climática, em que os grupos mais vulneráveis às mudanças climáticas, apesar de não contribuírem para o agravamento da crise, estão sofrendo mais com seus efeitos. Por isso, mecanismos de adaptação e fontes de financiamento devem ser fortemente incentivados e pressionados para se chegar a bons acordos.".

No que se refere ao financiamento em si, Ciro considera que a COP29 tem a missão de garantir financiamentos para uma "correção de rumo" na ação climática global. "Os planos climáticos revistos (NDCs) dos países deverão ser apresentados até fevereiro de 2025, mas para que os países em desenvolvimento apresentem novas NDCs mais audaciosas, a COР 29 deve estabelecer que o financiamento estará disponível para os ajudar a cumprir suas metas climáticas. Então a nossa expectativa é que o Novo Objetivo Coletivo Quantificado (NCQG), a ser acordado na COP 29 reflita as necessidades e prioridades dos países em desenvolvimento, incluindo as necessidades em relação à adaptação climática "pontua". "Além de financiamento, esperamos que se chegue a um acordo sobre o Artigo 6, sobre a forma como os critérios de carbono são definidos, como os projetos podem ser aprovados e revistos, que informações sobre os contratos podem ser mantidas confidenciais e o que precisa ser transparente".

No contexto em que a COP29 antecede a realização da COP que será sediada pelo Brasil, o analista de políticas climáticas do ISA também destaca as expectativas em relação ao posicionamento do país na conferência deste ano. "Espera-se um posicionamento agregador, tendo em vista que o Brasil terá a presidência da próxima COP, em Belém, e precisa avançar na sua capacidade de liderar um grupo de países tão diverso", considera.

"Essa conferência (COP29) tende a ter uma participação menor da sociedade civil, em termos quantitativos, em relação às duas últimas COPs, por conta dos altos valores e do grande foco que a sociedade civil brasileira deu à COP da biodiversidade esse ano, na Colômbia. Além disso, muitas organizações já estão se preparando para COP30. A grande expectativa é sobre Belém".

De qualquer modo, Ciro pontua que o que se espera da participação da sociedade civil organizada na COP29 é uma "participação ativa, principalmente dos movimentos indígena, quilombola e de periferias, pressionando por mais ambição nos temas que estão na mesa para serem discutidos em Baku e já rufando os tambores para a COP de Belém".

Diário na COP29, Meio Ambiente, Cíntia Magno, 8/11/2024. Disponível em: https://diariodopara.com.br/cop/o-papel-fundamental-da-sociedade-civil -organizada-na-cop/
A necessidade de dar um espaço de fala aos povos da floresta deve-se: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: C
5: C
6: C
7: C
8: E
9: A
10: B
11: C
12: C
13: D
14: C
15: E
16: C
17: D
18: A
19: D
20: B