Questões de Concurso
Sobre laboratório em meio ambiente
Foram encontradas 70 questões
Qualquer substância, mistura, agente físico ou biológico cuja inalação, ingestão ou absorção cutânea possa elevar as taxas espontâneas de danos ao material genético e ainda provocar ou aumentar a frequência de defeitos genéticos.
O excerto acima remete ao:
Preencha as lacunas com (F) para as afirmativas falsas e (V) para as verdadeiras. Em seguida marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
Entre os problemas decorrentes da falta de saneamento ambiental destacam-se:
(___) a contaminação de corpos d’água pelo lançamento de esgoto sanitário e lixo domésticos e industriais.
(___) a contaminação do lençol freático, quando é
adequada a localização dos aterros sanitários e há
excesso no tratamento de esgotos.
(___) o assoreamento e a redução do fluxo de
escoamento nos canais de drenagem, resultantes da
disposição inadequada de resíduos em terrenos baldios
e nas margens dos cursos d’água.
Para auxiliar nas atividades de ensino da Universidade, o(a) técnico(a) de laboratório de botânica recebeu a tarefa de preparar bandejas para as bancadas de aula prática, contendo partes de plantas, incluindo exclusivamente fragmentos de exemplares representantes do grupo das Gimnospermas.
Qual lista de espécies de plantas a ser considerada para coleta de fragmentos deve ser utilizada pelo(a) técnico(a) nas bandejas?
De acordo com Silva e colaboradores (2017), que apresentam a nova versão do Jabot, o sistema de gerenciamento de coleções botânicas desenvolvido no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para atender às novas demandas, foram criadas ao sistema funcionalidades para o gerenciamento das coleções, sendo esta versão composta por 8 módulos.
(Com adaptações de SILVA, L. A. E. et al. Jabot – Sistema de Gerenciamento de Coleções Botânicas: a experiência de uma década de desenvolvimento e avanços. Rodriguésia, v. 68, n. 2, p. 391-410, 2017.)
Marque, entre as alternativas a seguir, aquela que associa corretamente, preenchendo os parênteses e associando os nomes de alguns módulos dessa versão do sistema Jabot às suas respectivas definições:
I. Módulo Curadoria e Administração.
II. Módulo Lista de Espécies.
III. Módulo Espécies (Taxonomia).
IV. Módulo Coleção Viva.
( ) As funcionalidades presentes nesse módulo têm como objetivo gerenciar os táxons, possibilitando que sejam incluídos e revisados somente por supervisores, com a finalidade de manter e aprimorar a qualidade dos nomes adotados no sistema.
( ) Dentre as funcionalidades existentes nesse módulo, destaca-se o controle de intercâmbio de amostras entre os herbários associados, principalmente com relação às guias de remessa de empréstimos e doações.
( ) O sistema possui funcionalidades relacionadas a esse módulo, que possibilitam o controle de placas de identificação e o controle de eventos realizados no manejo dos espécimes, tais como: poda, tratamento, adubação, além de disponibilizar também as imagens dos exemplares em cultivo registradas e armazenadas no servidor de imagens.
( ) Nesse módulo, os pesquisadores podem associar os táxons de uma lista geral, indicando aqueles que ocorrem na região de estudo, um estado, por exemplo; acrescentar detalhes de ocorrência, como a unidade de conservação, ecossistemas, municípios onde ocorrem; entre outras informações.
Referente ao processo de herborização, conforme Freitas e colaboradores (2021), este consiste em uma série de procedimentos técnicos e metodológicos, que precedem a incorporação do material vegetal na coleção, sendo que, especificamente para herbários, essa preparação corresponde principalmente ao processo de confecção de exsicatas. Porém, considerando grupos ou partes de plantas específicas, quando não é possível a preparação de exsicatas, esses materiais constituem coleções associadas às exsicatas e são igualmente tombadas no acervo.
Fonte: FREITAS, J. G. et al. (Orgs). Coleta de Material Botânico. Guia Prático. Campina Grande, PB: INSA - Instituto Nacional do Seminárido, 2021 (com adaptações).
Sobre esses exemplares e os procedimentos de preparação, marque a alternativa que apresenta a sequência correta, a partir da análise das afirmações, considerando V se for verdadeira e F se for falsa:
I. Exemplares de briófitas e líquens, geralmente são armazenados em envelopes ou caixas, pois normalmente são secos ao ar livre para manutenção da forma tridimensional.
II. Algumas algas, angiospermas de tamanhos muito pequenos (ex. Lemna sp.), estruturas mais frágeis e delicadas como flores, podem ser conservadas em meio líquido.
III. Amostras cujas dimensões não sejam ajustáveis às exsicatas (frutos muito grandes, tubérculos ou rizomas), podem ser conservadas em sacos plásticos.
Para a coleta de amostra em campo, segundo Rotta et al. (2008), tornam-se importantes os detalhes e as características de cada planta e seu processo de coleta. Dessa forma, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as informações a seguir e marque a alternativa que apresenta a sequência correta na ordem:
I. O material muito volumoso ou de grandes dimensões deve ser desbastado ou diminuído para melhor visualização das características da espécie. ( )
II. Caso não seja possível prensar as plantas no dia da coleta, deve-se mantê-las em sacos plásticos fechados, sob temperatura ambiente, método que conserva a forma e consistência das folhas por até 5 dias. ( )
III. Plantas suculentas ou epífitas com folhas carnosas como, por exemplo, plantas das famílias Orchidaceae, Bromeliaceae, Cactaceae, Crassulaceae e Clusiaceae, entre outras, devem ser aspergidas com álcool 70% (diluído do álcool 96%) e mantidas em saco plástico fechado. ( )
O processamento do material vegetal coletado, segundo Freitas et al. (2021), deve seguir alguns cuidados que garantam boa qualidade da matéria-prima, necessária para atividades da bioprospecção ou fitoterapia.
Dessa forma, assinale a alternativa correta:
Operação Diamante de Hommel fiscaliza transporte de produtos perigosos.
A Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina participou nesta quinta-feira (12) da “Operação Diamante de Hommel 2”. O objetivo da ação, que também ocorreu nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo, é fiscalizar o transporte rodoviário de produtos perigosos.”
Disponível em: https://ocp.news/seguranca/operacao-diamante-de-hommel-fiscaliza-transporte-de-produtosperigosos. Acesso em: 24 out. 2023 (com modificações).
O diamante colorido, também chamado de diamante de Hommel ou diagrama de Hommel, foi proposto pela NFPA (Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos Estados Unidos) para representar de forma clara e direta os riscos envolvidos no manejo de insumos químicos e é usado para rotular produtos químicos de laboratório. Segundo o livro Boas Práticas de Laboratório (Almeida et al., 2013), em relação ao diamante colorido, assinale a alternativa correta quanto ao que representa cada cor:
Herbário da UERJ comemora 40 anos com espécies raras em acervo relevante para pesquisa botânica no estado:
Criada em 1983, a biblioteca vegetal completa este ano quatro décadas de existência e abriga mais de 13 mil registros de diferentes grupos de plantas, além de algumas amostras centenárias e aquarelas originais da renomada artista botânica inglesa Margaret Mee.
Disponível em: https://www.uerj.br/noticia/herbario-da-uerj-comemora-40-anos-com-especies-raras-em-acervorelevante-para-pesquisa-botanica-no-estado. Acesso em: 24 out. 2023 (com adaptações).
Na conservação das coleções, primeiramente classifique cada uma das condições de manutenção do herbário listadas abaixo como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), segundo o Manual de Procedimentos para Herbários (Peixoto e Maia, 2013).
( ) Climatização do ambiente, convencionalmente mantendo a temperatura entre 18 e 23 °C.
( ) Desumidificação do ambiente, convencionalmente mantendo a umidade entre 40 e 55%.
( ) Manutenção dos armários abertos com as exsicatas, para evitar a contaminação por microrganismos.
( ) Realização de fumigação periódica, para combater os insetos, especialmente em regiões tropicais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento dos parênteses, na ordem:
I. A preservação de amostras com a utilização de reagentes químicos tem provocado inúmeros acidentes. Deve-se evitar a manipulação inadequada e a técnica de pipetar o reagente com auxílio da boca, evitando-se, com isso, queimaduras nas mãos, corpo e pés, ataque ao esmalte dos dentes e ingestão acidental do reagente.
II. A condutividade indica a quantidade de sais presentes na água, fornecendo uma medida indireta da concentração de poluentes e uma indicação das modificações na composição do corpo d’água. Concentrações acima de 100 μS/cm (micro Siemens/cm), geralmente indicam ambientes impactados; valores altos podem também indicar características corrosivas da água. Em ambientes salobros, estuarinos e no mar, a expressão do resultado de condutividade é mS/cm (mili Siemens/cm).
III. Nas coletas de água bruta e sedimento, de uma forma geral, recomenda-se que: a coleta de água seja realizada depois da coleta de sedimentos; os últimos frascos a serem preenchidos de água do local devem ser direcionados aos ensaios microbiológicos, biológicos e aos que não podem sofrer aeração; e, a água superficial seja coletada depois da amostra em profundidade.
IV. Os técnicos devem estar treinados para manusear de forma segura os efluentes líquidos compostos de certas substâncias químicas e/ou constituintes infectocontagiosos. Por exemplo, efluentes contendo arsênio e cianeto apresentam toxicidade elevadas, mesmo em baixas concentrações; solventes, em geral, apresentam risco de explosão; muitos compostos químicos podem ser carcinogênicos ou apresentar risco de queimadura; esgotos e resíduos domésticos podem conter micro-organismos patogênicos. Portanto, os técnicos precisam estar preparados para as situações de emergência que podem ocorrer nos locais das amostragens, como as indústrias, as estações de tratamento de esgotos, os aterros sanitários e industriais e as plantas de incineração de resíduos sólidos.
V. A principal vantagem da utilização de recipientes de plástico autoclavável de alta densidade (polietileno, polipropileno, policarbonato etc.) para a coleta e a preservação de amostras é que eles contêm ésteres de ftalato, os quais facilitam a fixação dos parâmetros biológicos para posterior estudo laboratorial – após tratamento UHT.
VI. A amostra para o ensaio de sólidos sedimentáveis (todo material sólido que sedimenta por ação da gravidade em uma amostra aquosa) não requer preservação química e pode ser analisada em campo (ensaio imediato) ou no laboratório em até, no máximo, 24 horas após sua coleta. O método consiste na sedimentação, por ação da gravidade dos sólidos de densidade superior ao da água presentes na amostra.
Está correto que se afirma apenas em
Para se definir a matéria orgânica decomponível diluída ou dissolvida no esgoto, o(s) parâmetro(s) mais utilizado é(são):