Questões de Concurso
Sobre meio aquático em meio ambiente
Foram encontradas 436 questões
( ) O meio aquoso acelera a taxa de transferência de nutrientes e metabólitos através de membranas celulares, o que potencializa a absorção e transformação de matéria pelos organismos aquáticos.
( ) A baixa viscosidade da água influencia a baixa mobilidade de alguns organismos, enquanto outros têm sua locomoção quase que totalmente determinada pelo movimento da massa d’água.
( ) Propriedades físicas da água, como elevado calor específico e índice de refração luminosa, são decisivas para determinar variações espaciais, principalmente verticais, na distribuição térmica e luminosa no ambiente aquático.
( ) A fluidez da água, aliada a sua baixa capacidade de solubilização, determinam, em geral, que barreiras à dispersão sejam tipicamente fracas entre os diversos hábitats do ambiente aquático, permitindo que a troca de nutrientes entre organismos seja extremamente dinâmica por todo o ecossistema aquático.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“______________________ é a ciência que estuda e desenvolve técnicas de reprodução e cultivo de organismos aquáticos, como peixes, moluscos, algas, crustáceos e até tartarugas ou jacarés. Esse cultivo deve ser realizado em condições adequadas, com controle de iluminação e temperatura da água, podendo ocorrer em ambientes de água doce ou salgada. Temos como exemplos, ______________, criação de mexilhão, _____________, criação de camarões.
Preenchem corretamente as lacunas do texto acima:
“Uma alternativa que tem como finalidade remover as demais impurezas da água por meio da retenção de moléculas. A presença de membranas semipermeáveis garante que as partículas menores que foram perdidas em estágios anteriores sejam retidas, especialmente os sólidos totais dissolvidos (TDS). Faz com que a água passe por uma pressão maior, ela não consegue passar livremente, em vez disso, é forçada a mudar de direção e fluir no sentido oposto. Isso faz com que os materiais mais pesados sejam bloqueados pela membrana enquanto a água purificada passa pelo lado oposto.” [Texto Adaptado]
Fonte: https://info.opersan.com.br/etapas-tratamento-de-efluentes.
Tais características são de qual tratamento de efluentes?
I A abundância de espécies em um ambiente aquático pode ser determinada principalmente pelo grau de poluição da água, com menor influência da disponibilidade de nutrientes e das interações entre espécies.
II Organismos sentinelas tendem a ocorrer em ambientes com boa qualidade de água e são indicativos de boas condições ambientais.
III Organismos bioindicadores registram atributos ecológicos como distribuição e abundância, podendo indicar distúrbios de origem tanto natural quanto antrópica.
Assinale a opção correta.
A água consumida pelo ser humano deve obedecer a critérios de qualidade definidos por normas nacionais ou internacionais. Do ponto de vista tecnológico, a água de qualquer qualidade pode ser, em princípio, transformada em água potável. Porém, os custos envolvidos e a confiabilidade na operação e manutenção podem inviabilizar o uso de um determinado corpo de água como fonte de abastecimento. Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre Água poluída e Água contaminada:
Considerada por alguns especialistas, a possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje. A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água. Analise:
I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações anteriores são, respectivamente:
A água é o mais abundante componente da matéria viva. É um recurso natural renovável que, por sua importância, precisa de cuidados especiais em sua utilização. Um dos maiores problemas das águas dos rios no planeta é a eutrofização, que consiste no(na)
Nos ambientes lóticos, a água é corrente (como em rios, nascentes, ribeiras e riachos), enquanto, nos ambientes lênticos, a água é parada na maior parte do tempo (como em lagos, remansos e reservatórios).
É característica de um ambiente lótico
As Áreas de Influência de um aproveitamento hidrelétrico deverão ser delimitadas nos estudos ambientais que subsidiam a etapa de estudos de viabilidade do empreendimento.
A respeito da delimitação das Áreas de Influência de um aproveitamento hidrelétrico, considere as afirmações a seguir.
I - A delimitação da Área de Influência Direta circunscreve a Área de Influência Indireta e deverá contemplar os trechos a jusante e a montante do aproveitamento hidrelétrico.
II - A Área de Influência Indireta será limitada pelos divisores da bacia hidrográfi ca ou pelos limites municipais.
III - As Áreas de Influência deverão ser delimitadas para cada fator do ambiente natural e para os componentes culturais, econômicos, sociais e políticos.
IV - A Área de Influência Direta poderá estender-se além dos limites da área a ser definida como polígono de utilidade pública.
É correto APENAS o que se afirma em
O termo bioma é muito utilizado como sinônimo de ecossistema. No entanto, um ecossistema implica inter-relações entre fatores bióticos e abióticos, enquanto bioma significa o meio físico (área), formado por um complexo de hábitats e comunidades, sem levar em conta as interações.
Nessa perspectiva, a opção que apresenta APENAS ecossistemas aquáticos é
O menor declive existente nas regiões médias e inferiores de um rio provoca a diminuição tanto de sua velocidade como de sua capacidade de transporte, iniciando-se, assim, a sedimentação do material transportado. Os primeiros sedimentos fluviais, formados no sopé das encostas, recebem a designação de depósitos de piemonte.
Esses depósitos também são chamados de
São consideradas como fontes pontuais de poluição, EXCETO: