Questões de Concurso Sobre meio atmosfétrico em meio ambiente

Foram encontradas 282 questões

Q3283712 Meio Ambiente
Julgue o próximo item, referente à geologia, geomorfologia e hidrologia.

O Brasil estende-se por uma enorme amplitude latitudinal, abrangendo diferentes zonalidades climáticas, que recebem influências tanto de massas de ar polares quanto de massas tropicais e equatoriais.
Alternativas
Q3207930 Meio Ambiente
Determine a metodologia correta para avaliação de eficiência de sistema de controle de emissões atmosféricas em caldeira industrial:
Alternativas
Q3207929 Meio Ambiente
Identifique o método adequado para monitoramento contínuo de material particulado (MP10) em região industrial com fontes fixas de poluição atmosférica: 
Alternativas
Q3169789 Meio Ambiente
Durante um curso sobre preservação ambiental, os motoristas aprendem sobre práticas que ajudam a reduzir a poluição gerada pelos veículos. Avalie as afirmações e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

(__)A manutenção adequada do motor reduz a emissão de gases poluentes.
(__)Pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível, impactando o meio ambiente.
(__)O uso de óleo lubrificante correto aumenta a emissão de poluentes.
(__)Evitar acelerações bruscas contribui para a redução de emissões.

Marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3168038 Meio Ambiente
A atmosfera terrestre é composta por uma mistura de gases fundamentais para a manutenção da vida no planeta. Cada um desses gases está presente em diferentes proporções. Dentre os mais abundantes, destacam-se dois elementos principais que, juntos, compõem a maior parte do ar atmosférico, são eles: 
Alternativas
Q3154241 Meio Ambiente
Sobre a Poluição do ar, que é uma das principais causas do desequilíbrio ambiental e afeta diretamente a saúde pública, assinale a alternativa correta: 
Alternativas
Q3261289 Meio Ambiente
Para realização de um inventário nacional ou estadual de emissões atmosféricas de veículos rodoviários, é comum o engenheiro fazer uso de fatores de emissão de CO2 por tipos de combustível. No caso de combustíveis líquidos esse fator é expresso em quilos de CO2 por litro (kg/L). No Brasil os veículos utilizam como combustível: Gasolina A, Etanol Anidro, Etanol Hidratado, Diesel e GNV. Esse último, por ser gasoso tem fator de emissão em kg/m3 
Considerando os quatro primeiros combustíveis listados, assinale a opção que apresenta a sequência dos combustíveis em ordem crescente de fatores de emissão.
Alternativas
Q3261287 Meio Ambiente

A dispersão atmosférica da pluma de poluição depende dos gradientes de temperatura dominante e adiabático seco. A figura abaixo mostra a chaminé de uma termelétrica, com 225m de altura. A uma pluma é lançada a uma temperatura de 25C, a linha cheia mostra o gradiente dominante presente na região e as linhas tracejadas mostram o gradiente adiabático seco.


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que existem condições adiabáticas perfeitas, a altura atingida pela pluma será de

Alternativas
Q3261286 Meio Ambiente

No que diz respeito a poluição do ar por particulados, é muito comum a adoção de chaminés altas, acima do nível de estabilidade, a fim de aproveitar um longo tempo de dispersão e advecção causadas pelos ventos, antes dos poluentes chegarem ao nível do solo. Isto ocorre porque essas descem muito lentamente até chegarem ao solo. Suponha um particulado com diâmetro de 2,5 mícron que tem uma velocidade de sedimentação de aproximadamente 0,0025cm/s.


Considerando que a emissão está ocorrendo em uma chaminé de 250m de altura, o tempo que levará para o particulado chegar ao solo é de

Alternativas
Q3261275 Meio Ambiente

Um dos efeitos globais da poluição do ar é a destruição da camada de ozônio.


Com relação a esse fenômeno e seus efeitos para a humanidade, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Ozônio troposférico, atua como um escudo contra a radiação ultravioleta, e alterações em sua concentração podem aumentar o risco de câncer de pele.


( ) Esse problema é decorrente da fabricação e descarte de uma classe de produtos químicos chamada clorofluorcarbonetos (CFCs), que em geral são utilizados em aerossóis e sistemas de refrigeração.


( ) O controle desse impacto em nível global é gerenciado pela ONU através do Protocolo de Cartagena (2000), pelo qual as nações signatárias assumiram compromissos de redução dos CFCs.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q3261271 Meio Ambiente

O controle de poluentes gasosos envolve uma alteração química no poluente, para uma forma menos impactante, ou uma alteração no processo de produção, a fim de mitigar a emissão na fonte ou gerar um gás menos poluente.


Com relação aos dispositivos de controle de poluentes gasosos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) para uma eficiente de remoção de SO2 são utilizados condensadores que geram a dissolução dos mesmo em água, em geral com a adição de cal na água do depurador para promover a neutralização.


( ) em um adsorvedor em geral o poluente é posto em contato com um leito fixo contendo o carvão ativado.


( ) na criogênese catalítica um poluente orgânico pode ser oxidado para CO2 e água em um processo onde a temperatura da reação é reduzida pelo uso de um elemento catalítico que media a reação.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q3261269 Meio Ambiente

No que diz respeito a reações químicas de poluentes na troposfera, existe um tipo de poluição do ar conhecida por smog fotoquímico, que foi identificado pela primeira vez em Los Angeles na década de 1940. Essa poluição engloba uma série de compostos originados por reações fotoquímicas (reações químicas causadas pela luz solar).


O composto mais típico do smog que é formado a partir de precursores como os hidrocarbonetos e os óxidos de nitrogênio (NO e NO2) é o

Alternativas
Q3261267 Meio Ambiente

As trocas de moléculas dentro da atmosfera dependem de fenômenos químicos, físicos e biológicos. As transformações químicas dependem, entre outros fatores, da composição média dos gases, da reatividade e do tempo de residência. Esse é definido como o tempo médio de permanência de um composto na atmosfera. Quanto maior esse tempo maior a probabilidade desse composto se espalhar pela atmosfera.


Assinale a opção que indica o composto que apresenta o menor tempo de residência.

Alternativas
Q3260834 Meio Ambiente

A atmosfera terrestre é dividida em várias camadas, cada uma com características distintas e desempenhando diferentes papéis na regulação do clima e na proteção da vida na Terra.



A camada da atmosfera terrestre mais sensível às mudanças climáticas e que pode ter um impacto significativo no clima global é a 

Alternativas
Q3260824 Meio Ambiente

Com relação às causas e aos impactos das mudanças climáticas, analise os itens a seguir:


I. O surgimento da ocorrência de enchentes está diretamente associado a ações antrópicas, como o desmatamento e a urbanização descontrolada.


II. Ilhas de calor em centros urbanos contribuem para o aumento da temperatura influenciando o clima local e global.


III. A substituição de combustíveis fósseis por energias renováveis, como o carvão mineral e a eólica, é essencial para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a mitigação das mudanças climáticas.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3260810 Meio Ambiente

As diferentes formações de nuvens têm características específicas e estão associadas a distintas condições climáticas, influenciando o tempo e o clima de uma região. Compreender essas formações é fundamental para a previsão meteorológica e a análise climática. Relacione as descrições das nuvens com às respectivas condições de tempo.


1. Nimbustratos

2. Altostratus

3. Cumulunimbus

4. Stratoscumulus


( ) Camada de nuvens acinzentadas ou branco azuladas, de aspecto estriado, fibroso ou uniforme, que cobrem o céu inteiramente ou parcialmente, permitindo a passagem difusa da luz solar.

( ) Nuvem típica da formação de chuva, produzindo precipitação fraca à moderada que pode perdurar por horas.

( ) Nuvem densa de grande extensão vertical, produzindo aguaceiros violentos, acompanhados de relâmpago, trovão e rajadas de vento moderadas a forte. Algumas vezes produzem granizo.

( ) Camada de nuvens cinzentas ou esbranquiçadas, quase sempre com porções escuras, formada por massas em mosaico, glóbulos, rolos etc., de aspecto não fibroso, ligadas ou não, mantendo o céu nublado e muitas vezes com chuva fraca e contínua.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

Alternativas
Q3260809 Meio Ambiente
Assinale a opção que melhor descreve o impacto das mudanças climáticas na circulação oceânica global.
Alternativas
Q3260808 Meio Ambiente

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) são dois importantes sistemas meteorológicos. Com relação a esses sistemas, analise os itens a seguir.


I. A ZCIT se desloca anualmente, alcançando sua posição mais ao norte durante o verão e sua posição mais ao sul durante o mês de abril, no Hemisfério Norte.


II. A ZCAS pode ser identificada em imagens de satélite como uma banda de nebulosidade que se estende desde o sul da região Amazônica até a região central do Atlântico Sul.


III. A ZCIT apresenta oscilações de curto período, como semanas ou dias, além de seu movimento anual.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3260663 Meio Ambiente

Relacione cada fenômeno hidrometeorológico com sua respectiva descrição.


1. Chuva Orográfica

2. Chuva Convectiva

3. Chuva Frontal


( ) Formada pelo encontro de duas massas de ar com diferentes temperaturas.

( ) Precipitação que se origina pelo aquecimento intenso da superfície terrestre, causando ascensão do ar quente.

( ) Precipitação que ocorre quando o ar úmido é forçado a subir devido à presença de montanhas.


Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

Alternativas
Q3260661 Meio Ambiente

Leia o fragmento a seguir:

Os fenômenos meteorológicos variam em suas características de pressão, influenciando como o clima se desenvolve na atmosfera. ______ é uma região alongada de alta pressão, com linhas de pressão não fechadas ondulando para o lado das baixas pressões. ______ é uma região alongada de baixa pressão, com linhas de pressão não fechadas ondulando para o lado das altas pressões. ______ é uma área de baixa pressão ou ciclone pequeno, exibindo sinais de desenvolvimento ciclônico. 


Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento lido. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A
4: A
5: C
6: A
7: B
8: B
9: D
10: A
11: D
12: C
13: B
14: A
15: A
16: X
17: B
18: D
19: D
20: B