Questões de Concurso Sobre meio ambiente
Foram encontradas 4.761 questões
I. A concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade é um dos princípios básicos da educação ambiental.
II. O estímulo à participação individual e coletiva, inclusive das escolas de todos os níveis de ensino, nas ações de prevenção, de mitigação e de adaptação relacionadas às mudanças do clima e no estancamento da perda de biodiversidade, bem como na educação direcionada à percepção de riscos e de vulnerabilidades a desastres socioambientais é um dos objetivos fundamentais da educação ambiental.
III. Entende-se por educação ambiental na educação escolar aquela desenvolvida no âmbito dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, englobando exclusivamente o ensino médio, a educação superior e a educação especial.
Quais estão corretas?
( ) As espécies escolhidas para a arborização urbana devem ser preferencialmente nativas, dos grupos ecológicos secundárias e clímax.
( ) É proibida a utilização em logradouros públicos de espécies exóticas invasoras, espécies com sistema radicular superficial e agressivo, espécies com frutos grandes e carnosos, espécies com espinhos ou acúleos e espécies com princípios tóxicos acentuados.
( ) Quando constatada a necessidade de poda em domínio público, ela poderá ser realizada por diferentes entidades ou indivíduos sem a necessidade de autorização do órgão ambiental, desde que eles possuam o conhecimento técnico sobre o manejo.
( ) As mudas para o plantio em vias públicas deverão estar em ótimas condições fitossanitárias (livres de pragas e doenças) e com altura mínima de 2,50 metros acima do solo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A identificação, a avaliação e a priorização de medidas para enfrentar os desastres naturais recorrentes e diminuir a vulnerabilidade e a exposição dos sistemas ambiental, social, econômico e de infraestrutura, em áreas rurais e urbanas, bem como os efeitos adversos atuais e esperados das mudanças do clima nos âmbitos local, municipal, estadual, regional e nacional.
II. A adoção de soluções baseadas na natureza como parte das estratégias de adaptação, considerando seus benefícios adicionais e sua capacidade de integrar resultados para adaptação e mitigação, simultaneamente.
III. O estabelecimento de instrumentos de políticas públicas econômicos, financeiros e socioambientais que assegurem a viabilidade e a eficácia da adaptação dos sistemas ambiental, social, econômico e de infraestruturas críticas.
IV. A obrigatoriedade de implementação de projetos de reflorestamento em todas as regiões afetadas pelas mudanças climáticas, independentemente de análises de vulnerabilidade e viabilidade técnica, como medida exclusiva de adaptação.
Quais estão corretas?
I - As plantas podem absorver diretamente o nitrogênio gasoso (N₂) da atmosfera para a produção de proteínas e ácidos graxos nucleicos.
II - A nitrificação é o processo pelo qual as bactérias convertem o nitrogênio gasoso (N₂) diretamente em nitratos (NO₃⁻), que são absorvidos pelas plantas.
Em relação à questão do desmatamento, destacam-se os fatores abaixo:
I - O desmatamento, devido à diminuição das árvores e às trocas de oxigênio com a atmosfera, intensifica o efeito estufa e desequilibra o ciclo hidrológico.
II – O desmatamento eleva os processos erosivos (sulcos, ravinas e voçorocas), decorrente da infiltração da água (chuvas fortes).
III – O desmatamento diminui a biodiversidade.
IV –O desmatamento causa desequilíbrios e extinção de espécies.
É verdadeiro o que se afirma em:
Sobre o REISB, assinale a afirmativa correta.
Sobre redes alimentares e ecossistemas, analise as afirmativas com base em uma perspectiva sistêmica e escolha a alternativa correta:
I. Cadeias alimentares representam uma simplificação das interações tróficas, sendo inadequadas para descrever a complexidade das relações ecológicas em ecossistemas diversos.
II. Redes alimentares refletem não apenas a interdependência entre espécies, mas também os impactos indiretos de alterações ambientais em múltiplos níveis tróficos.
III. A eficiência energética em redes alimentares é influenciada por variáveis como temperatura, disponibilidade de nutrientes e alterações na composição das comunidades biológicas.