Questões de Concurso
Sobre ciências auxiliares: antropologia, arqueologia e história em museologia
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O Comitê para a Museologia do Conselho Internacional de Museus (Icofom/Icom), desde a sua criação, discute, entre outros temas, o objeto de estudo da museologia. Alguns dos autores estão alinhados pela concepção de relação entre o homem e a realidade. De acordo com a publicação O objeto de estudo da museologia, (1994) de Peter van Mensch, esses autores são as seguintes:
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <https://arvoreagua.org/povos-tradicionais/indigenas/mata-dearaucarias-foi-plantada-por-indigenas>. Acesso em 4 mar. 2023.
A partir da imagem acima, analise as afirmativas a seguir.
I. Os ancestrais dos Kaingang e Xokleng, grupos conhecidos coletivamente como Proto-Jê, foram os primeiros a plantar araucárias no Brasil.
II. O pinhão, fruto das araucárias, era usado como alimento pelas comunidades mais antigas e também pelas atuais.
III. A campanha divulgada na imagem ocorre para alertar que as araucárias estão ameaçadas de extinção.
Está correto o que se afirma em
I. O papel dos museus de arqueologia e etnologia é reservado à conservação e à preservação de seus acervos.
II. Os museus de arqueologia e etnologia atuam transversalmente com a preservação e conservação de acervos etnográficos e arqueológicos, com pesquisas sobre os acervos e documentação, com a visibilização e acesso a eles a partir de abordagens pedagógicas, comunicação museológica e práticas expográficas.
III. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos, sendo sua principal tarefa o armazenamento de acervos em reservas técnicas e a conservação de sua integridade física.
IV. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos e sua principal tarefa é dar visibilidade a suas coleções a partir de exposições temporárias e permanentes, assim como por meio de atividades educativas.
I. Há um processo de escuta e troca intercultural entre os povos e as instituições no que se refere à gestão dos bens culturais e coleções.
II. Abre-se a possibilidade de um retorno físico ou simbólico de bens culturais aos grupos de origem.
III. As instituições deixam de ter um papel decisivo sobre a gestão dos bens culturais.
IV. As instituições tomam decisões sobre a gestão de bens culturais dos povos indígenas, atuando assim para a conservação de seus objetos.
( ) Nos museus de arqueologia e etnologia, os objetos produzidos por povos indígenas das terras baixas da América do Sul compõem o escopo de atuação exclusivo da etnologia, enquanto a cultura material cabe à arqueologia.
( ) A materialidade produzida por povos indígenas da América do Sul não apresenta continuidade histórica com a cultura material estudada pela arqueologia pré-colonial no Brasil.
( ) A materialidade oriunda do contexto pré-colonial da América do Sul apresenta uma continuidade histórica complexa com o repertório material do tempo presente produzida por povos indígenas.
( ) Coleções arqueológicas de contextos pré-coloniais brasileiros não são histórica e culturalmente relacionadas aos povos indígenas do presente.
O panorama das políticas culturais. Marcelo Viana Estevão de Moraes - trecho extraído de Nexo Jornal de 18 nov. 2021.
No que tange às políticas culturais do campo dos museus de arqueologia e etnologia no Brasil, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil apenas recentemente têm buscado dialogar com uma perspectiva de diversidade cultural, na qual os diversos sujeitos sociais têm um papel ativo na construção de conhecimento e de ações culturais.
II. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil sempre atuaram em uma perspectiva de diversidade cultural, na qual era atribuído um papel ativo na construção de conhecimento e de suas ações culturais aos diversos sujeitos sociais.
III. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil atuam na perspectiva de uma identidade cultural única, na qual os diversos sujeitos sociais têm papel ativo na construção de conhecimento e de suas ações culturais.
IV. Os museus de arqueologia e etnologia no Brasil são pioneiros na construção de políticas culturais afirmativas, pautadas na diversidade sociocultural nacional, promovendo historicamente ações efetivas de reconhecimento dos sujeitos como ativos.
A imagem precedente ilustra uma etiqueta de identificação utilizada na coleção de ictiologia do Museu Paraense Emílio Goeldi,
localizado em Belém–PA.
A partir das informações apresentadas na etiqueta, julgue o item seguinte.
O nome científico da espécie etiquetada é Moenkhausia collettii, sendo o termo collettii o epíteto específico que designa a espécie
no âmbito do gênero Moenkhausia.
A iniciativa de criação do Museu Magüta partiu de antropólogos, após a constatação de que os ticunas haviam perdido sua memória cultural.