Questões de Museologia - Ciências Auxiliares: Antropologia, Arqueologia e História para Concurso
Foram encontradas 7 questões
O Comitê para a Museologia do Conselho Internacional de Museus (Icofom/Icom), desde a sua criação, discute, entre outros temas, o objeto de estudo da museologia. Alguns dos autores estão alinhados pela concepção de relação entre o homem e a realidade. De acordo com a publicação O objeto de estudo da museologia, (1994) de Peter van Mensch, esses autores são as seguintes:
I. O papel dos museus de arqueologia e etnologia é reservado à conservação e à preservação de seus acervos.
II. Os museus de arqueologia e etnologia atuam transversalmente com a preservação e conservação de acervos etnográficos e arqueológicos, com pesquisas sobre os acervos e documentação, com a visibilização e acesso a eles a partir de abordagens pedagógicas, comunicação museológica e práticas expográficas.
III. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos, sendo sua principal tarefa o armazenamento de acervos em reservas técnicas e a conservação de sua integridade física.
IV. Os museus de arqueologia e etnologia são instituições de salvaguarda de acervos arqueológicos e etnográficos e sua principal tarefa é dar visibilidade a suas coleções a partir de exposições temporárias e permanentes, assim como por meio de atividades educativas.
I. Há um processo de escuta e troca intercultural entre os povos e as instituições no que se refere à gestão dos bens culturais e coleções.
II. Abre-se a possibilidade de um retorno físico ou simbólico de bens culturais aos grupos de origem.
III. As instituições deixam de ter um papel decisivo sobre a gestão dos bens culturais.
IV. As instituições tomam decisões sobre a gestão de bens culturais dos povos indígenas, atuando assim para a conservação de seus objetos.
( ) Nos museus de arqueologia e etnologia, os objetos produzidos por povos indígenas das terras baixas da América do Sul compõem o escopo de atuação exclusivo da etnologia, enquanto a cultura material cabe à arqueologia.
( ) A materialidade produzida por povos indígenas da América do Sul não apresenta continuidade histórica com a cultura material estudada pela arqueologia pré-colonial no Brasil.
( ) A materialidade oriunda do contexto pré-colonial da América do Sul apresenta uma continuidade histórica complexa com o repertório material do tempo presente produzida por povos indígenas.
( ) Coleções arqueológicas de contextos pré-coloniais brasileiros não são histórica e culturalmente relacionadas aos povos indígenas do presente.