Questões de Museologia - Documentação Museológica para Concurso
Foram encontradas 111 questões
Segundo Mello e Silva (2012), a movimentação do acervo deve ser planejada e acompanhada por profissionais da instituição. Os responsáveis pelo manuseio do acervo durante a montagem de exposições devem seguir instruções básicas:
I. Carregar um objeto de cada vez, não importa o tamanho.
II. Documentar toda e qualquer movimentação de acervo em instrumento próprio para esse fim.
III. Manusear uma escultura por um membro projetado, como braço ou cabeça.
IV. Relatar prejuízos ao acervo após a abertura da exposição.
Quais estão corretas?
Entre os conceitos presentes na museologia, ao conjunto de objetos materiais ou imateriais (obras, artefatos ,documentos arquivísticos, testemunhos, etc.) que um indivíduo, ou um estabelecimento, se dedicou por reunir, classificar, selecionar e conservar em um contexto protegido e que, com frequência, é comunicada a um público mais ou menos vasto, dá-se o nome de:
O tombamento e a atribuição de um número de inventário encerram os procedimentos que formalizam a inclusão de um objeto no acervo permanente.
O tombamento é um dos primeiros passos imediatos a serem tomados ao receber um objeto para doação.
Caso esse objeto se caracterize como restos humanos e(ou) na categoria de objetos sagrados, ele poderá ser exposto, desde que respeite as normas profissionais e considere os interesses e as crenças das comunidades e dos grupos religiosos ou étnicos de origem, com cuidado e respeito à dignidade humana.
A etapa de análise do objeto é, também, seu processo de musealização, ou seja, ele deixará de ter uma função cotidiana e passará a ter uma função simbólica.
É importante que o museu avalie o estado de conservação do objeto e verifique se a aquisição está alinhada à política de acervo da instituição, se há recursos suficientes e se há espaço na reserva técnica para acondicioná‑lo.
Ao receber um objeto para doação, o museu deve emitir um termo de recibo do objeto, realizar um registro provisório e providenciar um armazenamento temporário adequado.
A documentação museológica tem como função primária a manutenção da preservação física dos objetos do acervo.
No caso de extinção de museus, seus inventários e registros poderão ser descartados pelo órgão ou pela entidade sucessora, que determinará um novo sistema de registro.
A melhor prática ao se criar um número de registro para acervos museológicos é decidir entre um sistema numérico sequencial ou uma codificação alfanumérica, considerando a necessidade específica da instituição, o que permite flexibilidade e adaptação ao contexto particular de cada museu.
A política de acervo de uma instituição é estabelecida com bases flexíveis e possui caráter orientador para aquisição, descarte, conservação e exposição dos objetos culturais.
A revisão e a atualização constantes dos dados dos acervos, juntamente com a documentação fotográfica dos objetos, são prejudiciais ao gerenciamento e à segurança patrimonial das coleções, possibilitando uma duplicata de informações em plataformas digitais.
Alguns dos metadados essenciais no registro de qualquer tipologia de acervo são origem, história, localização atual e estado de conservação.
Por meio da documentação detalhada e acessível, os museus podem desenvolver programas educativos, exposições e publicações que contribuam para a difusão cultural e para o engajamento do público.
Ao considerar a aquisição de um objeto para seu acervo, um museu deve avaliar a disponibilidade de recursos e de pessoal para conservar o objeto, a existência de itens repetidos na coleção, a compatibilidade do objeto com a missão e as propostas institucionais, a documentação que comprova a legitimidade do objeto e a relevância do objeto para grupos e comunidades específicas.
Qual é a finalidade da ficha catalográfica no contexto da documentação museológica?
Acerca dos acervos museológicos, julgue as afirmações a seguir:
I.A aquisição de acervos museológicos consiste na seleção e obtenção de objetos e documentos para integrar a coleção de um museu.
II.A exposição do acervo é uma forma de tornar os objetos acessíveis ao público, permitindo a lembrança estética, o conhecimento histórico e a reflexão crítica.
III.A difusão educacional é uma etapa fundamental para registrar as informações relevantes sobre cada item, permitindo sua identificação, pesquisa e gestão adequada.
É correto o que se afirma em: