Questões de Concurso
Sobre expografia: concepção, produção e montagem de exposições em museologia
Foram encontradas 72 questões
Considerando o método para processos de concepção e montagem de exposições, no que se refere à tomada de decisão, James Volkert aponta três modelos em eras que, em certa medida, ainda existem nas práxis atuais dos museus. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta esses modelos.
No âmbito das exposições museológicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Espaço expositivo, cor, iluminação e mobiliário são exemplos de elementos da construção expográfica.
( ) As exposições constituem-se como espaços de produção de reflexões sistemáticas sobre problemas sociais, culturais, ecológicos, entre outros.
( ) Os objetos selecionados para compor a narrativa de uma exposição falam por si.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Em relação aos estudos de avaliação voltados às exposições museológicas, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A avaliação formativa ocorre na fase de planejamento da exposição, colaborando para a definição de conceitos a serem trabalhados, e identificando a familiaridade e interesse do público em relação ao conteúdo da exposição.
( ) A avaliação somativa analisa a interação entre a exposição e o público externo, e também é conhecida como pesquisa de recepção.
( ) A avaliação corretiva colabora para ajustes e correções de forma quase imediata à percepção do problema, identificado por profissionais da instituição ou pelo público externo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
É crucial manter as exposições em temperatura e umidade relativa estáveis, especialmente em climas tropicais, para que se previnam danos causados por mofos e fungos.
Durante todo o período expositivo de uma mostra de curta duração, é necessário o acompanhamento técnico de manutenção para a higienização do acervo e a verificação de suas condições de conservação com relação ao ambiente.
A marcação nos objetos de museu deve ser clara o suficiente para que os profissionais possam vê‑la facilmente, mas também suficientemente discreta para não ser notada pelos visitantes, garantindo que não distraia da apreciação do próprio objeto.
No âmbito desses processos, encontra-se a exposição, que pertence ao modelo
I. São atribuições do Museólogo: lecionar Museologia, planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e atividades culturais dos museus e de instituições afins.
II. São prerrogativas do Museólogo: planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e atividades culturais dos museus e de instituições afins; solicitar confisco de acervo de obras de arte que tenham pertencido a pessoas famosas falecidas e sem herdeiros.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É certo afirmar que a sejam em reservas técnicas sejam em espaços de exposições, o recomendável é que os índices de umidade relativa e temperatura permaneçam o mais estável possível, embora as variações destas condições não sejam as principais fontes de deterioração dos acervos.
II. É correto afirmar o controle climático em museus é o mesmo dos demais sistemas de condicionadores de ar. Além da temperatura, a taxa e a variação de umidade relativa devem ser controladas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que os procedimentos de restauração devem ter prioridade sobre os de conservação. A manutenção das características originais da obra deve receber a intervenção mínima, quando for necessário restabelecer sua integridade física e estética.
II. É correto afirmar que o desafio da conservação preventiva dos acervos museológicos está no controle da deterioração química, danos mecânicos e a biodeterioração. São fatores externos que contribuem com o desgaste: físicos: temperatura, umidade relativa do ar, luz natural ou artificial; químicos: poeira, poluentes atmosféricos e o contato com outros materiais instáveis quimicamente; biológicos: micro-organismos, insetos, roedores e outros animais; antrópicos: manuseio, armazenamento e exposição incorreta, intervenção inadequada, vandalismo e roubo; catástrofes: inundações, terremotos, furacões, incêndios e guerras.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que a escolha do local onde ocorrerá uma exposição deve passar por uma avaliação na qual devem ser consideradas planta baixa com medidas e áreas aproximadas, pontos de iluminação, existência de climatização, mobiliário fixo e móvel disponíveis, mobiliário de conforto, itens de segurança, acessos, circulação.
II. É correto afirmar que, para definir o conteúdo da exposição, é obrigatório fazer uma pesquisa completa, que considere todos os aspectos do conteúdo como o histórico, o antropológico, o cultural ou o tecnológica, sem a qual não se consegue montar uma exposição.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que exposições não representam histórias, tradições, novidades, conhecimentos, modos de ser, de fazer e de viver. Elas apenas veiculam discursos por meio de objetos sensoriais, como imagens, sons, cheiros, sensações sem segundas intenções.
II. Exposições não devem ser instrumentos para a produção, reprodução e difusão de conhecimentos. Devem ser espaços para a circulação de ideias, mas não trincheiras para quaisquer que sejam as ideologias políticas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É certo afirmar que, para se criar uma expografia, é necessário, preferencialmente, contar com uma equipe multidisciplinar que vai planejar, representar e visualizar o resultado da montagem, mesmo antes de ela ser executada.
II. É certo afirmar que uma exposição deve se basear na escolha e na apresentação de objetos que possam ancorar uma narrativa sobre um determinado assunto. As seleções e definições evocam as ideias e imagens pretendidas que buscam dialogar com o público visitante.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que uma exposição se realiza no encontro entre sujeito (visitante) e objeto (conjunto expositivo), ou seja, entre a sociedade e seu patrimônio.
II. É correto afirmar que exposições podem ser criadas e apresentadas apenas espaços fechados, cobertos, construídos ou edificados. Mostras de artes em parques, ruas, florestas ou mesmo virtualmente não pode ser denominadas exposições.
Marque a alternativa CORRETA:
I. É correto afirmar que o Programa de Gestão de Acervo de Museus faz o gerenciamento de todos os processos e espaços (internos e externos) de exposição do museu
II. É correto afirmar que o Programa de Exposições de Museus faz o gerenciamento dos bens culturais do museu, subdividindo-se nos subprogramas de documentação, conservação/restauração e aquisição.
Marque a alternativa CORRETA: