Questões de Música - Acorde para Concurso
Foram encontradas 130 questões
I. O trecho apresenta o recurso contrapontístico de imitação entre a linha melódica do tenor (compassos 5 e 6) e a linha melódica do soprano (compassos 7 e 8). II. O trecho está estruturado harmonicamente a partir dos acordes de tônica, subdominante e dominante em estado fundamental. III. O trecho musical contém uma modulação para o tom da Dominante.
Assinale a alternativa CORRETA.
Trecho Musical
Responda à questão com base no trecho
musical a seguir:
Trecho Musical
Responda à questão com base no trecho
musical a seguir:
A melodia a seguir foi escolhida por uma professora de música, para ser trabalhada em uma atividade
de prática de conjunto com estudantes do ensino
fundamental.
Para ser executada por um grupo formado por flautas
doce soprano, flautas doce contralto, xilofones e violões, a melodia deverá:
Coluna 1
Coluna 2
( ) Diminuta.
( ) Maior.
( ) Aumentada.
( ) Menor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
II. Fusa é a figura cujo valor é de 1/64 de uma semibreve.
III. Colcheia é a figura cujo valor é de 1/8 de uma semibreve.
Está correto o que se afirma em
Assinale a alternativa na qual constam as notas que formam o acorde de Fm7:
Relacione os sinais de escrita musical apresentados na coluna 1 aos seus nomes na coluna 2:
Coluna 1 Sinais de escrita musical
1.
2.
3.
4.
5.
Coluna 2 Nomes dos sinais
( ) Mordente
( ) Clave de Dó
( ) Breve
( ) Arpejo
( ) Semibreve
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Assinale a alternativa CORRETA:
Guest (2010, p. 53) afirma que, “Em harmonia, a função é que cuida do aspecto de movimento-repouso, de preparação-resolução. O encadeamento, antes de se ocupar com os graus dos acordes, tem maior interesse em suas funções.” Considerando essa afirmação, numere a coluna da direita de acordo com as informações da esquerda:
(GUEST, Ian. Harmonia: método prático. Volume II. São Paulo: Irmãos Vitale, 2010. 168 p.)
I – Tônica.
II – Dominante.
III – Subdominante.
( ) Tem função meio estável ou transitória e representa a passagem, precedida e seguida de função diferente.
( ) Tem função estável ou conclusiva, geralmente
utilizada para finalizar um trecho musical.
( ) Desempenha função preparatória ou instável
porque cria expectativa de sua resolução.
Assinale a sequência CORRETA:
( ) O nome da canção folclórica é “cai, cai, balão”.
( ) O acorde que aparece no 3º tempo do compasso 3 tem a função de dominante secundária.
( ) A canção está escrita na tonalidade de Lá menor.
( ) No 3º tempo do compasso 5, aparece o acorde de Dm7M.
( ) A métrica da canção é quaternária composta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
C Eb G Bb são notas que compõe o seguinte acorde:
( ) Lá, Dó# e Mi. ( ) Lá, Mi e Dó#. ( ) Mi, Lá e Dó#.
I.Ritmo: O ritmo refere-se à organização dos sons no tempo e é composto por elementos como duração, pausa e padrões de batida, sendo, portanto, fundamental para a criação de padrões rítmicos em uma composição musical.
II.Melodia: A melodia é a combinação de sons musicais em alturas diferentes, criando uma linha musical que é percebida como uma unidade, e geralmente é a parte de uma música que é cantada ou tocada de forma mais destacada.
III.Harmonia: A harmonia é a combinação de sons tocados ou cantados simultaneamente para criar acordes, que contribui para a riqueza e a complexidade sonora de uma composição, fornecendo suporte harmônico à melodia.
IV.Dinâmica: A dinâmica se refere à variação na intensidade do som em uma música, indo de suave (piano) a forte (forte), sendo controlada pelo músico para expressar emoção e dar forma à interpretação musical.
V.Timbre: O timbre é a qualidade única do som que permite distinguir entre diferentes instrumentos ou vozes, característica essencial na identificação de instrumentos musicais.
VI.Tempo: O tempo é a medida de quão rápido ou lento uma música se move e é geralmente indicado por um andamento (como "andante" ou "allegro"), fundamental para a organização do ritmo e da estrutura musical.
Qual das seguintes afirmações é VERDADEIRA?
A partir dessa citação, assinale a alternativa incorreta.
Caso fossem realizados apenas os baixos numerados, qual a alternativa apresentaria os acordes que deveriam ser utilizados?