Questões de Concurso Sobre música

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Q3106862 Música
Em relação aos elementos estruturais da linguagem musical, o conceito de "timbre" é fundamental. Qual das características abaixo descreve de maneira mais precisa a importância do timbre na composição e interpretação musical? 
Alternativas
Q3103956 Música
Em teoria musical, os elementos fundamentais que compõem uma obra musical são essenciais para sua análise e compreensão. Dentre os componentes abaixo, qual deles se refere diretamente à organização temporal dos sons e ao padrão de duração das notas em uma composição?
Alternativas
Q3076843 Música
Leia a afirmação.
Quando se deseja representar valores mais longos ou fracionados, pode-se utilizar __________. É uma linha curva que conecta notas consecutivas e de mesma altura e indica que a altura deverá soar pela duração resultante da soma de todas as figuras conectadas.
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna. 
Alternativas
Q3076842 Música
Analise a imagem a seguir.
57.png (437×283)
Os sinais da escrita musical ou notação musical indicam a duração proporcional dos sons e silêncios. O exemplo mostra figuras mais utilizadas e suas respectivas proporções. A relação entre cada figura consecutiva é de dobro ou metade da duração, sendo que cada figura possui a metade da duração da figura representada acima dela. Assim sendo, por ordem crescente, marque a asserção que mostra o nome das figuras musicais conforme a imagem. 
Alternativas
Q3076841 Música
As escalas menores, assim como as maiores, caracterizam-se por configurações específicas de tons e semitons. Existem três tipos de escalas menores:

I. A escala menor natural (também chamada de primitiva) possui semitons entre os graus 2/3 e 5/6. A escala menor natural de Lá menor não requer acidentes para ser configurada.
II. A única nota da escala menor harmônica que difere do natural é o quinto grau, que é alterado ascendentemente para formar um semitom de distância à tônica. Isto causa o intervalo característico desta escala, uma segunda aumentada entre o quinto e sextos graus. O quinto grau, neste caso, é chamado de sensível.
III. A escala menor melódica é a única, dentre as três, que possui uma forma ascendente diferente da forma descendente. Na sua forma ascendente, a escala menor melódica tem o sexto e o sétimo graus alterados ascendentemente em relação à escala natural (formando semitons entre os graus 2/3 e 7/1. A forma descendente é idêntica à forma natural, ou seja, com o sexto e o sétimos graus abaixados.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S). 
Alternativas
Q3076840 Música
Analise a imagem.
55.png (416×143)
As notas que compõem a escala são designadas por números, chamados graus, correspondentes a sua posição na escala. Costumamos escrever estes graus com numerais romanos. Estes graus são conhecidos como 
Alternativas
Q3076839 Música
O que define uma escala maior é a distribuição de tons e semitons entre as notas que a compõem. Por exemplo, uma série de notas que comece e termine na nota Dó, e que utilize somente as notas naturais (sem acidentes), forma a escala de Dó maior. Isto se deve à seguinte distribuição de tons e semitons. Assim, a alternativa que dispõe sobre a sequência CORRETA em uma escala maior é 
Alternativas
Q3076838 Música
Escala é uma coleção de notas musicais as quais se graduam por valor de importância e são apresentadas, geralmente, em ordem crescente de frequência (das mais graves para as mais agudas). A escala musical é como uma paleta de cores à disposição do “pintor” (músico), com a distinção de que, na escala musical, as “cores” (notas) possuem funções relativas a uma nota principal, ou seja, não têm valor igual de importância.
Sobre a escala e as notas podemos afirmar que

I. há, portanto, um grande número de escalas musicais – organizações de alturas musicais que podem ser usadas para organizar as melodias e harmonias de uma determinada música. Dentre essas possibilidades, uma se destaca pelo uso generalizado e pelo seu peso histórico, a chamada escala diatônica.
II. a escala diatônica é formada pelas sete notas Dó-Ré-Mi-FáSol-Lá-Si. Esses nomes são de origem latina e foram atribuídos às notas da escala diatônica na Idade Média.
III. a escala diatônica foi tão difundida globalmente (acompanhando o próprio processo de colonização européia nas Américas e na Ásia entre os séculos XVI e XIX) que é chamada, na maioria das vezes, apenas de escala musical. Seu uso e teorização – como boa parte da arte e filosofia da sociedade ocidental – data do Egito Antigo. Sua organização deriva-se de cálculos físicos e matemáticos elaborados pelo matemático egípcio Rhind.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S). 
Alternativas
Q3076834 Música
Leia o texto com atenção.

Historicamente foi organizada de sete maneiras, ou de sete modos. A prática desses sete modos proporcionava uma maior diversificação sonora dentro do grupo relativamente limitado de notas da escala, em especial, quando consideramos aquelas alcançadas pela voz. Cada um dos sete modos é constituído pela ênfase dada a uma diferente nota da escala, trazendo uma diferente coloração. A coloração distinta de cada modo surge pela divisão desigual da oitava em cada um deles (diferente ordem de tons e semitons). Em outras palavras, ao percorrer uma oitava a partir de diferentes notas, os intervalos entre as notas cantadas e a principal do modo serão diferentes.

O texto apresenta característica do (a) 
Alternativas
Q3076833 Música
Leia a afirmação.
_________ é o recurso gráfico utilizado para representar as notas da escala diatônica. É formado por cinco linhas e pelos quatro espaços entre elas, onde as notas são dispostas da mais grave para a mais aguda (de baixo para cima, nele(a)) nas linhas e espaços. Sua leitura é feita da esquerda para a direita (como um texto num livro). O ordenamento de linhas e espaços é feito de baixo para cima.
Marque a opção que preenche corretamente a lacuna. 
Alternativas
Q3076832 Música
Analise as afirmações a seguir.

I. As claves são símbolos colocados à esquerda da pauta musical que fixam a posição das notas da escala diatônica. Ao longo da história da música ocidental, diversas claves foram utilizadas, mas, modernamente, utilizam-se, predominantemente, três tipos de claves: Clave de Sol (na terceira linha), Clave de Fá (na quarta linha) e Clave de Dó (na segunda linha).
II. A Clave de Sol é a clave preferencial para instrumentos de som agudo. A nota ‘chave’ da Clave é a nota Sol 3, localizada na segunda linha da pauta. O número “3” refere-se à oitava; quanto maior o número da oitava, mais aguda a nota. A nota Sol 3 é a nota Sol do centro do piano (terceira oitava). A partir da definição da nota Sol por sua Clave, todas as outras notas da escala diatônicas têm seu lugar fixado na pauta.
III. A Clave de Fá é a clave preferencial para instrumentos de som grave. A nota ‘chave’ da Clave é a nota Fá2, localizada na quarta linha da pauta. O número “2” refere-se à oitava; uma oitava abaixo da clave de Sol. A partir da definição da nota Fá por sua clave, todas as outras notas da escala diatônica têm seu lugar fixado na pauta.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
Alternativas
Q3076831 Música
Analise as asserções.

I. Sobre o que consiste de fato o começo? Uma simples nota, só isso: a nota Sol. O que se pode fazer para assegurar que esse miserável Sol soe de alguma forma especial? Eu faço da seguinte forma: eu vou ao palco. Eu me sento e não movo um músculo. Crio a sensação de vazio em meu interior e, em minha cabeça, conto muito lentamente até trinta. Isso causa pânico no público: “O que está acontecendo? Ele está doente?” Então, e somente então, eu toco o Sol. Desta forma, a nota soa de forma totalmente inesperada, porém de maneira intencional. Claramente, há uma encenação teatral em questão, mas o elemento teatral aparentemente é muito importante na música. É essencial, se você quer criar uma sensação sobre o inesperado.
PORQUE
II. segundo Cone (1968, p. 14-15), o silêncio que precede e sucede uma performance musical equivale a cortinas, comuns às artes dramáticas. Este espaço de tempo oferece à obra musical a devida distância de seu entorno, isolando assim o mundo real da obra a ser encenada. Este silêncio, de pré e pós performance é denominado por Cone como moldura, e pode ser explorado por intérpretes de diferentes maneiras.

Marque a preposição CORRETA. 
Alternativas
Q3076830 Música
Trata-se da característica do som que nos permite distinguir uma fonte sonora de outra, tendo praticamente os mesmos parâmetros. Schafer define como “essa superestrutura característica de um som que distingue um instrumento de outro, na mesma frequência e amplitude.”
(SCHAFER, 1991: 76).

Fisicamente falando, essa distinção pode ser percebida devido à variação na amplitude da frequência e dos harmônicos, resultando numa onda não mais senoidal, mas sim uma onda irregular cheia de cristas e vales, que cada tipo de fonte sonora produz, de maneira peculiar. 
Estamos falando de 
Alternativas
Q3076829 Música
Refere-se à percepção da amplitude da onda sonora. Esta amplitude corresponde à distância que vai do eixo central até a crista da onda. Hast (1999: 16) descreve que “este parâmetro mede a força da vibração e indica a amplitude, o barulho ou a suavidade do som.” É a característica que determina o volume do som ou a pressão sonora.
O texto faz referência à(ao) 
Alternativas
Q3076828 Música
É determinada pela frequência de uma onda, e refere-se a, quantas vezes por segundo, uma onda completa um ciclo, dentro de determinado referencial em um intervalo de tempo. Significa, portanto, a taxa de vibração no tempo da onda senoidal. O ser humano é capaz de ouvir frequências entre aproximadamente 20 e 20.000 hertz. Os sons que estão a abaixo ou acima dessas frequências não são audíveis pelo ser humano, e são denominados respectivamente de infrassons e ultrassons.
A afirmação acima refere-se à(ao) 
Alternativas
Q3076827 Música
Naturalmente, antes de tratarmos dos parâmetros, convém definirmos o que é o som. Em Física, o som, na condição de fenômeno físico, pode ser entendido como a propagação de uma onda ou compressão mecânica; existe apenas em meios materiais, podendo ser detectada pelo sistema auditivo, dependendo da sua frequência. Wisnik vai além na definição, observando que som é “o produto de uma sequência rapidíssima (e, geralmente, imperceptível) de impulsões e repousos, de impulsos (que se representam pela ascensão da onda) e de quedas cíclicas desses impulsos, seguidas de sua reiteração.” (2002). Na música, quando observamos o som, em seu aspecto físico, encontramos as características que se denominam propriedades do som, também conhecidas como os parâmetros, apresentados na alternativa 
Alternativas
Q3076826 Música
Analise as asserções que apresentam os parâmetros do som a seguir.

I. A importância dos parâmetros do som para uma composição musical reside no fato de que eles constituem as células ou a matéria-prima de uma composição, uma vez que serão eles que irão originar os elementos da música.
II. Antes de relacionarmos os parâmetros do som com os elementos de uma composição musical e estes, por sua vez, com a inteligência sonora, entendemos ser necessário definir melhor cada uma dessas propriedades do som.
III. as propriedades que caracterizam o som são a altura, melodia, intensidade e timbre. Evidencia-se, atualmente, que as três primeiras propriedades possuem uma métrica que torna possível “medir” a atuação daquelas propriedades no evento sonoro.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S). 
Alternativas
Q3060581 Música
O estudo das dominantes secundárias é fundamental para compreender como as progressões harmônicas complexas são formadas na música tonal. Sobre as dominantes secundárias, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3060580 Música
Na teoria musical, as escalas maiores e menores são fundamentais para a compreensão da harmonia e melodia. Sobre as escalas maiores e menores, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3060579 Música
A teoria de conjuntos, originalmente desenvolvida na matemática, encontra aplicações em diversas áreas, incluindo a música. Sobre a teoria de conjuntos aplicada à música, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: C
5: E
6: A
7: B
8: A
9: A
10: D
11: E
12: A
13: E
14: A
15: B
16: A
17: D
18: D
19: C
20: A