Questões de Concurso Sobre alimentação e doenças crônicas não transmissíveis em nutrição

Foram encontradas 52 questões

Q3174274 Nutrição
Segundo publicação do Ministério da Saúde, qual das patologias abaixo é simultaneamente uma doença e um dos fatores de risco mais importantes para outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como HA, DM e doenças cardiovasculares?
Alternativas
Q3174273 Nutrição
Analise a sentença abaixo sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC):

A exacerbação aguda da DPOC acompanha desequilíbrio do balanço nitrogenado, gerado pela diminuição da ingestão alimentar e aumento do gasto energético do paciente (1ª parte). Para esses pacientes, sugere-se cautela na oferta de calorias superior a 30 Kcal/Kg/dia durante a exacerbação aguda da doença, tendo em vista que a oferta excessiva de calorias é determinante na maior produção de CO2 (2ª parte). Maior produção de CO2 pode contribuir para piora da hipercalemia e dos sintomas de dispneia e hiperventilação (3ª parte).

Quais partes estão corretas? 
Alternativas
Q3174238 Nutrição
Em 2019, 54,7% dos óbitos registrados no Brasil foram causados por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). As DCNT, principalmente as doenças cardiovasculares, ____________, diabetes e doenças respiratórias crônicas, são causadas por vários fatores ligados às condições de vida dos sujeitos, determinados pelo acesso a(à) __________________, garantia de direitos, ____________, emprego e renda e possibilidades de fazer escolhas favoráveis à saúde.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3159413 Nutrição

Estudos populacionais evidenciam que o estilo de vida é um dos grandes responsáveis pela prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças são intensificadas, entre outros fatores, pelo sedentarismo e pelo consumo de alimentos com alto valor energético. A esse respeito, julgue o item a seguir, relativo à vigilância nutricional e à obesidade.  


O estigma sofrido por crianças com obesidade infantil pode resultar em baixa autoestima, rejeição corporal, transtornos alimentares, menor criação de relações sociais e comprometimento do rendimento escolar. 

Alternativas
Q3159411 Nutrição

Estudos populacionais evidenciam que o estilo de vida é um dos grandes responsáveis pela prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças são intensificadas, entre outros fatores, pelo sedentarismo e pelo consumo de alimentos com alto valor energético. A esse respeito, julgue o item a seguir, relativo à vigilância nutricional e à obesidade.  


A obesidade, apesar de não ser uma doença, é um dos fatores de risco mais importantes para outras doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial, diabetes melito e doenças cardiovasculares. 



Alternativas
Q3159409 Nutrição

Estudos populacionais evidenciam que o estilo de vida é um dos grandes responsáveis pela prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças são intensificadas, entre outros fatores, pelo sedentarismo e pelo consumo de alimentos com alto valor energético. A esse respeito, julgue o item a seguir, relativo à vigilância nutricional e à obesidade.  


A obesidade está entre os três fatores de risco mais fortemente associados às mortes e incapacidades no Brasil. 

Alternativas
Q3157305 Nutrição
Manter uma alimentação saudável ao longo da vida evita não só a má nutrição em todas as suas formas, mas também uma gama de Doenças Crônicas Não Transmissíveis e outras condições de saúde.
Fonte: https://www.paho.org/pt/topicos/alimentacao-saudavel
Com relação a alimentação saudável, registre V para verdadeiro, e F, para falso, às afirmativas abaixo. 
(__)As gorduras saturadas devem ser consumidas com moderação.
(__)O consumo de gorduras trans deve ser incentivado.
(__)o consumo de açúcares simples deve ser em excesso.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas
Q3134005 Nutrição
A educação alimentar e nutricional (EAN) é um recurso que prioriza o conhecimento e a prática de uma alimentação balanceada e a promoção de hábitos alimentares saudáveis de modo perdurável e que garanta autonomia das pessoas. Deve fomentar o diálogo junto a todos que podem e devem se beneficiar com a promoção da saúde de forma individual ou coletividade, levando em consideração os ciclos de vida, cultura e sistema alimentar em que estão inseridos.
É correto afirmar:
I. Para que a EAN na terceira idade seja realizada de modo eficaz, é necessário participação dos idosos no processo ensino aprendizagem através de atividades lúdicas de cunho pedagógico. Este envolvimento possibilita uma maior autonomia por parte dos indivíduos desta faixa etária, a partir da melhora nas escolhas relacionadas a hábitos alimentares mais saudáveis.
II. A prevalência de casos de doenças crônicas não transmissíveis entre os idosos é crescente e responsável por agravar as condições já intrínsecas da terceira idade, como a hipertrofia muscular (sarcopenia) e distúrbios gustativos.
III. A nutrição exerce um impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos longevos, e uma alimentação equilibrada é essencial para promover o bem-estar nesta fase. Dessa forma, estimular a prática de uma dieta adequada torna-se uma medida fundamental para atender às necessidades específicas de saúde e qualidade de vida dos idosos.
IV. Uma melhor qualidade de vida e o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) serão realizados por meio do conhecimento adquirido nas intervenções educativas em alimentação e nutrição, capacitando os indivíduos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.
A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3134003 Nutrição
Os Intervalos de Distribuição Aceitável dos Macronutrientes (AMDR) são as faixas de distribuição aceitável de macronutrientes que se associam com a redução do risco de doenças crônicas não-transmissíveis.
As distribuições ideais de macronutrientes para crianças, adultos, gestantes e lactantes, expressas pela AMDR, são:
I. Carboidratos: 45 a 65%.
II. Gorduras totais: 25 a 35% (ou 30 a 40% para crianças de 1 a 3 anos). III. Proteínas: 5 a 20% para crianças de 1 a 3 anos, 10 a 30% para indivíduos de 4 a 18 anos, e 10 a 35% para o restante dos grupos populacionais.
IV. Fibras: não foi estabelecido um valor de AMDR, mas se estabelece o valor de 14 g a cada 1000 calorias para todas as faixas etárias a partir de um ano de idade.
A alternativa correta é: 
Alternativas
Q3082606 Nutrição
Assinale a alternativa INCORRETA sobre os principais objetivo para prevenção e controle da epidemiologia das Doenças e Agravos Não Transmíssiveis (DANT). 
Alternativas
Q3075113 Nutrição
O papel dos grupos alimentares na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis: 
Alternativas
Q3053616 Nutrição
Relação cintura/quadril (RCQ), é um método utilizado como um índice para verificar o risco de desenvolvimento de doenças crônicas e o tipo de distribuição de gordura corporal. Pacientes na faixa etária de 40 a 49 anos são considerados com alto risco quando os resultados são:
Alternativas
Q3044144 Nutrição
Acerca da prevenção e do tratamento nutricional nas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), assinale a afirmativa CORRETA. 
Alternativas
Q3023163 Nutrição
No contexto da imuno modulação, assinale a alternativa que apresenta as práticas nutricionais que são consideradas eficazes para melhorar a resposta imunológica em pacientes com doenças inflamatórias crônicas.
Alternativas
Q3010885 Nutrição

As chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) se desenvolvem ao longo da vida, muitas vezes de forma lenta, silenciosa e sem apresentar sintomas, o que aumenta o seu risco caso não haja um acompanhamento periódico de saúde do indivíduo. Segundo o Ministério da Saúde, o país registrou em 2019 um total de 738.371 óbitos por DCNT no Brasil, o que representou 54,7% do total das mortes. Além disso, 41,8% ocorreram prematuramente, ou seja, em pessoas entre 30 e 69 anos de idade. Exames periódicos são necessários para o diagnóstico mais precoce. Sendo assim, analise a seguir os resultados dos exames bioquímicos em jejum de quatro pacientes: 


Imagem associada para resolução da questão


Considerando as classificações e os valores referenciais da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose (SBC, 2017) e da Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBP, 2023), assinale a afirmativa correta. 

Alternativas
Q3007790 Nutrição
Entende-se que a nutrição adequada e balanceada propicia o desenvolvimento, o crescimento e a manutenção dos órgãos respiratórios, fornecendo o oxigênio necessário para atender às necessidades energéticas das células. Porém, mediante um quadro de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), várias vias e funcionalidades ficam comprometidas, impactando de forma global na saúde do indivíduo.
Sobre a fisiopatologia e a conduta nutricional da DPOC, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Geralmente, pacientes com enfisema primário sofrem de maior dispneia e caquexia. Já indivíduos com bronquite crônica apresentam hipoxia, hipocapnia e complicações como hipertensão pulmonar, as quais favorecem a alcalose respiratória.

( ) Pacientes com cor pulmonale (insuficiência cardíaca esquerda) e edemas requerem restrição de sódio e líquidos. Ademais, de acordo com os diuréticos prescritos pelo médico, pode ser necessária a restrição de potássio.

( ) A falta de exposição solar e de atividade física combinada à DPOC causa deficiência de 25-hidroxivitamina D (25[OH]D), também chamada de calcitriol, dificultando a absorção de cálcio no ceco.


As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3007788 Nutrição
Sabe-se que a inflamação é a base da patogênese envolvida nas doenças crônicas não transmissíveis.
Nesse contexto, no que concerne à fisiopatologia e à dietoterapia relacionadas à inflamação, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2576856 Nutrição
Segundo o Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas e agravos não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2021-2030 (Ministério da Saúde, 2021), as metas estabelecidas para os fatores de risco para as DCNT no Brasil, até 2030, são reduzir
Alternativas
Q2534018 Nutrição
Uma alimentação saudável é a chave para a prevenção e, em alguns casos, tratamento de doenças crônicas não transmissíveis. Segundo o Caderno de Atenção Básica nº 35, “A alimentação está relacionada diretamente a alguns fatores que interferem na prevenção e/ou controle das doenças crônicas e seus agravos. São eles: _____________, dislipidemia, mau controle glicêmico e padrão alimentar com consumo excessivo de gordura saturada e pouca ingestão de frutas e ___________. Dessa forma, a __________________ é útil na prevenção para o retardo das complicações associadas às condições crônicas, integrando o conjunto de medidas de autocuidado e educação em Saúde. As modificações na alimentação são reconhecidas como um recurso para o controle glicêmico e redução do risco das doenças cardiovasculares”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2533745 Nutrição
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) têm causa multifatorial, sendo que essas patologias são a principal causa de mortalidade no Brasil. Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças destacam-se o fumo, a baixa ou nenhuma atividade física, alimentação não saudável e uso excessivo de álcool. Juntamente com os parâmetros bioquímicos, a avaliação dos sinais físicos e aspectos clínicos dos pacientes que apresentam doenças crônicas ajudam a complementar o atendimento nutricional. Com base nessas informações e considerando as diretrizes para assistência ambulatorial, avalie as afirmações a seguir.


I. Os principais sinais físicos do Diabete Mellitus são: perda de peso, boca seca, hálito cetônico, pele seca, dificuldade de cicatrização, fraqueza muscular, confusão mental, pé diabético.


II. O diagnóstico da dislipidemia se dá basicamente pelos exames bioquímicos, por meio dos quais são medidas as concentrações dos lipídios plasmáticos e os resultados são comparados com os parâmetros de referência. Mas, existem alterações físicas que alertam o problema, a saber: arco de córneo, a lipemia retinalis, os xantomas e xantelasmas. Destes sinais físicos apenas os xantelasmas são irreversíveis.


III. Os indivíduos, tanto jovens, adultos ou idosos, que apresentam índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30kg/ m2 são diagnosticados com obesidade. Essa doença crônica caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo, causando prejuízo para a saúde. Um dos sinais físicos da obesidade é uma hiperpigmentação denominada Acantose Nigricante, que indica hipertrigliceridemia.


IV. O exame físico é de suma importância e por isso deve ser feito de forma minuciosa para estabelecer um diagnóstico nutricional adequado, a fim de determinar condutas positivas para os pacientes. A investigação diagnóstica deve ser ampliada englobando exames laboratoriais, consumo alimentar entre outras informações que complementam a avaliação nutricional.


Marcar a alternativa que contempla o contexto:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: C
5: E
6: C
7: D
8: C
9: C
10: E
11: A
12: D
13: B
14: A
15: D
16: E
17: C
18: C
19: C
20: D