Questões de Nutrição - Alimentação e Doenças Crônicas Não Transmissíveis para Concurso

Foram encontradas 34 questões

Q2534018 Nutrição
Uma alimentação saudável é a chave para a prevenção e, em alguns casos, tratamento de doenças crônicas não transmissíveis. Segundo o Caderno de Atenção Básica nº 35, “A alimentação está relacionada diretamente a alguns fatores que interferem na prevenção e/ou controle das doenças crônicas e seus agravos. São eles: _____________, dislipidemia, mau controle glicêmico e padrão alimentar com consumo excessivo de gordura saturada e pouca ingestão de frutas e ___________. Dessa forma, a __________________ é útil na prevenção para o retardo das complicações associadas às condições crônicas, integrando o conjunto de medidas de autocuidado e educação em Saúde. As modificações na alimentação são reconhecidas como um recurso para o controle glicêmico e redução do risco das doenças cardiovasculares”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2533745 Nutrição
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) têm causa multifatorial, sendo que essas patologias são a principal causa de mortalidade no Brasil. Dentre os principais fatores de risco para o desenvolvimento dessas doenças destacam-se o fumo, a baixa ou nenhuma atividade física, alimentação não saudável e uso excessivo de álcool. Juntamente com os parâmetros bioquímicos, a avaliação dos sinais físicos e aspectos clínicos dos pacientes que apresentam doenças crônicas ajudam a complementar o atendimento nutricional. Com base nessas informações e considerando as diretrizes para assistência ambulatorial, avalie as afirmações a seguir.


I. Os principais sinais físicos do Diabete Mellitus são: perda de peso, boca seca, hálito cetônico, pele seca, dificuldade de cicatrização, fraqueza muscular, confusão mental, pé diabético.


II. O diagnóstico da dislipidemia se dá basicamente pelos exames bioquímicos, por meio dos quais são medidas as concentrações dos lipídios plasmáticos e os resultados são comparados com os parâmetros de referência. Mas, existem alterações físicas que alertam o problema, a saber: arco de córneo, a lipemia retinalis, os xantomas e xantelasmas. Destes sinais físicos apenas os xantelasmas são irreversíveis.


III. Os indivíduos, tanto jovens, adultos ou idosos, que apresentam índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30kg/ m2 são diagnosticados com obesidade. Essa doença crônica caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo, causando prejuízo para a saúde. Um dos sinais físicos da obesidade é uma hiperpigmentação denominada Acantose Nigricante, que indica hipertrigliceridemia.


IV. O exame físico é de suma importância e por isso deve ser feito de forma minuciosa para estabelecer um diagnóstico nutricional adequado, a fim de determinar condutas positivas para os pacientes. A investigação diagnóstica deve ser ampliada englobando exames laboratoriais, consumo alimentar entre outras informações que complementam a avaliação nutricional.


Marcar a alternativa que contempla o contexto:
Alternativas
Q2528450 Nutrição
Em um programa de prevenção de doenças crônicas, o nutricionista está desenvolvendo estratégias dietéticas. Considerando a relação entre alimentação e doenças crônica, um nutriente frequentemente associado à redução do risco de doenças cardiovasculares é
Alternativas
Q2528448 Nutrição
A doença celíaca é uma condição crônica do sistema imunológico desencadeada pela ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo. Em indivíduos com doença celíaca, o consumo de glúten desencadeia uma resposta imunológica que danifica a mucosa do intestino delgado, interferindo na absorção adequada de nutrientes. Na doença celíaca, o nutriente que, frequentemente, precisa ser suplementado devido à má absorção é 
Alternativas
Q2402931 Nutrição
Atualmente, há muitas evidências de que alimentos com altas taxas de gorduras trans e saturadas, de sal e açúcar, resultam em obesidade e sedentarismo que estão diretamente relacionados ao aumento de casos de
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: D