Questões de Concurso
Sobre alimentação e doenças crônicas não transmissíveis em nutrição
Foram encontradas 46 questões
É correto afirmar:
I. Para que a EAN na terceira idade seja realizada de modo eficaz, é necessário participação dos idosos no processo ensino aprendizagem através de atividades lúdicas de cunho pedagógico. Este envolvimento possibilita uma maior autonomia por parte dos indivíduos desta faixa etária, a partir da melhora nas escolhas relacionadas a hábitos alimentares mais saudáveis.
II. A prevalência de casos de doenças crônicas não transmissíveis entre os idosos é crescente e responsável por agravar as condições já intrínsecas da terceira idade, como a hipertrofia muscular (sarcopenia) e distúrbios gustativos.
III. A nutrição exerce um impacto significativo na qualidade de vida dos indivíduos longevos, e uma alimentação equilibrada é essencial para promover o bem-estar nesta fase. Dessa forma, estimular a prática de uma dieta adequada torna-se uma medida fundamental para atender às necessidades específicas de saúde e qualidade de vida dos idosos.
IV. Uma melhor qualidade de vida e o controle das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) serão realizados por meio do conhecimento adquirido nas intervenções educativas em alimentação e nutrição, capacitando os indivíduos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis.
A alternativa correta é:
As distribuições ideais de macronutrientes para crianças, adultos, gestantes e lactantes, expressas pela AMDR, são:
I. Carboidratos: 45 a 65%.
II. Gorduras totais: 25 a 35% (ou 30 a 40% para crianças de 1 a 3 anos). III. Proteínas: 5 a 20% para crianças de 1 a 3 anos, 10 a 30% para indivíduos de 4 a 18 anos, e 10 a 35% para o restante dos grupos populacionais.
IV. Fibras: não foi estabelecido um valor de AMDR, mas se estabelece o valor de 14 g a cada 1000 calorias para todas as faixas etárias a partir de um ano de idade.
A alternativa correta é:
As chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) se desenvolvem ao longo da vida, muitas vezes de forma lenta,
silenciosa e sem apresentar sintomas, o que aumenta o seu risco caso não haja um acompanhamento periódico de saúde do
indivíduo. Segundo o Ministério da Saúde, o país registrou em 2019 um total de 738.371 óbitos por DCNT no Brasil, o que
representou 54,7% do total das mortes. Além disso, 41,8% ocorreram prematuramente, ou seja, em pessoas entre 30 e 69
anos de idade. Exames periódicos são necessários para o diagnóstico mais precoce. Sendo assim, analise a seguir os resultados dos exames bioquímicos em jejum de quatro pacientes:
Considerando as classificações e os valores referenciais da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose
(SBC, 2017) e da Diretriz Oficial da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBP, 2023), assinale a afirmativa correta.
Sobre a fisiopatologia e a conduta nutricional da DPOC, leia as afirmativas a seguir e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Geralmente, pacientes com enfisema primário sofrem de maior dispneia e caquexia. Já indivíduos com bronquite crônica apresentam hipoxia, hipocapnia e complicações como hipertensão pulmonar, as quais favorecem a alcalose respiratória.
( ) Pacientes com cor pulmonale (insuficiência cardíaca esquerda) e edemas requerem restrição de sódio e líquidos. Ademais, de acordo com os diuréticos prescritos pelo médico, pode ser necessária a restrição de potássio.
( ) A falta de exposição solar e de atividade física combinada à DPOC causa deficiência de 25-hidroxivitamina D (25[OH]D), também chamada de calcitriol, dificultando a absorção de cálcio no ceco.
As afirmativas são, respectivamente,
Nesse contexto, no que concerne à fisiopatologia e à dietoterapia relacionadas à inflamação, é correto afirmar que
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Os principais sinais físicos do Diabete Mellitus são: perda de peso, boca seca, hálito cetônico, pele seca, dificuldade de cicatrização, fraqueza muscular, confusão mental, pé diabético.
II. O diagnóstico da dislipidemia se dá basicamente pelos exames bioquímicos, por meio dos quais são medidas as concentrações dos lipídios plasmáticos e os resultados são comparados com os parâmetros de referência. Mas, existem alterações físicas que alertam o problema, a saber: arco de córneo, a lipemia retinalis, os xantomas e xantelasmas. Destes sinais físicos apenas os xantelasmas são irreversíveis.
III. Os indivíduos, tanto jovens, adultos ou idosos, que apresentam índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30kg/ m2 são diagnosticados com obesidade. Essa doença crônica caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo, causando prejuízo para a saúde. Um dos sinais físicos da obesidade é uma hiperpigmentação denominada Acantose Nigricante, que indica hipertrigliceridemia.
IV. O exame físico é de suma importância e por isso deve ser feito de forma minuciosa para estabelecer um diagnóstico nutricional adequado, a fim de determinar condutas positivas para os pacientes. A investigação diagnóstica deve ser ampliada englobando exames laboratoriais, consumo alimentar entre outras informações que complementam a avaliação nutricional.
Marcar a alternativa que contempla o contexto:
( ) A dieta DASH, pode proporcionar uma alimentação pobre em potássio, magnésio, cálcio e fibras alimentares e alta em gordura saturada, colesterol.
( ) A combinação da dieta DASH com a ingestão reduzida de sódio (100 mmol/dia) (DASH-Sódio) foi mais efetiva em reduzir os níveis pressóricos que a dieta DASH isolada.
( ) A quantidade de sódio que tem sido recomendada para uma alimentação saudável é de aproximadamente 300 mEq ou 1000 mg de sódio, o que equivaleria a 2 g de sal
( ) Com relação as principais recomendações nutricionais, o valor energético recomendado para os pacientes portadores de HAS deve ser suficiente para manter o peso corporal o mais próximo possível do adequado, e a distribuição energética deve atender às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a prevenção de doenças crônicas (WHO,2003).
De acordo com as medidas relacionadas à essa temática, é correto afirmar:
I. A caquexia é considerada uma síndrome metabólica caracterizada por ganho de massa magra, com perda de tecido gorduroso e está associada a resistência à insulina.
II. Idosos apresentam reduzida olfação e secreção salivar, bem como alteração no paladar, tornando-se mais sensíveis a alimentos amargos.
III. As necessidades calóricas aumentam com o envelhecimento, devido ao aumento no consumo energético basal em função do declínio na massa gordurosa.
Estão corretas as afirmativas: