Questões de Concurso
Sobre amamentação em nutrição
Foram encontradas 378 questões
(I) Nos primeiros dias de nascimento do bebê, a mulher produz pouco leite, pois é a quantidade suficiente para o estômago pequeno do bebê. Esse primeiro leite é chamado de colostro, possui uma coloração mais clara e é formado por uma quantidade maior de proteínas e anticorpos.
(II) A amamentação proporciona saúde para a mulher, reduzindo as chances do aparecimento de doenças como câncer de útero, câncer de ovários, câncer de mama e diabetes melittus tipo 2.
(III) A oferta de outros alimentos antes dos seis meses de vida do bebê pode prejudicar a amamentação, além do risco de diminuir a absorção de nutrientes do leite como zinco e ferro, e ainda aumenta o risco do bebê adoecer.
(IV) A amamentação proporciona um exercício para o bebê pois os movimentos que a criança faz para retirar o leite do peito ajudará na respiração, mastigação, fala, alinhamento dos dentes e deglutição.
(V) A recomendação do Ministério da saúde é que a amamentação seja exclusiva até os seis meses e que a criança seja amamentada até os dois anos de vida ou mais. Entretanto, não existe limite máximo de amamentação, podendo permanecer enquanto for desejada pela mãe e pelo bebê, sem causar prejuízos para ambos.
( ) Na fase inicial, a comida deverá ser ofertada amassada com garfo. Posteriormente, deve-se progredir para alimentos picados em pedaços pequenos, raspados ou desfiados, para que a criança aprenda a mastigá-los. Não se devem oferecer preparações líquidas e nem fazer uso de liquidificador, mixer ou peneira.
( ) Desde do início a criança pode e deve ser alimentada com a mesma comida da família, desde que essa seja preparada com óleo vegetal em pequena quantidade, temperos naturais (como cebola, alho, salsa, coentro e demais ervas e especiarias) e sem uso de sal.
( ) Até o primeiro ano de vida, frutas e bebidas não devem ser adoçadas com nenhum tipo de açúcar: branco, mascavo, cristal, demerara, açúcar de coco, xarope de milho, mel, melado ou rapadura.
( ) Para assegurar à criança uma diversidade necessária de nutrientes, sempre que possível, monte o prato dela combinando um alimento de cada grupo: feijões; cereais ou raízes ou tubérculos; carnes ou ovos; legumes e verduras. Para os legumes e verduras, quando possível, pode-se incluir mais de um alimento desse grupo.
( ) Após 6 meses de idade, além do leite materno, oferte à criança alguma fruta no meio da manhã e no meio da tarde. Após 1 ano de idade, pode-se intercalar, ofertando, em alguns dias, um alimento do grupo dos cereais, raízes ou tubérculos no lugar da fruta, de acordo com o hábito da família.
Assinale a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas abaixo em relação às atuais Diretrizes da OMS (2023) sobre alimentação complementar para lactentes e crianças pequenas, de 6 a 23 meses de idade.
1. O aleitamento materno deve acontecer por dois anos ou mais.
2. Para crianças não amamentadas, de 12 a 23 meses, o leite de vaca não modificado pode ser oferecido. As fórmulas infantis e “leites de crescimento” não são recomendados.
3. Lactentes não amamentados, de 6 a 11 meses, não devem receber fórmulas infantis à base de leite de vaca.
4. Para lactentes amamentados, a introdução da alimentação complementar pode começar desde os 4 meses de vida.
5. Lactentes e crianças pequenas, entre 6-23 meses de idade, podem consumir uma dieta variada; entretanto, oleaginosas e frutos do mar devem ser introduzidos somente após os 24 meses de vida.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Julgue o item a seguir.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde
(OMS) é que o aleitamento materno exclusivo seja
mantido até os 6 meses de idade. Após esse período,
alimentos complementares adequados devem ser
introduzidos, enquanto o aleitamento materno continua.
O aleitamento deve ser mantido junto com a alimentação
complementar até os 2 anos de idade ou mais, para
fornecer os benefícios nutricionais e imunológicos do
leite materno.