Questões de Concurso
Sobre amamentação em nutrição
Foram encontradas 392 questões
(__)A alimentação da mãe durante a amamentação deve conter essencialmente alimentos in natura ou minimamente processados.
(__)No período de aleitamento materno , a mulher deve dar preferência a comidas feitas em casa e pratos que incluam alimentos naturais como frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos.
(__)O cuidado com a hidratação deve ser redobrado, já que a parte líquida do leite é produzida a partir da hidratação da mãe.
Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/ eu-quero-me-alimentar-melhor/noticias/2018/alimentacao-du rante-a-amamentacao-o-que-comer-e-evitar
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
O aleitamento materno ____________ ocorre quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.
Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
I. Explicar o funcionamento da estratégia NutriSUS, dispensando o uso de termo de consentimento livre e esclarecido.
II. Esclarecer que as crianças que participam da estratégia NutriSUS poderão receber o sulfato ferroso ou outras formas de suplementação de ferro.
III. Orientar que crianças que recebem megadoses de vitamina A na Atenção Básica podem fazer uso concomitante de sachês com múltiplos micronutrientes nas creches.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. A amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida diminui o risco de dermatite atópica e de outros tipos de alergias, asma e sibilos recorrentes (Van Odijk, 2003 apud Ministério da Saúde, 2015).
II. A exposição a pequenas doses de leite de vaca nos primeiros dias de vida diminui o risco de alergia a esse leite.
III. O leite de vaca tem mais proteínas do que o leite humano, que são diferentes das do leite materno. A principal proteína do leite materno é a caseína, e a do leite de vaca é a lactoalbumina, de difícil digestão para a espécie humana.
Quais estão corretas?
A nutrição adequada na primeira infância é essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança e gera impactos durante toda a vida do indivíduo. É um processo entre mãe e filho que, além do estado nutricional, afeta a defesa infecções e desenvolvimento contra cognitivo e emocional da criança.
Baseado na classificação da Organização Mundial da Saúde para aleitamento materno, marque a alternativa CORRETA.
O Ministério da Saúde não recomenda o uso de mamadeiras e chupetas devido aos possíveis impactos negativos que podem acarretar, como:
I. Confusão de bicos.
II. Má oclusão dentária.
III. Facilidade na alimentação de múltiplos bebês.
É CORRETO o que se afirma em:
Quanto à nutrição materno‑infantil e à amamentação, julgue o item a seguir.
O Ministério da Saúde recomenda suplementação profilática com ferro nos primeiros seis anos de vida para crianças prematuras e que nasceram com baixo peso.
Quanto à nutrição materno‑infantil e à amamentação, julgue o item a seguir.
A evolução da produção láctea inicia‑se com: o colostro, a primeira secreção, que dura até, em média, 7 dias pós‑natal; em seguida, evolui‑se para o leite de transição, perdurando de 7 a 14 dias; e, por fim, o leite maduro, produzido após a segunda semana de vida.
Quanto à nutrição materno‑infantil e à amamentação, julgue o item a seguir.
O aleitamento materno fica mais intenso conforme a frequência das mamadas, e fármacos como os anticoncepcionais promovem a hiperlactação e mantêm a composição do leite.
(I) Nos primeiros dias de nascimento do bebê, a mulher produz pouco leite, pois é a quantidade suficiente para o estômago pequeno do bebê. Esse primeiro leite é chamado de colostro, possui uma coloração mais clara e é formado por uma quantidade maior de proteínas e anticorpos.
(II) A amamentação proporciona saúde para a mulher, reduzindo as chances do aparecimento de doenças como câncer de útero, câncer de ovários, câncer de mama e diabetes melittus tipo 2.
(III) A oferta de outros alimentos antes dos seis meses de vida do bebê pode prejudicar a amamentação, além do risco de diminuir a absorção de nutrientes do leite como zinco e ferro, e ainda aumenta o risco do bebê adoecer.
(IV) A amamentação proporciona um exercício para o bebê pois os movimentos que a criança faz para retirar o leite do peito ajudará na respiração, mastigação, fala, alinhamento dos dentes e deglutição.
(V) A recomendação do Ministério da saúde é que a amamentação seja exclusiva até os seis meses e que a criança seja amamentada até os dois anos de vida ou mais. Entretanto, não existe limite máximo de amamentação, podendo permanecer enquanto for desejada pela mãe e pelo bebê, sem causar prejuízos para ambos.
( ) Na fase inicial, a comida deverá ser ofertada amassada com garfo. Posteriormente, deve-se progredir para alimentos picados em pedaços pequenos, raspados ou desfiados, para que a criança aprenda a mastigá-los. Não se devem oferecer preparações líquidas e nem fazer uso de liquidificador, mixer ou peneira.
( ) Desde do início a criança pode e deve ser alimentada com a mesma comida da família, desde que essa seja preparada com óleo vegetal em pequena quantidade, temperos naturais (como cebola, alho, salsa, coentro e demais ervas e especiarias) e sem uso de sal.
( ) Até o primeiro ano de vida, frutas e bebidas não devem ser adoçadas com nenhum tipo de açúcar: branco, mascavo, cristal, demerara, açúcar de coco, xarope de milho, mel, melado ou rapadura.
( ) Para assegurar à criança uma diversidade necessária de nutrientes, sempre que possível, monte o prato dela combinando um alimento de cada grupo: feijões; cereais ou raízes ou tubérculos; carnes ou ovos; legumes e verduras. Para os legumes e verduras, quando possível, pode-se incluir mais de um alimento desse grupo.
( ) Após 6 meses de idade, além do leite materno, oferte à criança alguma fruta no meio da manhã e no meio da tarde. Após 1 ano de idade, pode-se intercalar, ofertando, em alguns dias, um alimento do grupo dos cereais, raízes ou tubérculos no lugar da fruta, de acordo com o hábito da família.
Assinale a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas abaixo em relação às atuais Diretrizes da OMS (2023) sobre alimentação complementar para lactentes e crianças pequenas, de 6 a 23 meses de idade.
1. O aleitamento materno deve acontecer por dois anos ou mais.
2. Para crianças não amamentadas, de 12 a 23 meses, o leite de vaca não modificado pode ser oferecido. As fórmulas infantis e “leites de crescimento” não são recomendados.
3. Lactentes não amamentados, de 6 a 11 meses, não devem receber fórmulas infantis à base de leite de vaca.
4. Para lactentes amamentados, a introdução da alimentação complementar pode começar desde os 4 meses de vida.
5. Lactentes e crianças pequenas, entre 6-23 meses de idade, podem consumir uma dieta variada; entretanto, oleaginosas e frutos do mar devem ser introduzidos somente após os 24 meses de vida.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.