Questões de Concurso Sobre análise de exames laboratoriais em nutrição

Foram encontradas 94 questões

Q3159425 Nutrição

A intervenção nutricional adequada é fundamental para a melhoria dos resultados terapêuticos e da qualidade de vida de pacientes submetidos a diversos tipos de tratamento. A esse respeito, julgue o item a seguir. 


O exame físico tem como objetivo avaliar as condições do paciente, como perda de gordura e massa muscular, podendo indicar deficiências nutricionais ou até mesmo desnutrição; como exemplo, a deficiência de vitamina A é caracterizada por gengivas inchadas e com sangramentos ocasionais, que são sinais de escorbuto, assim como por fadiga e dores musculares. 

Alternativas
Q3033768 Nutrição
A Avaliação Nutricional identifica o estado nutricional do paciente. Pode ser realizada por meio de métodos convencionais, tradicionalmente usados. Esses métodos são:
Alternativas
Q3027579 Nutrição
Identifique a proteína visceral que embora ainda seja pouco utilizada na prática clínico-nutricional, funciona como um marcador de alterações agudas do estado nutricional, pois tem meia vida de apenas 2 dias e apresenta baixo reservatório corporal. A deficiência da ingestão de zinco afeta a sua síntese e a secreção hepática. 
Alternativas
Q3012619 Nutrição
O colesterol é importante para a biossíntese de hormônios esteroides e ácido biliar e é um componente da membrana celular, porém deve-se manter o consumo adequado deste nutriente, pois aumento na ingestão eleva a LDL e pode aumentar o risco de doenças coronarianas. De acordo com a American Heart Association (AHA, 2000), a ingestão de colesterol do indivíduo adulto deve ser inferior a:
Alternativas
Q2904901 Nutrição

Em relação aos parâmetros bioquímicos clássicos que caracterizam desnutrição, é CORRETO que se indica em:

Alternativas
Q2762054 Nutrição

A avaliação nutricional é o primeiro passo no tratamento da desnutrição, sendo a investigação laboratorial uma parte importante dessa avaliação. A avaliação bioquímica provê informações sobre os compartimentos viscerais e tecidos muscular e adiposo. Com base nos seus conhecimentos sobre o assunto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a associação entre o exame bioquímico e o seu conceito.


COLUNA I


1. Albumina.

2. Pré-albumina.

3. Transferrina.

4. Proteína carreadora de retinol.


COLUNA II


( ) Meia vida de 2 a 3 dias. Indicador sensível de resposta à intervenção alimentar. O zinco é necessário para sua síntese, estando os níveis séricos reduzidos na presença de deficiência de zinco.

( ) Meia vida curta de 10 a 12 horas. Responde tanto à restrição proteica como à energética. Boa sensibilidade para avaliar o estado proteico e medir resultados terapêuticos.

( ) Meia vida de 19 a 21 dias. Indicador ruim para as fases iniciais de desnutrição proteico energética, devido a sua meia vida relativamente longa. Pode haver erro de interpretação na vigência de desidratação e/ou edema.

( ) Meia vida de 8 a 10 dias. Embora seja importante na avaliação do estado nutricional e da resposta à terapia nutricional, é pouco específica e sensível.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2756768 Nutrição

Na prática clinico-nutricional, solicitar e interpretar exames laboratoriais corretamente, permite realizar adequadamente o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento nutricional. Considerando essa afirmativa, associe a coluna da direita com a da esquerda.


(a) Albumina sérica

( ) Avaliação de suporte nutricional em pacientes hipercatabólicos. Avaliação de pacientes com suspeita de insuficiência renal.

(b) Hemograma

( ) Anemia megaloblástica

(c) Ácido fólico

( ) Diagnóstico de anemias, eritrocitoses, processos infecciosos, leucoses, trombocitose e trombocitopenia.

(d) Ureia sérica

( )Investigação de desnutrição energético-proteica.



Agora encontre a sequência certa:

Alternativas
Q2739457 Nutrição

Os valores referenciais de colesterol para adultos maiores de 20 anos são:

Alternativas
Q2641245 Nutrição

As proteínas totais são marcadores de estado nutricional e podem sinalizar um quadro de desnutrição ou depleção proteica. Levando em consideração as proteínas viscerais, assinale a alternativa que corresponde à proteína de meia-vida mais curta dentre as proteínas viscerais e que pode detectar alterações recentes no estado nutricional e é mais sensível em estados de hipercatabolismo, sendo muito útil em situações pré e pós-cirúrgicas.

Alternativas
Q2641244 Nutrição

Os índices hematimétricos são considerados parâmetros qualitativos do hemograma, pois são usados para diferenciar as células e os diagnósticos de anemia. Desse modo, são índices a serem usados em conjunto com os exames de hemoglobina e hematócrito. Levando em consideração a aplicação dos índices hematimétricos, associe corretamente o índice às suas definições ou aplicações.


(1) Volume corpuscular médio (VCM).

(2) Red cell distribution width (RDW).

(3) Hemoglobina corpuscular média (HCM).

(4) Concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM).


(__) Está associado à média do tamanho dos eritrócitos.

(__) Média da concentração de hemoglobina por eritrócito.

(__) Média da massa de hemoglobina por eritrócito.

(__) Tem correlação com o grau de anisocitose.


Assinale a alternativa que corresponde à ordem correta da associação:

Alternativas
Q2635028 Nutrição

A utilização de exames laboratoriais possibilita confirmar o diagnóstico mais precocemente, correlacionando os resultados com o estado clínico informado. Detectando deficiências nutricionais, fornecendo um diagnóstico de má nutrição específica.


De acordo com o resultado de exames laboratoriais, é CORRETO afirmar que:


I. Quando a depleção proteica é muito severa, as concentrações de proteínas plasmáticas diminuem, bem como os percentuais de proteínas viscerais. Sendo assim, a dosagem laboratorial destas proteínas assume um papel valioso na avaliação do estado nutricional de indivíduos enfermos.

II. Durante a desnutrição, a degradação intensa do músculo esquelético pode ser aferida a partir da dosagem da creatinina urinária, que é um metabólito derivado da hidrólise da creatina e que tem sua excreção urinária aumentada nestas condições.

III. Pré-Albumina é uma proteína de síntese hepática e reduz a desnutrição e nas enfermidades hepáticas. Possui meia-vida de dois dias e, por isso, é um marcador precoce de desnutrição.

IV. A Transferrina é uma proteína de síntese hepática relacionada com o transporte de ferro sérico. Possui meia-vida de sete a oito dias o que a caracteriza como marcador tardio de desnutrição. Sua utilização como parâmetro de avaliação do estado nutricional deve ser restrita em condições como: doenças hepáticas, anemias importantes e hemossiderose.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q2631142 Nutrição

Homem, 65 anos de idade, foi internado relatando sentir fortes dores abdominais com inchaço na barriga há pelo menos dois meses. Ao realizar a avaliação do estado nutricional do paciente, a nutricionista responsável identificou alguns parâmetros bioquímicos alterados como:


Ureia – 86 mg/dL (valor de referência: idade > 50 anos – 17,9 a 54,9 mg/dL);

Fosfatase alcalina – 536 U/L (valor de referência: idade > 20 anos – 40,0 a 150,0 U/L);

Transaminase oxalacética – 700 U/L (valor de referência: 5,0 a 34,0 U/L);

Transaminase pirúvica – 250 U/L (valor de referência: 6,0 a 55,0 U/L).


Considerando apenas os marcadores bioquímicos, o diagnóstico nutricional do paciente é problema:

Alternativas
Q2551656 Nutrição
As tireoideopatias abrangem uma variedade de condições que afetam a glândula tireoide, uma pequena glândula localizada na parte frontal do pescoço. Ela é responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo, portanto, disfunções nessa glândula podem ter um impacto significativo na saúde geral do indivíduo. O diagnóstico e tratamento adequados dessas condições são essenciais para ajudar os pacientes a alcançar uma qualidade de vida melhor e prevenir complicações a longo prazo. Se tratando de avaliação bioquímica, o melhor exame para triagem de disfunções tireoidianas é:
Alternativas
Q2496842 Nutrição
Qual dos seguintes exames laboratoriais é mais relevante para avaliar o estado nutricional relacionado ao ferro?
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Nutricionista |
Q2493845 Nutrição
Sobre os exames laboratoriais, fundamentais no diagnóstico nutricional e de doenças, além de permitirem o monitoramento da eficácia da prevenção nutricional, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2388325 Nutrição
A nutricionista Maria, em sua avaliação nutricional, identificou, por meio de exames bioquímicos, que sua cliente/paciente Mariana (4 anos) encontrava-se com anemia ferropriva. Ao realizar o exame físico, a nutricionista identificou algumas alterações clínicas, reforçando o diagnóstico de anemia ferropriva sugerida pelo pediatra de Mariana. O quadro clínico da anemia ferropriva encontrado pela nutricionista está corretamente descrito na opção
Alternativas
Q2388306 Nutrição
Mario, 55 anos, procurou o acompanhamento nutricional com objetivo de perda de peso. O nutricionista verificou que o IMC do paciente estava 31 kg/m², e o perímetro abdominal, 110cm. Os exames laboratoriais indicaram alterações nos triglicerídeos. De acordo com esses dados, é correto afirmar que o paciente apresenta 
Alternativas
Q2310639 Nutrição
Paciente A.B.C, sexo feminino, 39 anos, com altura de 1,75m, peso total de 56kg (incluindo edema nos membros inferiores) deu entrada na emergência do Hospital referindo extrema fraqueza muscular.
Exames bioquímicos exibiram os seguintes valores: albumina 2,9g/dL (referência: 3,5 a 5,2 g/dL), leucócitos 3.000/µL (referência: 4.000-11.000/µL), hematócrito 29% (referência: 36- 48%); RDW/Red Cell Distribution Width 13,9% (referência: 11,6- 14,5%).
Sobre tal relato clínico, avalie as afirmativas a seguir.

I. A paciente está com hipoalbuminemia, o que pode explicar o edema apresentado, uma vez que a albumina é uma proteína que mantém a pressão oncótica dos vasos sanguíneos.
II. A desnutrição da paciente favoreceu a leucocitose observada no exame.
III. A diminuição do hematócrito pode ser explicada pelo edema nos membros inferiores e pela anisocitose apresentada pela paciente.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2301734 Nutrição
A utilização da avaliação de exames laboratoriais na prática clínica possibilita a detecção de deficiências nutricionais que podem comprometer gravemente o estado nutricional. “Exame indicado para detecção e monitoramento de deficiência de ferro, para determinação da resposta ao tratamento da deficiência de ferro e anemia de doença crônica. Os valores estão diminuídos em caso de depleção de estoques de ferro nos tecidos. Não é um indicador confiável de depósitos de ferro em pacientes com inflamação aguda, câncer metastático e doenças hepáticas relacionadas ao álcool, pois os seus valores tendem a estar aumentados.” As informações se referem ao seguinte exame laboratorial:
Alternativas
Q2270309 Nutrição
Caso Clínico. Paciente PLG, 58 anos, sexo masculino, negro, divorciado, aposentado. Portador de hipertensão arterial (HA) há 12 anos (em uso de drogas hipotensoras), diabetes mellitus (DM) tipo 2 há 5 anos (bom controle glicêmico hemoglobina glicada - 5,4% em uso de antidiabético oral) e doença renal crônica (DRC) há 3 anos. Edema de membros inferiores (+/4+), diurese preservada, pressão arterial (PA) 135x85 mmHg. Taxa de Filtração Glomerular (TFG) (Chronic Kidney Disease Epidemiology Collaboration/ CKD EPI): 34mL/ min/1,73m². Antropometria: Peso Atual 88kg; Estatura 167cm. Neste contexto, analise as afirmativas:

I - A HA e o DM representam juntos 60-70% das causas da DRC, que é considerada um problema mundial de saúde pública. Na população geral a obesidade relaciona-se a maior morbimortalidade e na população com DRC (em todos os estágios da doença) os estudos indicam a obesidade como um fator protetor na sobrevida.
II - Considerando o estadiamento da DRC, de acordo com a TFG e a albuminúria, o paciente PLG, encontra-se no Estágio 3b da doença. Neste estágio a recomendação de energia é de 25-35 kcal/kg/dia para pacientes metabolicamente estáveis (Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal, 2021).
III - A ingestão alimentar de potássio (K), de forma prudente, deve ser ajustada para manter os níveis séricos dentro da normalidade. Assim, a Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal, 2021, sugere para este estágio da DRC uma ingestão de 2000 mg K por dia, além de evitar alimentos ultraprocessados que normalmente contém aditivos de K.
IV - A Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com Doença Renal, 2021, recomenda para o diagnóstico de obesidade, o excesso de gordura abdominal como o indicador mais importante.
V - Nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, 2020, para os hipertensos com DRC, o objetivo do tratamento é alcançar a PA < 130/80 mmHg, mas sempre com monitorização de eventos adversos.

Assinale a opção que corresponde à sequência correta, considerando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: C
5: D
6: C
7: C
8: A
9: D
10: C
11: E
12: C
13: A
14: A
15: A
16: D
17: C
18: A
19: C
20: C