Questões de Concurso
Sobre cuidado nutricional com saúde bucal em nutrição
Foram encontradas 9 questões
I. Combinar uma dieta balanceada com uma boa higiene bucal. II. Combinar os alimentos para reduzir o risco de cárie, incluindo produtos lácteos com carboidratos fermentáveis e outros açúcares nas refeições, em vez de ingeri-los entre elas; ingerir bebidas adoçadas e ácidas durante as refeições, e não nos intervalos entre elas. III. Mascar chicletes com açúcar depois e entre as refeições.
Está CORRETO o que se afirma:
I. A ED é um processo fisiológico do organismo que está relacionado à ação de ácidos do estômago, mais comumente provindos de alimentos e medicações com baixo pH, sobre os dentes, causando uma perda significativa de estrutura dentária. II. A diferença entre ED e cárie é que a erosão ocorre pela ação crônica de ácidos de origem não bacteriana sobre a superfície dos dentes, já na cárie dentária, os ácidos envolvidos são resultantes do metabolismo de carboidratos pelas bactérias da placa bacteriana.
Está CORRETO o que se afirma:
(1) Tiamina (B1). (2) Riboflavina (B2). (3) Niacina (B3).
( ) Sua deficiência severa resulta em pelagra, cujos sinais bucais são glossite, estomatite e ulceração da mucosa. ( ) Sua deficiência pode estar associada a queilite angular, glossite e ulcerações da mucosa bucal. A superfície dorsal da língua parece nua e púrpura. ( ) Sua deficiência inclui mucosite bucal generalizada, com pequenas erupções vasculares na mucosa bucal, assoalho da boca e palato.
I. Baixa ingestão de Potássio aumenta o risco para cálculos (aumenta Ca urinário e reabsorção de citrato) II. Ingestão aumentada de Sódio é fator de risco mais consolidado para cálculos. Deve haver restrição dietética. III. Excesso de Vitamina C é fator de risco para formação de cálculos, no entanto não deve ser restrita às fontes dietéticas. IV. Consumo de frutas e vegetais tem efeito protetor para nefrolitíase. Restringir leite e derivados.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
I. Os monossacarídeos, glicose e frutose, encontrados naturalmente nas frutas, nos vegetais e no mel, e o polissacarídeo amido devem ser considerados em relação a sua cariogenicidade. II. A ingestão de alimentos entre as refeições, em forma de “beliscadas” é um grande fator de risco para a cárie dentária. III. É importante destacar que o consumo de sacarose logo após as refeições, em forma de “sobremesa”, exerce papel cariogênico bastante relevante. IV. O aleitamento materno em livre demanda após os 12 meses não está associado à ocorrência de cárie precoce na infância.
Estão CORRETOS: