Questões de Concurso
Sobre dietoterapia em nutrição
Foram encontradas 4.082 questões
I. A resistência à insulina, principal característica da Diabetes Mellitus tipo 2, desencadeia uma série de processos inflamatórios que contribuem para o progressão da doença, sendo que o aumento de lipídio no fígado e a disfunção das células beta pancreáticas agravam o quadro de hipoglicemia crônicas.
II. No tratamento dietético da doença hepática gordurosa não alcoólica, além da modulação do consumo de lipídios saturados e trans, recomenda-se a suplementação com antioxidantes, como vitamina E e C, que atuam como agentes protetores contra o estresse oxidativo, e a introdução de ácidos graxos ômega-3 provenientes de fontes vegetais e marinhas.
III. A Hipertensão Arterial é frequentemente associada à resistência à insulina, o que contribui para a piora do quadro hipertensivo. O controle dietético, além de reduzir o consumo de sódio, deve se concentrar na modulação da ingestão de gorduras saturadas e na adoção de uma alimentação rica em potássio, magnésio e fibras, favorecendo a redução da pressão arterial.
IV. A dieta para paciente com Diabetes Mellitus tipo 2 deve ser focada na ingestão de carboidratos complexos, com especial controle do índice glicêmico, a fim de minimizar os picos de glicemia pós-prandial. Além disso, a ingestão de proteínas é incentivada para auxiliar na manutenção da massa muscular.
Acerca de nutrigenômica e da aplicação de ferramentas ômicas na nutrição, julgue o próximo item.
Compostos bioativos de origem vegetal, como flavonoides e polifenóis, podem modular mecanismos epigenéticos, incluindo a metilação do DNA e modificações de histonas, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e doenças cardiovasculares.
Acerca de nutrigenômica e da aplicação de ferramentas ômicas na nutrição, julgue o próximo item.
Metabólitos secundários de plantas podem modular vias moleculares associadas a estresse oxidativo, inflamação e metabolismo energético.
Acerca de nutrigenômica e da aplicação de ferramentas ômicas na nutrição, julgue o próximo item.
O aumento da expressão de genes relacionados ao metabolismo de lipídios e glicose, que regulam proteínas antioxidantes e reduzem o estresse oxidativo; a modulação da atividade de proteínas como a enzima AMPK, envolvidas na inflamação e no metabolismo energético, promovendo a homeostase energética e diminuindo a produção hepática de glicose; e o aumento da biogênese mitocondrial para reduzir metabólitos ligados ao estresse oxidativo são exemplos, respectivamente, de desfechos de estudos transcriptômicos, proteômicos e metabolômicos envolvendo compostos bioativos na modulação da diabetes.
Acerca de nutrigenômica e da aplicação de ferramentas ômicas na nutrição, julgue o próximo item.
A proteômica estuda as proteínas expressas em células, abrangendo sua estrutura, função e modificações pós-traducionais, enquanto a metabolômica analisa qualitativa e quantitativamente os metabólitos de baixo peso molecular, permitindo avaliar as consequências metabólicas das alterações na expressão gênica e proteica.
Julgue o seguinte item, relativo a segurança alimentar, nutrição e saúde.
Uma alimentação saudável, baseada em alimentos in natura e inimamente processados, pode prevenir doenças crônico-degenerativas.
Julgue o seguinte item, relativo a segurança alimentar, nutrição e saúde.
Nem toda deficiência nutricional se origina do aporte alimentar insuficiente em energia, ou seja, da carência alimentar.
Várias técnicas de química analítica e de análise instrumental desempenham um papel essencial na análise de compostos bioativos e de vitaminas presentes em matrizes alimentares complexas. Em relação a esses compostos e aos métodos para sua identificação em alimentos, julgue o item a seguir.
O ácido estearidônico (SDA), encontrado em alguns óleos vegetais, é um precursor eficiente do ácido eiscosapenatenoico (EPA), superando limitações metabólicas associadas ao ácido α-linolênico (ALA); sua conversão em EPA reduz a inflamação, regula lipídeos plasmáticos e melhora parâmetros cardiovasculares.
( ) O tempo prolongado de exposição ao excesso de gordura torna a obesidade infantil um alerta para a saúde pública, podendo antecipar o desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes tipo 1 e doenças cardiovasculares, mas não tem nenhum impacto sobre a saúde na vida adulta da criança.
( ) O sono adequado regula hormônios relacionados à fome e ao metabolismo, como a leptina e a grelina, ajudando a evitar o consumo excessivo de alimentos. Além disso, crianças bem descansadas têm mais energia para atividades físicas, o que também contribui para a prevenção da obesidade infantil.
( ) O comportamento da criança pode ser impactado significativamente por problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Ela pode apresentar compulsões alimentares, perder o interesse por atividades físicas e manifestar outros sintomas que comprometem a sua qualidade de vida.
( ) A obesidade infantil sempre está relacionada ao consumo excessivo de alimentos, que é, em grande parte, de responsabilidade dos pais. São apenas esses fatores que contribuem para o problema, e é fundamental tratar corretamente essas causas.
( ) O ambiente familiar tem um papel fundamental na formação dos hábitos alimentares e no estilo de vida das crianças. Quando os pais consomem alimentos ultraprocessados, não praticam atividade física e não estabelecem uma rotina alimentar equilibrada, as crianças tendem a replicar esses comportamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo:
( ) A doença hepática terminal pode apresentar diversas manifestações físicas, como hipertensão portal, ascite e edema, hipernatremia e encefalopatia hepática.
( ) A hipertensão portal na DHT aumenta o fluxo sanguíneo colateral e pode resultar em veias dilatadas (varizes) no sistema gastrointestinal, que causam sangramento frequente, agravando o quadro. A nutrição nesses episódios não pode ser administrada por via enteral; indica-se a nutrição parenteral se o paciente não receber nada por via enteral durante, pelo menos, cinco a sete dias.
( ) A retenção de líquido é comum, assim como a ascite (acúmulo de líquido na cavidade abdominal). O tratamento dietético consiste em restrição de sódio, em geral, 2 g/dia; podem-se impor limitações mais graves, entretanto, recomenda-se ter cautela devido à palatabilidade limitada e ao risco de restrição excessiva do sódio.
Sendo um diagnóstico secundário comum nos pacientes com câncer avançado, a _____________ caracteriza-se por perda de peso progressiva, anorexia, definhamento e fraqueza generalizada.
A anorexia nervosa tem três características essenciais: _______ persistente da ingesta calórica, medo intenso de _______ peso ou de engordar ou comportamento persistente que interfere no ganho de peso e __________ na percepção do próprio peso ou da própria forma.
Na pediatria, a nutrição enteral sempre teve importância. As fórmulas podem ser classificadas conforme a complexidade de nutrientes: as fórmulas extensamente hidrolisadas compostas de nutrientes pré-digeridos, com proteínas hidrolisadas, dificultando o processo absortivo intestinal (1ª parte). As fórmulas oligoméricas são indicadas para pacientes com absorção de nutrientes comprometida devido a diarreia grave e grandes ressecções intestinais, ou pacientes com constipação (2ª parte). As fórmulas de aminoácidos têm sua principal indicação para alergia alimentar grave, especialmente quando há comprometimento nutricional (3ª parte).
A sentença está:
I. A deficiência no magnésio presente em obesos contribui para a redução na atividade de enzimas antioxidantes, como glutationa peroxidase, superóxido dismutase e catalase, e nas concentrações de antioxidantes celulares e teciduais, bem como para ativação de vias inflamatórias, aumento da concentração de cálcio intracelular e da lipoperoxidação induzida pelo ferro.
II. Concentrações reduzidas de magnésio estão associadas à redução do HDL-colesterol, do LDL-colesterol e dos triglicerídeos. A deficiência em magnésio ou as alterações no seu metabolismo não estão relacionadas com a fisiopatologia das doenças cardiovasculares em pacientes obesos.
Está CORRETO o que se afirma: