Questões de Concurso
Sobre dietoterapia em nutrição
Foram encontradas 4.006 questões
(__) A intervenção nutricional deve ser a primeira abordagem não farmacológica a ser adotada no tratamento das dislipidemias, sendo integrada como uma mudança permanente no estilo de vida, e não como uma medida temporária.
(__) O plano alimentar deve ser individualizado, considerando as preferências e os hábitos alimentares de cada paciente.
(__) As medidas de educação nutricional são essenciais para que o paciente conheça os nutrientes e saiba como organizar sua alimentação em prol de mais saúde e qualidade de vida.
I. A adoção de um plano alimentar saudável é fundamental no tratamento do DM.
II. Para estabelecer as necessidades nutricionais do indivíduo, o primeiro passo é realizar uma avaliação nutricional detalhada, incluindo antropometria com avaliação da proporção entre massa magra e adiposa, determinação de IMC e circunferência abdominal; avaliação de consumo alimentar e exames bioquímicos complementares.
III. A determinação do perfil metabólico não é necessária para a prescrição nutricional correta e oportuna.
I. O cuidado nutricional para as pessoas com TA segue a mesma sequência dos demais tratamentos nutricionais: avaliação nutricional inicial; formulação do diagnóstico nutricional; intervenção e acompanhamento (com reavaliações).
II. A intervenção deve ser construída junto com o paciente e, em alguns casos, com seus familiares.
III. O cuidado nutricional das pessoas com TA deve ser feito de forma individualizada e compreender técnicas e procedimentos da dietoterapia (no caso da anorexia), da educação alimentar e do acompanhamento nutricional.
A fermentação bacteriana adquiriu relevância clínica devido aos seus efeitos metabólicos significativos na fisiologia do intestino grosso. Pesquisas indicam que esse processo, ao favorecer a produção de ___________________, influencia a integridade da mucosa intestinal e a função imunológica.
Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
Com base nas condições relacionadas ao HIV e suas implicações nutricionais específicas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Criptosporidiose.
(2) Pneumonia por Pneumocystis jirovecii.
(3) Candidíase.
( ) Infecção causada por fungos – Implicações nutricionais: febre, calafrios, falta de ar, perda de massa corporal, fadiga.
( ) Infecção intestinal causada por um parasito – Implicações nutricionais: diarreia aquosa, cólicas abdominais, desnutrição, perda de massa corporal, desequilíbrio eletrolítico.
( ) Infecção causada por fungos ou leveduras – Implicações nutricionais: úlceras bucais, dificuldade de mastigação e deglutição, alterações no paladar.
Durante o tratamento conservador da doença renal crônica (DRC), o paciente necessita de cuidados nutricionais especiais. Com a redução da taxa de filtração glomerular, há um acúmulo de toxinas ou de produtos tóxicos que deveriam ser excretados na urina. Entre esses, destacam-se os compostos nitrogenados como ureia, creatinina, ácido úrico e outros, além de eletrólitos, como o potássio, e minerais como o fósforo. A terapia nutricional no tratamento conservador visa:
I. Atenuar as manifestações clínicas da síndrome urêmica, principalmente os sintomas gastrointestinais.
II. Auxiliar no tratamento das complicações metabólicas.
III. Prevenir ou retardar o desenvolvimento de doença cardiovascular.
Está CORRETO o que se afirma:
Quanto aos efeitos dos alimentos/nutrientes sobre a absorção de fármacos, analisar os itens.
I. Alendronato: absorção reduzida quando tomado com café ou suco.
II. Cefuroxima: absorção reduzida com a presença de alimentos no estômago.
III. Ciprofloxacino: forma complexo insolúvel com Ca em alimentos e suplementos de Ca, Zn, Mg, Zn.
Está CORRETO o que se afirma:
Sobre os comportamentos comuns nos pacientes com anorexia nervosa (AN), analisar os itens.
I. Mastigam lentamente pequenas quantidades de comida, chegando ao ponto de ruminar o alimento (a mastigação é seguida de descarte do alimento ou deglutição seguida de regurgitação).
II. Evitam comer na presença de outras pessoas e costumam não preparar alimentos para os outros.
III. Interessam-se por tudo o que está relacionado à culinária e dietas, por isso, têm um grande conhecimento sobre as calorias dos alimentos e sobre nutrição.
IV. Evitam grupos alimentares específicos, muitas vezes com justificativas ideológicas (vegetarianismo, macrobiótica, etc.) e acreditam que alimentos consumidos se transformam imediatamente em gordura corporal.
Está CORRETO o que se afirma:
I. A intervenção na alimentação tem como objetivo fomentar uma alimentação mais saudável, estimulando o comer prazeroso, saudável e nutricionalmente equilibrado.
II. É indicado que se reduza o consumo de alimentos ultraprocessados e se aumente o consumo de alimentos in natura e minimamente processados. Essa ação naturalmente já auxilia na redução do risco de desenvolver comorbidades.
Está CORRETO o que se afirma:
Disponível em: https://www.crn3.org.br/noticia/nova-classificacao-da-obesidade-combate-estigmas-e-promoveavancos-em-diagnosticos-e-politicas-publicas. Acesso em: 03 fev. 2025.
Entre os principais avanços da nova classificação estão:
I - A distinção entre obesidade clínica, que afeta indiretamente órgãos e funções corporais, e obesidade pré-clínica, que identifica riscos elevados antes do comprometimento da saúde.
II - Critérios mais precisos: novas ferramentas de diagnóstico incorporam medidas como circunferência da cintura, razão cintura-altura e avaliações funcionais, aumentando as limitações do IMC para uso individual.
III - Tratamento inclusivo: direcionado à melhora das manifestações clínicas e prevenção de complicações, com recomendações baseadas em evidências.
É CORRETO o que se afirma em
I - a suplementação profilática de ferro para gestantes, ao iniciarem o pré-natal, independente da idade gestacional até o terceiro mês pós-parto.
II - a suplementação profilática de ferro para criança pré-termo e criança de baixo peso, após 01 mês de idade ou no início da alimentação complementar.
III - incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, evitando a oferta de chá e água.
É CORRETO o que se afirma em

Disponível em: https://www.infoescola.com/bioquimica/glicose. Acesso em: 12 fev. 2025.
A glicose é um monossacarídeo, ou seja, um carboidrato simples que apresenta fórmula molecular C6H12O6, é o substrato preferencial para produção de energia em situações de emergência e vários são os fatores que podem contribuir para um descontrole glicêmico.
Sobre a Terapia nutricional no Diabetes Mellitus (DM), julgue os itens como verdadeiros (V) ou falsos (F).
( ) Durante a hospitalização, a hiperglicemia está associada a resultados adversos, com aumento da morbimortalidade, sendo preferível manter o paciente com hipoglicemia.
( ) Atualmente, é consenso que a manutenção da glicemia dentro da normalidade durante a internação pode contribuir para reduzir complicações e melhorar desfechos, beneficiando tanto pacientes com DM, como não diabéticos com hiperglicemia por estresse metabólico.
( ) Pacientes em uso contínuo de metformina devem ser rastreados para deficiência de vitamina A anualmente e, se apresentarem deficiência dessa vitamina, esta deve ser corrigida.
( ) A literatura recomenda uma meta de glicemia dentro da faixa de 100 mg/dL – 120 mg/ dL para pacientes hospitalizados com ou sem diagnóstico de DM.
Assinale a sequência correta.
Acerca da nutrição clínica no tratamento da obesidade, analise as afirmativas:
I - A restrição calórica moderada associada a mudanças no estilo de vida é a estratégia mais eficaz no tratamento a longo prazo.
II - O consumo de fibras e proteínas pode auxiliar no controle da saciedade, favorecendo a adesão ao plano alimentar.
III - A prescrição de dietas altamente restritivas é a melhor abordagem para promover a perda de peso rápida e sustentada.
IV - O acompanhamento nutricional individualizado deve considerar fatores metabólicos, comportamentais e ambientais. Estão corretas as afirmativas: