Questões de Concurso Sobre doenças autoimunes em nutrição

Foram encontradas 12 questões

Q2551659 Nutrição
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença autoimune, crônica e de etiologia desconhecida, que afeta em torno de 1% da população mundial, sendo mais prevalente em mulheres. O quadro clínico é de inflamação articular de diversos locais, como mãos, punhos, cotovelos, ombros, joelhos, quadris e pés. Evidências mostram que a dieta exerce um papel importante no tratamento da AR, atuando em processos como a inflamação, a imunidade e o estresse oxidativo. A respeito da terapia nutricional na AR, assinale a alternativa incorreta:
Alternativas
Q2551658 Nutrição
A esclerose múltipla (EM) é uma doença autoimune e inflamatória de causa multifatorial caracterizada por dano axonal e desmielinização na medula e no cérebro, capaz de afetar o sistema nervoso central. Manifesta-se com maior frequência em adultos jovens, e está associada a incapacidade funcional precoce. Entre os fatores ambientais etiológicos relacionados à EM encontra-se o status de ______________.

A alternativa que completa adequadamente a lacuna acima é:
Alternativas
Q2333025 Nutrição

Julgue o item que se segue.


A dietoterapia desempenha um papel fundamental no tratamento de doenças autoimunes, como a doença de Crohn e a artrite reumatoide. 

Alternativas
Q2304959 Nutrição
Considerando-se a síndrome de Sjögren (SS), analisar os itens abaixo:
I. O principal objetivo do manejo dietético em pacientes com SS consiste em ajudá-los a aliviar os sintomas orais e a reduzir o desconforto ao comer, em consequência da dificuldade na mastigação e na deglutição; por isso, orienta-se cortar as frutas, os vegetais e as carnes em pequenos pedaços e tornar os alimentos de consistência mais mole com o preparo de sopas, caldos, caçarolas ou vegetais e carnes macios cozidos, umedecendo os alimentos com caldos, molhos, iogurte ou condimentos para salada. II. É frequente a ocorrência de deficiência de vários nutrientes na SS, incluindo a de vitamina D, vitamina B6, vitamina B12, ácido fólico e ferro, que podem ser facilmente corrigidas por meio de aconselhamento nutricional ou suplementação adequada.
Alternativas
Q2291918 Nutrição
A doença celíaca é uma desordem autoimune, causada pela intolerância ao glúten. Qual dos seguintes alimentos pode ser utilizado em substituição aos alimentos primários que são fontes de glúten? 
Alternativas
Q2273112 Nutrição
A patogênese das doenças inflamatórias intestinais (DII), que incluem a retocolite ulcerativa (RCU) e a Doença de Crohn (DdC) é complexa e multifatorial, envolvendo fatores genéticos, autoimunes e ambientais, sendo, aparentemente, os últimos os mais importantes. Como está caracterizada a doença de Crohn?
Alternativas
Q2273111 Nutrição
A doença celíaca (DC) geralmente se manifesta na infância, entre os 6 e 24 meses de idade, quando é iniciada a introdução da alimentação complementar, podendo, entretanto, surgir em qualquer idade, inclusive em adultos. O portador de doença celíaca pode ou não manifestar sintomas gastrointestinais, anorexia, atraso no desenvolvimento, deficiência inexplicada de ferro, atrofia muscular, hipotonia e irritabilidade. O tratamento da DC consiste na exclusão total do glúten, que está presente nos seguintes alimentos:
Alternativas
Q2160318 Nutrição
Em relação à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA) e HIV, avalie como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:

I São comuns infecções oportunistas por bactérias, fungos, protozoários ou vírus, que geralmente causam febre, diarreia, perda de peso e outros sintomas.
II Mesmo com o controle da infecção, a manutenção da terapia medicamentosa pode ocasionar efeitos colaterais como obesidade, diabetes, dislipidemia e lipodistrofia.
III Independente da evolução da doença e da ocorrência das infecções oportunistas, as necessidades de energia e proteína não variam.

De cima para baixo, a opção que contém a sequência correta é:
Alternativas
Q1832514 Nutrição
A Sra. Marly sofre de lúpus e para o controle da doença faz uso de corticosteroide há bastante tempo, o que traz sérios danos a sua saúde. Nesse caso, deve-se recomendar o uso de
Alternativas
Ano: 2005 Banca: CESGRANRIO Órgão: Petrobras
Q1199595 Nutrição
A fibrose cística é uma doença sistêmica hereditária, na qual pacientes apresentam alto risco de desenvolvimento de desnutrição devido à má digestão de alimentos e à má absorção de nutrientes. Essas alterações do sistema digestivo estão associadas, na maioria dos pacientes, à: 
Alternativas
Q1152436 Nutrição

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

De acordo com a fisiopatologia da doença celíaca, em indivíduos predispostos, o glúten e os peptídeos derivados da sua degradação desencadeiam uma resposta ______________, levando à lesão da mucosa do intestino ______________.

Alternativas
Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-RO Prova: FGV - 2015 - TJ-RO - Nutricionista |
Q600906 Nutrição
Mais da metade dos casos detectados de hipotireoidismo são decorrentes de uma doença autoimune chamada tireoidite de Hashimoto. Essa doença envolve o sistema imunológico que ataca e destrói o tecido da glândula tireoide. Os sintomas típicos incluem:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: A
5: B
6: B
7: D
8: B
9: B
10: A
11: C
12: A