Questões de Concurso Sobre doenças cardiovasculares em nutrição

Foram encontradas 302 questões

Q3281223 Nutrição

Várias técnicas de química analítica e de análise instrumental desempenham um papel essencial na análise de compostos bioativos e de vitaminas presentes em matrizes alimentares complexas. Em relação a esses compostos e aos métodos para sua identificação em alimentos, julgue o item a seguir. 


O ácido estearidônico (SDA), encontrado em alguns óleos vegetais, é um precursor eficiente do ácido eiscosapenatenoico (EPA), superando limitações metabólicas associadas ao ácido α-linolênico (ALA); sua conversão em EPA reduz a inflamação, regula lipídeos plasmáticos e melhora parâmetros cardiovasculares. 

Alternativas
Q3277589 Nutrição
A dislipidemia é uma condição caracterizada por níveis anormais de lipídios no sangue, incluindo colesterol e triglicerídeos. Essa desregulação pode envolver níveis elevados de colesterol LDL, níveis baixos de colesterol HDL e níveis elevados de triglicerídeos.
Sobre os fatores de risco atrelados a dislipidemia, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q3277587 Nutrição
Uma mulher de 52 anos, procurou atendimento devido a dores de cabeça frequentes, sensação de cansaço constante e tonturas nas últimas semanas. Ela relatou que, nos últimos dois meses, tem apresentado dores de cabeça pela manhã, acompanhadas de cansaço e tontura, e também notou que tem se sentido mais irritada e com dificuldades para realizar suas atividades cotidianas. Maria tem um estilo de vida sedentário e uma alimentação desequilibrada, com alto consumo de alimentos processados, e pouca ingestão de frutas e vegetais. Ela não apresenta comorbidades anteriores, mas possui histórico familiar de hipertensão arterial, com sua mãe e avós maternos diagnosticados com a condição. O exame físico, apresentou um peso de 78 kg e altura de 1,65 m, sua pressão arterial foi medida em três ocasiões e ficou em 160/100 mmHg, o que confirma o diagnóstico de hipertensão arterial. A frequência cardíaca foi de 88 bpm, e a função respiratória estava normal. Exames laboratoriais mostraram glicemia de jejum de 94 mg/dL, colesterol total de 240 mg/dL, LDL de 150 mg/dL, HDL de 48 mg/dL, triglicerídeos de 210 mg/dL e função renal normal.
Com base no caso clínico informado, assinale a alternativa que mais se enquadra numa conduta dietoterápica adequada e possíveis implicações se os cuidados não forem seguidos: 
Alternativas
Q3267197 Nutrição
As dislipidemias são reconhecidas como um dos principais fatores de risco para a doença arterial coronária (DAC), devido ao seu potencial significativo para o desenvolvimento da placa aterosclerótica. São caracterizadas pela elevação dos níveis plasmáticos de triglicerídeos ou alterações das lipoproteínas que transportam colesterol.
Considerando um quadro de dislipidemia, relacione as recomendações dietéticas para seu tratamento:

1. ácidos graxos trans
2. ácidos graxos saturados
3. ácidos graxos poli-insaturados
4. ácidos graxos monoinsaturados

( ) < 1% das calorias totais
( ) até 10% das calorias totais
( ) até 20% das calorias totais
( ) < 7% das calorias totais

Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
Alternativas
Q3267173 Nutrição
A hipertensão arterial ou pressão alta (HAS) é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, com grande impacto nas taxas de morbidade e mortalidade. Ela está associada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência renal e insuficiência cardíaca, além de ser um fator importante para a ocorrência de mortes prematuras.
De acordo com os dados mais recentes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde do Brasil, em 2021, por exemplo, a hipertensão arterial foi responsável por cerca de 40 mil mortes no Brasil.
O padrão alimentar rico em frutas e verduras, com menor consumo de alimentos ultraprocessados, está relacionado à redução da pressão arterial.
Diante do exposto, assinale a opção que indica a dietoterapia mais recomendada para o tratamento da HAS.
Alternativas
Q3243500 Nutrição
O controle da hipertensão por meio de estratégias dietéticas específicas tem como objetivo promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis e duradouros. Nesse sentido, as recomendações para pacientes hipertensos incluem todas as seguintes, exceto:
Alternativas
Q3205036 Nutrição
A dieta DASH é recomendada principalmente para pacientes com: 
Alternativas
Q3185165 Nutrição

Mulher, 52 anos, com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 há seis anos, hipercolesterolemia há quatro anos, apresenta, atualmente, índice de massa corporal de 36,1 kg/m². Relata que seu pai faleceu por problema cardíaco e sua mãe devido à diabetes mellitus tipo 2. Sabe-se que ela está em acompanhamento médico, sendo recomendada redução de peso; entretanto, a meta não foi atingida. A paciente tem apresentado aumento de 0,5 kg, em média, entre seus retornos. Apesar de uma pequena melhora dos níveis pressóricos e da colesterolemia (LDL-c), a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada não atingiram os alvos desejados. A paciente procurou profissional nutricionista para melhora dos seus parâmetros. Diante do caso hipotético apresentado e, ainda, considerando as recomendações da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, assim como da Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes, analise, a seguir, as orientações nutricionais sugeridas pela nutricionista para a paciente.


I. A dieta deve ser hipocalórica, com o objetivo de redução gradual do peso, a fim de não desestimular a paciente que possui obesidade grau II.


II. A dieta deve ser pobre em carboidratos simples, hipolipídica e hipossódica.


III. A dieta deve se restringir às gorduras saturadas (< 7% do valor calórico total) e excluir as gorduras trans.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3284898 Nutrição
Com base em seus conhecimentos, marque a alternativa correta a respeito da redução da ingestão de colesterol pela dieta. 
Alternativas
Q3210197 Nutrição
A Síndrome da Quilomicronemia Familiar é uma doença rara, autossômica recessiva, e caracteriza-se por hipertrigliceridemia grave. Segundo o Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular (2021), a orientação nutricional atual consiste em dieta com o teor de gorduras de
Alternativas
Q3199425 Nutrição
Em pacientes com doenças cardiovasculares, o controle dietético é essencial para prevenir complicações e melhorar o prognóstico. Qual dos seguintes componentes alimentares deve ser restringido para minimizar o risco de hipertensão arterial e aterosclerose?
Alternativas
Q3174262 Nutrição
A Hipertensão Arterial (HA) primária é a forma mais comum de HA no adolescente. A terapêutica não farmacológica deve ser introduzida para todos os pacientes pediátricos com valores de PA acima do percentil 90 (crianças de 1 a 13 anos de idade) ou PA <130/80 (≥13 anos de idade). Quais são as medidas não farmacológicas orientadas para controle da HA?
Alternativas
Q3174261 Nutrição
Qual patologia está associada à presença de Pressão Arterial (PA) elevada e que aumenta o risco de doença cardiovascular?
Alternativas
Q3144552 Nutrição
São orientações das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2021) em relação ao tratamento não medicamentoso:

I. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é capaz de reduzir a PA, sendo esse efeito atribuído ao maior consumo de frutas, hortaliças, laticínios integrais e cereais, além de consumo moderado de oleaginosas e redução no consumo de gorduras, doces e bebidas com açúcar e carnes.
II. O efeito hipotensor decorre do padrão de dieta DASH mais do que de seus componentes individuais – alto teor de potássio, cálcio, magnésio e fibras, com quantidades reduzidas de colesterol e gordura total e saturada.
III. A orientação nutricional deve ser centrada nas mudanças de impacto na diminuição da pressão arterial: perda de peso, aumento do consumo de frutas e vegetais e diminuição do consumo de sódio.
IV. As dietas com alto teor de sódio geralmente têm baixo teor de potássio, o que está associado à maior incidência de hipertensão arterial.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3144549 Nutrição
Os valores de pressão arterial para classificar um indivíduo com pré-hipertensão são PAS (mHg) de ______ e/ou PAD (mmHg) de ______.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3144548 Nutrição
As Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2021) citam os fatores de risco para o desenvolvimento desta patologia, que são: idade, sexo, sobrepeso/obesidade, ingestão de sódio e potássio, álcool, sedentarismo e fatores socioeconômicos. Além desses, também são fatores de risco para desenvolvimento de hipertensão arterial:
Alternativas
Q3134008 Nutrição
A nutrição é uma parte essencial para a manutenção da saúde ao longo de todas as fases da vida. Cada etapa do ciclo de vida – infância, adolescência, idade adulta e velhice – apresenta demandas nutricionais específicas que são cruciais para o desenvolvimento, manutenção e prevenção de doenças. Sobre nutrição na adolescência é correto afirmar:  
Alternativas
Q3121808 Nutrição
No atendimento a pacientes com hipertensão, a intervenção nutricional deve focar em: 
Alternativas
Q3118770 Nutrição

Os padrões alimentares considerados saudáveis estão diretamente relacionados à redução da pressão arterial (PA), contribuindo para a prevenção e o manejo da hipertensão arterial, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Nesse contexto, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:


(__) A redução no consumo de sódio associado à dieta DASH reduz a pressão arterial de forma significativa.


(__) A ingestão de sódio se associa diretamente à elevação da PA.


(__) O café, além de ser rico em cafeína, possui compostos bioativos como polifenóis, em especial os ácidos clorogênicos, o magnésio e o potássio, que podem favorecer a redução da PA.


Fonte: https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_ xml/0066-782X-abc-116-03-0516/0066-782X-abc -116-03-0516.x81990.pdf


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA. 

Alternativas
Q3116855 Nutrição

O controle da hipertensão por medidas dietéticas específicas visa não apenas à redução dos níveis tensionais, mas também a incorporação de hábitos alimentares permanentes. Fonte: Guia de nutrição : clínica no adulto / coordenação deste guia Lilian Cuppari. 3. ed. -- Barueri, SP: Manole, 2014 Com relação à perda de peso para o controle da hipertensão arterial, analise as afirmativas abaixo.


I. A redução de peso consiste em uma maneira não farmacológica efetiva para controlar a hipertensão arterial. 


II. A redução de peso corporal deve ser fundamentada em prescrição dietética individualizada, identificando e respeitando hábitos alimentares, condições socioeconômicas e estilo de vida.


III. Mais do que a perda de peso inicial, é de fundamental importância a incorporação de hábitos alimentares permanentes para que os benefícios alcançados sejam duradouros.


É CORRETO o que se afirma em:  

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: B
6: D
7: B
8: A
9: A
10: B
11: A
12: D
13: B
14: C
15: C
16: B
17: D
18: C
19: B
20: C