Questões de Concurso
Sobre doenças cardiovasculares em nutrição
Foram encontradas 302 questões
Várias técnicas de química analítica e de análise instrumental desempenham um papel essencial na análise de compostos bioativos e de vitaminas presentes em matrizes alimentares complexas. Em relação a esses compostos e aos métodos para sua identificação em alimentos, julgue o item a seguir.
O ácido estearidônico (SDA), encontrado em alguns óleos vegetais, é um precursor eficiente do ácido eiscosapenatenoico (EPA), superando limitações metabólicas associadas ao ácido α-linolênico (ALA); sua conversão em EPA reduz a inflamação, regula lipídeos plasmáticos e melhora parâmetros cardiovasculares.
Sobre os fatores de risco atrelados a dislipidemia, assinale a alternativa INCORRETA:
Com base no caso clínico informado, assinale a alternativa que mais se enquadra numa conduta dietoterápica adequada e possíveis implicações se os cuidados não forem seguidos:
Considerando um quadro de dislipidemia, relacione as recomendações dietéticas para seu tratamento:
1. ácidos graxos trans
2. ácidos graxos saturados
3. ácidos graxos poli-insaturados
4. ácidos graxos monoinsaturados
( ) < 1% das calorias totais
( ) até 10% das calorias totais
( ) até 20% das calorias totais
( ) < 7% das calorias totais
Assinale a opção que indica a relação correta na ordem apresentada.
De acordo com os dados mais recentes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde do Brasil, em 2021, por exemplo, a hipertensão arterial foi responsável por cerca de 40 mil mortes no Brasil.
O padrão alimentar rico em frutas e verduras, com menor consumo de alimentos ultraprocessados, está relacionado à redução da pressão arterial.
Diante do exposto, assinale a opção que indica a dietoterapia mais recomendada para o tratamento da HAS.
Mulher, 52 anos, com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 há seis anos, hipercolesterolemia há quatro anos, apresenta, atualmente, índice de massa corporal de 36,1 kg/m². Relata que seu pai faleceu por problema cardíaco e sua mãe devido à diabetes mellitus tipo 2. Sabe-se que ela está em acompanhamento médico, sendo recomendada redução de peso; entretanto, a meta não foi atingida. A paciente tem apresentado aumento de 0,5 kg, em média, entre seus retornos. Apesar de uma pequena melhora dos níveis pressóricos e da colesterolemia (LDL-c), a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada não atingiram os alvos desejados. A paciente procurou profissional nutricionista para melhora dos seus parâmetros. Diante do caso hipotético apresentado e, ainda, considerando as recomendações da Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, assim como da Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes, analise, a seguir, as orientações nutricionais sugeridas pela nutricionista para a paciente.
I. A dieta deve ser hipocalórica, com o objetivo de redução gradual do peso, a fim de não desestimular a paciente que possui obesidade grau II.
II. A dieta deve ser pobre em carboidratos simples, hipolipídica e hipossódica.
III. A dieta deve se restringir às gorduras saturadas (< 7% do valor calórico total) e excluir as gorduras trans.
Está correto o que se afirma em
I. A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) é capaz de reduzir a PA, sendo esse efeito atribuído ao maior consumo de frutas, hortaliças, laticínios integrais e cereais, além de consumo moderado de oleaginosas e redução no consumo de gorduras, doces e bebidas com açúcar e carnes.
II. O efeito hipotensor decorre do padrão de dieta DASH mais do que de seus componentes individuais – alto teor de potássio, cálcio, magnésio e fibras, com quantidades reduzidas de colesterol e gordura total e saturada.
III. A orientação nutricional deve ser centrada nas mudanças de impacto na diminuição da pressão arterial: perda de peso, aumento do consumo de frutas e vegetais e diminuição do consumo de sódio.
IV. As dietas com alto teor de sódio geralmente têm baixo teor de potássio, o que está associado à maior incidência de hipertensão arterial.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Os padrões alimentares considerados saudáveis estão diretamente relacionados à redução da pressão arterial (PA), contribuindo para a prevenção e o manejo da hipertensão arterial, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. Nesse contexto, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:
(__) A redução no consumo de sódio associado à dieta DASH reduz a pressão arterial de forma significativa.
(__) A ingestão de sódio se associa diretamente à elevação da PA.
(__) O café, além de ser rico em cafeína, possui compostos bioativos como polifenóis, em especial os ácidos clorogênicos, o magnésio e o potássio, que podem favorecer a redução da PA.
Fonte: https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_ xml/0066-782X-abc-116-03-0516/0066-782X-abc -116-03-0516.x81990.pdf
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
O controle da hipertensão por medidas dietéticas específicas visa não apenas à redução dos níveis tensionais, mas também a incorporação de hábitos alimentares permanentes. Fonte: Guia de nutrição : clínica no adulto / coordenação deste guia Lilian Cuppari. 3. ed. -- Barueri, SP: Manole, 2014 Com relação à perda de peso para o controle da hipertensão arterial, analise as afirmativas abaixo.
I. A redução de peso consiste em uma maneira não farmacológica efetiva para controlar a hipertensão arterial.
II. A redução de peso corporal deve ser fundamentada em prescrição dietética individualizada, identificando e respeitando hábitos alimentares, condições socioeconômicas e estilo de vida.
III. Mais do que a perda de peso inicial, é de fundamental importância a incorporação de hábitos alimentares permanentes para que os benefícios alcançados sejam duradouros.
É CORRETO o que se afirma em: