Questões de Concurso Sobre doenças musculares em nutrição

Foram encontradas 7 questões

Q3159412 Nutrição

Estudos populacionais evidenciam que o estilo de vida é um dos grandes responsáveis pela prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças são intensificadas, entre outros fatores, pelo sedentarismo e pelo consumo de alimentos com alto valor energético. A esse respeito, julgue o item a seguir, relativo à vigilância nutricional e à obesidade.  


A vigilância alimentar e nutricional é uma atividade exclusiva do nutricionista. 

Alternativas
Q2261534 Nutrição

Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Sabe-se que o envelhecimento induz a redução da força muscular. Para o teste da força de preensão da mão, é utilizado um aparelho chamado dinamômetro de mão. O teste é realizado com a pessoa _____________ com os pés ao chão, joelho e quadril a ______ graus, ombro __________, cotovelo ____________ a 90 graus e punho neutro.



Alternativas
Q2096040 Nutrição
No que se refere a Dietoterapia na esteatose hepática não alcoólica, analise as afirmativas abaixo:
I.A dieta deve ser hipoglicídica (30%-40%VET), com o objetivo de melhorar a resistência insulínica e o perfil lipídico.
II.A dieta deve ser hipolipídica (15-20%VET), com o objetivo de evitar a sobrecarga hepática.
III.A dieta deve ser suplementada com Vitamina E (pacientes não diabéticos), com o objetivo de melhorar o perfil enzimático, bioquímico e histológico da fibrose hepática.
IV.A Ingestão calórica deve ser hipocalórica 22-25Kcal/Kg peso, com o objetivo de promover a adequação do peso (perda de peso 7% a 10% promove melhor prognóstico).
Está (ão) CORRETO (S), apenas:
Alternativas
Q2043597 Nutrição
Sobre o processo de Sarcopenia, analisar os itens abaixo:
I. É a perda de massa muscular durante o processo de envelhecimento, responsável por diversas alterações de saúde e redução da capacidade funcional em idosos, levando à imobilidade e ao aumento da permanência em leito.
II. É um processo acompanhado por modificações complexas na composição corpórea, como alterações nos tipos de fibra muscular, balanço nitrogenado negativo e aumento do percentual de gordura corporal.
III. Mesmo com o consumo alimentar suficiente, é necessária a suplementação de proteínas em pacientes com sarcopenia.
IV. Para os pacientes sarcopênicos, sugere-se o fracionamento de alimentos proteicos durante o dia, visto que o consumo de refeições fartas pode diminuir o apetite por longos períodos, prejudicando a ingestão alimentar e proteica. A combinação de alimentos também é uma estratégia interessante, podendo elevar a qualidade da proteína consumida.
Estão CORRETOS:
Alternativas
Q1929748 Nutrição
A sarcopenia é uma doença muscular, que ainda que se expresse com maior frequência na velhice, tem início na vida adulta e sua gravidade depende de fatores múltiplos ao indivíduo. Passível de prevenção ou retardo, a sarcopenia é uma insuficiência muscular, sinalizada pela baixa força muscular e perda de massa muscular. Sendo assim, a sarcopenia é diagnosticada através da avaliação de:
Alternativas
Q1697678 Nutrição
A sarcopenia é definida como perda involuntária de massa, força e função musculoesquelética, limitando a capacidade funcional do indivíduo. Ela interfere:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: FDC Órgão: SEHAC - RJ Prova: FDC - 2019 - SEHAC - RJ - Nutrólogo |
Q1662354 Nutrição
O conceito e as complicações da sarcopenia têm sido cada vez mais discutidos. É interessante fazer o exame minucioso para detectar essa síndrome clínica. A alternativa que assinala um possível método para diagnosticar a redução da força ou da funcionalidade presentes, muitas vezes precocemente, na sarcopenia é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: C
5: C
6: E
7: E