Questões de Concurso Sobre doenças orofaríngeas em nutrição

Foram encontradas 10 questões

Q2505980 Nutrição
Mucosite oral é uma inflamação da mucosa comum em pacientes oncológicos e que pode ser decorrente de tratamento com quimioterápicos ou radioterapia ionizante, podendo ser acompanhada de ressecamento, dor, sangramento e sensação de queimação. Com base nessa informação, uma das condutas nutricionais para o tratamento de mucosite oral é
Alternativas
Ano: 2022 Banca: IESES Órgão: SAP-SC Prova: IESES - 2022 - SAP-SC - Nutricionista |
Q2017651 Nutrição

O termo disfagia caracteriza dificuldade de progressão do alimento, ou mesmo da saliva, no seu trajeto natural entre a boca e o estômago. Pode ser decorrente de alguma forma de obstrução ao trânsito alimentar, ou de distúrbios funcionais de órgãos e sistemas envolvidos na deglutição. A disfagia pode resultar de distúrbio na passagem do alimento da orofaringe para o esôfago (disfagia orofaríngea) ou na passagem pelo esôfago até o estômago (disfagia esofágica). A disfagia é uma condição clínica comum em pacientes assistidos pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a terapia nutricional adequada é essencial para o sucesso do tratamento. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir.


I. Alimentos que esfarelam, como biscoitos, bolos, pães e torradas, devem ser evitados devido ao risco de aspiração.

II. A desnutrição proteico-calórica pode afetar indiretamente a habilidade de deglutição devido à disfunção nervosa e ao comprometimento muscular, causando aumento de risco de pneumonia aspirativa.

III. A dieta oral do paciente disfágico, com risco de aspiração, deve ser iniciada com líquidos em pequenos volumes e, em seguida, oferecer alimentos em consistência mais macia para observar como ele está deglutindo.

IV. A terapia nutricional parenteral é indicada para pacientes com risco de aspiração, cabendo apenas ao nutricionista e ao médico avaliarem a possibilidade de transição para a dieta oral.


Estão corretas as afirmativas:  

Alternativas
Q1797087 Nutrição
Existem quatro tipos específicos de disfagia que são denominados, EXCETO:
Alternativas
Q1797086 Nutrição
A disfagia é uma doença caracterizada pela dificuldade de engolir, ou seja, fazer a deglutição de alimentos ou de líquidos. O processo da deglutição é complexo e é separado em três fases, denominadas: I. Fase do bolo alimentar. II. Fase oral da deglutição. III. Fase faríngea da deglutição. IV. Fase esofagiana da deglutição. V. Fase estomacal.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1717646 Nutrição
As doenças bucais são as mais frequentes entre as doenças crônicas, sendo consideradas problemas de saúde pública devido à sua prevalência, ao impacto que têm nos indivíduos e na sociedade, além do custo do tratamento. Entre os agravos à saúde bucal em crianças, destaca-se a cárie dentária, que continua a afetar bebês, pré-escolares e escolares, em todo o mundo, e pode levar à dor, a dificuldades mastigatórias, a problemas na função da fala, a distúrbios gastrointestinas e a problemas psicológicos. Dentre todos os carboidratos, o mais cariogênico é a:
Alternativas
Q1676921 Nutrição
Qual dos alimentos abaixo é considerado um alimento cariogênico (provoca cárie dental):
Alternativas
Q1390996 Nutrição
A cárie é um problema de saúde pública, diretamente relacionado com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. A Aliança Global é formada por um grupo mundial de especialistas em odontologia e saúde pública que defende a importância de a cárie ser entendida como uma doença contínua que requer prevenção e manejo abrangentes, para que sua progressão seja interrompida no mundo e se possa caminhar em direção a um Futuro Sem Cárie. As principais ações dietéticas em cáries dentárias são voltadas à prevenção de ocorrência das mesmas. Devem ser foco de investimento nas ações de saúde pública que envolvam Nutrição, com vistas a garantir uma boa formação dos dentes, a oferta adequada dos seguintes nutrientes:
Alternativas
Q1249390 Nutrição
Em relação aos fatores que afetam a cariogenicidade dos dentes, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2016 Banca: FUNCAB Órgão: EMSERH Prova: FUNCAB - 2016 - EMSERH - Nutricionista |
Q638343 Nutrição
O nutricionista de um paciente com esofagite deve evitara seguinte conduta nutricional:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: VUNESP Órgão: HCFMUSP Prova: VUNESP - 2015 - HCFMUSP - Nutrição |
Q605662 Nutrição
Após avaliação fonoaudiológica, foi liberada dieta pastosa liquidificada para o paciente A.C.S., com diagnóstico de disfagia orofaríngea.

Assinale a alternativa que contém os alimentos que podem ser ingeridos pelo paciente.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: A
5: C
6: D
7: B
8: E
9: E
10: A