Questões de Concurso
Sobre jejum e síndrome de realimentação em nutrição
Foram encontradas 20 questões
À luz de tal temática, e em concordância com a Resolução - RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002, é correto afirmar que
Nesse contexto, de acordo com o preconizado pela Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente Grave (2023), é correto afirmar que
Na inanição simples, o glicogênio armazenado é fonte primária de combustível e entra em depleção em cerca de 24 horas. Depois da depleção de glicogênio, a glicose é disponibilizada pela degradação das proteínas em aminoácidos. A concentração _______________ de glicose leva ao (à) _______________ da secreção de insulina e ao (à) _______________ da secreção de glucagon. Durante o estado adaptativo da inanição, o catabolismo proteico é reduzido e diminui a gliconeogênese hepática.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é
O jejum ocorre por interrupção total da ingestão de alimentos ou chegada destes ao tubo digestivo, resultando em alterações metabólicas para garantir a manutenção da homeostase.
Nas primeiras horas de jejum, o nível glicêmico é mantido pelo(a):
I. No jejum, os substratos energéticos mais utilizados são carboidratos e lipídeos, enquanto na sepse o substrato energético é misto. II. A síntese proteica se encontra aumentada tanto no jejum quanto na sepse. III. O gasto energético é aumentado tanto no jejum quanto na sepse.
Assinale:
( ) Tanto o jejum quanto o estresse são situações catabólicas facilmente reversíveis com a administração de nutrientes. ( ) Enquanto no jejum o gasto energético está diminuído, no estresse ele está aumentado. ( ) O jejum é marcado por maior gliconeogênese e maior produção de corpos cetônicos, quando comparado ao estresse.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Acerca desse caso clínico dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Em pacientes desnutridos graves, para evitar a síndrome
de realimentação, é recomendado iniciar-se dieta de
5 kcal/kg a 10 kcal/kg ao dia nos três primeiros dias
após a cirurgia oncológica, evoluindo-se lentamente até
se alcançar 25 kcal/kg a 30 kcal/kg após a segunda
semana.
A ingestão alimentar, a composição corporal e o padrão de atividade física são fatores que podem influenciar nas funções e reservas do organismo de pacientes com câncer. Em relação à terapia nutricional em pacientes com câncer, julgue o item subsequente.
A síndrome de realimentação é caracterizada por um desequilíbrio hidroeletrolítico, com alterações bioquímicas como hiperfosfatemia, hipermagnesemia e hipercalemia, além de alterações no metabolismo da glicose, de proteínas e de lipídios.
diferentes situações fisiológicas.