Questões de Concurso
Sobre leis da nutrição em nutrição
Foram encontradas 55 questões
I. Lei da quantidade: a quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Dessa forma, deve-se atentar apenas para os excessos, pois é uma situação prejudicial ao organismo.
II. Lei da qualidade: uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.
III. Lei da adequação: é a distribuição e a proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, eles devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas e, sim, em conjunto.
Está correto o que se afirma em
Qual das seguintes afirmações abaixo está correta:
Como se sabe, uma alimentação adequada é aquela que inclui todos os nutrientes necessários para o funcionamento do nosso corpo. Entre os nutrientes que nos fornecem energia, podemos citar:
As leis da alimentação, criadas em 1937, pelo médico argentino Pedro Escudero, são consideradas a base de uma alimentação saudável, sendo uma delas a lei
Segundo Mezono (2002), além desses cuidados, deve-se observar os fundamentos da nutrição como as leis da alimentação definidas por Pedro Escudero em 1937, que são:
Qual a Lei da alimentação que propõe o equilíbrio dos nutrientes e a boa apresentação?
( ) As quatro Leis da Alimentação consistem em: qualidade, quantidade, sustentabilidade e adequação.
( ) A lei da adequação propõe o respeito à individualidade, devendo a alimentação ser adequada a complexidade do sujeito e ao seu contexto ambiental, considerando características sociais, econômicas e culturais.
( ) A lei da sustentabilidade diz respeito ao fornecimento de uma alimentação capaz de promover a saúde humana, respeitar o meio ambiente, proteger os recursos naturais e apoiar sistemas alimentares equitativos e éticos.
( ) Segundo a lei da quantidade, a alimentação deve ser ofertada em quantidade suficiente e adequada para suprir a demanda energética do indivíduo.
( ) A lei da qualidade postula que uma alimentação balanceada deve conter uma combinação harmônica de todos os nutrientes essenciais, respeitando a proporcionalidade, para atender adequadamente às necessidades do organismo.
A sequência que preenche adequadamente as lacunas, na ordem de cima para baixo é:
Considerando as informações do caso acima, qual das Leis da Nutrição definidas por Pedro Escudero NÃO foi atendida?
Julgue o item subsequente.
De acordo com a Lei da Harmonia, a alimentação deve
garantir as necessidades dos indivíduos, respeitando
suas particularidades. A fase dos ciclos da vida, o estado
de saúde, os hábitos alimentares, as necessidades
alimentares especiais e as condições socioeconômicas e
culturais também devem ser considerados.
A Glicose e a sacarose são glicídios de interesse na química bromatológica destinados à alimentação. Acerca das características gerais dos principais glicídios, assinale a alternativa CORRETA:
I. Segundo Escudero, a Lei da Harmonia é a distribuição e proporcionalidade entre os nutrientes, resultando no equilíbrio. Para que o nosso organismo consiga aproveitar os nutrientes, estes devem se encontrar em proporções adequadas nas refeições, uma vez que as substâncias não agem sozinhas, e sim em conjunto.
II. Na Lei da Adequação, a alimentação deve se adequar às necessidades do organismo de cada indivíduo, às especificidades de quem está consumindo. Os ciclos da vida, o estado fisiológico, o estado de saúde, os hábitos alimentares, e as condições socioeconômicas e culturais são fatores que devem ser considerados, pois resultam em diferentes necessidades nutricionais.
III. A lei da quantidade refere-se aos nutrientes necessários ao indivíduo. Uma alimentação completa inclui todos os nutrientes para formação e manutenção do organismo. As refeições devem ser variadas, contemplando todos os grupos de nutrientes para o bom funcionamento do corpo.
Marque a alternativa CORRETA:
I. As leis nutricionais de Pedro Escudero proveem orientações simples para uma alimentação que garanta crescimento, manutenção e desenvolvimento saudáveis.
II. A lei da qualidade corresponde ao total de calorias e de nutrientes consumido. A quantidade de alimentos deve suprir as necessidades do indivíduo. Dessa forma, deve-se atentar para excessos e restrições, pois ambas as situações são prejudiciais ao organismo.
Marque a alternativa CORRETA:
O texto se refere a:
I. As 4 Leis da Alimentação criadas pelo médico argentino Pedro Escudero, em 1937, enfatizam que uma alimentação saudável deve considerar: quantidade, qualidade, harmonia e adequação.
II. A Lei da qualidade determina que uma alimentação saudável precisa fornecer os alimentos de maneira individualizada, levando em consideração o estado fisiológico, hábitos alimentares e condições socioeconômicas do indivíduo.
III. O equilíbrio na distribuição de alimentos, com proporção adequada de nutrientes, é um dos princípios da Lei da Harmonia.
IV. A Lei da quantidade estabelece que os alimentos devem suprir as necessidades energéticas e nutricionais de um indivíduo.
Está(ão) correta(s):
I. A lei da harmonia diz respeito ao equilíbrio que deve haver na ingestão dos alimentos e, consequentemente, de nutrientes.
II. A lei da adequação traz que a dieta deve ser individualizada, levando-se em consideração os fatores que interferem em seu cálculo, tais como peso, gasto energético, poder aquisitivo e disponibilidade de alimentos, bem como o estado fisiológico do indivíduo.
III. A lei da qualidade diz que a dieta deve ser baseada no consumo de alimentos orgânicos, não transgênicos e livres de gorduras trans.
Estão corretas as afirmativas.