Questões de Concurso
Sobre nutricionista na atenção básica de saúde em nutrição
Foram encontradas 86 questões
A nutrição na Saúde Pública
É de fundamental relevância constatar que a nutrição em Saúde Pública é responsável por cuidar da alimentação e dos índices de nutrição da população. No Brasil, podemos observar a permanência da carência nutricional e o quanto toda sociedade pode depender de nutricionistas que procuram por Concursos Públicos.
Em 2023, a ONU publicou um relatório alarmante, onde falava que entre 2020 a 2022 houve o aumento de vulnerabilidade alimentar no Brasil, indo de 4 milhões de pessoas (1,9% da população), para 21,1 milhões de pessoas (9,9% da população). O acesso limitado dos brasileiros a uma boa alimentação contribui para os altos índices de desnutrição infantil, anemia, deficiência de ferro, vitamina D, vitamina B12, vitamina A e zinco. Além disso, observa-se no Brasil distúrbios de excesso, como obesidade e sobrepeso.
Sendo assim, os nutricionistas que atuam por meio de concursos públicos ou em clínicas de unidades de saúde pública têm um papel essencial na promoção de políticas alimentares e na orientação da população mais vulnerável. Sem os nutricionistas, não existe sistema básico de saúde, por isso os profissionais do cargo de nutrição têm sim voz suficiente para levar propostas de estabelecer análises quantitativas e qualitativas.
Por fim, podemos dizer que o Brasil passa por uma enorme carência alimentícia ou nutricional em todos seus estados (principalmente no Norte e no Nordeste), e precisa urgentemente da voz dos nutricionistas para mudar o cenário atual que temos.
Disponível em: (https://ares.unasus.gov.br/acervo/bitstream/ARES/20700/1/41407_MARI ELA%2520GUADALUPE%2520FERIA%2520RODRIGUEZ.pdf)
Como citado no TEXTO, a desnutrição infantil é um problema que precisa de intervenção para sua prevenção e tratamento. Qual das alternativas abaixo é a incorreta quando se fala de estratégias de combate à desnutrição?
De acordo com o Ministério da Saúde, NASF é definido como equipes multiprofissionais compostas por:
Em relação à Estratégia de Saúde da Família (ESF) e ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
O nutricionista, enquanto membro da equipe do Nasf, prioritariamente desenvolve as suas ações com a equipe da SF de sua área de abrangência. O atendimento clínico individual faz parte apenas ocasional das atribuições regulares dos profissionais do Nasf. Quando o usuário necessitar de cuidado nutricional específico, este deve ser operacionalizado por meio do Projeto Terapêutico Singular (PTS) a ser cuidado, acompanhado e de responsabilidade direta das equipes de Saúde da Família, sob orientação do Nasf. Sobre o processo de trabalho dos profissionais do Nasf, que deve ser desenvolvido por meio do apoio matricial, com a criação de espaços coletivos de discussões e planejamento, CORRELACIONE:
a. O apoio matricial
b. Clínica Ampliada
c. Projeto Terapêutico Singular
d. Atendimento compartilhado
( ) É um compromisso com o sujeito visto de modo singular, com as implicações concretas do cotidiano, suas relações afetivas, seu trabalho, aspectos culturais, entre outros.
( ) Diz respeito a uma forma de interação entre os apoiadores do Nasf e os profissionais da equipe de SF, constituindo um momento em que se realiza a troca de saberes específicos e de experiências vivenciadas, bem como a formação em serviço e a discussão do projeto terapêutico, de forma a possibilitar uma abordagem integral e resolutiva ao caso.
( ) É utilizado quando a equipe de saúde necessita de outros saberes para o enfrentamento de casos especiais, dentro do objetivo de traçar estratégias de intervenção junto ao usuário, levando em conta os recursos da equipe, do território, da família e do próprio sujeito.
( ) Pode ser operacionalizado por intermédio de diversas ações, por exemplo: atendimento compartilhado, estudos de casos, projetos terapêuticos singulares, atendimento em conjunto, ações no território, além de ações educativas.
Assinale a alternativa correta:
Desafios essenciais estão permanentemente colocados à Atenção Primária à Saúde (APS), como a ampliação progressiva de sua cobertura populacional e sua integração à rede assistencial, ligados tanto ao aumento de sua resolutividade quanto de sua capacidade de compartilhar e fazer a coordenação do cuidado. O Nasf, como organismo vinculado à equipe de Saúde da Família, compartilha tais desafios e deve contribuir para o aumento da resolutividade e a efetivação da coordenação integrada do cuidado na APS. Assim, apoio e compartilhamento de responsabilidades são aspectos centrais da missão dos Nasf.
Além da integralidade, outros princípios e diretrizes devem orientar as ações a serem desenvolvidas pelo Nasf, com reflexos óbvios no processo de trabalho das equipes de SF. Correlacione:
a. Interdisciplinaridade
b. Educação popular em saúde
c. Promoção da saúde
d. Participação social
e. Humanização
( ) É uma das estratégias de organização da gestão e das práticas em saúde. Não deve ser compreendida apenas como um conjunto de procedimentos que informam e capacitam indivíduos e organizações, ou que buscam controlar as condições de saúde em grupos populacionais específicos.
( ) Envolve o fortalecimento dos espaços sociais, comunitários e locais em geral, com foco na gestão participativa.
( ) É o trabalho em que as diversas ações, saberes e práticas se complementam. Ela deve ser entendida também como uma atitude de permeabilidade aos diferentes conhecimentos que podem auxiliar o processo de trabalho e a efetividade do cuidado num determinado momento e espaço.
( ) Entendida como uma possibilidade de transformar as práticas de atenção e gestão no SUS, a partir de construções coletivas entre gestores, trabalhadores e usuários, atores sociais implicados com a produção de saúde.
( ) Tem como finalidade a apuração, a sistematização de modos de sentir, pensar, sonhar, querer, agir e se expressar das pessoas.
Assinale a alternativa correta:
De modo geral, os municípios brasileiros são responsáveis pela gestão plena da Atenção Básica (AB) e, no Brasil, a Estratégia Saúde da Família é uma das importantes estratégias estruturantes da Atenção Básica ou Atenção Primária em Saúde, preconizada pela Política Nacional da Atenção Básica - (PNAB). A PNAB foi instituída pela Portaria GM/MS nº 648, de 28 de março de 2006, e redefinida pela Portaria GM/MS nº 2.488/2011.
(Fonte: UMA-SUS/UFMA)
Correlacione:
a. Atenção Básica
b. Equipes de Saúde da Família (ESF)
c. Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF)
( ) Formam uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiras, dentistas, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos e auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de saúde.
( ) Orienta-se pelos princípios da universalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
( ) Atuam no matriciamento do cuidado, assessorando em relação às condutas terapêuticas e, também, na prestação direta do cuidado, quando necessário. A configuração das equipes adequa-se às necessidades de saúde dos diferentes territórios, de acordo com a situação de saúde.
Assinale a alternativa correta:
Sobre o Papel do Nutricionista na Atenção Primária a Saúde e a presença no NASF, marque a alternativa INCORRETA:
“A Atenção Primária à Saúde (APS) se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, tanto individuais quanto coletivas, direcionadas para a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde” (BRASIL, 2021).
BRASIL. Ministério da Saúde. Material teórico para suporte ao manejo da obesidade no Sistema Único de Saúde / Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021, p. 35-47.
Considerando as ferramentas utilizadas na APS para o cuidado com o usuário, é correto afirmar que os grupos operativos:
De acordo com as Orientações para Avaliação de Marcadores de Consumo Alimentar na Atenção Básica propostas pelo Ministério da Saúde, os marcadores intitulados Diversidade alimentar mínima e Consumo de alimentos ricos em ferro são exclusivos para o grupo de
I - A Escala Brasileira de Medida Domiciliar de Insegurança Alimentar (Ebia) é utilizada como medida direta da percepção da insegurança alimentar em nível domiciliar e desde a sua validação vem sendo utilizada em diversos inquéritos nacionais.
II - Quando há impossibilidade de utilização da Ebia, o Ministério da Saúde recomenda que se faça a triagem dos domicílios utilizando o instrumento de Triagem para Risco de Insegurança Alimentar (Tria).
III - A Tria é um instrumento rápido e de fácil aplicação, que contempla duas perguntas: (1) “Nos últimos três meses, os alimentos acabaram antes que você tivesse dinheiro para comprar mais comida?” e (2) “Nos últimos três meses, você comeu apenas alguns alimentos que ainda tinha, por que o dinheiro acabou?”.
IV - Ao responder “sim” para uma das questões da Tria considera-se que o indivíduo e todos os moradores do seu domicílio podem estar em situação de insegurança alimentar moderada ou grave, possivelmente indicando que existe comprometimento da qualidade e da quantidade de alimentação no domicílio.
I. A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) consiste em uma avaliação contínua do perfil alimentar e nutricional da população e seus fatores determinantes, mesmo não se constituindo como uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) do Ministério da Saúde.
II. O monitoramento do estado nutricional se configura como uma ferramenta essencial de gestão da saúde, por nortear a elaboração de planos de ação com objetivos claros e metas determinadas focados na atenção nutricional, contribuindo no cotidiano das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS).
Marque a alternativa CORRETA:
Glicemia de jejum 92mg/dL
Glicemia 2h pós sobrecarga de glicose 160 mg/dL
Hemoglobina glicada 6,2%
Dado este contexto, assinale a alternativa incorreta: