Questões de Concurso
Sobre sistema de vigilância alimentar e nutricional (sisvan) em nutrição
Foram encontradas 183 questões
Estudos populacionais evidenciam que o estilo de vida é um dos grandes responsáveis pela prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças são intensificadas, entre outros fatores, pelo sedentarismo e pelo consumo de alimentos com alto valor energético. A esse respeito, julgue o item a seguir, relativo à vigilância nutricional e à obesidade.
A vigilância alimentar e nutricional é uma atividade exclusiva do nutricionista.
Estudos populacionais evidenciam que o estilo de vida é um dos grandes responsáveis pela prevalência de doenças crônicas não transmissíveis. Essas doenças são intensificadas, entre outros fatores, pelo sedentarismo e pelo consumo de alimentos com alto valor energético. A esse respeito, julgue o item a seguir, relativo à vigilância nutricional e à obesidade.
O uso da ferramenta de vigilância alimentar e nutricional possibilita predizer tendências das condições de alimentação e nutrição da população, bem como identificar seus fatores determinantes.
1. Na avaliação do estado nutricional da criança, para saber a idade exata, deve-se usar a regra de aproximação. Se menos de 6 meses, aproxima-se para baixo; se superior a 6 meses, aproxima-se para cima.
2. Na avaliação do estado nutricional da criança, para se estabelecer o índice antropométrico Peso-para-estatura (P/E) se dispensa a informação da idade.
3. Na gestante, já na primeira consulta, se afere o peso, estatura e realiza-se o cálculo de tempo de gestação. Com esses dados, se determina o estado nutricional, classificando o IMC por trimestre de gestação.
4. Nos procedimentos para diagnóstico nutricional em adultos, a vantagem de se usar o IMC é a dispensa da informação da idade no cálculo.
5. Para aferir a circunferência da cintura em adultos, mede-se no ponto médio entre a crista ilíaca e a borda inferior da última costela.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
( ) Baixo peso IMC ≤22 kg/m².
( ) Adequado ou eutrófico IMC >22 e <27 kg/m².
( ) Sobrepeso IMC ≥27 kg/m².
( ) Obesidade ≥35 kg/m².
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. É uma medida que permite uma avaliação aproximada da massa de gordura intra-abdominal e da gordura total do corpo.
II. É utilizada na avaliação da distribuição de gordura em adultos, visto que algumas complicações, como as doenças metabólicas crônicas, estão associadas à deposição da gordura abdominal.
III. Para fazer a coleta dessa medida, deve-se realizar uma marcação pequena à caneta no ponto médio entre a borda inferior da última costela e o osso do quadril (crista ilíaca), visualizado na frente da pessoa, do lado direito ou esquerdo.
IV. Deve-se pedir à pessoa que inspire e, em seguida, realizar a leitura antes que a pessoa expire.
Quais estão corretas?
( ) Pesar a cada consulta e medir a estatura na primeira consulta, repetindo esse procedimento anualmente, utilizando as técnicas e os instrumentos adequados.
( ) Calcular o IMC e fazer o diagnóstico nutricional segundo os pontos de corte estipulados para o SISVAN.
( ) Aferir a medida da circunferência da cintura e fazer a avaliação do risco para doenças cardiovasculares segundo os pontos de corte estipulados para o SISVAN.
( ) Anotar os dados no formulário do SISVAN.
( ) Compartilhar com o adulto o diagnóstico nutricional.
( ) Fazer a intervenção adequada para cada situação.
( ) Realizar ações de promoção da saúde.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A fita métrica deve ser inelástica, resistente e flexível.
II. É indicada para aferir o perímetro cefálico em crianças <2 anos.
III. É indicada para aferir o perímetro da cintura de idosos e o perímetro da panturrilha de adultos.
Quais estão INCORRETOS?
( ) Um de seus objetivos é avaliar a eficácia, a efetividade e a eficiência de procedimentos e medidas de controle no tratamento de pessoas acometidas por agravos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
( ) Orienta a organização do cuidado e da atenção nutricional, bem como as políticas relacionadas à promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável, em todas as esferas de gestão do SUS.
( ) O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) é o sistema eletrônico utilizado para a gestão das informações da VAN.
( ) O ponto de partida da VAN, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, é a avaliação do estado nutricional a partir da coleta de dados bioquímicos e de consumos alimentares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. Esta informação irá fornecer uma base para decisões a serem tomadas pelos responsáveis por políticas, planejamento e gerenciamento de programas relacionados com a melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.
I. A classificação do estado nutricional pode ser realizada por meio de índices antropométricos. O índice é a combinação entre duas medidas antropométricas (por exemplo, peso e altura) ou entre uma medida antropométrica e uma medida demográfica (por exemplo, peso por idade, altura por idade).
II. O SISVAN – módulo municipal encontra-se instalado em praticamente todos os municípios brasileiros. Trata-se de uma ferramenta informatizada, desenvolvida pelo DATASUS, que apresenta a possibilidade de registro de informações para monitoramento do estado nutricional da população atendida por demanda espontânea nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde o por profissionais da Estratégia Saúde da Família e Programa de Agentes Comunitários de Saúde.
III. Um dos principais objetivos da Vigilância Nutricional contemplada pelo SISVAN – módulo municipal corresponde à avaliação do estado nutricional de diferentes grupos populacionais. Por meio do TabNet, são acessadas as informações do estado nutricional dos usuários da atenção básica, cujos dados foram registrados no sistema informatizado.
IV. O Índice de Massa Corporal é utilizado para classificar o estado nutricional de indivíduos adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
A alternativa correta é:
( ) A vigilância nutricional é essencial para monitorar o estado nutricional de populações específicas.
( ) O mapeamento de deficiências nutricionais serve unicamente para o público infantil.
( ) A vigilância epidemiológica identifica padrões de distribuição das doenças nutricionais.
( ) A avaliação de peso e altura é dispensável em adultos.
I. A VAN tem como principal função descrever e prever tendências das condições de alimentação e nutrição da população, assim como seus fatores determinantes.
II. O Sisvan é o sistema eletrônico que armazena os dados coletados em atividades de vigilância, como o peso e altura da população, e possibilita o monitoramento da situação nutricional do Brasil.
III. A VAN utiliza apenas dados coletados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), não considerando outros sistemas de informação ou inquéritos populacionais.
IV. Os dados coletados para o Sisvan são registrados no e-SUS APS e incluem informações como dados antropométricos e marcadores de consumo alimentar.
Quais estão corretas?