Questões de Concurso
Sobre sistema de vigilância alimentar e nutricional (sisvan) em nutrição
Foram encontradas 166 questões
I. A fita métrica deve ser inelástica, resistente e flexível.
II. É indicada para aferir o perímetro cefálico em crianças <2 anos.
III. É indicada para aferir o perímetro da cintura de idosos e o perímetro da panturrilha de adultos.
Quais estão INCORRETOS?
( ) Um de seus objetivos é avaliar a eficácia, a efetividade e a eficiência de procedimentos e medidas de controle no tratamento de pessoas acometidas por agravos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
( ) Orienta a organização do cuidado e da atenção nutricional, bem como as políticas relacionadas à promoção da saúde e da alimentação adequada e saudável, em todas as esferas de gestão do SUS.
( ) O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) é o sistema eletrônico utilizado para a gestão das informações da VAN.
( ) O ponto de partida da VAN, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, é a avaliação do estado nutricional a partir da coleta de dados bioquímicos e de consumos alimentares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A VAN tem como principal função descrever e prever tendências das condições de alimentação e nutrição da população, assim como seus fatores determinantes.
II. O Sisvan é o sistema eletrônico que armazena os dados coletados em atividades de vigilância, como o peso e altura da população, e possibilita o monitoramento da situação nutricional do Brasil.
III. A VAN utiliza apenas dados coletados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), não considerando outros sistemas de informação ou inquéritos populacionais.
IV. Os dados coletados para o Sisvan são registrados no e-SUS APS e incluem informações como dados antropométricos e marcadores de consumo alimentar.
Quais estão corretas?
I. O uso dos marcadores de consumo alimentar é importante na gestão e produção do cuidado em gestantes.
II. O perímetro da cintura deve ser utilizado para adultos e idosos.
III. Os índices IMC/idade e estatura /idade devem ser utilizados para adolescentes.
IV. A classificação do IMC varia conforme o ciclo de vida.
V. O perímetro da panturrilha é utilizado em gestantes e idosos.
É CORRETO o que se afirma apenas em
Para realizar as atribuições de Nutrição em Saúde Coletiva, subárea Políticas e Programas Institucionais, no âmbito da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN): Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Bolsa Família, entre outros, o nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades:
1. Identificar o gasto energético de indivíduos e população.
2. Implantar ações de educação alimentar e nutricional.
3. Participar de auditorias da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN).
4. Contribuir no planejamento, implantação e análise de inquéritos e estudos epidemiológicos, com base em critérios técnicos e científicos.
5. Desenvolver ações de alimentação e nutrição, conforme diretrizes das políticas e programas públicos e normas legais vigentes.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Em relação ao Sistemas de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), considere as afirmativas abaixo.
I. O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional consiste em um programa de intervenção na área de alimentação e nutrição.
II. A melhoria do estado nutricional é o requisito para a descontinuidade no monitoramento realizado pelo SISVAN.
III. São etapas do fluxo da Vigilância Alimentar e Nutricional: coleta, digitação das informações, análise dos indicadores, divulgação das informações e a sua utilização para a ação de melhoria dos padrões de consumo alimentar e do estado nutricional.
IV. As informações obtidas na Vigilância Alimentar e Nutricional devem ser utilizadas no planejamento e gerenciamento de ações relacionadas com a melhoria do estado nutricional e padrões de consumo alimentar.
Está correto o que se afirma em
Em relação ao Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) assinale a alternativa correta.
O sistema de informação cujo objetivo é conferir a necessária racionalidade como base de decisões nas ações de alimentação e nutrição e promoção da saúde em qualquer das três esferas de Governo – municipal, estadual e federal é o:
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) é o sistema de informação que tem com o objetivo auxiliar na gestão das informações da Vigilância Alimentar e Nutricional, desde o registro de dados antropométricos e de marcadores do consumo alimentar até a geração de relatórios. A base de dados do SISVAN é composta pelos registros de acompanhamentos provenientes do próprio SISVAN e do
A Vigilância Alimentar e Nutricional é uma importante ferramenta de apoio às ações de promoção da saúde que o Ministério da Saúde recomenda que seja adotada pelos profissionais da área e pelos gestores do Sistema Único de Saúde. Neste contexto, o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN (Ministério da Saúde, 2011) adota alguns índices antropométricos para a vigilância nutricional, como
Acerca das orientações para a coleta e análise de dados antropométricos em serviços de saúde: Norma Técnica do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Para a avaliação dos índices antropométricos da criança (peso por idade, estatura por idade ou índice de massa corporal), é necessário saber com precisão sua idade em dias ou meses de vida.
( ) As informações disponíveis nas curvas de crescimento são em meses.
( ) A regra de aproximação que deve ser seguida para as idades não exatas é Fração de idade até 12 dias: aproxima-se a idade para baixo, isto é, o último mês completado.
( ) Fração de idade igual ou superior a 13 dias: aproxima-se a idade para cima, isto é, para o próximo mês a ser completado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“[…] no início da década de 2020, a Nutrição Inclusiva começa a ser apontada como uma prática profissional pautada na inclusão das populações vulneráveis, considerando suas fragilidades, peculiaridades, vulnerabilidades sociais, seus hábitos e costumes, respeitando sua diversidade e autonomia, promovendo desta forma a Segurança Alimentar e Nutricional e a garantia de direitos”
BAGNI, U. V., BORGES, T. L. D. & FERREIRA, A. A. Nutrição inclusiva: (re)conhecendo os caminhos da inclusão na prática do nutricionista. DEMETRA: Alimentação, Nutrição e Saúde, v. 18, e66037.
Considerando a definição acima, espera-se que uma vigilância nutricional ampla e inclusiva:
Considerando a Lei n.º 11.346/2006, que cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), políticas, programas e ações governamentais em segurança alimentar e nutricional:
Adaptado de II VIGISAN – SA/IA e COVID-19, Brasil, 2021/2022.
*Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD); ** Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF); *** Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil
Fonte: VIGISAN. II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil [livro eletrônico]: II VIGISAN: relatório final/Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar – PENSSAN. São Paulo, SP: Fundação Friedrich Ebert: Rede PENSSAN, 2022.
Em relação ao comportamento da SA e da IA no Brasil, assinale a afirmação verdadeira.