Questões de Concurso Sobre cirurgia maxilofacial. acidentes e complicações. em odontologia

Foram encontradas 1.710 questões

Q3134999 Odontologia
Um paciente de 30 anos apresenta um terceiro molar semi-incluso, causando dor e pericoronarite recorrente. Após avaliação, o cirurgião recomenda a exodontia. Sobre o manejo desse caso, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
(__)A remoção do terceiro molar semi-incluso com pericoronarite recorrente é indicada para aliviar a dor e prevenir complicações futuras.
(__)Terceiros molares semi-inclusos, sem sintomas de dor ou infecção, não necessitam de remoção profilática.
(__)Em casos de pericoronarite isolada sem recorrência, a extração é recomendada como medida preventiva.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3129593 Odontologia
O recuo de maxila é um movimento não muito comum nas cirurgias ortognáticas, mas pode estar indicado em pacientes com protrusão maxilar que acomete principalmente pessoas de origem asiática ou indígenas por exemplo. Qual estrutura anatômica que se deve ter cuidado tem maior probabilidade de injúria durante o procedimento?
Alternativas
Q3129592 Odontologia
Leia o caso a seguir.
Uma paciente compareceu ao consultório para avaliação de cirurgia ortognátca, com queixa principal de sorriso gengival. Na análise facial foi verificado que os terços faciais se encontravam na proporção de 1:1, a proporção entre a parte superior do terço inferior com a parte inferior do terço inferior era de 1:2, o comprimento do lábio superior de 22 mm, a exposição em repouso do incisivo superior de 3 mm, linha do sorriso paralela, incisivo superior com 10 mm de comprimento e 8 mm de largura e sorriso gengival de 6 mm.

Para o tratamento desse sorriso gengival está indicado
Alternativas
Q3129591 Odontologia
Em um procedimento de cirurgia ortognática em que será realizada osteotomia Le Fort I segmentar, osteotomia sagital bilateral de mandíbula e osteotomia basilar de mento, o cirurgião decidiu iniciar o procedimento cirúrgico pela mandíbula. A fixação da mandíbula nos dois lados deve ser realizada por
Alternativas
Q3129590 Odontologia
Segundo Miloro et al (2016), as bactérias mais comumente associadas à pericoronarite são:
Alternativas
Q3129589 Odontologia
Em Miloro et al (2016), a maconha é a droga ilícita mais consumida, superada apenas pelo álcool etílico. Aproximadamente 56% dos usuários de drogas ilícitas usam apenas maconha, 20% usam-na com outra droga ilícita e os 24% restantes usaram outra droga ilícita que não a maconha no mês anterior. Seu uso traz risco para integridade do paciente em procedimentos cirúrgicos bucomaxilofaciais. Uma das consequências do uso da maconha é
Alternativas
Q3129587 Odontologia
Dura, em geral, de 3 a 5 dias, a vasoconstrição é a resposta tecidual espontânea para estancar a hemorragia. O trauma tecidual e hemorragia local ativam o fator XII (fator de Hageman), que inicia vários efeitos da cascata do processo de cicatrização, como o complemento, o plasminogênio, as cininas e os sistemas coagulantes. Essas são algumas características de qual fase da cicatrização das feridas?
Alternativas
Q3129586 Odontologia
Segundo Miloro et al (2016), a hemorragia maxilar tardia depois de uma osteotomia Le Fort I está presente na lesão dos seguintes vasos:
Alternativas
Q3129585 Odontologia
Segundo Miloro et al (2016), um dos mais importantes achados referentes à estabilidade das osteotomias mandibulares é que
Alternativas
Q3129584 Odontologia
Segundo Miloro et al (2016), qual é a osteotomia usada para deformidades que requerem que a mandíbula seja colocada para trás, por excesso mandibular horizontal, ou rotacionada, por assimetria mandibular e para avanços menores (2 a 3 mm)?
Alternativas
Q3129583 Odontologia
Uma preocupação principal com a cirurgia do esqueleto facial é o suprimento vascular para os segmentos ósseos. Muitas vezes o fluxo de sangue através do periósteo mante o suprimento sanguíneo para os dentes e a porção óssea osteotomiazada. Segundo Miloro et al (2016), qual osteotomia não se beneficia desse tipo de suprimento sanguíneo colateral?
Alternativas
Q3129582 Odontologia
Segundo Miloro et al (2016), após uma cirurgia ortognática combinada (maxila e mandíbula), uma paciente evoluiu no pós-operatório com epífora no pós-operatório imediato. O diagnóstico é 
Alternativas
Q3129573 Odontologia
As fraturas isoladas do palato são raras, mas 8% a 13% das fraturas Le Fort tornam-se complicadas pela presença de fraturas palatais concomitantes. Segundo Fonseca (2015), vários sistemas de classificação têm sido sugeridos para as fraturas palatais, e a de Hendrickson descreve seis padrões com base na localização anatômica da fratura. Com base nisso, afirma-se que
Alternativas
Q3129568 Odontologia
Na presença de uma lesão ou ameaça de lesão, a sequência normal de atividade muscular é alterada de modo a proteger a parte ameaçada de outras lesões. A cocontração protetora pode ser comparada à cocontração observada durante muitas atividades funcionais normais. Segundo Okison (2021), o que é dor muscular local?
Alternativas
Q3127375 Odontologia
Em relação aos conceitos básicos em cirurgia oral menor, analise as proposições a seguir.

I- A mobilidade de um dente a ser extraído deve ser avaliada durante o período pré e trans-operatório. Mobilidades mais severas costumam ser avaliadas como doença periodontal moderada com ou sem exposição radicular, e, nestas condições, esperam-se uma remoção dentária e um manejo dos tecidos moles associados sem complicações.

II- Dentes mal posicionados que causem trauma nos tecidos moles associados e que não possam ser reposicionados com tratamento ortodôntico ou dentes mal posicionados que estejam extruídos devido à perda dos dentes no arco oposto são situações nas quais se deve considerar a extração do dente mal posicionado.

III- Pacientes com diagnóstico de pericoronarite, em seus diferentes estágios, principalmente em região de terceiros molares, não devem ser submetidos a extrações até que a condição seja devidamente tratada. O tratamento não cirúrgico é realizado com antibióticoterapia para que o quadro se estabilize e se iniciem as exodontias para a conclusão do caso.


É CORRETO o que se afirma em: 
Alternativas
Q3126877 Odontologia
A hemostasia é um passo essencial para controlar o sangramento e promover uma cicatrização adequada. NÃO é uma técnica comum de hemostasia em odontologia:
Alternativas
Q3126871 Odontologia
A diérese é um procedimento comum na prática odontológica e está relacionada à divisão ou separação de tecidos para a execução de determinados tratamentos. NÃO representa uma técnica de diérese usada em odontologia:
Alternativas
Q3119969 Odontologia
Para realização de exodontia da unidade dentária primeiro molar superior direito, em ondições anatômicas habituais, recomenda-se utilizar o fórceps número
Alternativas
Q3108006 Odontologia
“A sutura odontológica não é apenas uma técnica isolada, ela faz parte de um processo mais amplo que envolve a habilidade clínica do profissional, o entendimento do paciente e a aplicação de conhecimentos específicos de anatomia bucal. A sutura não é apenas a união de tecidos, mas sim um procedimento essencial na reconstrução e cura após protocolos complexos.”
Com base no texto acima, podemos afirmar que a sutura é indicada, EXCETO:
Alternativas
Q3108001 Odontologia
Qual é o principal objetivo da avaliação pré-operatória do paciente em cirurgia oral e maxilofacial?
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: A
6: D
7: A
8: D
9: D
10: B
11: C
12: C
13: B
14: A
15: E
16: D
17: D
18: C
19: E
20: C