Questões de Concurso
Comentadas sobre cirurgia maxilofacial. acidentes e complicações. em odontologia
Foram encontradas 1.519 questões
I. Todos os pacientes esperam certo desconforto depois de qualquer procedimento cirúrgico e isso não precisa ser discutido com o paciente antes do início do procedimento. A primeira dose da medicação analgésica deve ser administrada só depois de os efeitos da anestesia local diminuírem, quando o paciente chegar em casa. A dor pós-operatória não é difícil de se controlar, mesmo se a administração da medicação analgésica for adiada.
II. Se no momento da extração houver a fratura do dente, o ideal é interromper o procedimento, devendo-se administrar antibióticos profiláticos e encerrar o procedimento para evitar infecção secundária, e agendar outro momento para remoção do fragmento a fim de evitar ampliação do campo cirúrgico e possível hemorragia.
III. Caso durante um procedimento cirúrgico oral, um paciente apresente um quadro de hemorragia inesperada e significativa, deve-se interromper imediatamente o procedimento, aplicar pressão direta na área de sangramento e avaliar a causa da hemorragia antes de decidir os próximos passos.
IV. Embora não seja corriqueiro, pois identifica uma atenção inadequada na avaliação préoperatória, pode ocorrer a extração do dente errado, quando solicitado por outro profissional. Se o dente errado for extraído e o cirurgião-dentista perceber esse erro imediatamente, o dente deve ser logo reimplantado no alvéolo.
V. A técnica recomendada para garantir uma amostra adequada e representativa de uma lesão oral durante uma biópsia incisional consiste na realização de cirurgia para remover toda a lesão para análise e a realização de uma sutura oclusiva para evitar hemorragia.
VI. Os ramos do quinto nervo craniano, que proporcionam inervação à mucosa e à pele, são as estruturas neurais adjacentes com maior probabilidade de serem lesionadas durante a exodontia. Se o nervo mentoniano for lesionado, o paciente experimentará parestesia ou anestesia do lábio e do queixo, mas se ele for seccionado em sua saída do forame mentual ou rompido ao longo de seu curso, é provável que a função do nervo mentoniano não retorne.
É CORRETO o que se afirma em
Paciente, 25 anos, sexto mês de gravidez, procurou atendimento odontológico em uma unidade da Estratégia de Saúde da Família, queixando-se de dor no dente 36. Ao exame clínico, o cirurgião-dentista constatou a indicação de exodontia. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. A prilocaína é o anestésico de escolha.
II. O uso de anti-inflamatórios esteroides e não esteroides devem ser evitados.
III. Se necessário, as penicilinas podem ser usadas como antibióticos.
Está correto o que se afirma em
Assinale a opção que apresenta a contraindicação de exodontia de dentes impactados.
Em relação ao conteúdo acima, assinale a alternativa CORRETA.
I- Iluminação adequada do campo cirúrgico.
II- Iluminação ambiente adequada.
III- Campo cirúrgico livre de excessos de sangue e fluidos.
IV- Presença de um auxiliar adequadamente treinado.
V- Pequeno acesso cirúrgico.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas CORRETAS.
Em relação à afirmação acima, analise as afirmativas a seguir.
I- O paciente pode ignorar seu estado geral, e o profissional pode não suspeitar da enfermidade.
II- O paciente não necessita informar todas as suas alterações de saúde.
III- O profissional, ao suspeitar da enfermidade, pode conduzir com mais detalhes o preparo pré-operatório.
IV- O profissional pode desprezar algumas informações sobre a saúde alterada do cliente.
V- O paciente informa a enfermidade que possui e facilita o planejamento cirúrgico.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas CORRETAS.
Em relação às exodontias na prática odontológica, analise as proposições a seguir.
I- A exodontia dos molares superiores pode ser realizada com o fórceps nº 23 ou “chifre de vaca”, que apresenta mordente com ponta ativa mais afilada, se encaixa na região da bifurcação das raízes, sendo utilizado principalmente em dentes com coroas destruídas ou restos radiculares.
II- A sindesmotomia visa à desinserção dos tecidos moles em torno do dente, utilizando descolador periósteo do tipo Molt, facilitando a aplicação do fórceps em uma posição mais apical e evitando assim possíveis dilacerações do tecido gengival.
III- A exodontia do canino superior é realizada com o fórceps nº 150 por meio de movimentos de luxação progressiva e lenta para vestibular e palatino, porém com maior projeção para vestibular, podendo-se associar também movimentos de rotação. O canino deve ser removido nos sentidos incisal e vestibular.
IV- A realização da técnica cirúrgica com retalho é indicada para expor raízes que foram fraturadas durante exodontias pelo método fechado, para dentes anquilosados ou com hipercementose, durante a realização de extrações seriadas e de dentes multirradiculares com coroas destruídas.
V- O uso de alavancas é contra indicado em exodontias de terceiros molares, restos radiculares e dentes impactados associadas à técnica cirúrgica a retalho devido à grande possibilidade de fraturas da tábua óssea em torno destes dentes.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Sobre o risco de hemorragia durante uma possível exodontia desse elemento, é correto afirmar que: